Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Thai Koh Samui

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal...

Primeiramente gostaria de agradecer à todos que colaboraram, colaboram e sempre vão colaborar para que conhecimentos raros como estes estejam ao alcance de todos: Meus sinceros agradecimenetos :):pos:

Vou tentar descrever o que foi feito:

Material:

Inoculação:

Foi seguindo o manual básico, o que mudei:

- Usei um cateter para a inoculação ( ela é grande e foi até o fundo, para mim facilitou)

- Não confiei na agua mineral, também ferví no microondas e deixei tampado até chegar à temperatura ambiente.

- Quando inoculava : 4 furos 1 ml cada, não flambava. E os esporos que ficam na agulha!!!? Vou matá-los!!?? Arrisquei ;)

- Usei copos de vidro temperado, são mais resistentes e não são tão caros (R$ 16,00 06 copos)

- Esterilizações :

bancadas e equipamentos com alcool 98°GL ( na bancada, que era de marmore, também coloquei fogo :eek: Tentei combinar agentes químicos e físicos)

Como não tinha glovebox, usei a técnica do campo de calor. em laboratório usa-se bico de Bunsen.No meu caso, usei um fogareiro de camping portátil (colleman), dos meus "bons tempos" de Santomé :eek:


Incubação

Caixa de isopor com pet com água, aquecedor Atmann 50W e termômetro.
A temperatura ficou entre 26°C à 28°C, foi 10 porque fez um friozinho e não alterou quase nada detro da caixa :pos:

Foi difícil mas não mexi durante 06 dias, apenas acompanhei a temperatura.
Os resultados foram estes:

Putz! Fiquei feliz paka"s :D:D:D:D:pos:

Mas aí vei as dúvidas:

1- è meu primeiro cultivo: o micélio ta branquinho, parece que num teve contaminação MAS... e a tal da CobWeb (acho que é esse o nome), Vi varias fotos, mas não tenho certeza se não tem essa contaminação (é tudo branco :( )

2- E o meu terrário? Já tenho tudo, Caixa organizadora de 50L, bombas, argila expandida, agentes químcos para esterilizar, termometro MAS (di novo :confused:) controle de umidade? Num tenho higrometro...Ja gastei uma grana o borbulhamneto vai dar certo :confused:

3- Quando posso considerar 100% colonizado? parece que em algumas partes ficou meio granulado , aparecendo a vermiculita...num sei... mas penso positivo,, GOOD VIBES :pos: :pos:

Pessoal me ajudem, tô meio perdido....

Logo mando mais....
05-09-08_0218.jpg05-09-08_2050.jpg05-09-08_2051.jpg05-09-08_2049.jpg05-09-08_0212.jpg
 
Eae Azrael, tranquilo?

Bem, as perguntas:

1 - Eu também achava difícil diferenciar, mas depois de encontrar o cobweb percebi que ele é mais ralo e se desenvolve muuito mais rápido...logo você descobre também (espero que demore, mas vai acontecer:p:)

2- Sem higrômetro não há problema algum; a única ressalva é que você tem de desligar/ligar o borbulhador se quiser mexer na umidade (aqui no meu terrário ainda não mudei: ligado direto)

3 - Você pode considerar 100% colonizado depois de 3 ou 4 dias depois de toda a superfície exterior estiver coberta de micélio (o interior demora alguns dias mais)

Fazer tudo sobre o fogo é ótimo! Eu uso o fogão e o ar quente, mas um bico de Bunsen é até mais 'laboratorial':pos:.
Mais uma observação: você está usando uma garrafa pet com aquecedor na incubadora, certo? Eu de você tamparia a garrafa pra água não evaporar, formar gotículas na parede de isopor etc. É simples: colocar o aquecedor numa garrafa não cortada e selar a boca com papel alumínio e fita isolante.

Boas vibs aê, até mais!:luz:
 
Salve...

Quanto tempo para cobweb? As fotos são de 06 dias! Tá no "time" do cultivo?
Sobre a garrafa pet, pensei em não cortar, mas não coube na caixa. Cortei a garrafa e a evaporação não foi muita, só acho arriscado uma provável contaminação devido à umidade.

Mais uma dúvida ( de muitas :p:): Quanto tempo o micélio aguenta no copo? (na incubadora).


Tô na maior espectativa... :eek:


Valeu!
 
Cobweb massivo toma um copo desses em 2 dias

Mas as fotos parecem micélio, e bem bonito.

A incubadora pode ficar úmida, fique de olho, mas sem tanta preocupação

Micélio nos copos não tem 'validade', mas depois de um tempo as bactérias ganham muita vantagem. Vi isso em alguns dos meus: começaram a colonizar, estagnaram e morreram por causa da fermentação do arroz. Isso tudo em uns 2 meses, acho.

Já pensou se vai de terrário, balde, casings etc?
 
Só não achei legal o papel alumínio estar amarrado ao invés de você usar uma fita.

Boa sorte.
 
Muito bonito esse micélio
aí! Estamos de olho! :)

Continue este bom trabalho
que terá bons frutos!
Paz e sabedoria!
 
Ecuador reparou bem, a vedação pode ficar mais eficiente com fita adesiva/isolante etc.

Quanto a usar um terário e fazer casings depois, acho uma ótima idéia (aliás é como estou fazendo). Um bolo já deu um flush completo, está começando o segundo, e depois deste virará um casing.

Bons ventos para você, aqui está uma brisa deliciosa :)
 
Pessoal, tô com uma idéia pro meu terrário,

Estava com dúvida entre caixa de isopor (isolamneto térmico) e um organizador (higiene, impermeável...).Acabei comprando um organizador desses de 50 L.

Mas como percebí que a temperatura é uma variável crítica no cultivo, resolvi adptar...

Arrumei uma caixa de papelão grande (TV , PC etc..) de modo que coube com uma boa folga o organizador. Nos espaços vagos(laterais, iferiror e superior) preenchi de isopor pra dar o isolamento desejado, e abri uma escotilha de inspeção. Na parte superior só espaço para a passagem de luz (vou colocar uma lampada fria ).

Deu pra entender?:p: Quado ficar pronto vou postar fotos...também tenho idéias sobre a refrigeração, mais vou deixar de falar e mostrar a idéia pronta :eek:. Na verdade são só variações de idéias de verdade do pessoal daqui.:rolleyes:

Valeu!

Só não achei legal o papel alumínio estar amarrado ao invés de você usar uma fita.

Boa sorte.

Uuuia!! é mesmo...:eek:

Mas a fita isolante, mesmo de boa qualidade, não solta com a umidade e calor? Tô usando um termostato e tudo fica úmido na caixa...

até...
 
Mas a fita isolante, mesmo de boa qualidade, não solta com a umidade e calor? Tô usando um termostato e tudo fica úmido na caixa...


Há uma fita crepe especial para autoclave, e que deve servir também para as panelas de pressão. Nunca testei, mas não é cara. De cinco a sete reais o rolo.

O que eu fazia, quando utilizava vidros, era esterilizar na panela de pressão, esperar esfriar e tirar os copos já com a fita crepe preparada, passando duas camadas de fita em cada um. Mas já vi outras técnicas por aqui no CM para lidar com essa ssituação.
 
Salve galera!!!

Meus bolos estão 100% :D:pos:

Só que tenho algumas dúvidas:

Qual a temperura e umidade ideal para pinagem?
Quanto tempo (menor e maior)?

O irmão Viniciusc me deu uma ajuda... mas ainda tô confuso:confused:
cada um diz uma coisa no site:eek:

Num sei onde li no site que o que ajuda o crescimento dos cogut's é a diferença de umidade: meio de cultura(bolo) maior umidade que o ambiente, ou ao contrário....?:(

Outra: Qual a temperatura para o coldshock? Uns 10°C?


dãmmmmm!!!!!

Valeu!
 
Qual a temperura e umidade ideal para pinagem?
Dentro do terrário a temperatura para o bolo deve ser mantida inicialmente na faixa de 20º a 26ºC.
Após os pins aparecerem a temperatura deve subir para a faixa de 26º a 28ºC

Num sei onde li no site que o que ajuda o crescimento dos cogut's é a diferença de umidade: meio de cultura(bolo) maior umidade que o ambiente, ou ao contrário....?:(

A umidade dentro de terrário vai estar em 95% a 100% com a utilização de argila expandida ou perlita. O que é o suficiente.

Outra: Qual a temperatura para o coldshock? Uns 10°C?

O coldshock você procede colocando os bolos dentro de sacos "ziplock", juntamente com água e colocando na geladeira (na parte inferior onde ficam as frutas e legumes.
 
Hummm! deve ser uns 10°C Vou colocar o termometro lá pra ver.:p:

Tô pensando em dar o "choque" mesmo. Ja colocar ele na água gelada.Seria o mesmo efeito de uma "chuva gelada" na natureza :D:D:D

Vamu vê que trem vai dar....


Abç!


ps: como faço para colocar apenas partes nas citações? como logo acima?
 
Pessoal tô com uma dúvida:

Já fazem 02 semanas que meu bolo tá colonizado (100% a uma semana).

Bem eu achava que tava 100% ,quando lembrei de ver o fundo.
Tem sinas de micélio no fundo então eu virei o copo para ver se completa a colonização.

A dúvida e se vai colonizar porque usei um "tampo" de vermiculita no fundo.

Espero colonizar tudo ou posso ir para o dunk e coldshock?

Valeu!
 
Pessoal tô com uma dúvida:

Já fazem 02 semanas que meu bolo tá colonizado (100% a uma semana).

Bem eu achava que tava 100% ,quando lembrei de ver o fundo.
Tem sinas de micélio no fundo então eu virei o copo para ver se completa a colonização.

A dúvida e se vai colonizar porque usei um "tampo" de vermiculita no fundo.

Espero colonizar tudo ou posso ir para o dunk e coldshock?

Valeu!

pode manda pro dunk se colonizou todo o substrato(a vermiculita é inclusa na porcentagem)
 
Eh isso aê Mano.
Parabens aê pelo cultivo brother.
Pelo jeito vc esta tendo todo o cuidado e carinho com eles :)
Qto ao dunk...
Se ja colinizou 100% a 1 semana concerteza ja vc ja pode dunkar e da o coldshock brother.
Pode fzer sem medo ;)

Parabens aê pelo cultivo man
DESEIJO BOA SORTE AÊ NO SEU CULTIVO , Q DE TUDO CERTO AÊ BROTHER!
assim q dê bota umas fotinhos pra nois ver como ta a situação... :D
Abração aê fi
Tow observando seu cultivo por aki
GooD VibeS
 
Na verdade a vermiculita seca não é substrato, mas um estratagema para que o bolo não fique 'colado' ao fundo do pote. Nem sempre esta camada seca será colonizada pelo micélio, e você não precisa considerá-la na hora de aniversariar o bolo. O mesmo serve para a camada 'tamponadora', vermiculita seca acima do bolo para maior proteção contra intrusos.

Também estou de olho, boa sorte aí:pos:
 
Faz o dunk e o cold la pra terça feira só pra ter certeza!!!!!!!!!!!!!!

Gooooooooooood Vibeeeeeeeeeeeeeeees

Paz e luz!
 
Obrigado Pela força pessoal!!!:):pos:


Vou aniversairiar o bolo na terça, dai na quarta eu coloco as fotinhos da festa!!! :D:D


Dúvida: Como possoa saber a origem do nome das raças. P.Exemplo: LizardKing é em homenagem ao Jim Morrison?


Até Mais!
 
A minha festa só vai rolar quando eu achar o estrume, tá difícil...

Os nomes das strains na verdade quem dá é quem descobre/isola uma linhagem de um selvagem, por exemplo. Lizard King acho que é porque os pins ficam deitados e crescem assim mesmo, parecendo pequenas víboras... Tem strain com nome do lugar onde foi coletada (como Thai Koh Samui ou Oak Ridge), nome-homenagem (como a Allen Strain, para o mjshroomer - John Allen), depende de quem provê para outros cultivadores...
Aqui no cm tem o guia de strains, o do shroomery.org é legal e assim vai...
:pos:
 
Back
Top