Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, P. Cubensis Australian - Pf Tek

Diário de cultivo completo.
Fala pessoal!!

Após a experiência frustrada de meu amigo com Trufas, fui pesquisar sobre e caí num site me vendendo carimbos e seringas de cogumelos, o que me deu uma vontade imensa de cultivar! Já foi assim com plantas, mas todas sempre morriam, raras as que sobreviveram, então com cogumelos me dediquei ao máximo, comprando tudo necessário para a Fase de Incubação:

-Caixa de isopor
-Aquecedor de aquário com termostato
-Higrômetro / termômetro

Inoculei no dia 20 de Setembro, e desde então venho olhando de vez em quando pra conferir as condições de incubação. Como alguns de vocês devem saber, tive problema com umidade excessiva na caixa, e resolvi facilmente com um tira mofo neutro, e não alterou negativamente o desenvolvimento do micélio.

Para melhor acompanhar a temperatura lá dentro eu fiz um furo e inseri um termômetro que recebi de brinde, ele fica só com a ponta do lado de fora, eu só puxo e confiro a temperatura.

(um dos copos está muito mais desenvolvido, nele eu acidentalmente coloquei o dobro do que deveria, fazendo com que eu tivesse que colocar quase metade do correto nos outros, então ele vai ser o primeiro a sair pra testar o ambiente :] Só falta ele chegar a colonizar o fundo )

Tenho uma dúvida pra tirar, Qual o tamanho de caixa que preciso para estes 4 copos? Tenho uma de 20 litros e estou com medo de ser apertada pra eles, quero dar espaço pra eles se desenvolverem, mas não tenho mais grana pra comprar nada!

IMG_0485.JPG Termometro.jpg IMG_0472.JPG IMG_0476.JPG IMG_0501.JPG IMG_0493.JPG

Última edição por um moderador:
Parabéns, está tudo a correr nos conformes :).

Em relação a caixa, na minha opinião, acho que uma de mais ou menos 50 litro seria o ideal mas se não tem maneira de comprar outra para já acho que a de 20 litros vai servir bem..

As garrafas pet também são bastante apertadas e muita gente frutifica lá os seus cogumelos.

Tudo indica que amanhã terei uma de 70L, irei customiza-la e posto aqui como ficará!

Atualizando:

Caixa adquirida!! Vou customizar agora (Por enquanto tá de molho na agua sanitária)

Última edição:
Ansiedade controlada, já marquei pra domingo de manhã o dia de tirar eles da incubadora e colocar em Dunk até segunda.

Leve susto ao ver esses arroz encostados no copo, pareciam infecções...

E tem um leve xixi micelial no fundo de um dos copos, mas todos seguindo bem, quase 100%!!

cogu1.jpg cogu2.jpg cogu3.jpg

Fala pessoal! Já devo aniversariar estes 2 copos?

Obs: aquilo no fundo é uma infecção?

copo1.jpg copo1-2.jpg copo2.jpg copo2-2.jpg fundo copo 2.jpg

Coincidência ou não esses copos parecem com os que uso nos meus cultivos hehehehe.

Não identifiquei contaminantes nesses copos. No meu primeiro cultivo haviam algumas manchas amareladas também, e não tive problemas. Notei que contaminações são, na maioria das vezes, bem identificáveis. Lembre-se que deve esperar alguns dias para a consolidação do micélio depois que ele tomar conta 100% da área visível do copo.

Paz.

Coincidência ou não esses copos parecem com os que uso nos meus cultivos hehehehe.

Não identifiquei contaminantes nesses copos. No meu primeiro cultivo haviam algumas manchas amareladas também, e não tive problemas. Notei que contaminações são, na maioria das vezes, bem identificáveis. Lembre-se que deve esperar alguns dias para a consolidação do micélio depois que ele tomar conta 100% da área visível do copo.

Paz.

hahaha, ja vi esses copos por aqui, são bem baratos, e perfeitos pra pf tek!

Esses copos já tem uns dias que tão 100%, mas vou dar ainda mais dias, pra ter certeza, é melhor mesmo! valeu

E quanto a mancha, to tranquilo quanto a ela agora

Cold-shock em andamento!!

Optei por fazer um casing simples, pois estou com o braço engessado, peguei o bolo 2 das fotos, estava 100% colonizado por fora e por dentro, até mesmo sobre a camada protetora de vermiculita, e quebrei, pra humidificar ainda mais, e tirei uma parte pra fazer G2G com outro 4 potes!! Vamos que vamos!!

(potes esterilizando, já já eu coloco estes pedaços dentro deles!)

Transferências de grãos realizadas!

Espero essa quarta ter ajuda pra limpar o terrario e amanhã já dou dunk em mais 3 bolos!! :love:

cas1.jpg cas2.jpg cas3.jpg 20161011_012830.jpg

Cold-shock de 12h realizado, com bolo partido no meio pra penetrar melhor.

Despedaçado e colocado entre camadas de vermiculita umedecida :brincalhao:

Pote colocado dentro de um balde, furado e lacrado com filme pvc.

Umas 3x ao dia irei trocar aquela placa na foto 3, que volta pro congelador. Aqui em Salvador fazem uns 28ºc normalmente, quero manter em torno dos 24, que é onde já tá!

bald.jpg bald2.jpg bald3.jpg

Valeu pessoal :coffee:

Terrario completo!! 13 de outubro, após 24h de cold-shock

Mantido a 99% com troca manual de ar, não tive tempo de testar os coolers ainda, mas acredito que eles abaixem a umidade, precisando ligar o agitador. Como pinguei lysoform na água do fundo, se fizer isso posso estragar todo o cultivo.

Obs: 70L ficou pequeno com os canos de baixo, irei tiralos :confused:

20161013_232805.jpg

Poderia explicar melhor esse terrário? Para que servem esses canos?

@Finganforn , do lado de fora tem 2 coolers, um em cima e um em baixo, cada um de um lado, o de cima joga ar e o de baixo suga. Eles estão em uma Caixa que eu montei, pra melhorar a ... aerodinâmica? Por aí! Hahaha

Aí pra não fazer um furo gigante e deixar entrar muito ar eu coloquei 3 furos em cada, um maior pra entrada/saída direta, e 2 com canos, pra distribuir melhor o ar dentro da caixa e evitar acumulamento de co2.

Ontem montei tudo e acordei a 99% de umidade, fiquei feliz. Saí cedo e voltei 21h, ainda estava com 99% também!

Se colocar o cooler à 12v os dois ligam e eles "secam" o ambiente, se eu ligo a 5v só o de entrada de ar funciona, bem fraco apenas forçando o ar sair pelos furos da caixa, sem secar o ambiente.

Tô feliz com os resultados, precisando troca de ar, eu ligo a 12v e ele troca sem o risco de contaminação. A umidade se restaura sozinha com a argila expandida.

Muito interessante e criativo esse esquema do seu terrário. Parabéns :)

Fala pessoal! 5 dias que fiz o casing, e nada de pinar até agora :cautious:

kiboncogumelo.jpg

Umidade 99% constante

Luz de led mais de 15h por dia

Oxigenação, aqui pode estar o problema! agora coloquei os dois coolers pra trabalharem juntos na máxima potência, se amanhecer em 99% mantenho assim contínuo. Até então eu venho abrindo a caixa e abanando algumas vezes durante o dia, e deixo o cooler ventilando a caixa. Além disso irei reduzir as bordas dessa caixa de sorvete, pra evitar o acumulo de CO² dentro dela.

Estou com receio do lysoform que pinguei nas pedras, vou lavar a caixa rapidinho amanhã e posso até colocar o agitador de água pra funcionar finalmente!

5 dias ainda é normal. Comece a se preocupar caso chegue a 10 dias.

Logo logo a magia acontece.;)

Tente controlar a ansiedade.

ri alto com sua fala, no primeiro mili segundo que li "controlar" achei que você vinha com a solução, sei lá! depois notei que esse fator aí é o que mais cresce no meu cultivo.

Valeu @Finganforn

:coffee:

Hoje tirei os 3 bolos e o pote de sorvete de cogumelo pra poder retirar a água com Lysoform, e lavar levemente as pedras, e colocar água nova.

Aproveitei pra tirar fotos dos bolos e diminuir as paredes do pote, pra melhor oxigenação.

pot.jpg bolo.jpg verm.jpg pf.jpg

Abraços a todos! :bigode:

Última edição:
Fala pessoal! Estava colocando o higrômetro muito próximo a parede, e estava sempre em 100%, estranhei, e coloquei mais no topo, agora ele tá mais fiel...

Tá mais difícil manter a umidade então coloquei de volta o agitador de particulas (Motor servo dentro de meio garrafa de água com aberturas em cima, e ligado ao motor a parte interna de uma seringa pra agitar a água).

.jpgfoto.jpg

Agora com a umidade em 99%, já surgiu o primeiro pin :roflmao:

IMG-20161019-WA0025.jpg

Muito criativo ao usar esse servo junto a uma seringa.
Parabéns pelo 1º pin, com certeza aparecerão muitos outro.

Paz

Back