Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Lutando contra o frio

Diário de cultivo completo.
Raças
Cambodian
Inoculação
01/06/2021
Inoculação via
Cultura Líquida
Assepsia (Inoculação)
Glovebox
Aniversário
30/06/2021
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
Casing
Substratos
Arroz e Vermiculita

Sumário​

Olá pessoal! Que prazer em poder compartilhar um pouco do que venho aprendendo ultimamente. Meu cultivo com 3 casings para já ir aprendendo a lidar com o terrário, também tenho um carimbo de esporos para poder fazer meus PF Teks em breve. Segue o que aprendi até agora.

Preparação do Terrário​

30, Jun. 2021

Montei o terrário utilizando uma caixa organizadora de 30L, fiz 2 furos em cada lateral e cobri com tecido TNT, fiz mais 1 furo nos lados menores e cobri com lã acrílica.
Cobri com perlita e depois preenchi de água mineral até chegar um pouco antes do nível da perlita, depois joguei uma colher rasa de água sanitária. Preenchi uma garrafa de vidro (suco de uva 1,5L) com água e inseri um aquecedor de aquario, fechei bem com fita isolante, instalei o termômetro adesivo no meio da caixa, posicionei os casings por cima da perlita e fechei a caixa com a tampa. Liguei o aquecedor em um filtro de linha anti-surto de boa qualidade (proteje contra raios). Posicionei o terrário em um banheiro que quase não uso, encima da pedra de mármore (achando que seria um local com uma boa ventilação e luz indireta, mal sabia eu)
WhatsApp Image 2021-06-30 at 20.42.27 (1).jpegWhatsApp Image 2021-06-30 at 20.42.27.jpeg

Foi aí que começou a luta, percebi que a água da garrafa estava aquecida, porém o resto da caixa não saia dos 14ºC, essa semana foi a semana que mais fez frio aqui em Curitiba, chegando a fazer -1ºC de noite. Precisava fazer alguma coisa, mas não sabia o que ainda...


Submergindo o Aquecedor​

1, Jul. 2021

Depois de algumas pesquisas e recomendações, subi o nível da água mineral da caixa até um nível que eu pudesse submergir o aquecedor (10w), mantendo a perlita por cima. (agora esquenta essa parada, pensava eu, inocente.)

WhatsApp Image 2021-07-01 at 17.57.39.jpeg
A temperatura subiu para 16ºC durante o dia, mas à noite continuava 14ºC ou menos, coloquei uma toalha por baixo da caixa pra ver se a pedra roubava menos o calor, mas como o furo estava baixo acabou molhando tudo e nada mudou. (Qual seria a saída?...estava começando a ficar chateado 😥)

Ligando o Modo PRO - Terrário 2.0​

3, Jul. 2021

Frustrado com minha tentativa, resolvi chutar o balde e tentar profissionalizar o negócio. Resolvi mudar o local de cultivo para um quartinho que tenho ao lado da garagem, agora encima de uma mesa de madeira, esse ambiente fica embaixo da sala de estar, então não pega muita iluminação indireta e também não muito circula o ar, porém me pareceu mais quente que o banheiro pelo menos. Fui às compras e trouxe para casa:
  • Caixa Organizadora 50L. Algumas pessoas me recomendaram aumentar o tamanho da caixa pois para 3 casings aquela estava pequena. Acabei encontrando essa no Condor daqui da cidade, que estava mais barata que a de 30L da Tramontina (me lembrem de atualizar a marca aqui). Foi bom porque tinha feito os furos da outra muito baixos, não ia dar a altura pra cobrir o termostato.
  • Termostato de 100W. Descobri que o termostato é melhor pois ele não fica o tempo todo ligado, você regula a temperatura que quer a água e quando ele chega nela, automaticamente desliga. O vendedor recomendou comprar logo um de 100w pois gera mais "folga" pra ele aquecer).
  • Termo higrômetro com sonda. Esse da Akso é certificado, já vem com a umidade relativa calibrada, porém descobri que o medidor de umidade fica interno, meu plano era usar só a sonda então não fez muita diferença 🤡.
  • Compressor de Aquário. Queria ter certeza de que a troca de ar estava sendo suficiente para as 3 crianças, mas peguei o mais barato da loja mesmo.
Montei tudo bonitinho, usei 3 copos para apoiar uma bandeja plástica, onde coloquei os casings (depois de tudo isso, não tinha como essa bagaça continuar fria :sorrateiro:)

IMG_20210703_220812.jpg

E realmente, a parada esquentou! Na foto tinha acabado de colocar então desconsiderem o valor medido no higrômetro.

IMG_20210703_215635.jpg

Finalmente chegou no valor que eu queria(23ºC)! Porém eu senti que a bandeja estava bem mais quente, coloquei o termômetro adesivo que veio na bandeja (mesmo não confiando muito na medição dele) e percebi que ele estava marcando quase 32ºC! Eu precisava esfriar (Não acaba esse esquenta/esfria, que coisa! :cautious:)

Calibragem Fina da Temperatura / Casings Estacionados​

8, Jul. 2021

Baixei a temperatura do termostato pra 24ºC, e coloquei mais um pote plástico entre o apoio dos copos e a bandeja, na tentativa de afastar ela da água/perlita. Agora na bandeja fica em ~26ºC e na sonda do higrômetro fica em 21ºC (um pouco pra cima dos casings).

IMG_20210704_202810.jpg

Como a condensação da água estava bem densa na tampa, me recomendaram inclinar um pouco a caixa pra tentar fazer as gotas escorrerem para o lado e não caírem sobre os casings. Aparentemente não funcionou muito bem. (alguém tem uma dica melhor?)

IMG_20210705_174427.jpg
Como já fazem 8 dias desde o aniversário (6 dias da versão 2.0 ) e até hoje o micélio não tomou conta do casing nem um pouquinho, estou achando que ele pode ter dado uma desidratada quando ficou muito quente, ou sofreu muito nessa alteração de ambiente/temperatura. Estou borrifando água fervida por cima dos casings para ver se recupero um pouco da umidade, meu plano é que se até terça-feira nada mudar, vou fazer um cold dunk pra ver se o micélio se re-hidrada e começa a frutificar. (mexe pra lá, mexe pra cá da pêga 😅)

Bom, por enquanto é isso, pretendo comprar essa semana uma grelha pra poder colocar na bandeja, aí os casings ficam afastados e eu posso aumentar a temperatura depois que começar a pinar, sem me preocupar se a bandeja está aquecendo (e ressecando) eles. O @Texugo me deu a dica de procurar por "Grelhas de Resfriamento" em lojas de confeitaria. Depois mostro a que eu comprar, mas o esperado é encontrar algo tipo isso:

WhatsApp Image 2021-07-08 at 19.13.56.jpeg

Temperatura OK / Lidando com Umidade Saturada​

12, Jul. 2021

Encontrei a bendita da gradinha! Ela serviu como uma luva na minha bandeja, nem precisou de apoio nos pés pra ficar suspensa. Encontrei em uma casa de bolos como grade de resfriamento mesmo.
Subi a temperatura do termostato para 28ºC. Agora o terrário está ficando em ~24ºC. Coloquei um termômetro químico mesmo conforme o @TupacWari indicou, mas está pau a pau com o higrômetro da Akso, foi bom para tirar a dúvida da precisão da medição.

WhatsApp Image 2021-07-10 at 16.44.11.jpeg

Um problema que estou tendo agora é umidade demais, a água condensa na tampa e acaba respingando muito dentro do terrário e bolos, principalmente quando retiro a tampa para fazer a ventilação. Substitui o TNT de 2 furos por uma camada dupla de tela mosquiteiro, na tentativa de fazer o ar circular mais e retirar a umidade.
WhatsApp Image 2021-07-13 at 09.01.49.jpeg

WhatsApp Image 2021-07-13 at 09.01.49 (1).jpeg

Isso está me deixando meio preocupado pois os bolos não saem do lugar, o micélio não avança.
Caso as telas não funcionem minhas próximas tentativas serão:
  1. Aumentar a quantidade de perlita e nivelar ela melhor na caixa
  2. Colocar arigla expandida por cima da perlita
  3. Fazer 2 ou 3 furos na tampa e cobrir com tela mosquiteiro
  4. Em último caso, deixar a tampa meio aberta (não queria pois tenho medo de entrar insetos/contaminação).

Por enquanto é isso. Seguimos na luta...

Temperatura OK / Umidade OK​

13, Jul. 2021

Bom, aparentemente a tela mosquiteiro resolveu o lance da umidade, coloquei o higrômetro lá dentro e tem ficado ~93%. Então fiquei mais tranquilo (aprendi que no primeiro cultivo tudo é 90% neura e 10% realidade 😅 )
E eles finalmente começaram a pinar!
IMG_20210713_184204.jpg

Galerinha Crescendo!​

15, Jul. 2021
Rapidamente os pins começaram a tomar forma, inclusive um deles se despontou e acabou abrindo o chapéu bem antes dos outros, então resolvi colher pra fazer um carimbo e começar a desidratar a estipe.
IMG_20210715_065913.jpg
IMG_20210716_135910.jpg
IMG_20210715_065947.jpgIMG_20210715_163108 - Copia.jpgIMG_20210715_071105.jpgIMG_20210715_071130.jpg

Estou felizão! Primeiro flush quase completo, faltam uns 2 pins menores. O outro bolo dele abrir em breve

2º Flush​

1627497037246.png
1627497055659.png
1627497102852.png
Aproveitei e fiz um saquinho um pouco mais organizado para secar os cogus...

Agora foram pra geladeira novamente, vamos ver se vem o terceiro flush!

3º Flush​

1629464752457.png1629464792900.png
Vieram tímidos mas estou muito feliz com tudo.
Gostaria de agradecer todos que me ajudaram e os que tiverem alguma dúvida podem contar comigo, estou disposto a compartilhar tudo que estou aprendendo!

Muito obrigado se você leu até aqui, bora para as próximas jornadas!
 

Anexos

  • 1627497087059.png
    1627497087059.png
    527.7 KB · Visualizações: 20
Última edição:
Alguém tem uma ideia melhor?
Um problema que estou tendo agora é umidade demais, a água condensa na tampa e acaba respingando muito dentro do terrário e bolos, principalmente quando retiro a tampa para fazer a ventilação. Substitui o TNT de 2 furos por uma camada dupla de tela mosquiteiro, na tentativa de fazer o ar circular mais e retirar a umidade.
View attachment 200785

View attachment 200786

Isso está me deixando meio preocupado pois os bolos não saem do lugar, o micélio não avança.
Caso as telas não funcionem minhas próximas tentativas serão:
  1. Aumentar a quantidade de perlita e nivelar ela melhor na caixa
  2. Colocar arigla expandida por cima da perlita
  3. Fazer 2 ou 3 furos na tampa e cobrir com tela mosquiteiro
  4. Em último caso, deixar a tampa meio aberta (não queria pois tenho medo de entrar insetos/contaminação).

Por enquanto é isso. Seguimos na luta...
 
Conseguiu resolver o problema de condensação na tampa?

E obrigado! Eu vou fazer meu primeiro terrário e estava pensando em algo parecido com o seu. Serviu de modelo para o meu.
 
Conseguiu resolver o problema de condensação na tampa?

E obrigado! Eu vou fazer meu primeiro terrário e estava pensando em algo parecido com o seu. Serviu de modelo para o meu.
Opa fico feliz que tenha ajudado!
Então cara, eu troquei mais um TNT por Tela mosquiteiro, melhorou mas não resolveu 100%
Para os próximos vou testar usar só tela mosquiteiro. Mas como o frio já está baixando pode ser que eu não use mais o termostato submerso aí esse problema da condensação não deve rolar.
Qualquer coisa só falar aí cara e boa sorte no seu cultivo!
Abraço
 
Back
Top