Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo PFTK

Diário de cultivo completo.
Comecei a um tempo atras meu primeiro cultivo depois de alguns anos lendo e aproveitando dos pastos e da natureza.
A meta de qualquer principiante é criar micélio VIVO E SAUDÁVEL acredito eu.
Micélios vivos e muito saudável com crescimento até que não muito demorado. 3 semanas e meia.
Temperatura: 27°C ~ 30°C

IMG_20140808_213827.jpg IMG_20140808_213845.jpg IMG_20140808_214000.jpg IMG_20140808_214007.jpg IMG_20140813_134934.jpg IMG_20140813_134953.jpg IMG_20140813_135117.jpg IMG_20140813_135148.jpg
 
Atualizando....
 

Anexos

  • SAM_0722.JPG
    SAM_0722.JPG
    118.5 KB · Visualizações: 46
Última edição:
Atualizando....
Esses são meus frutos do segundo flush, tem uns taludos, tem uns fininhos hehehehe
Acho que finalmente posso dizer que consegui concluir com êxito a primeira etapa de um cultivador iniciante
estou muito feliz e hoje testarei sozinho os meninos e sua potencia verdadeira!!
A parte que não gostei foi em relação aos abortos, tive mais abortos dessa vez, vou procurar saber por que e sanar esse problema...
Enfim, é com muita gratidão que agradeço a todos no CM, quase tudo que precisei estava muito fácil e foi só procurar e ler.
Observei que o bolo que dunkei explodiu de pins, e o outro que não dunkei pro segundo flush veio um pouco mais fraco, acho que a falta de água é uma vilã e tanto.
 

Anexos

  • SAM_0727.JPG
    SAM_0727.JPG
    93.9 KB · Visualizações: 55
  • SAM_0728.JPG
    SAM_0728.JPG
    82.1 KB · Visualizações: 51
  • SAM_0729.JPG
    SAM_0729.JPG
    38 KB · Visualizações: 52
  • SAM_0732.JPG
    SAM_0732.JPG
    82.1 KB · Visualizações: 53
  • SAM_0733.JPG
    SAM_0733.JPG
    157.6 KB · Visualizações: 54
  • SAM_0725.JPG
    SAM_0725.JPG
    37.1 KB · Visualizações: 49
Parabéns amigão! To cultivando pela primeira vez também, e hoje surgiram os pins!!! Sabe me dizer em que fase eles abortam? Porque contei 16 pins e to muito animado!! E também quanto tempo demorou desde a pinagem até ficarem prontos para o cultivo? Minha strain eh a mesma que a tua!
 
To cultivando pela primeira vez também, e hoje surgiram os pins!!! Sabe me dizer em que fase eles abortam? Porque contei 16 pins e to muito animado!!

Já tentou ler e pesquisar o fórum e a Biblioteca?


E também quanto tempo demorou desde a pinagem até ficarem prontos para o cultivo?

Não entendi essa. Não seria até ficarem prontos para colher?


Minha strain eh a mesma que a tua!

Outros fatores como temperatura, umidade, genética dos seus esporos e outros podem influenciar esses prazos muito mais do que a strain. Mais uma vez: Já tentou ler e pesquisar o fórum e a Biblioteca?
 
Cara, expressei mal, era para "colher" sim. E sim, pesquiso a biblioteca. Estou apenas conversando, não precisa vir com pedras nas mãos... Abraço.

ik5Fow.jpg ik5Fow.jpg
 
Estou apenas conversando, não precisa vir com pedras nas mãos...


Não é questão de vir com pedras nas mãos.

É que gastamos bastante tempo redigindo e organizando as informações na Biblioteca e no fórum. E quando digo gastamos quer dizer mais de um leva de admins, moderadores e outros usuários.

Mas quase todo usuário novo, em ver de pesquisar e ler, pensa que vamos repetir todas as respostas de perguntas básicas. Sendo que essas respostas já estão pelo fórum. Então a questão é a organização, fora que não temos tanto tempo assim.

Parabéns pelos pins.

um abraço,
 
Obrigado @GabrielRamone a strain B+ demora um pouquinho para chegar ao ápice, tudo depende do ambiente em que se encontram.
Os meus apareceram sabado por ai... pode parecer que estão julgando e jogando pedras, mas na verdade é assim mesmo, tudo para você se movimentar e ir atras dos resultados...ninguem fala por má vontade
 
em quantidades adequadas esses meninos fazem um estrago hehehehe
meus 2 bolos renderam 28 cogumelos que comi fresco e aproveitei a viajem que foi espetacular, foram incríveis 3h de ápice altamente intenso! Tenha paciência que a recompensa chegara :)
 

Anexos

  • SAM_0725.JPG
    SAM_0725.JPG
    73.7 KB · Visualizações: 41
  • SAM_0727.JPG
    SAM_0727.JPG
    70 KB · Visualizações: 42
Tenha paciência que a recompensa chegara :)

Sem dúvidas. Inclusive, daqui a pouco vai nascer cogumelos embaixo da sua unha também! Substrato é o que não falta. :troll:
 
Uma pequena atualização...
Depois que comprei uma caixa org. de 50l, limpei furei, adaptei e coloquei os 2 bolos que estavam na caixa de 20l, 2 dias depois quando eu estava pensando em fazer um dunk, começaram a aparecer o 3° flush do 1 bolo. Coloquei o bolo 3 no terrário, em cima de uma tampa, ele foi aniversariado a uns 5 dias. Essas fotos são de hoje, notem que tem um azuladinho em cima do bolo 2, acredito que seja por causa dos 2 flush que teve uma concentração dos cogus ali em cima.

Vou começar outra receita e vou usar um carimbo que eu mesmo tirei, usarei PFTEK tradicional mesmo, to pensando em fazer mais uns furos na caixa org e colocar mais uns 2 bolos.
 

Anexos

  • SAM_0722.JPG
    SAM_0722.JPG
    127.1 KB · Visualizações: 37
  • SAM_0723.JPG
    SAM_0723.JPG
    104.4 KB · Visualizações: 36
  • SAM_0724.JPG
    SAM_0724.JPG
    130.2 KB · Visualizações: 37
  • SAM_0726.JPG
    SAM_0726.JPG
    61.2 KB · Visualizações: 30
  • SAM_0729.JPG
    SAM_0729.JPG
    136.4 KB · Visualizações: 31
notem que tem um azuladinho em cima do bolo 2, acredito que seja por causa dos 2 flush que teve uma concentração dos cogus ali em cima.

Para mim parece ressecamento. Já pensou em colocar uma camada de vermiculita úmida também em cima desse bolo 2?
 
Probleminha com o bolo que estava pinando, quase todos abortaram, sobrou apenas 1 grandão, os outros 7 pararam o crescimento, em contra partida, o 3º bolo que coloquei no terrário a uns 5 dias começou a pinar, os outros 2 demoraram no minimo 10 dias, pode ser a caixa org que troquei?? Os abortos acontecem por que não está tendo escoamento do CO2 suficiente??
@Ecuador já fiz o que disse, só esperar e acompanhar pra ver o que se procede, vlw!!
 

Anexos

  • SAM_0723.JPG
    SAM_0723.JPG
    150.2 KB · Visualizações: 32
  • SAM_0724.JPG
    SAM_0724.JPG
    49.5 KB · Visualizações: 34
  • SAM_0725.JPG
    SAM_0725.JPG
    49.4 KB · Visualizações: 31
Os abortos acontecem por que não está tendo escoamento do CO2 suficiente??

Há muitas variáveis que podem influenciar os abortos. Inclusive, em alguns casos é um processo natural quando o fungo direciona os nutrientes aonde ele acha que terá mais chances de frutificar e assim propagar a espécie. As plantas também tem um processo similar quando eliminam as folhas inferiores.

"if you have a very good pinning strain, and a small or weak substrate, aborts are the mycelium's natural survival instinct. Since the substrate can't support a massive flush, the excess pins naturally abort to protect the rest." - RR

Mas sim, o bolo que está bem algodoado pode ser um indicativo que precisa aumentar a troca de ar.
 
Fui la no shroomery ler esse post, muito bem então, vou aguardar agora... A caixa tinha 8 furos 10mm e 2 furos 6mm, fiz mais uns 4 de 10mm, paciência e continuar estudando.
 
Atualização..
Depois de alguns dias só observando e estudando tirei algumas fotos de 4ºflush que está vindo e o primeiro flush do 3º bolo
O micélio está bem menos algodoado e parece estar indo bem, mais estou começando a pensar que talvez o primeiro esteja meio seco, depois desse flush vou dar um dunk/cold-shok.
Inoculei mais 3 copos dia 3/10 - Esporos de B+ que retirei do cultivo. Pftek tradicional mesmo, vou aperfeiçoar e partir pra proxima em uma outra strain quem sabe. Obrigado a todos ótima semana!
Tem um carinha que está crescendo demais para o bolo suportar...o bolo nem aguenta o peso do cogumelos :)
Esses machucados infelizmente aconteceram porque tive que manejar o bolo e bolar alguma estratégia rapida para o chapeu n ao afundar na agua do terrário. Enfim se alguem tiver alguma dica ai galera agradeço muito!
 

Anexos

  • SAM_0733.JPG
    SAM_0733.JPG
    121.6 KB · Visualizações: 40
  • SAM_0739.JPG
    SAM_0739.JPG
    82.1 KB · Visualizações: 38
  • SAM_0740.JPG
    SAM_0740.JPG
    155 KB · Visualizações: 36
  • SAM_0744.JPG
    SAM_0744.JPG
    147.5 KB · Visualizações: 27
  • SAM_0745.JPG
    SAM_0745.JPG
    67.8 KB · Visualizações: 29
Última edição:
Esses machucados infelizmente aconteceram porque tive que manejar o bolo e bolar alguma estratégia rapida para o chapeu n ao afundar na agua do terrário. Enfim se alguem tiver alguma dica ai galera agradeço muito!

Você pode usar qualquer objeto para apoiá-los desde que esteja bem esterilizado, claro. Por exemplo, o @Mauricio costumava usar copinhos de plástico ou partes de garrafa pet: https://teonanacatl.org/attachments/ianomâmi-11-jpg.25856/
 
Muito legal mesmo... é simplesmente fascinante este mundo da micologia !!!! :):):):):):)
 
Back
Top