Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático primeiro cultivo - hawaiian e hillbilly

Diário de cultivo problemático.
ai vao fotos da minha primeira tentativa de cultivo. sao quatro vidros de pipoca com strain hillbilly e 3 vidros de pipoca e um de FAI com a strain hawaiian. as fotos sao depois de 4 dias de inculacao. apeasr de os vidros de pipoca parecerem muito umidos e apresentarem suor eu boto fe e acho que vai sair tudo bem. :cool:
DSCN1236.JPGDSCN1237.JPGDSCN1238.JPGDSCN1239.JPG
 
ae cas... me matou de inveja com esses potinhos da balls... onde achou pra coomprar?
ah!!!
vai se ssurpreender com os hillbilly!!!
nao sao cubensis comuns, sao mini-cogumelinhos que brotam as centenas!!!
achei-os lindos e delicados, porém aina nao experimentei sua potencia.
 
Fala casgoodie


Será uma grande contribuição para o fórum a descrição detalhada do cultivo dessas 2 strains.

Estaremos a disposição para qualquer dúvida que tenha.

Sucesso, muitos cogumelos e muitos carimbos.
 
valeu pelos comentarios. o metodo de inoculacao foi:
2 seringas de esporos que acabaram germinando enquanto no correio, entao literalmente inoculei com cultura liquida, adiantando o processo em alguns dias. os potes sao da Kerr, eu estou na gringolandia por isso consegui esses potes. infelizmente nao tenho glovebox mas inoculei numa superficie limpa e com lysol em tudo. o mais impressionante foi nao ter usado panela de pressao, a pipoca ficou de molho 48h e depois fervida 2 vezes com 24h entre as duas fervidas. hoje um dos potes apresenta micelio rizomorfico, vou manter atualizado esse cultivo e espero que possa completar o diario. eu nunca vi nenhum tipo de cubensis sem ser no pasto entao vai ser legal ver esse hillbilly. paz e luz
DSCN1227.JPGDSCN1229.JPG
 
valeu pelos comentarios. o metodo de inoculacao foi:
2 seringas de esporos que acabaram germinando enquanto no correio, entao literalmente inoculei com cultura liquida, adiantando o processo em alguns dias. os potes sao da Kerr, eu estou na gringolandia por isso consegui esses potes. infelizmente nao tenho glovebox mas inoculei numa superficie limpa e com lysol em tudo. o mais impressionante foi nao ter usado panela de pressao, a pipoca ficou de molho 48h e depois fervida 2 vezes com 24h entre as duas fervidas. hoje um dos potes apresenta micelio rizomorfico, vou manter atualizado esse cultivo e espero que possa completar o diario. eu nunca vi nenhum tipo de cubensis sem ser no pasto entao vai ser legal ver esse hillbilly. paz e luz


Fala casgoodie

O milho é muito interessante em 2 aspectos:

1- Vantagem

Coloniza muito rápido.

É um substrato que dá uma vantagem grande ao micélio do cubensis frente a outros que concorrem pelo substrato.

Estando toda superfície do grão colonizada é difícil outro microorganismo se instalar.

2 - Desvantagem

O grão é volumoso e duro.

O interior demora ser alcançado pelo micélio.

Isso é que faz do milho um excelente substrato para casing.

A reserva de nutrientes no interior do grão alimenta o micélio durante um bom tempo.

A desvantagem é que se algum insento ou microorganismo estiver instalado lá no interior do grão, derrepente rompe uma contaminação quando o milho está 100%.

Então a melhor maneira de evitar é:

Depois do molho, cozinhar para amolecer.

Em seguida cozinhar o grão sob pressão durante 50 minutos no mínimo.

Assim o interior do grão é esterilizado.
 
só por curiosidade:
hilbilly nao necessita dunk/cold shock.
pode deixar ele colonizar 100% e já aniversariar (no caso do bolo PF).
o que "desperta" os mini-gigantes é o choque de oxigenio.
Esses meninos ADORAM uma troca de ar potente.
 
eh, eu esqueci de falar que cozinhei o milho por um bom tempo ate amolecer um pouco, eu acho que as 48h de molho e cozinhando o milho antes de ferver ajuda bastante pra quem nao tem panela de pressao. tudo isso contribiu pra pre germinacao de contaminantes e assim depois de todo esse longo processo ja diminui bastante a chance de atacarem o micelio. o meu terrario vai ser simples com perlite, alguns furos com algodao de polyester e vou abanaro maximo possivel. honsetamente estou mais entusiasmado com o hillbilly, parece ser mais exotico....
 
atualizacao

hoje eh o dia 7 depois da inoculacao dos vidros. sempre ouvi deizer que milho coloniza muito rapido em ate 7 dias. nao pra mim, pode ser que meu cultivo nao eh padrao nem perfeito e os vidros estejam muito umidos, mas estao crescendo. me arrependi so de ter feito 1 vidro de FAI e o resto de milho. as fotos mostram o crescimento do micelio e uma foto de cultura liquida que fiz com o resto das seringas. estao indo bem tambem- agua e karo sem esterilizar, eu acho que se tentar inocular com essa mistura deve contaminar por nao ser pasteurizado mas vou tentar. ate mais
DSCN1241.JPGDSCN1242.JPG
 
atualizacao

hoje eh o dia 7 depois da inoculacao dos vidros. sempre ouvi deizer que milho coloniza muito rapido em ate 7 dias. nao pra mim, pode ser que meu cultivo nao eh padrao nem perfeito e os vidros estejam muito umidos, mas estao crescendo. me arrependi so de ter feito 1 vidro de FAI e o resto de milho. as fotos mostram o crescimento do micelio e uma foto de cultura liquida que fiz com o resto das seringas. estao indo bem tambem- agua e karo sem esterilizar, eu acho que se tentar inocular com essa mistura deve contaminar por nao ser pasteurizado mas vou tentar. ate mais

o aspecto de tudo está OTIMO.
chegou a hora de agitar os graos.
deite o pote na mesa e dê 3 ou 4 voltas pra frente e para trás. evite CHACOALHAR o bolo, só mexa o suficiente pros graos se soltarem. nao há problema algum se a vermiculita se misturar ao milho.
nao precisa misturar os bolos de FAI.
está tudo otimo, e os primeiros bolos de hillbilly se mostraram bem lentos aqui.
linda foto da Cultura liquida , parabens.
por curiosidade: essa LC é proveniente da MISTURA de esporos de strains diferentes?
 
atualizacao

legal que voce acha que esta indo bem. eu pensava que so deveria rolar os vidros de pipoca quando tivesse mais colonizado, vc garante que ja eh hora de rolar os graos? a LC eh de hillbilly apenas, tenho outra com hawaii, mas nao tem foto. valeu pelos comentarios
 
a hora é essa mesmo,mas nao garanto nada.
vamos rever a "teoria"
agita-se graos alguns dias após a inoculaçao para evitar a formaçao de CLUSTERS.(nós)
Promovendo assim um rapido crescimento algodoado sobre a superficie dos graos inteiros.
SO NAO VAI CHACOALHAR TUDO QUE NEM SE FOSSEM MARACAS!:mad:
quer garantia maior?
 
eu rolei os vidros depois da ultima mensagem, faz sentido e tem uns dois clusters mesmo. a vermiculita ficou praticamente em seu devido lugar ainda bem. eu acho dificil morrer tudo por causa do rolamento e se isso acontecer nao tem como saber se foi essa a causa. daqui a alguns dias eu posto mais fotos do andamento, falow!
 
incubadora

segue a foto da incubadora: duas caixas de plastico, sendo uma com agua e aquecedor de aquario e outra onde vao os vidros a serem incubados
DSCN1244.JPGDSCN1245.JPG
 
Olá casgoodie, seu cultivo está muito interessante, quanto a lentidão dos copos com milho você pode relaxar que é normal demorar um pouco mais quando se tem muita umidade no copo, na proxima vez tente deixar o milho mais seco, o grão é capaz de absorver a agua necessaria para o micelio se desenvolver, no meu cultivo os 5 copos preparados com milho ficou com o aspecto que o seu está, demorou um pouco, mais todos os copos colonizarão e sem perda para contaminação.
Como todos no forum estou ansioso pelo hillbilly, continue postando fotos e descrições detalhadas para sanar essa nossa curiosidade.
:D

Abração, até mais.
 
E essa parada ai parecendo com um iPod é um controlador de temperatura? Pode dar mais informaçoes, preço, caracteristicas e onde comprou?:D

E é claro
GOOD VIBES TO YOUR GROWTH:cool:

Peace
 
realmente os copos estao lentos. estou preocupado de nao poder dar a luz aos copos pois nao tenho muito tempo. eu vou inocular mais 8 potes com pan cyans esse fim de semana pra ver se vao mais rapido.

o negocio eletronico na foto mede duas temperaturas e humidade relativa. tem um fio que mede uma temp. o proprio aparelho mede outra temp. e humidade. infelizmente foi comprado no radioshack , nao sei se tem no brasil, mas o site eh radioshack.com

ate mais
 
Não ter tempo é um problema para quem cultiva cogumelos, como o NeuroFx diz: "O micelio não é seu escravo!"
Não é possivel fazer ele se comportar da forma como nós queremos!!!

Fica tranquilo que está tudo ok, basta ter calma! (olha quem fala, mal consigo durmir esperando os pins!!!) :D

Abraços.
 
to ligado, eh foda saber que tenho dias contados. tenho tantos dias pra esperar colonizar o resto do milho, fazer o casing e esperar abrir os primeiros chapeus pra pegar um print pelo menos, ja nao tenho nem mais unha pra roer....
 
Back
Top