Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Keepers Creepers

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal!

Eis aqui o meu primeiro cultivo dos mágicos.

Minha ideia inicial era levar o cultivo do início ao fim, para depois publicá-lo completo. Resolvi compartilhar agora pois vi sinal de contaminante em um dos copos e gostaria de uma ajuda pra confirmar.

Raça: Keepers Creepers
Data de inoculação: 11/4/2015 - 4 copos de 300ml
2ª Data de inoculação: 24/4/2015 - 5 copos de 300ml
Seringa: 20ml, preparada um dia antes da inoculação e guardada na geladeira
TEK: Bolo PF
Substrato: Arroz integral orgânico (levemente triturado) + Vermiculita + Água mineral (1 copo / 2 copos /1 copo, respectivamente)
Temperatura da minha cidade: entre 18º e 25º
Possível erro: vermiculita muito úmida; não ter limpado com álcool a vasilha na qual preparei o substrato

Tratei de ler bastante o material do fórum até sentir que estava preparado para dar os primeiros passos. Cheguei a pensar em ousar um pouco e ir direto pro casing, usar milho, mas resolvi dar um passo de cada vez.

Me preparei muito para fazer as seringas de esporos. Limpei todo o quarto, passei desinfetante, usei touca, luvas e máscara, aquela coisa toda. Chegou na hora H, quarto fedendo a Lysol, vela acesa do lado para a seringa, movimentos ligeiros e calculados, até que... puxei uma das seringas muito forte e a parte de trás saltou pra fora, jorrando água com esporos. Aí quebrou o clímax. Mas consegui retomar. Em seguida furei um dedo com a seringa na hora de tampar a agulha.:unhas: Fora isso, tudo certo!:cool:

No dia seguinte esterilizei 4 copos de 300ml durante 1h em panela de pressão, esperei umas 6h pra esfriar e inoculei. Usei uma seringa de 20ml para os 4. Meu plano era usar meia seringa, mas acabei me atrapalhando um pouco com a precisão e com a pressa de fazer tudo rápido e acabou indo uma inteira - 5ml pra cada copo. Após inocular, cobri os copos com outra folha de papel alumínio e fechei com fita isolante.
Como a temperatura na minha cidade está relativamente boa, girando em torno dos 25º, optei por apenas colocar os copos numa caixa de isopor de 12L durante a incubação, sem aquecedor

Dia 16/4 (5 dias após a inoculação). Primeiros sinais de micélio:

IMG_20150416_203130199.jpg IMG_20150416_203133405.jpg

Dia 20/4 (9 dias após a inoculação). Na segunda foto está um possível sinal de Cobweb, mais explicado logo abaixo. As duas últimas fotos são do mesmo copo, no qual o micélio crescendo apenas de um lado. Os outros copos estão sendo colonizados por todos os lados.

IMG_20150420_214205936.jpg IMG_20150420_214126451.jpg IMG_20150420_214052147.jpg IMG_20150420_214142681.jpg IMG_20150420_214150565.jpg

Dia 01/5 (20 dias após a inoculação). Nas duas primeiras fotos está o copo citado acima, que me parece um sinal de Cobweb, pois o micélio à esquerda está com um tom um pouco mais cinza do que o da direita, além de estar crescendo com um formato diferente - mais simétrico, em formato de circulo, enquanto as outras partes crescem mais disformes . O que vocês acham? Nas três últimas fotos, segue o copo que está sendo colonizado apenas de um lado.
IMG_20150501_220150922.jpg IMG_20150501_220143968.jpg IMG_20150501_220207583.jpg IMG_20150501_220213676.jpg IMG_20150501_220329568.jpg IMG_20150501_220240683.jpg IMG_20150501_220231082.jpg

No dia 24/4 inoculei mais 5 copos, preparados da mesma forma e coloquei junto aos outros na caixa de isopor. Ontem, 7 dias depois, vi sinais mínimos de micélio neles. Um dos copos trincou, resolvi deixar do lado de fora da incubadora para observar o que acontecerá.

Em breve arrumarei o terrário, já estou com todos os materiais separados. Será em caixa organizadora, no estilo do guia para iniciantes do @tupy

Agradeço principalmente ao @Cosmik, @Ecuador, @tupy, @Salaam`aleik, @beraldo, @Anatman, @Mauricio, @RainSpirit @Amaral e, é claro, à Biblioteca!
Todos os citados foram os que mais me ajudaram, direta - pelo chat - ou indiretamente - por material publicado com explicações claras.
 
Na segunda foto está um possível sinal de Cobweb, mais explicado logo abaixo. As duas últimas fotos são do mesmo copo, no qual o micélio crescendo apenas de um lado.

Não é cobweb, mas sim um micélio algodoado. Em relação ao micélio crescer apena de um lado, não se preocupe, é comum acontecer. Pode ser que um lado está um pouco seco, ou mais frio, ou é um setor mais "preguiçoso".

Cobweb é um parasita do micélio, é raro ocorrer nessa fase do cultivo. Porém é comum em casings.

O que vocês acham?

Todos os copos estão saudáveis, progredindo em um ritmo bom.

Sucesso!! :)
 
em seguida furei um dedo com a seringa na hora de tampar a agulha.
Cara! issso aconteceu comigo tambem, jorrou sangue pra todo lado... Brinquei com meu amigo que isso resultaria numa mutacao gerando uma strain nova :LOL:
Parabens pelos copos, parece promissor. Nao conheco essa strain, irei acompanhar. :ler:
Boas energias pra esse micelio ai.
Paz
 
Boa sorte no cultivo, esperando ansiosamente mais atualizações. :bigode:
 
Na última semana a temperatura na minha cidade despencou quase 10º. Agora durante a noite está uns 15º e durante o dia 20º.
Percebi que os micélios deram uma freada, estão crescendo num ritmo mais lento.
Como a incubadora de isopor está cheia e não há lugar para colocar um aquecedor, enrolei a mesma em duas toalhas, como se fosse um cobertor. Espero que isso ajude a segurar um pouco a queda de temperatura.
 
Na última semana a temperatura na minha cidade despencou quase 10º. Agora durante a noite está uns 15º e durante o dia 20º.
Percebi que os micélios deram uma freada, estão crescendo num ritmo mais lento.
Essa oscilacao de temperatura retarda muito o desenvolvimento.

Como a incubadora de isopor está cheia e não há lugar para colocar um aquecedor, enrolei a mesma em duas toalhas, como se fosse um cobertor. Espero que isso ajude a segurar um pouco a queda de temperatura.

Evite desenrolar por curiosidade e deixe uns 10 dias assim nas toalhas.
 
Na última semana a temperatura na minha cidade despencou quase 10º. Agora durante a noite está uns 15º e durante o dia 20º.
Percebi que os micélios deram uma freada, estão crescendo num ritmo mais lento.
Como a incubadora de isopor está cheia e não há lugar para colocar um aquecedor, enrolei a mesma em duas toalhas, como se fosse um cobertor. Espero que isso ajude a segurar um pouco a queda de temperatura.
Aqui aconteceu o mesmo( será que somos vizinhos?) e tb notei uma diminuição no ritmo de frutificação... Eles não pararam, mas desaceleraram.... Depois que eu coloquei um estabilizador antigo q tinha encostado no terrario, a temperatura subiu e eles esto a todo vapor.

Usando à incubação, eu to fazendo a minha colocando os potes em cima da geladeira. Tem um móvel acima e coloco no espaço entre o móvel e a geladeira. Ali fica mais quentinho e facilita a vida ;)
 
Está indo muito bem! Sucesso para você, que venham mais informações sobre este cultivo, irei acompanhar. Fica na paz! :):contente:
 
Gostei, mesma strain do meu primeiro cultivo! :)

Puxa, eu comprei um termostato, ainda nem tenho tudo pra fazer o cultivo, mas já pedi o termostato. Moro na região do Grande Rio, então a temperatura é bem adequada pra cogumelo, exceto no inverno. Então, pra não arriscar e ter a melhor experiência possível, termostato na cabeça.

O que eu comprei foi esse daqui do ML, e depois tem comprar os fios e a resistência (sugerem ser resistência de aquário), pois "cooler" só vou precisar na época do verão ("rio 40 graus...")

Edit: @Nasciss me deu a dica de que em loja de aquário se consegue termostato mais barato.

E vamos acompanhando.
 
Última edição:
Dei uma espiada rápida hoje.
Todos os copos parecem estar progredindo, exceto o copo cujo micélio está colonizando apenas de um lado - esse parou totalmente, segue igual há 10 dias. Os demais estão num ritmo estável, alguns quase prontos.
 
Espiei de novo ontem de noite, mas estava sem câmera para tirar fotos.
Os 5 copos inoculados no dia 24/4 estão todos quase finalizados. Os 4 copos inoculados no dia 11/4 ainda estão um pouco lentos, apenas 1 está quase todo colonizado - o restante segue muito lento. Domingo pretendo construir o terrário.
 
Pessoal, apenas 2 dos 9 copos estão 100% colonizados. Os demais estão entre 60 e 80%, e nao aparentam estar progredindo. Amanha completam 2 meses desde a primeira inoculação.
O que vocês sugerem? Devo aniversariar os 2 bolos que já estão prontos? Limpo o substrato de todos os bolos capengas e tento colocá-los para frutificar? Ou pego todas as partes colonizadas e tento fazer um casing? Não quero perder esses bolos! :(
 
Acabei de retirar o bolo do copo.
Tem uma parte dele que não está colonizada, como aparece na foto.
Devo fazer o dunk mesmo assim, ou coloco no terrário direto?
 

Anexos

  • IMG_20150611_213351489.jpg
    IMG_20150611_213351489.jpg
    26.5 KB · Visualizações: 57
  • IMG_20150611_213406782.jpg
    IMG_20150611_213406782.jpg
    28.2 KB · Visualizações: 52
Eis o meu humilde terrário, com um único bolo.
Aniversariei dois, o da foto da postagem anterior (que achei melhor aproveitar a parte colonizada, limpar o substrato e colocar no terrário do que perdê-lo), e outro, que ficou 100% colonizado e fiz um dunk - amanhã tirarei da geladeira para botar no terrário.
 

Anexos

  • IMG_20150611_234120984.jpg
    IMG_20150611_234120984.jpg
    76.5 KB · Visualizações: 61
Back
Top