Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - PESa

Diário de cultivo completo.
Ola a todos. Como vão vocês?
Vou relatar aqui os procedimentos do meu primeiro cultivo que aparentemente anda muito bem. (ainda não colonizou totalmente nenhum bolo). Infelizmente não possuo camera digital e as fotos tiradas com a webcam ficaram inutilizáveis. Usei os mateirias mais básicos possíveis, tirando o lysol que não usei.

Materiais usados na confecção da seringa:
- Uma garrafa de água mineral
- Luva de procedimento médico
- Mascara
- Alcool 70graus
- Gilete
- Seringa e agulha (novos)
- 1 Copo de whisky
- Desinfetante comum
- Carimbo de esporos PESa, gentilmente cedido por uma grande cara do forum.
- Algodão
- Pano comum de limpesa

Procedimento: Relizado as 12h do dia 08/01 (se não me engano)
Esterelização: Coloquei a mascara. Depois peguei o desinfetante e desinfetei a mesa, o copo e os arredores. Em seguida coloquei as luvas, despejei um pouco de alcool e fiquei um tempo esfregando as mãos (o alcool precisa ser esfregado para que funcione, segundo um autor que eu esqueci agora). Em seguida coloquei alcool no algodão e esfreguei o interior do copo.
Preparação da seringa: Abri o carimbo de esporos que estava em papel alumino embalado em plástico (mais uma vez obrigado meu graqnde padrinho :) ). Dobrei o aluminio de forma a caber dentro do copo, peguei a gilete e raspei metade da impressão (eu fiz isso pq pensei, se não der certo tenho a outra metade). Como pretendendia usar a mesma água para fazer o bolo peguei e virei um pouco no copo, misturei tudo e suguei com a seringa. (O que fez sobrar um pouco de água, aproximadamente 1 ml que fiz uma experiência fracassada jogando em cima de aveia). Embalei a seringa em papel aluminio e deixei guardada.
Devo salientar que suei muito durante o procedimento, e que eu demorei bastante pra conseguir raspar o carimbo, além de ter esquecido de tomar banho antes do procedimento. (to comentando isso pois em um lugar eu li pra fazer tudo rápido pra não suar)


Materia usado no bolo: (Preparado as 12h do dia 09/01)
- Arroz integral (sem casca)
- Mistura de Sementes para pássaro (colocada para compensar o uso de arroz sem casta)
- Vermiculita.
- 6 copos de whisky e 1 de requeijão (o de requeijão entrou na história pois sobrou muito da mistura, tinha calculado os volumes sem os tampões de vermiculita)
- Papel aluminio
- Pote comum
- Colher
- Liquidificador
- Panela de Pressão
- Durex

Peguei o arroz e as sementes e joguei no liquidificador, ate que ficasse uma mistura de grãos inteiros, grãos quebrados e pó.
Misturei eles na proporção de 2 copos de whisky (ou foram 3, esqueci agora, mas a proporção foi a básica recomendada na receita da biblioteca) de vermiculita e 1 copo da mistura de grãos na proporção 3 de arroz pra 1 de sementes. Coloquei um pouco de água e misturei, coloquei mais um pouco e misturei... ate sentir que estava humido. Peguei os copos de whisky, limpei com alcool. Coloquei uma camada de vermiculita no fundo, algo entre 0,5-1cm em cada copo, coloquei a mistura ate faltar uns 2-3cm e coloquei mais uma camada de 0,5-1 de vermiculita para fechar. Recortei 1 quadrado de aluminio para tampar cada pote. Como sobrou muito da mistura resolvi fazer o copo de requeijão também, mesma coisa, fundo vermiculita, meio mistura tampa de vermiculita e cobertura de aluminio.
Peguei os 7 potes, posicionei na panela de pressão, coloquei água ate faltar um dedo paraa boca dos copos de whisky, fechei a panela e liguei o fogo no máximo para pegar pressão.
Nisso toca a campainha, um grande amigo meu que não via a semanas. Papo vai e papo vem, de repente escuto um pá, pufffffffffff. Corro pra cozinha e descubro que a valvula de segurança da panela explodiu, perdendo totalmente a pressão, vazando todo o vapos da panela. Diminuo o fogo e deixo mais uns 15 minutos. Devido a distração esqueci de diminuir o fogo e olhar o relógio, sendo assim não faço idéia de quanto tempo a panela ficou no fogo. Como a explosão levou a dona da panela a surtar, tive que esfriar rapidamente a panela e tirar os copos de dentro, colocados em uma bandeja de aluminiu e cobertos com um pano, foram todos vedados com durex assim que consegui enconstar nos copos.
Deixei os copos esfriando até as 23h, quando fui tomar o banho para iniciar a inoculação.

Inoculação
Materiais:
- Sabonete protex
- Luva de procedimento
- Mascara
- Alcool 70 graus
- Desinfetante comum
- Algodão
- Seringa de esporos
- Durex

Esterilização:
Arrependido por ter esquecido o protex na preparação da seringa, tomei um super banho, com direito a esfregão, esponja e bucha, por pouco não uso uma lixa hehehe. Coloquei a mascara. Limpei a mesa com desinfetante comum, coloquei os copos enfileirados, preparei o durez para fechar as tampas. Coloquei as luvas. Peguei a seringa e desembrulhei do aluminiu. Peguei 2 pedaços de algodão e molher com alcool. Limpei a tampa do primeiro pote com um algodão, a agulha com outro, 4 furos em cada pote, fechados com durex. Isso em cada um dos 7 potes. Ao final coloquei todos em uma caixa de sapatos e guardei no armario.

Dia 01
Nada acontece.

Dia 02
Nada acontece.

Dia 03
Nada acontece, desespero... Falando com o "papai" do carimbo, ele me disse pra esperar mais uns dias.

Dia 04
Vejo uma macha esbranquiçada em meio a mistura, penso que poderia ser o micelio surgindo, um amigo diz que é só impressão minha

Dia 05
Finalmente vejo que a mancha era o micelio, começa a tomar forma. Eu inoculei 4 pontos do copo, mas errei nos afastamentos, acabou que em todos os copos tem um vazio maior entre 2 pontos, ficando os outros mais próximos.

Dia 06
Tenho a impressão de que o micelio estagnou no crescimento. Pego o pote de requeijão e contorno com uma catena hidrográfica o vidro ao redor do micelio.

Dia 07
Manhã: Tenho a impressão de que parou de crescer mesmo. Durante o Dia coloco a caixa em frente a janela, para aquescer, pegando luz direta a partir das 18h até umas 20h (SP em horário de verão). De noite vejo que o micelio cresceu aproximadamente 1mm além da marca de caneta.

Dia 08
Percebo pelas marcar que o miscelio cresceu uns 3mm

Dia 09 (hoje)
Boom total, o micelio toma quase todos os copos de whisky, só que ainda não está muito denso, e o lado com maior distancia entre as injetadas ñão esta coberto. Alguns copos receberam mais esporos e praticamente fechado entre os pontos. Só o copo de requeijão é que falta muito ainda, ele é muito alto, e a parte de baixo está sem micelio.

Fiquei super emocionado por estar dando tudo certo, depois de lembrar do protex só após a confecção da seringa eu fiquie meio chateado com o risco de contaminação, a explosão da panela de pressão contribuiu tam´bem, tinha ate desistido de compartilhar o que eu tinha quase certeza seria meu primeiro fracasso. Mas está tudo certo ate o momento, nenhuma coloração estranha nos bolos, o branco tomando tudo de assalto.

Próximos passos:
Ainda não decidi se tento fazer um casing, ou se coloco os próprios bolos no terrário.

O terrário eu ainda não construi, pretendo fazer isso manhã ou sábado, já arrumei o espaço onde ele vai ficar. Basicamente pretendo pegar um dakeles potes retangulares com tampa que vende no supermercado. Colocar argila espandida no fundo, por água, fazer 2 furos na rampa e coloctar 2 mangueiras de aquário, uma delas ligada em uma compressor e a outra como saída de ar. Borritar água dentro do pote pra aumentar a humidade, me ocorreu também a possibilidade de acrescer água quente de vez em quando, pra ter vapor.

Bem, por hoje é só. :)
 
pesa dá até em pedra amigo, mas reveja seus procedimentos.. se eu comentar aqui TUDO que vc fez de ERRADO...
tenta ler mais, pesquisar mais e PERGUNTAR antes de fazer alguma besteira.
tá parecendo o portuga que lambeu o carimbo poxa!
acredito que o vovô dos esporos deve estar se revirando inteiro ao ler esse topico.
 
Fala Bolofom

A 1ª vez é sempre complicada.

Mas, se está colonizando os erros não foram decisivos.

Lendo o seu procedimento, quando você falou que a água na panela de pressão ficou a um dedo da boca do copo, logo imaginei que entraria água nos copos.

A água deve ficar uns 3 dedos da boca, para não correr o risco de entrar água nos copos.

Nunca use panela de pressão sem antes conferir se a válvula está desobstruida.

Da 2ª vez você tira tudo de letra.
 
E aí meu amigo..., tudo certo???

como anda a colonização? alguma contaminação?? espero que não.

Bom... na próxima, deixe os copos esfriarem dentro da panela de pressão, evita contato com a atmosfera externa, dentro da panela está tudo estéril.

Não deixe os bolos em contato com a luz na fase de colonização, podem ficar dentro de um armário, e , melhor, dentro de uma caixa de papelão, no armário.

Seria interessante manter a temperatura próxima a 27º agora, até aniversariar os bolos, temperatura essa ideal para a fase de colonização. Apresenta um maior crescimento do micélio.

No mais, ótimas vibrações para seu cultivo, sempre que precisar, não exite em perguntar aos irmãos.

paz e luz!
 
Esta indo tudo muito bem ate o momento, parece que dentro em breve já poderei preparar os kitutes e bebidas para cantar o parabens...
Ate o momento não há sinais de contaminação, ao menos que eu tenha identificado, mas a parte que sobrou visível do bolo é bem reduzida, variando entre 1 e 2 dedos. Espero que na parte encoberta não tenha acontecido nada.
Quanto a panela de pressão, eu originalmente iria deixar ela esfriando ate o dia seguinte para abrir e inocular, mas como a valvula explodiu e era dia de feira a dona surtou e me fez abrir a panela pra ir trocar a valvula.

Já arrumei todos os materiais par a construção do terrário "homem pobre".
Uma caixa de plástico que não lembro a litragem agora (dica: eu fui em vários lugares e vi a caixa sendo vendida por 65 reais no carrefour, 59 no leroy merlin, 64,90 nas americanas, achei a mesma caixa por 28,99 numa dakelas lojinhas "quase tudo por 1 real". Um compressor de aquário vagabundo (R$10,80 na pet shop do meu bairro, também 2meros de mangueira R$2 e uma pedra porosa R$1,50), argila expandida 4kg (R$ 9,00 no Leroy Merlin). Custo total do terrário (excluído o material de limpeza): R$ 53,29.

Uma coisa que eu queria perguntar sobre casing. Eu tava pensando em fazer o método para mentes simples, pois esse mes meu orçamento já tá no código vermelho e não posso gastar mais com o cultivo, colocar uma camada de vermiculita, desmontar um dos bolos pra camada do meio e uma de vermiculita em cima. Queria saber se é necessário injetar água no bolo e colocar na geladeira antes de montar o casing. Também se aquela espera de 24h que alguns praticam faz alguma diferença pra quem já experimentou esperar e não.
Obrigado a todos os bons pensamento e vibraçõs enviadas.
:)
 
Fala Bolofom

Consiga também um spray e H2O2.

Como está o clima na sua cidade: temperatura, umidade, chove ou está na estiagem ?

Se o orçamento está curto é hora de fazer o casing.

Casing - Preparo da Camada

https://teonanacatl.org/threads/casing-preparo-da-camada.1082/

Estou usando essa mistura aqui:

1 pote de vermiculita
2 potes de turfa
1 pote de fibra moída hidratada
2 colheres de sopa de calcáreo
2 colheres de borra de café.

Mistura tudo, coloca o bolo quebrado no fundo do estojo para casing, ponha 1 cm da mistura e espera colonizar.

Está tudo explicado no link.

Meu diário tem um terrário como o seu:

Cultivo das strains MEX, B+ e TAZ

https://teonanacatl.org/threads/cultivo-das-strains-mex-b-e-taz.981/
 
E aí Bolofom

Segue o Mauricio (sempre) e vai te preparando tb.

Vale a pena esperar colonizar, e tb o dunk e cold shock antes de ir pro casing.

Good Vibrations!!!!
´
paz e luz
 
O "dunk" na verdade não é necessário, pois a camada de casing já vai fornecer toda a umidade necessária, já o choque térmico (cold chock) deve ser feito depois que o casing já estiver montado e devidamente colonizado, aí você coloca dentro de um ziplock e manda para a geladeira por 24 horas.
É importante que o casing seja colocado dentro de um ziplock pois a geladeira possui uma variedade incrivelmente alta de esporos de contaminantes, e obviamente o ziplock deve ser devidamente limpo antes de tirar o casing de lá, depois é só mandar o casing para o terrário e ver os frutos crescerem.
 
Ola grande Mauricio. Como sempre muito gente boa. :)
Tenho algumas indagações sobre o que tu disse.
Spray que você diz é um borrifador de água? Tipo akeles que vendem porai com produtos pra passar roupa (claro q sei q é pra usar um novo)?
Eu to em SP, então o clima aqui varia ao longo dia e da semana. :) Hoje por exemplo, de manhã tava chovendo e meio frio, a pouco saiu o sol, mas já apareceram denovo nuvens escuras. E na semana teve dias sem chuva, dias nublados e dias com chuva. Vendo a previsão do tempo agora, diz que pra semana vai variar entre 18-29 graus com chuvas ou nublado. Agora está 23 graus.

Então eu tava pensando em fazer o casing supoer básico com vermiculita apenas pois é algo que eu já tenho e não teria que gastar nada mais. Eu realmente to juntando moedinhas de 1 centavos pra interar meus maços de cigarro esse mes. :( [Lembrete: não começar um cultivo de cogumelos após o natal]
Dos materiais que eu vejo normalmente sendo usador, eu só tenho a disposição em casa, vermiculita, pó de café, terra vegetal. Eu tenho também fibra de coco, não pó de coco (acho que li em algum lugar que daria pra transformar fibra em pó colocando água e batendo no liquidificador).
Se eu misturar, vermiculita, fibra ou pó de coco e café, vai ficar ácido né, eu talves tenha bicarbonato pra alcalizar a mistura. Será q isso seria suficiente? Recomendável? Trufa custa quanto alias?

E vou dizer pra todos vocês, o Mauricio é um xamã. Sempre que vocês virem em suas viagens um Jaguar, podem ter certeza que é ele colaborando com a sua segurança e aprendizado :)

MuiLok e Infected
Valew pelas dicas. Eu ainda não estou com os bolos 100% ainda, eu tinha achado que o choque termico nem era necessário para o casing, vo reler umas coisas aqui, eu tinha me preparado pra começar o cultivo em dezembro, mas uma viagem inesperada atrasou tudo. (Eu tinha ate me esquecido que precisava de um terrário quando preparei os bolos).
Bem quanto tiver novas noticias eu posto aki, to procurando uma camera pra tirar fotos, mas não to achando.
 
Citação;

Dos materiais que eu vejo normalmente sendo usador, eu só tenho a disposição em casa, vermiculita, pó de café, terra vegetal. Eu tenho também fibra de coco, não pó de coco (acho que li em algum lugar que daria pra transformar fibra em pó colocando água e batendo no liquidificador).
Se eu misturar, vermiculita, fibra ou pó de coco e café, vai ficar ácido né, eu talves tenha bicarbonato pra alcalizar a mistura. Será q isso seria suficiente? Recomendável?


Você tem tudo que é necessário.

Picote a fibra de coco e cozinhe durante 30 minutos para hidratar.

Tire do fogo e escorra a água.

Misture:

1 porção de fibra
1 porção de vermiculita
2 porções de terra vegetal.
2 colheres de café.
2 colheres de bicarbonato

Distribua em potes e esterilize conforme fez com o substrato.

Depois de frio.

Coloque o bolo em pedaços no fundo do estojo de casing.

Cubra com uma camada de 2 cm da mistura esterilizada.

Guarde o resto da mistura do pote e vede com fita durex para usar posteriomente.

Cubra o estojo com uma folha de papel alumínio.

Espere uns 4 dias e confira se colonizou a camada posta.

Se estiver colonizado coloque outra camada e feche novamente.

Espere mais uns 4 dias e se tiver colonizado leve para geladeira dentro de um saco limpo.

Deixe 24 horas , depois leve para o terrário.
 
cara no 1 cultivo nao e facil ne ,que perigo e aquela panela de presao nossa...mas enfim seus bolos clonizarao espero que de tudo certo dai por diante...:pos:
 
Cara fico feliz por estar correndo tudo bem na sua primeira experiencia, por mais que tenham ocorridos alguns acidentes, parece estar tudo certo e rapido!!!
Eu tambem estou na minha primeira experiencia e aprendendo, mas minhas colonizações estão bem mais demoradas que a sua!!! Logo vou atuallizar meu diario, de uma olhada lá depois!!!

Abraço e boa sorte!!:pos:
 
Finalmente consegui tirar algumas fotos dos bolos. Os pequenos já fecharam, estou só esperando ficar mais denso pra dar prosseguimeno nas ações. Já separei o material para fazer o casing, só preciso agora esterelizar, tava pensando em usar o micro ondas mesmo, pois me pareceu um método mais rápido e seguro (vide minha experiência desastrosa com a panela de pressão).

O boloque eu fiz em copo de requeijão ainda não fechou totalmente, como uma das fotos mostra, a parte de baixo dele ainda esta sem micelio. Alguem sabe se realmente acelera a colonização do fundo se eu virar ao contrário o bolo? Isso aumenta o risco de contaminação? Eu hoje peguei esse bolo e coloquei ele no sol (quando digo que fiz isso, eu coloquei ele dentro de uma caixa que foi ao sol, só pra aumentar a temperatura da cultura).
Se alguem vendo as fotos achar algo que pareça ser uma contaminação me avise, pois eu não consegui identificar nada errado.
Abraços a todos que estão ai na torcida.
23-01-07_1545.jpg23-01-07_1543.jpg23-01-07_1546.jpg
 
tá tudo bonitinho viu!

nao percebi nenhuma contaminaçao aparente tb nao.

duas coisas que podem acelerar a colonizaçao:

1- TEMPERATURA CONSTANTEMENTE EM 29 GRAUS - isso quer dizer, nada de abrir pra olhar 2 ou 3 vezes por dia e arrumar nbem que seja um aquecedorzinho de 3,99 pra aquecer e manter durante a noite.

2- escuro TOTAL. evite dar choques tanto termicos quanto choques de luz.

se vc nao tirar os bolos todo dia de dentro da incubadora, e mantiver a temperatura constante, eles colonizam no maximo em 15 dias.

sobre o copo de requeijão:
no passo a passo basico tem uma frase do neuroFX -
"Copos de requeijão sao ruins porque sao muito finos e compridos, o ar nao chega ao fundo do copo e eles atrasam demais na colonizaçao.".
como é seu primeiro cultivo , sugiro que vc dê uma olhada mais a fundo em caa proximo passo que vai ter que dar.

pesquisa nos diarios do mauricio, nos topicos com coletaneas mais recentes que ele tem adicionado, nos topicos do Muilok. veja o diario do kliphos que começou rebelde como o seu mas resolveu entrar no rumo na hora da frutificaçao.

ler e RE ler nunca é demais.

seus proximos passos:
depois do tempo final da colonizaçao, vcestá esperando sei lá 24 - 48 horas pro micelio "selar" melhor o bolo, isto está otimo e certinho.
depois disso vai fazer o que?

dunk, cold dunk, dunk & roll, casing dos bolos, frutificar empilhado, solo?

veja bem o que vai ter que fazer e siga os passos de algum cultivo que DEU CERTO (nao os meus :) ) e tente fazer o mais parecido possivel .

sucesso garantido pela cara dos micelios.
 
Fala Bolofom

Os copos estão maravilhosos.

Contenha a ansiedade e deixe que colonizem 100%.

Prepare o material para a próxima fase.
 
Grande Boca e Mauricio.
Pasos já tomados. Terrário preparado, só falta por água.
Materia para o casing preparado (ia inicialmente fazer 1 mas erro com a água me obrigou a fazer mistura que deve dar pra uns 2 ou 3)
Materia usado:
1,5 potes de maionese de vermiculita
1,5 potes de pó de coco
1 pote de humus
2 potes de terra vegetal adubada
água

Então os próximos passos serão feitos quinta e sexta.
Esterilização do substrado do casing no micro ondas.
Preparação de milho pra "inoculação com pote vazio", técnica do xamã Mauricio.
Injeção de água (uns 40ml por bolo) nos bolos colonizados e colocação na Geladeira por 24h. A técnica de mergular eles em água me pareceu interessante, mas não tenho 7 potes disponíveis pra fazer individualmente.
Fazer o casing, o numero sendo determinado pela quantidade que for sobrando. Como perdi a medida pra controlar o execesso de água e não contem a expansão dos materiais deve dar pra 2,5.


Dúvidas: Eu posso injetar água da torneira? Fervendo antes? Não precisa ferver? Se eu optar por por os bolos pra nadar, pode ser água da torneira? Sem ferver? Fervendo?

É isso ai,o dificil é controlar a ansiosidade.
 
Fala Bolofom


Guarde o material preparado num pote, esterilize a quantidade que vai usar.


A água deve ser fervida, para ser injetada ou dunkar os bolos.


O substrato colonizado que será usado nos casing não precisar ser dunkado ou de injeção de água, o material do casing fornece a água necessária.



Os ventos sopram ao seu favor, aproveite.
 
Finalmente saquei os bolos dos copinhos pra dar continuidade ao cultivo. O copo de requeijão que estava demorando a colonizar deu um boom quando eu virei ele ao contrário, em 2 dias fechou completamente a parte que faltava, o rizoma invandindo o selo de vermiculita.
Havia comprado milho pra tentar re-utilizar os copos porém não consegui esterelizar o milho na panela de pressão pois ela em uso. Fiz uma improvisação no microondas. Peguei um copo de plástico grosso, coloquei o milho dentro, coloquei o copo dentro de um saquinho de alimentos de forma que a boca do copo ficasse no fundo do saco, peguei outro saco e coloquei ao contrário, um terceiro repitindo a disposição do primeiro sendo o conjunto colocado dentro de uma sacola de mercado e colocado dentro do micro ondas. Havia colocado um pouco de água dentro do copo para que ela evaporasse e o milho não explodisse durante o processo. Isso ficou no micro ondas por 13 minutos, entretando quando retirei as sacolas hj reparei que havia ficado muita humidade no interior dos sacos. Acredito que vou acabar tendo só contaminações...
Quanto aos bolos, 3 deles foram usados para montar 3 casings, feitos com vemriculita, terra, pós de coco, café e bicarbonato. A camada superficial foi levemente humidecida com uma solução de água e H2O2
Os outros 4 (incluindo o de requeijão) estão submersos em água previamente fervida junto com H2O2, dentro da geladeira.
Segunda feira de manhã pretendo retirar os bolos da geladeira (vão ter ficado aproximadamente 30h) e coloca-los no terrário.
Bem, por enquanto é só.
Abraços a todos.
 
Se você tinha vermiculita e pó de coco pra que usou terra? Usei terra vegetal uma vez e achei que a superfície ficou muito compacta conforme eu tentava umedecer já que não retia água suficiente. Em quais proporções você fez a camada de casing com esses ingredientes?

:pos:
 
Back
Top