Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo - MDK

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos micologistas, venho aqui compartilhar com vocês meu primeiro cultivo dos sagrados!

Primeiramente queria agradecer a comunidade como um todo por todo conteudo disponivel gratuitamente com o qual sem eu não poderia ter dado inicio a meu cultivo.. Enfim sem mais delongas...

Metodo de cultivo PFTek padrão (Arroz + Vermiculita)
Strain: MDK

No dia 22/03 Esterilizei 4 copos com arroz e vermiculita na PP durante 1h, esperei a panela esfriar, enquanto a panela esfriava fiz uma seringa de 10ml com os esporos e coloquei na geladeira até a panela esfriar completamente... após a panela ter esfriado acendi o fogão passei alcool em toda porta do fogão, tirei os copos da panela, flambei a agulha da seringa a cada novo copo..

No dia 26 já podia ver sinal de micelio nos 4 copos, porém um deles continha manchas verdes, posteriormente identificado como Duende Verde, descartei o copo e fiquei com os 3 restantes que atualmente 30/03 estão assim(ver anexos).

O que acham, o micelio está colonizando bem para uma semana?! Atualmente os copos estão dentro de uma caixa de isopor, a temperatura esta oscilando entre 25 e 28º


Bom é isso ai, conforme o micelio for evoluindo vou atualizando!
 

Anexos

  • 11104154_10155341911200392_496670668_n.jpg
    11104154_10155341911200392_496670668_n.jpg
    52.8 KB · Visualizações: 114
  • 11106250_10155341911165392_736900981_n.jpg
    11106250_10155341911165392_736900981_n.jpg
    53.1 KB · Visualizações: 105
  • 11106378_10155341911125392_816375574_n.jpg
    11106378_10155341911125392_816375574_n.jpg
    44.9 KB · Visualizações: 107
Será que é contaminação aquela faixa preta perto da boca dos copos?
:rolleyes:


Pqp que povo teimoso, não perceberam a velocidade que essa coisa tá avançando no copo? De qualquer forma, acho até bom ele não jogar fora e deixar colonizar completamente, assim os céticos que acham que eu to falando besteira vão quebrar a cara. Vcs do CM ainda tem muito que aprender comigo.
 
Última edição:
Última edição:
Caro @Lwalker, me desculpe pelo offtopic, mas certos comentários não podem ficar em branco. Se o offtopic se estender demais moverei para outro tópico.

Vcs do CM ainda tem muito que aprender comigo.

Rapaz, abaixa esse ego aí. Justamente por comentários como esses (e tantas outras pérolas suas) é que todo mundo aqui já sacou que é você que precisa aprender muito com os próprios cogumelos. Ou, no fundo você é apenas um troll com crise de identidade, porque é um alguns posts você diz dominar bem o cultivo (e debocha dos que optam por técnicas simples), em outros, faz perguntas de inciantes. Seja o que for, comporte-se ou você perderá o que lhe resta de credibilidade nessa comunidade.

EDIT: O seu "discordar" reforça ainda mais o que acabei de dizer. Grato!
 
Última edição:
Rapaz, abaixa esse ego aí. Justamente por comentários como esses (e tantas outras pérolas suas) é que todo mundo aqui já sacou que é você que precisa aprender muito com os próprios cogumelos. Ou, no fundo você é apenas um troll com crise de identidade, porque é um alguns posts você diz dominar bem o cultivo (e debocha dos que optam por técnicas simples), em outros, faz perguntas de inciantes. Seja o que for, comporte-se ou você perderá o que lhe resta de credibilidade nessa comunidade.

Quem precisa baixar o ego nessa história é você. Não é porque uma pessoa é iniciante que significa que ela não possa saber de algo que outro cultivador mais experiente não saiba ou vice versa. Ninguém nunca vai saber de tudo, todos estamos em constante aprendizado e é para isso que estamos aqui, para trocarmos conhecimentos.

Não é a minha intenção ferir o ego de ninguém que cultiva há mais tempo do que eu. Eu só fico indignado que pessoas supostamente "experientes" continuem insistindo num erro tão óbvio.
 
Última edição:
Bem legal seu procedimento, bem próximo do que eu pretendo fazer no primeiro cultivo.

Espero que esteja tudo bem com a colonização, sem contaminantes. Aguardando os resultados da frutificação, tô apostando que vai ter um ótimo rendimento. :)
 
Conta ai pra gente, como que anda o cultivo de aspergillus?

Não era mofo preto?

Você agora anda confundindo aspergillus com mofo preto?
 
Na verdade mofo preto é apenas uma designação genérica à espécies de mofos com essa coloração, Aspergillus Niger é um deles.

Mas na verdade não é Aspergillus niger a espécie de fungo competidor que ocorre comumente em meios de cultura de cogumelos, não?

Os Aspergillus comuns em meio de cultura de cogumelos são comumente denominados de bolores verdes. Verde-azulados, para ser mais exato.
 
Fotos de sexta:
WfvAskl.jpg
TYZT5Ll.jpg
GJQdK6X.jpg

Os copos estão demonstrando uma coloração amarelada que me foi dito pelo @Arcturus que pode ser devido ao calor excessivo... estes copos estão com mais de 1 mês de colonização.. me foi dito que pode ser falta de troca gasosa que esta atrasando a colonização 100% deles, hj dei uma olhada e me parece 100%, será que da pra aniversariar já?!
 
Há quanto tempo estão 100%?

É bom esperar tipo uma semana após chegar a 100% colonizado para aniversariar. Aí é só fazer um dunk e um roll e colocar no terrário.

Já faz mais de uma semana que eles estão assim de acordo com as fotos Ecuador.. vou fazer um dunk de 24h hoje então e amanha aniversario!
 
Bom ontem fui retirar os bolos dos copos, e os bolos da foto 1 e 3 que postei acima estavão contaminados por trichoderma (duende verde) acima do selo de vermiculita do copo, optei por descarta-los. Estou com um copo ainda em colonização, acredito que esteja faltando troca de ar para o mesmo avançar... o @Arcturus havia me sugerido tentar dar uma folgada no papel aluminio tomando cuidado para não rasga-lo, tentei faze-lo mas acho que não deu muito certo pois o copo continua estagnado.. a @Champis havia me dito que ela em uma situação parecida havia esterilizado um garfo e feito furos no aluminio para tentar aumentar a troca de ar.. Além desses 3 copos eu inoculei 3 potes PP com a receita pftek padrão utilizando uma CL que fiz a partir de milho colonizado que eu possuia, até agora não vi sinais de micelio mas estou torcendo para que apareça logo logo, pois apesar de estar com um monotube em estado de colonização queria também ter bolos já que foi onde começei nos cultivos. Mais tarde posto fotos dos potes PP!
Obrigado!
 
Inoculados com CL costumam levar 3 dias para surgirem os primeiros sinais de micélio. Depois poste fotos dessa parte não colonizada, suspeito que possa haver excesso de água, compactação ou alguma bactéria, pois isso não é normal, a não ser que a troca gasosa ainda não tenha sido alcançada.
 
Bom ontem fui retirar os bolos dos copos, e os bolos da foto 1 e 3 que postei acima estavão contaminados por trichoderma (duende verde) acima do selo de vermiculita do copo, optei por descarta-los.

A contaminação era somente acima do selo de vermiculita?
 
Deveria ter arriscado colocar os bolos no terrário, após tirar a vermiculita contaminada e talvez limpar com água oxigenada a parte de baixo dos bolos.

De qualquer forma essa contaminação na vermiculita é meio estranha. Não tem alimento para um contaminante na vermiculita.

Pois é, não raciocinei no momento, erro de principiante, nem pensei em enterra-los também, joguei tudo no lixo... mas da nada bola pra frente, os proximos vão vingar... entao realmente é estranho, tinha um selo de uns 2cm de vermiculita no topo do copo... e o verde estava somente por ali..
 
Back
Top