Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Thai Koh Samui

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal...

Primeiramente gostaria de agradecer à todos que colaboraram, colaboram e sempre vão colaborar para que conhecimentos raros como estes estejam ao alcance de todos: Meus sinceros agradecimenetos :):pos:

Vou tentar descrever o que foi feito:

Material:

Inoculação:

Foi seguindo o manual básico, o que mudei:

- Usei um cateter para a inoculação ( ela é grande e foi até o fundo, para mim facilitou)

- Não confiei na agua mineral, também ferví no microondas e deixei tampado até chegar à temperatura ambiente.

- Quando inoculava : 4 furos 1 ml cada, não flambava. E os esporos que ficam na agulha!!!? Vou matá-los!!?? Arrisquei ;)

- Usei copos de vidro temperado, são mais resistentes e não são tão caros (R$ 16,00 06 copos)

- Esterilizações :

bancadas e equipamentos com alcool 98°GL ( na bancada, que era de marmore, também coloquei fogo :eek: Tentei combinar agentes químicos e físicos)

Como não tinha glovebox, usei a técnica do campo de calor. em laboratório usa-se bico de Bunsen.No meu caso, usei um fogareiro de camping portátil (colleman), dos meus "bons tempos" de Santomé :eek:

Incubação

Caixa de isopor com pet com água, aquecedor Atmann 50W e termômetro.
A temperatura ficou entre 26°C à 28°C, foi 10 porque fez um friozinho e não alterou quase nada detro da caixa :pos:

Foi difícil mas não mexi durante 06 dias, apenas acompanhei a temperatura.
Os resultados foram estes:

Putz! Fiquei feliz paka"s :D:D:D:D:pos:

Mas aí vei as dúvidas:

1- è meu primeiro cultivo: o micélio ta branquinho, parece que num teve contaminação MAS... e a tal da CobWeb (acho que é esse o nome), Vi varias fotos, mas não tenho certeza se não tem essa contaminação (é tudo branco :( )

2- E o meu terrário? Já tenho tudo, Caixa organizadora de 50L, bombas, argila expandida, agentes químcos para esterilizar, termometro MAS (di novo :confused:) controle de umidade? Num tenho higrometro...Ja gastei uma grana o borbulhamneto vai dar certo :confused:

3- Quando posso considerar 100% colonizado? parece que em algumas partes ficou meio granulado , aparecendo a vermiculita...num sei... mas penso positivo,, GOOD VIBES :pos: :pos:

Pessoal me ajudem, tô meio perdido....

Logo mando mais....
05-09-08_0218.jpg05-09-08_2050.jpg05-09-08_2051.jpg05-09-08_2049.jpg05-09-08_0212.jpg

Respira meu anjo...respira....:p:

Virei os bolos para tentar colonizar a parte superior ( o a tampinha fundo do copo), mais num deu nada...

Num tava achando a argila expandida! ( acha eu achei! mas a um preço justo foi outra coisa!):mad: Ficou tudo atrasado, fora do cronograma planejado...:mad:

Única coisa que aconteceu foi que o micélio ficou meio "peludinho":D

Hoje vai pro dunk'n coldshock! já ta preparado o "banho de imersão"! o que planejo fazer:

:!: Fervi na p pressão quantidade de água suficiente para cobrir os bolos.
Com a panela fechada levei para a geladeira - depois de esfriar,claro :rolleyes: (pra gelar a água).

Não vou tirar dos copos para fazer a imersão, vou tirar o papel alumínio, esterilizar com alcool a parte de fora dos copos e afoga-los, deixar 24hs(geladeira e panela fechada, tirá-los e direto pro terrário! :!:

Dúvida: faço ou num faço o roll na vermiculita esterilizada?:confused:

Deu pra entender??:eek: O que vcs acham?

Olha as fotos dos danados! É a primeira vez que vejo um ao vivo! Pra mim ta bacanudo!!!:D:D:D
18-09-08_0818.jpg18-09-08_0819.jpg18-09-08_0820.jpg18-09-08_0821.jpg

Não entendi a parte do 'respira' :p::confused:

Argila expandida foi muito cara? Mas você comprou o saco de 25 kg?:eek::eek:

Brincadeira, é carinha mesmo...

Sobre o dunkold, xovê se entendi:

Você pretende tirar a tampa de alumínio dos copos e colocá-los dentro de uma panela com água. Se for isso mesmo, em 2 min os bolos sairão dos copos e ficarão boiando, todos juntos. Uma tarde na piscina :D

Eu mesmo faria diferente: sem tirar o alumínio, só injetaria água destilada dentro do copo até encher os bolos. Mais simples e limpo, mas cada um no seu procedimento;). Só aconselho a esterilizar BEM o exterior dos copos, uma vez que ficarão na água com os bolos, e podem contaminá-los.

As fotos estão lindas, eles vêm fortes!

Editando: Faça o roll em vermiculita sim, eu achei bem melhor quando aniversariei o bolo com este detalhe, segura muito mais umidade (os pins saem direto dela).:pos:

Então... eu até gostei da idéia de injetar água, mas to meio em dúvida na quantidade.
Acho que vou colocar demais, num sei se injeto mesmo no bolo(dentro) ou só por fora... sei lá.. demais ou de menos...:confused: vou preferir que a água entre naturalmente no bolo... é meu primeirão e tô com medão danado!!!:eek:

Quanto ao "respira", é que li que o oxigênio que se dispõe ao bolo nesta "viradinha" ajudava o micélio a terminar o crescimento.

Meu, a R$ 3,00 um saquinho de nada de argila expandida? PQP!!!:mad: O pior é que hoje meu amigo me mostrou um lugar que tem aos montes disponível ( uma Ton mais ou menos:eek:)

Pra desifetar a argila, to deixando de molho 1/2 lisol 1/2 água até amanã! Acho que dá, né?

Ja tô planejando minha trip inaugural!!! Já li o livro do Thimoty Leary (muito bom e esclarecedor, para mim ao menos) do Mackena, tô editando minha trilha sonora, e já arrumei até um "guia" pra num sair voando pela janela do apê:D:D:D Um primo doido que é farmaceutico e apaixonado por psicotrópico!( o cara é lôco:D), mas ele mantem as aparências :D:D:D

Os relatos do pessoal daqui também é muito inspirador...
Logo teremos o meu :D:pos:

Abç!

Eu injetaria água dentro sem tirar a vedação... é mais seguro e o efeito vai ser literalmente o mesmo...

Injeta ao redor mesmo, e sobre a quantidade, basta usar o bom senso, "colocar demais" é meio impossível num copinho de 250ml.

AI ai ai ai!!!!!! Quanta Kabassada duma vez!!!! Faz tempo que não me sinto assim!!!:D:D:D

Hoje eles foram pro terrário...deixa eu tentar contar a peregrinação de cagadas:D:D:D

Comecei com o ColdShock. A anta que sou, não quis ouvir e aprender com os companheiros experientes , meti os danado pra banhar-se na panela com os copos. No MESMO instante começaram a boiar!:mad: Mas que porcaria!!:mad: Bem dei um jeito de diminuir a água da panela e deixei na geladeira tampada!

Setup do Terrário : Na nóia da desinfecção total, coloquei a argila expandida de molho no lisoformio. Até aí belezinha... Depois de um dia lavei bem coloquei no terrário tudo do jeitinho que manda...Fui tomar banho e quando voltei... K7!!! PQP!!!! que P###@ é essa´? Tinha uma massa de espuma dentro do terrario parecendo mais "a coisa":mad:(... a bombinha...) Ainda tinha ficado lisoformio:mad::mad:. Isso aconteceu por mais duas vezes:mad:

Fimdo Coldshock, vamos para o roll: depois de 24hs tirei os bolos e fiz o roll na

vermiculita MOLHADA:mad::mad: A me#@ num grudava!!!! Fervi a vermiculita para esterilizar e usei molhada...DROGA!!!!! Que Stress!!! Ficou uma bela porcaria...

Depois de ter manipulado e exposto os bolos MUITO mais doque pretendia, foi para o terrário. Nesta parte até que fui um pouquinho feliz:eek:

Bolei um isolamento para a caixa plastica e parece que tá funcionando (vejam as fotos) Temperatura em 23°C e Umidade Rel. de 90%

Espero que na competição, o micélio do Cubensis seja cruel, pois dúvido que não houve contaminação:neg: To até planejando um novo cultivo...

Mas vamos ver no que vai dar... aprendi da pior maneira (com meus erros:neg:) e deveria ter ouvido os mais experientes:eek: (dica para os Kabassitos do site)

Mas, sai de modo positivo :pos: Na certeza de que na próxima será bem melhor... Vamos esperar pelos PINS!!!!:(

GOOD VIBES!!!! PLEASE GOOD VIBES!!!!!!:D:D:D

Olhem as fotos... O Roll foi um LIXÃO!!!
19-09-08_2254.jpg19-09-08_2252.jpg19-09-08_2251.jpg19-09-08_2255.jpg20-09-08_0732.jpg20-09-08_0733.jpg20-09-08_0734.jpg20-09-08_0736.jpg

Vixi, que bela diarréia de vermiculita :(
se fosse vc trocava agora
estereliza na panela de pressão com ela ja úmida, mesmo esquema de esterelizar copos, com tampão de papel aluminio

cuidado ao manipular os bolos, use luvas, máscaras e toca.

Num sei... to querendo não mexer mais...

Tava pendsando em esterilizar a vermiculita no microondas e fazer o roll outra vez... será que vira?

Errar é humano, persistir no erro vc ja sabe né?

conselho de quem já fez algumas cagadas:
vai no BÁSICO, camada de vermiculita umida (inferior e superior), levemente tamponada(pitada de calcáreo, carbonato de calcio, cal hidratada,etc)

Se os outros bolos pinarem esse provavelmente também vai pinar.

hauhauhauhauah!!!!!!:D:D:D

depois de muitas cagadas e errinhos tenho meu primeiro PIN!!!!!!!!:D:pos:

Eu achava que vinha aos montes mas hoje quando cheguei do trapo fui dar um a olhadinha básica; e lá estava ele O PRIMEIRO PIN DO MEU CULTIVO!!!!!
Minusculo mas é o próprio!!!! Deixa ele dar uma crescidinha que posto as fotos...

UUUHHUUUUHHH!!!!!!!:pos::pos:

AS CONDIÇÕES SÃO: 28°C ( tava 23 ai resolvi aumentar) e 90% de umidade (essa num consigo aumentar "nem cum reza braba").13 dias de terrário

Agora vamos esperar... mesmo assim ja estou muito satisfeito!!!

Estou com muitos preparos pra 1 trip e como paracia que num ia dar em nada, resolvi caçar ( claro que num achei nada....)

Se tiver algum locomelo da região de Campinas para programar uma caça é só mandar uma MP..

ABÇ!

Olá gente boa!

To aqui postando o resultado do meu cultivo.

Os chapeludos estão dando as caras, mas acho que estão meio estranhos...

parece que sempre estão grudado um no outro (de 2 juntos) é normal? Como nas segunda foto os "twins"

Tenho uma dúvida: parece que um deles no crescimento rompeu-se na base ele tava formando o véu ja.Tá bom pra consumo?( o da primeira foto) como identifico aborto?

abço!

segue as fotos:
11-10-08_0022.jpg11-10-08_0023.jpg11-10-08_0024.jpg11-10-08_0025.jpg

Tá tudo normal ai Azrael.
Os abortos seriam esses bem pequenos que não cresceram
juntos e proporcionais aos demais grandes e saudáveis que
você tem ai.
É possivel consumir sim os abortos, desde que, estejam com
uma aparência saudável, com a cor que deveriam estar e sem
deformações.

Primeiro cultivo é assim mesmo, serve
mais para aprender do que para quantidade