Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, P. Cubensis Australian - Pf Tek

Diário de cultivo completo.
Fala pessoal!!

Após a experiência frustrada de meu amigo com Trufas, fui pesquisar sobre e caí num site me vendendo carimbos e seringas de cogumelos, o que me deu uma vontade imensa de cultivar! Já foi assim com plantas, mas todas sempre morriam, raras as que sobreviveram, então com cogumelos me dediquei ao máximo, comprando tudo necessário para a Fase de Incubação:

-Caixa de isopor
-Aquecedor de aquário com termostato
-Higrômetro / termômetro

Inoculei no dia 20 de Setembro, e desde então venho olhando de vez em quando pra conferir as condições de incubação. Como alguns de vocês devem saber, tive problema com umidade excessiva na caixa, e resolvi facilmente com um tira mofo neutro, e não alterou negativamente o desenvolvimento do micélio.

Para melhor acompanhar a temperatura lá dentro eu fiz um furo e inseri um termômetro que recebi de brinde, ele fica só com a ponta do lado de fora, eu só puxo e confiro a temperatura.

(um dos copos está muito mais desenvolvido, nele eu acidentalmente coloquei o dobro do que deveria, fazendo com que eu tivesse que colocar quase metade do correto nos outros, então ele vai ser o primeiro a sair pra testar o ambiente :] Só falta ele chegar a colonizar o fundo )

Tenho uma dúvida pra tirar, Qual o tamanho de caixa que preciso para estes 4 copos? Tenho uma de 20 litros e estou com medo de ser apertada pra eles, quero dar espaço pra eles se desenvolverem, mas não tenho mais grana pra comprar nada!

IMG_0485.JPG Termometro.jpg IMG_0472.JPG IMG_0476.JPG IMG_0501.JPG IMG_0493.JPG

Última edição por um moderador:
Fala pessoal! Eis que Benjamin button apareceu no meu casing! Ele nasceu já meio diferente, e cedo já tinha rompido o véu... A puberdade veio cedo pra ele :atrapalhado:

20161021_152437.jpg

Pelo visto o fato de não ter deixado o casing tapado, no escuro e no calor por um tempo deixou ele meio confuso. Demorou 10 dias pra sair da inércia, mas assumo minhas falhas:

1- Umidade nem sempra tá a 99%, parece que agora resolvi isso
2- parti pouco o bolo pro casing
3- não deixei um tempo pro micélio se unir e se desenvolver.

Mas está tudo indo bem agora, o casing está pinando de verdade :love:

Extras :fotogenico: :

20161021_152504.jpg 20161021_152752.jpg 20161021_152450.jpg 20161021_152735.jpg

Fala galera!

Aí tá o casing, brotando pra todo lado! Alegria diária observar ele.

20161023_100012.jpg

To animado pra fazer agora um bulk, já até pasteurizei o esterco (fedorento), dei 24h e pasteurizei de novo pra evitar qualquer problema.

20161021_004615.jpg

Quebrei o motor, do mesmo jeito que já havia quebrado na época de faculdade, não aprendi a lição! Mas já invoquei Magaiver e fiz um ventilador/umidificador, perfeito pra aerar o terrário, e é mais silencioso que o motor.
20161023_211636.jpg
Encaixei o cooler (que coube perfeitamente) em uma tira de garrafa, em baixo deixei uma parte desnivelada, pra repor a água, e manter sempre no nível do isopor. No cooler colei a tampa da garrafa, e nela prendi uma parte do êmbolo da seringa.
O cooler gira, fazendo o embolo agitar a água em baixo, deixando um barulho de uma pequena queda d'água(Foto Bônus nº1) e ventila melhorando a distribuição da umidade no ambiente!

No geral -
2 Coolers no máximo trocando o ar, e umidade garantida!

Hoje 23/10 estão assim no Casing :

20161023_211708.jpg

Fotos Bônus:
nº1 - GOPR1653.JPG nº2 em diante rs - IMG_0719.jpg
Valeu!! Abraço

Última edição:
MacGyver heheheh :roflmao:
Poderia postar uma foto do terrário como um todo? Gostaria de ver como ficou.
Paz.

Poderia postar uma foto do terrário como um todo? Gostaria de ver como ficou.

Claro Fingan! É um isopor de 70L que achei no olx por 15 reais :bigode:
Coloquei um pedaço de isopor pra suportar as bolsas térmicas, senão elas gelam demais a água.
20161024_121933.jpg

Hoje pela manhã tirei mais dois cogumelos que já tinha rompido o véu. To estranhando o tamanho deles, estão pequenos e prematuro. Mas tudo bem, pra primeiro cultivo to amando.
20161024_084751.jpg 20161024_115304.jpg 20161024_085658.jpg
Fotos Bônus :fotogenico::
2012.JPG

Fala pessoal!!!

O Casing Rendeu 45g, achei que seria muito mais que o bolo, mas o bolo rendeu 40g!!! To muito feliz com os resultados!

Os cogumelos são pequenos, mas ainda assim muito pesados.

20161026_044356.jpg 20161028_085530.jpg 20161027_130854.jpg

Os dois eu fiz Cold-shock e dunk por 12h. Preparados pro segundo flush!!

Tenho esse bolo de FAI e vermiculita que tá meio estranho, o micélio não tá Rizomórfico então pra mim tá parecendo infecção, é isso mesmo? ele foi o unico dos 4 que não tá 100% colonizado :eek:

20161026_172102 (2).jpg 20161026_172046 (2).jpg

Bônus :fotogenico: :

20161024_230450.jpg

Seus cogumelos estão belíssimos.
Sobre os bolos, se está falando desse amarelado, não se preocupe pode ser excreção micelial.

Esse bônus aí me deu medo, talvez eu tenha pesadelos :amuado:. Esse "boneco" é foito de cabelos?

Paz.

Desculpa fingan! É uma lhama, ela é meio felpuda mesmo hahaha. Por Ironia, quando ganhei, nomeei de lhama da colheita, só hoje ela veio fazer jus ao nome.

Valeu pelas observações! Deixarei uns bônus melhores pra você!

Bônus :fotogenico: :
IMG-20161016-WA0034.jpg - IMG-20161029-WA0010.jpg

Esse "boneco" é foito de cabelos?
Se o boneco for feito de cabelo não quero nem imaginar de que região do corpo seriam esses cabelos... :rolleyes:

Lucastav Vi lá em cima que você está muito preocupado em manter a umidade em 99%. Só não esqueça que isso deve ser mantido na fase pré pinning. Depois de aparecer os primeiros pins a umidade deve abaixar um pouco.

No mais, segue o fluxo. Abraço!

Lysoform faz mal para a saúde

Boa observação Alfa, aqui em casa nós usamos lysoform bem diluído pra dar jeito naquelas roupas que tem catinga imbatível! Aquelas que você coloca e logo em seguida começa a feder, e o cheiro passa pra você, e passa pra sua alma... hahah tipo isso. dá jeito pra tenis com chulé também...

Mas claro que faz mal, é só saber usar. :chule:

Fala pessoal! Sou muito grato de ter vocês pra compartilhar minhas experiências e meu progresso.

Hoje estou com o terrário versão 2.0

IMG-20161219-WA0035.jpeg

Tudo funcionando perfeitamente até agora, a antiga safra foram de 400ml, bolos pf, agora será de 800mls!

Os primeiros cogus foram escassos, tirei o máximo de proveito deles, estou apaixonado pelo cultivo.

Estou crescendo, pena que nem caiba mais nada no terrário! Terei de partir pra um outdoor.

Além disso, todas as levas eu tento inventar algo, até agora todas as vezes que usei esterco infeccionou. Agora com umas das marmitas com Humus de Minhoca, pesarei cada flush e verei se vale a pena.

Valeu pessoal, Abraços!

hahaha, ja vi esses copos por aqui, são bem baratos, e perfeitos pra pf tek!

Esses copos já tem uns dias que tão 100%, mas vou dar ainda mais dias, pra ter certeza, é melhor mesmo! valeu

E quanto a mancha, to tranquilo quanto a ela agora

Cold-shock em andamento!!

Optei por fazer um casing simples, pois estou com o braço engessado, peguei o bolo 2 das fotos, estava 100% colonizado por fora e por dentro, até mesmo sobre a camada protetora de vermiculita, e quebrei, pra humidificar ainda mais, e tirei uma parte pra fazer G2G com outro 4 potes!! Vamos que vamos!!

(potes esterilizando, já já eu coloco estes pedaços dentro deles!)

Transferências de grãos realizadas!

Espero essa quarta ter ajuda pra limpar o terrario e amanhã já dou dunk em mais 3 bolos!! :love:

View attachment 95824 View attachment 95825 View attachment 95826 View attachment 95827

Oi lucaztav, sou novato no cultivo, vejo algumas pessoas despedaçando o bolo para colocar no terrário com vermiculita. Qual é a vantagem desta técnica?

Valeu

Oi lucaztav, sou novato no cultivo, vejo algumas pessoas despedaçando o bolo para colocar no terrário com vermiculita. Qual é a vantagem desta técnica?

Valeu

Eu já fiz a clássica técnica do bolo pf sendo colonizado, e deram flushs de 20g no máximo 40g. E com Casing mesmo com um único bolo já me rendeu flushs de 90g!! (com humos) e 60g sem humos.

Despedaçando os bolos e colocando entre camadas de Vermiculita além de adicionar uma nova etapa, a de consolidação do bolo, onde os pedaços se unem novamente criando uma grande rede micelial, a técnica de casing permite que você una mais de um bolo em um único recipiente.

Atualmente por ter inúmero bolos sendo colonizados, opto pelo casing pois posso aproveitar melhor o espaço do meu terrário.

Fiz um teste despedaçando um bolo e deixando outro intacto, sem a etapa de consolidação. Ambos deram flush semelhantes e um total de cogus (em peso) igual. Diria que a vantagem é essa etapa que demora uns 7 dias a mais, porém aumenta o tamanho do micélio, diferente do copo que é limitado.

Fala pessoal!!
Estes bolos da ultima foto, depois de serem cobertos com esporos, diminuiram bastante o rendimento, então eu quebrei todos em um isopor de 8L e fiz camadas de Fibra de coco....

Uma ideia baseada em uma publicação que vi aqui sobre aproveitar bolos exauridos, a grande diferença foi a falta de esterco, o que talvez impediu o desenvolvimento esperado.

Depois de 10 dias incubando parece que ele não mudou NADA. Ainda assim deixei no terrário nas condições adequadas, depois de uma semana surgem estes amigos:

7 de Fevereiro - 23:00
20170210_095545.jpg
Surgem (aparentemente) 3 pequenos cogumelos

8 de Fevereiro - 23:00
20170210_095518.jpg
Surge um lindo albino

9 de Fevereiro - 11:00
20170210_095451.jpg
O Albino se destaca, e ultrapassa seus amiguinhos

9 de Fevereiro - 23:50
20170210_095408.jpg
Os coolers param de ventilar a a umidade sobe no terrário, eles atingem a maturidade antes da hora... e pelo visto, todos são albinos!

10 de Fevereiro 10:00
20170210_095430.jpg
O véu se rompe, todos estão no seu tamanho máximo.

Eles costumam ser mais escuros, to feliz com esta coloração. Vou tirar carimbo de todos e tentar reproduzir. Tirarei um pedaço deles pra reproduzir no papelão e ver se a partir deles não surge uma "nova strain" de Aust. um pouco mais claro!

O que devo fazer com estes quase 3L de micélio destruídos? Reorganiza-los com esterco e deixar incubando mais, ou abandoná-los?
:ler:

Que colônia mais bonitinha!!! :love::love::love:

Sucesso total! Mal posso esperar pra ler sua experiência com eles :bigode:

Incrível, parabéns! Vou ler com calma e aprender um pouco mais antes de começar o meu :eba:

Se puder enterre em algum lugar na natureza. Talvez o ciclo continue.
Acho que é o que farei na próxima semana, enterrarei e misturarei esterco, pra dar um complemento neles... Posto o resultado e darei em seguida como encerrado este cultivo de Australian.

Dou por encerrado a cultivo dos meus Australians. Mas é só por enquanto.

Com MUITA experiência adquirida e depois de MUITO estudo sobre todos os processos de cultivo, estou com alguns potes sendo colonizados, algumas culturas líquidas e um isolamento em papelão.

Fico muito grato com todos os frutos conseguidos aqui, minha vida é outra, minha mente também. Careço de relatos sobre meus frutos, mas um dia contarei tudo!

20170212_173234.jpg

O que restou de meus potes eu juntei com um pouco de esterco pasteurizado e cobri com fibra de coco. Pra evitar que o cagado fique "doidão", coloquei essa sessão de cilindro em volta. Dando frutos ou não, eles já foram de bom grado.

Caminhando para um cultivo de genética avançada e com o mínimo de perda possível. No total já foram mais de 4L de material jogados fora, uma pena, mas hoje estou afiado no processo, e espero não perder nada além de um ou outro pote aleatório.

Voltarei em outros diários de cultivo com mais esclarecimentos que duvidas!
Obrigado a todos no processo. Muita sorte e controle de ansiedade para todos.

Qualquer dúvida em alguma etapa do processo, só perguntar.

(Não sei nenhuma outra genética, mas essa é INCRÍVEL) :love:

Obrigado por compartilhar conosco suas experiencias de cultivo @Lucastav

Até o próximo cultivo :)

Flw

Back