Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático primeiro cultivo - hawaiian e hillbilly

Diário de cultivo problemático.
ai vao fotos da minha primeira tentativa de cultivo. sao quatro vidros de pipoca com strain hillbilly e 3 vidros de pipoca e um de FAI com a strain hawaiian. as fotos sao depois de 4 dias de inculacao. apeasr de os vidros de pipoca parecerem muito umidos e apresentarem suor eu boto fe e acho que vai sair tudo bem. :cool:
DSCN1236.JPGDSCN1237.JPGDSCN1238.JPGDSCN1239.JPG
 
atualizacao

apesar da impaciencia e anciosidade, o tempo passa. infelizmente tive que desfazer 4 dos 8 vidros devido a necessidade de usa-los para os pans, sim, pans.

sobreviveram dois hillbilly e dois havaianos sendo um de FAI ( que esta liderando a corrida micelogica) , em geral os havaianos estao indo mais rapido.

os 4 vidros que foram esvaziados: foram retirados clusters de milho colonizado, colocados em potes e cobertos com vermiculita umida. estao no terrario (que nunca foi usado). pelo menos ja da pra ver como o terrario funciona e quais adaptacoes serao necessarias.

em alguns dias os 4 vidros restantes terao que sair da incubadora estando 100% ou nao pois vao entrar oito vidros de pans vietnamitas em milho, dessa vez esperando que fiquem mais secos, dai o bicho vai pegar...

eu queria agradecer pelas dicas, opinioes e good vibes de todos. esse forum e o mycotopia sao parte de mim agora. que todos tenham um ano novo iluminado
DSCN1253.JPGDSCN1254.JPGDSCN1255.JPGDSCN1256.JPG
 
atualizacao

apesar da impaciencia e anciosidade, o tempo passa. infelizmente tive que desfazer 4 dos 8 vidros devido a necessidade de usa-los para os pans, sim, pans.


Esse é um negócio de paciência.


sobreviveram dois hillbilly e dois havaianos sendo um de FAI ( que esta liderando a corrida micelogica) , em geral os havaianos estao indo mais rapido.


Muita coisa pode ocorrer até os potes entrarem no terrário, ou estando neles.
É sempre bom ter mais potes durante a colonização.



os 4 vidros que foram esvaziados: foram retirados clusters de milho colonizado, colocados em potes e cobertos com vermiculita umida. estao no terrario (que nunca foi usado). pelo menos ja da pra ver como o terrario funciona e quais adaptacoes serao necessarias.

em alguns dias os 4 vidros restantes terao que sair da incubadora estando 100% ou nao pois vao entrar oito vidros de pans vietnamitas em milho, dessa vez esperando que fiquem mais secos, dai o bicho vai pegar...


Se todos bombarem ao mesmo tempo é que o bicho vai pegar.


eu queria agradecer pelas dicas, opinioes e good vibes de todos. esse forum e o mycotopia sao parte de mim agora. que todos tenham um ano novo iluminado


:( e que a violencia no rio de janeiro volte ao normal......


e que a violencia no rio de janeiro volte ao normal......

Volte ao normal ???????????
 
Eae casgoodie, posta foto e detalhes do seu terrario, é sempre bom ver como o equipamento do pessoal funciona, pra gente tirar ideias e talvez te ajudar com alguma coisa que voce ainda não pensou.


Até mais, Abraços.
 
Eae casgoodie, posta foto e detalhes do seu terrario, é sempre bom ver como o equipamento do pessoal funciona, pra gente tirar ideias e talvez te ajudar com alguma coisa que voce ainda não pensou.


Até mais, Abraços.

o terrario esta em fase de confirguracao ainda, pra calibrar a temperatura e humidade. por enquanto consiste de uma caixa grande de plastico estilo tupperware e perlite com alguns furos com fibra de polyester. tem uma luz de 8w fluorescente. estou com 21ºC de temp. preciso esquentar mais um pouco.... quando estiver completo posto fotos.

ate
 
atualizacao

fala galera do cm. sao 13 dias apos a inoculacao da minha primeira tentativa de cultivo. ate agora tudo saiu incrivelemente bem. pra quem nao usou panela de pressao, dos 8 vidros nenhum contaminou. o milho apesar de muito umido colonizou rapido ate. foram feitos duas bandejas uma de HB e uma de HA com vermiculita umida como casing, estes estao no terrario. o micelio esta surgindo na superficie apos 4 dias de estarem la (foto). foram feitos outras duas bandejas com casing de po de coco e vermiculita (2:1). estes estao numa caixa sem ser terrario, nao tem nada pra aumentar a umidade.

eu queria saber como eu posso hidratar esse casing de coco/verm. como voces hidratam seu casing, borrifando agua? da torneira, mineral, destilada?

hoje vou preparar a ultima bandeja de milho com esse casing e esperar o ultimo vidro de todos que eh o unico bolo de FAI com HAW, esta chegando o aniversario.

resumindo as duvidas:
1- como molhar/hidratar o casing de modo seguro?
2- colocar as bandejas com casing no terrario, ou nao precisam da humidade extra devido ao casing?


valeu a todos que repondem a esse thread, paz
DSCN1271.JPGDSCN1272.JPGDSCN1268.JPGDSCN1269.JPGDSCN1270.JPG
 
Paz amigo!
Seu cultivo anda muito bem! Essa variedade parece estar bem forte e bastante rizomorfica, o que aumenta bastante o tempo de colonizaçao e produz bons frutos!:pos:
Na minha opniao (é como funciona comigo), vc deve apenas introduzir uma bomba de ar (dessas de aquario mesmo), com um copo com agua destilada. Isso ira promover umas bolhas que dara uma umidade suficiente para seus casings. Para mim, a umidade esta boa quando vejo agua na parede do terrario.
Voce colocou agua dentro do terrario? se nao, acho que deve fazer isso tbm, mas ponha uma colher de sopa de agua sanitaria.
Boa sorte e boa colheita!;)
 
otimo casgo!
apostando corrida na reta final - seus casing de esporos direto do vendor contra os meus direto do pirata de strains!

o hilbilly perguntou pra vc se vc tinha comprado dele os esporos?

quem me arrumou pediu pra eu nao postar diario no myco pra nao arrumar problemas com o "sponsor" pois eu recebi os meus gratuitamente de 2a mao.

os meus potes estao com a mesma data dos seus, dá uma passada no meu diario pra ver.

aposto que os seus sairao primeiro!:pos::pos::pos:
 
otimo casgo!
apostando corrida na reta final - seus casing de esporos direto do vendor contra os meus direto do pirata de strains!

o hilbilly perguntou pra vc se vc tinha comprado dele os esporos?

quem me arrumou pediu pra eu nao postar diario no myco pra nao arrumar problemas com o "sponsor" pois eu recebi os meus gratuitamente de 2a mao.

os meus potes estao com a mesma data dos seus, dá uma passada no meu diario pra ver.

aposto que os seus sairao primeiro!:pos::pos::pos:


fala morta!

o hillbilly perguntou sim se eram deles, ele deve gostar da publicidade de ver que os potes estao indo bem... hoje recebi um carimbo de TEX que um cara no topia distribuiu de natal, espero poder inocular em algumas semanas e tentar o segundo cultivo. vou passar no seu diario. como eh meu primeiro cultivo agora na fase de frutar qualquer detalhe pode zoar tudo, estou tentando dois tipos de casing e um vou aniversariar como bolo mesmo pra ver qual eh infalivel. falou!
 
Fala Casgoodie

Um spray com água destilada é suficiente para borrifar dentro do terrário.

Ambas as strain são rápidas de colonização.

Logo os cogumelos estarão posando para fotos.
 
Fala Casgoodie

Um spray com água destilada é suficiente para borrifar dentro do terrário.

Ambas as strain são rápidas de colonização.

Logo os cogumelos estarão posando para fotos.

eu tenho usado no terrario agua com um toque de agua oxigenada, borrifando nas paredes do terrario. minha duvida eh em relacao ao casing que nao esta no terrario, como eu posso borrifar o casing em si, sem causar danos? o micelio esta surgindo na superficie e queria dar uma umidecida antes que colonize a superficie inteira.... valeu pelas dicas, falou
 
Não vejo problema se borrifar somente água destilada sobre o casing.

Melhor pouco, repetindo conforme necessário, do que muita água de uma só vez.

Borrife de longe ou ajuste o bico para produzir névoa bem fina.
 
demoro, entao agua destilada eh o melhor pro casing.....

valeu, o casing esta secando eu precisava de uma opiniao logo antes de fazer besteira....
 
estou no aguarde ancioso dos pins
estou experimentando 2 casings e um bolo normal PF

casings:

-vermiculita umida pura

-po de coco(2 partes) e vermiculita(1 parte)

o bolo esta 90%, mais uns dois dias para aniversariar

eh isso ai....
DSCN1279.JPGDSCN1280.JPGDSCN1281.JPG
 
Fala Casgoodie

Reduza a temperatura no interior do terrário.

Deve ficar entre 21 e 24º C até surgirem as primórdias.

A troca de ar, é também muito necessária, deve ser eficiente.

Esses 2 fatores, temperatura e troca de ar, é que aceleram o aparecimento de pins.
 
valeu pelas dicas, vou diminuir a temperatura e o cold shock eu vou deixar pro bolo de HAW que esta quase pronto.
 
fala CMitas,

temos um primeiro pin!:eek:

andei tendo problemas com manchas cinzas/azuladas/verdes no micelio do casing de vermi. retirei os pedacos suspeitos apesar de que pareciam ser apenas manchas azuis do micelio, nao contaminacao. dessa vez as manchas estao mais verdes, e maiores e parece mais ser contam.

o que os magos do CM acham? sera contam? infelizmente se for eh do mesmo pote que esta surgindo pins...

paz!:D
DSCN1285.JPGDSCN1286.JPG
 
Fala Casgoodie

Verde é a cor do mal em cultivo de cubensis.

Infelizmente quando o verde aparece a única coisa a fazer é separar imediatamente do restante.

Seja rápido senão os esporos verdes espalham-se por todos os outros casing.

A pequena mancha verde sobre o casing esconde uma rede de contaminação que já tomou todo o casing no interior.

Deixe longe de tudo, fora de casa, se quiser acompanhar o desenvolvimento da contaminação ou jogue fora logo.

Esterilize todo o terrário.
 
infelizmente eh o que eu imaginava, vou ter bastante trabalho a fazer pela frente, limpando tudo. pelo menos tenho dois casings que estavam em outro terrario, o mais triste eh que meus primeiros pins estavam no contaminado... o melhor jeito de aprender eh errando mesmo, so assim eu terei mais cuidado com assepsia nos futuros cultivos.. eu resgatei dois pedacos do bolo de milho com casing que estavam com os pins e separei pra ver se tem chance... valeu pela opiniao mauricio

daonde eu fui tirar a ideia de vermiculita era "limpa" e nao precisava pasteurizar eu nao sei, mas que sirva pros outros: sempre esterlize/pasteurize os casings, nao vale a pena arriscar..
 
Fala Casgoodie

Citação:

o mais impressionante foi nao ter usado panela de pressao, a pipoca ficou de molho 48h e depois fervida 2 vezes com 24h entre as duas fervidas.


Citação:

A desvantagem é que se algum insento ou microorganismo estiver instalado lá no interior do grão, derrepente rompe uma contaminação quando o milho está 100%.



Foi um grão de milho, dentro do casing, que desenvolveu o fungo verde.

A contaminação cresceu lá dentro do casing e quando chegou a superfície já havia se espalhado por toda massa.

A vermiculita não foi a causa da contaminação.
 
Back
Top