Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo - MDK

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos micologistas, venho aqui compartilhar com vocês meu primeiro cultivo dos sagrados!

Primeiramente queria agradecer a comunidade como um todo por todo conteudo disponivel gratuitamente com o qual sem eu não poderia ter dado inicio a meu cultivo.. Enfim sem mais delongas...

Metodo de cultivo PFTek padrão (Arroz + Vermiculita)
Strain: MDK

No dia 22/03 Esterilizei 4 copos com arroz e vermiculita na PP durante 1h, esperei a panela esfriar, enquanto a panela esfriava fiz uma seringa de 10ml com os esporos e coloquei na geladeira até a panela esfriar completamente... após a panela ter esfriado acendi o fogão passei alcool em toda porta do fogão, tirei os copos da panela, flambei a agulha da seringa a cada novo copo..

No dia 26 já podia ver sinal de micelio nos 4 copos, porém um deles continha manchas verdes, posteriormente identificado como Duende Verde, descartei o copo e fiquei com os 3 restantes que atualmente 30/03 estão assim(ver anexos).

O que acham, o micelio está colonizando bem para uma semana?! Atualmente os copos estão dentro de uma caixa de isopor, a temperatura esta oscilando entre 25 e 28º


Bom é isso ai, conforme o micelio for evoluindo vou atualizando!
 

Anexos

  • 11104154_10155341911200392_496670668_n.jpg
    11104154_10155341911200392_496670668_n.jpg
    52.8 KB · Visualizações: 114
  • 11106250_10155341911165392_736900981_n.jpg
    11106250_10155341911165392_736900981_n.jpg
    53.1 KB · Visualizações: 105
  • 11106378_10155341911125392_816375574_n.jpg
    11106378_10155341911125392_816375574_n.jpg
    44.9 KB · Visualizações: 107
Pois é, não raciocinei no momento, erro de principiante, nem pensei em enterra-los também, joguei tudo no lixo... mas da nada bola pra frente, os proximos vão vingar... entao realmente é estranho, tinha um selo de uns 2cm de vermiculita no topo do copo... e o verde estava somente por ali..

Pros meus bolos que contaminarem eu tô pensando em fazer outdoor. Tenho um puta quintal aqui, e vários vasos de plantas vazios. Eu nem sei como fazer, na verdade, só vou me informar se ocorrer contaminação comigo também, porque li que é uma opção em caso de contaminação. Você não pensou em algo assim?
 
Bom este é o copo que me restou e mais 3 potes que inoculei com CL domingo, ainda não apresentam sinal de micelio mas estou na torcida hehe..
@Arcturus o que você acha do copo que esta colonizando? Já faz mais de 1 mes desde a inoculação e tem bastante vermiculita aparecendo ainda... alguem tem sugestoes pra acelerar a colonização? a temperatura aqui na cidade ta entre 25 e 28 graus
 

Anexos

  • IMG_2971.JPG
    IMG_2971.JPG
    82.8 KB · Visualizações: 35
  • IMG_2972.JPG
    IMG_2972.JPG
    102.4 KB · Visualizações: 36
  • IMG_2973.JPG
    IMG_2973.JPG
    98.2 KB · Visualizações: 35
  • IMG_2955.JPG
    IMG_2955.JPG
    47.4 KB · Visualizações: 35
  • IMG_2958.JPG
    IMG_2958.JPG
    48.1 KB · Visualizações: 35
  • IMG_2966.JPG
    IMG_2966.JPG
    53.5 KB · Visualizações: 34
  • IMG_2967.JPG
    IMG_2967.JPG
    47.3 KB · Visualizações: 36
  • IMG_2968.JPG
    IMG_2968.JPG
    53 KB · Visualizações: 37
Pelo que parece este copo já esta colonizado, não espere que o micélio avance sobre toda vermiculita, até por que ela costuma acumular as sobras de água e o micélio não coloniza vermiculita muito úmida. Tente tirar umas fotos bem mais de perto para vermos essas partes supostamente não colonizadas
 
Tem várias gotículas de água
 

Anexos

  • IMG_20150428_194223353.jpg
    IMG_20150428_194223353.jpg
    43.6 KB · Visualizações: 31
  • IMG_20150428_194215897.jpg
    IMG_20150428_194215897.jpg
    57.2 KB · Visualizações: 28
  • IMG_20150428_194204823.jpg
    IMG_20150428_194204823.jpg
    60 KB · Visualizações: 28
  • IMG_20150428_194133670.jpg
    IMG_20150428_194133670.jpg
    41.6 KB · Visualizações: 30
Amigo se você estiver com receio de aniversariar esse pote tenho uma alternativa para você. Passe fita isolante por todo o copo, remova o tampão e observe se a micélio na superfície, se não houver remova o excesso de vermiculita do selo com uma colher limpa com alcool 70%, dai basta vc colocar ele no terrário e esperar alguns frutos pra carimbar. Mesmo sem dunk ele vai frutificar, depois do 1° flush vc saca ele e faz o dunk.

Já fiz isso ai acima com tampanensis 50% do pote colonizado da metade pra cima e acredite frutificou e ainda colonizou o resto.
 
Amigo se você estiver com receio de aniversariar esse pote tenho uma alternativa para você. Passe fita isolante por todo o copo, remova o tampão e observe se a micélio na superfície, se não houver remova o excesso de vermiculita do selo com uma colher limpa com alcool 70%, dai basta vc colocar ele no terrário e esperar alguns frutos pra carimbar. Mesmo sem dunk ele vai frutificar, depois do 1° flush vc saca ele e faz o dunk.

Já fiz isso ai acima com tampanensis 50% do pote colonizado da metade pra cima e acredite frutificou e ainda colonizou o resto.

Otima ideia Arcturus, vou fazer isso! vlw pela ideia
 
Bom decidi aniversariar o bolo sem dunk mesmo e coloquei todo ele fora do copo.. Hora que abri o alumínio tinha essa substância verde por cima do selo de vermiculita que acredito ser trichoderma, passei álcool 70 em todo copo depois e coloquei ele no prato.. Vamos vê se vem frutos por aí, quantas vezes por dia é ideal abanar? Eu trabalho o dia todo e só volto pra casa as 18h,abanar uma vez na manhã e umas 2 apos as 18h eh suficiente?
 

Anexos

  • IMG_20150428_230434670.jpg
    IMG_20150428_230434670.jpg
    86.5 KB · Visualizações: 37
  • IMG_20150428_231834816.jpg
    IMG_20150428_231834816.jpg
    58.5 KB · Visualizações: 45
Não parece trichoderma... Parece mais penicillium, ou então, o que parece mais ainda, é micélio algodoado que morreu e azulou por sofrer algum abuso - impacto ou excesso de água.
Se os outros dois potes estavam assim, acho que você jogou eles fora de bobeira...

Não entendi a parte de você passar álcool 70° no copo... Você não tirou o bolo de dentro dele? Ou passou álcool no bolo?

E a foto do bolo no terrário está meio estranha.... O bolo está todo azulado, ou está com copo e tudo ali?
 
Não parece trichoderma... Parece mais penicillium, ou então, o que parece mais ainda, é micélio algodoado que morreu e azulou por sofrer algum abuso - impacto ou excesso de água.
Se os outros dois potes estavam assim, acho que você jogou eles fora de bobeira...

Não entendi a parte de você passar álcool 70° no copo... Você não tirou o bolo de dentro dele? Ou passou álcool no bolo?

E a foto do bolo no terrário está meio estranha.... O bolo está todo azulado, ou está com copo e tudo ali?

Passei alcool 70% na parte de cima do copo onde tava esse verde e depois tirei ele do copo e coloquei no prato.. o bolo esta fora do copo em cima do prato somente.. entao os outros bolos estavao assim também, viajei em joga-los fora então :facepalm:

Sem um dunk e um roll esse bolo provavelmente vai secar. Aproveite e coloque uma camada de vermiculita em cima e em baixo.

E o @Salaam`aleik está certo. Essa massa azulada não parece Trichorderma. Pode não ser nem mesmo contaminante.

Ecuador posso colocar vermiculita umida em cima e em baixo ou vermiculit aseca mesmo? Posso borrifar agua mineral diretamente no bolo?!
 
Passei alcool 70% na parte de cima do copo onde tava esse verde e depois tirei ele do copo e coloquei no prato

Passou alcool 70 em parte do bolo ?!?!


posso colocar vermiculita umida em cima e em baixo ou vermiculit aseca mesmo? Posso borrifar agua mineral diretamente no bolo?!

É claro que é vermiculita úmida, @Lwalker. Para borrifar água direto no bolo o mesmo deve estar coberto de vermiculita, o que se consegue com um roll.
 
Para o double casing, (vermiculita em cima e embaixo) você pode usar a vermiculita úmida. Mas para o roll "pegar", melhor o bolo estar molhado (logo após o dunk), e a vermiculita do roll seca, só assim ela gruda direito.

Depois do roll você coloca o bolo no terrário, e deixa lá por umas horas, sem borrifar, para não arrancar a vermiculita ainda seca.

Quando for borrifar não jogue a água direto no bolo, o micélio não gosta muito de ficar ensopado. Você borrifa de longe a vermiculita até ela ficar brilhante, sem encharcar.

E eu reitero a pergunta do Ecuador...
Passou alcool 70 em parte do bolo ?!?!
 
Para o double casing, (vermiculita em cima e embaixo) você pode usar a vermiculita úmida. Mas para o roll "pegar", melhor o bolo estar molhado (logo após o dunk), e a vermiculita do roll seca, só assim ela gruda direito.

Depois do roll você coloca o bolo no terrário, e deixa lá por umas horas, sem borrifar, para não arrancar a vermiculita ainda seca.

Quando for borrifar não jogue a água direto no bolo, o micélio não gosta muito de ficar ensopado. Você borrifa de longe a vermiculita até ela ficar brilhante, sem encharcar.

E eu reitero a pergunta do Ecuador...
Não passei álcool diretamente no bolo, eu apenas limpei a parte no copo que estava com esta cor diferente.. Hj tirei o bolo no terrario e fiz um dunk, depois vou fazer um roll na vermiculita
 
Eu molho a vermiculita logo depois do roll. Com um borrifador de névoa fina a vermiculita não é arrancada.

A água seca. Ou é absorvida :D

Devo assumir que ele vai usar um borrifador qualquer comprado no supermercado, com uma "névoa" não tão fina... Nesse caso borrifando de perto, pode (vai) arrancar a vermiculita. E como a borrifada é mais pesada, é mais fácil de se empolgar, errar a mão e o bolo ficar escorrendo água... Que se acumula no prato embaixo, por exemplo.

Para evitar essas coisas, eu borrifo os bolos no terrário "de longe", indiretamente. Assim não faz vento, e só a parte mais fina da névoa encosta nos bolos.
 
Devo assumir que ele vai usar um borrifador qualquer comprado no supermercado, com uma "névoa" não tão fina... Nesse caso borrifando de perto, pode (vai) arrancar a vermiculita. E como a borrifada é mais pesada, é mais fácil de se empolgar, errar a mão e o bolo ficar escorrendo água... Que se acumula no prato embaixo, por exemplo.

Para evitar essas coisas, eu borrifo os bolos no terrário "de longe", indiretamente. Assim não faz vento, e só a parte mais fina da névoa encosta nos bolos.

Há borrifadores mais especiais pra borrifar os bolos, então? Achava q borrifador era tudo igual.
 
Há borrifadores mais especiais pra borrifar os bolos, então?

Borrifadores de bolos? Não :LOL: São borrifadores "genéricos"... É que há "infinitos" modelos diferentes. Olhe embaixo da pia e compare os vários borrifadores de limpa vidros, produtos sanitários, sabonetes, etc. Além desses em qualquer lojinha vende uns borrifadores baratos (vazios), nem sempre são dos melhores.

No geral acho que quanto mais fina a névoa produzida melhor, mas vai da técnica de cada um. Bolos que estão frutificando, por exemplo, eu não borrifo, "dou de mamar" usando uma seringa com água.
 
Borrifadores de bolos? Não :LOL: São borrifadores "genéricos"... É que há "infinitos" modelos diferentes.

:roflmao::roflmao::roflmao:

Realmente pelo jeito que escrevi parecia que eu tava perguntando se tinha borrifador feito especialmente pra bolos hehehehe, mas o que eu quis dizer é isso mesmo que você respondeu, se tem um padrão melhor pra usar nos bolos. E legal a ideai da seringa com água.
 
Back
Top