Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo do zero!

Diário de cultivo completo.
Pessoal, boa tarde.

Hoje começo meu primeiro cultivo de PC.

Estudei bastante no fórum, e claro que alguma coisa pode dar errado, mas é errando que vamos aprendendo.

Primeiro passo que vou tomar hoje é a criação da seringa. Meus esporos chegaram da ProFungos semana passada,

Semana passada também eu confeccionei um Glovebox com uma caixa organizadora, luvas para limpeza e uma tampa em vidro.
Vou limpar tudo com álcool 70% gel + Lysol em spray, vou limpar com uma folha de papel toalha, no final, ou dar aplicar spray de lysol e fechar a glove e deixar por 15min.

Seringa:

- Seringa 20ml
- Agulha Intramuscular

Vou ferver agua mineral de copinho, uns 500ml, quando ferver vou puxar com a seringa, esperar dois minutos e jogar fora, vou repetir esse processo umas 3x, por ultimo vou deixar a agua dentro e tampar com a agulha e colocar na glovebox.

Dentro da glove vou deixar, um isqueiro (aqueles que parecem um maçarico que sai um chama forte e azul), um pote de coleta (esterilizado), um bisturi, carimbo, seringa, um saco de ziploc.

Rasparei metade do carimbo com o bisturi para dentro do pote de coleta, jogarei a agua da seringa para dentro do pote, vou sugar a agua e jogar algumas vezes, vou sugar pela ultima vez, colocar a agulha, flambar com o isqueiro, tampar a agulha, colocar no ziploc e deixar repousar por 48h ou mais na geladeira.

Estou fazendo os processo corretamente? Alguma recomendação adicional?

Um abraço a todos.

Legal cara!
Quero começar logo meu cultivo também mais é complicado moro com minha família acho que não iriam aceitar muito, mas com muita conversa eu chego lá.

A única recomendação que te dou é de não usar metade do carimbo. Pra 20ml você pode muito bem usar apenas 1/3 ou até 1/4 do carimbo. De resto tá show de bola!

Não esqueça de esquematizar tudo antes de botar a mão na massa. Pensa em todos os passos que você deve fazer, para não correr o risco de esquecer alguma coisa ou fazer alguma coisa mal feita.

Valew pessoal.

Mortandello, serei rápido, mas com cautela!

Mago_Gnomo, Verdade, usei 1/3 ou 1/4, se der algo errado, ainda tenho carimbo para realizar outra cultura.

Amaral, Opa! Minha ultima viagem foi muito esclarecedoras, realmente cogumelos é muito mais que algo recreativo e sim espiritual, por isso minha próxima viagem eu quero algo que eu mesmo tenha cultivado e cuidado. Espero que de certo.

Vou pedir para minha esposa ir batendo algumas fotos e quem sabe isso possa servir como um diário de cultivo para outros.

Acabei de voltar do posto de saúde, lá eu consegui o potinho esterilizado por raios gama e já vem com a pazinha, então dispensarei o bisturi.

Vamos começar...

Muita calma nessa hora, treine a inoculaçao, que deve ser rente ao vidro, com o pote inclinado 30 graus. (pra que a gota escorra pelo VIDRO por dentro.

Certo..

Acabei todo o procedimento de assepsia, todos os materiais dentro da grove, menos o isqueiro, que eu acho que se eu acender lá dentro para flambar a agulha vai pegar fogo em tudo! (estou errado?

Fui bem generoso no álcool 70% e no Lysol spray, então estou com receio flambar a agulha lá dentro.

A Seringa já está dentro da grove para esfriar, estou batendo foto do procedimento.

abs

Ahh durante o repouso dos esporos vou treinar a inoculação conforme a dica do amigo Mortandello...

Pessoal terminei a seringa.

Tive dificuldade de abrir o carimbo. Raspei cerca de 1/3 do carimbo, antes de raspar para dentro do pote eu coloquei um pouco de agua, cerca de 1cm de água. Após a raspagem a agua ficou levemente cinza.

Então eu coloquei o resto da seringa e tirei e coloquei a agua umas 4x, no final dos 20ml a seringa não ficou mais cinza, mas li no fórum que é normal, e os esporos estão lá!

Bem, coloquei na geladeira vou esperar as 48hrs, então no domingo a noite já posso fazer a inoculação.

Ainda estou com duvidas se vou de Bolo PF ou Casing. O que vocês aconselham?

Segue as fotos abaixo, minha mulher tentou bater mas não ficaram boas! Mas segue assim mesmo para vocês olharem.

Um abraço
IMG_0645.JPGIMG_0646.JPGIMG_0648.JPGIMG_0649.JPGIMG_0650.JPGIMG_0651.JPGIMG_0652.JPGIMG_0653.JPGIMG_0655.JPGIMG_0656.JPGIMG_0657.JPGIMG_0659.JPG

não precisa flambar agulha, isso é uma complicação que só, compre seringas novas em farmácias ou lojas do gerero, vem em embalagens assépticas, não tem erro.

teu cultivo tem tudo pra dar certo,. bom trabalho!

Espero que sim Tupy...

Hoje já consigo ver os esporos na seringa que ainda está na geladeira! Estão lá há 24h.

Tupy, o que você aconselha? Bolo PF ou Casing?

Li vários posts, mas ainda não consigo tomar essa decisão sozinho. Me ajuda?

abs

Mantus, comece com o bolo pfteck. É a técnica mais imediata e simples para obter micélios poderosos e bolos altamente frutíferos. Esta é a minha opinião. Agora mesmo eu estou com 10 bolos em incubação, veja um deles com o micélio se desenvolvendo agressivamente (4 dias da inoculação)
2013-04-27 19.25.46.jpg
Quando completar a colonização, que parece que vai ser em breve, é aniversariar, dar um dunk e roll e bora pro terrário frutificar. Tomo todo o cuidado que puder com a assepsia e esterilização geral da nação. É sucesso garantido! :)

Legal AshtarSherry, vou de bolo PF, tenho a vida toda pela frente para tentar diferentes tipos, não vamos colocar a carroça na frente dos bois (como meu velho pai fala).

Sobre seu cultivo, realmente está agressivo. Permite usar a sua técnica para meu cultivo? Você fez algum diário de cultivo para eu seguir?

Um abraço e boas vibrações.

Sim, Mantus, tem dois diários. O primeiro problemático, pois eu tentei cultivar a partir de um cogu selvagem quase decomposto, e contaminou tudo com uma praga de Cobweb. Tive que jogar tudo fora, higienizar e esterilizar tudo e começar do zero novamente. Venho fazendo várias tentativas e experiências, mas o que está dando mais certo é o que os mestres daqui me ensinaram: bolo PF Teck é o que liga, ao menos por enquanto. Meu atual diário de cultivo está em andamento. Tenho 8 bolos nos terrários de frutificação e 10 potes em incubação. É só fazer uma pesquisa no meu nome que você vai achar meus guias. Ah... não é minha técnica, é a técnica que aprendi com os professores da cm. ;)

Legal mesmo, vou seguir o seu.

Depois de tanto ler, estou com várias informações na cabeça e não sei qual usá-las. Estou até na dúvida de qual substrato usar, então vou dar um passo para trás, respirar e começar com o básico. Nada melhor para quem está no começo certo?

Vou procurar seus diários, e vou comprar o resto dos ingredientes amanha mesmo para fazer os potes!!!

AshtarSherry, acompanhei todo o seu processo, realmente bem interessante, ainda mais a parte da couve-flor! rs

Mas amigo, não encontrei a parte do substrato do bolo PF, as proporções e os ingredientes que você usou.

Abs

Última edição por um moderador:
É bem simples, Mantus:

2 partes de vermiculita
1 parte de farinha de arroz integral
1 parte de água (de preferência mineral)

(isso dá pra 4 partes, potes, copos, o que for)

Primeiro faça a farinha de ai moendo no liquidificador ou semelhante. Umedeça a vermiculita com a água, depois adicione e misture bem a fai até ficar mistura homogênea. Ponha um pouco de vermiculita seca no fundo do pote, coloque o substrato hidratado até quase a borda do pote, sem compactar, deixando bem arejado. Ponha por cima uma camada fina de vermiculita seca. Feche os potes da maneira adequada e esterilize tudo na panela de pressão por 1h. Lembre-se que os potes ou copos têm que ter respiro para que a esterilização seja eficiente. Eu costumo fazer tampas com papel alumínio em camada dupla, com furos em quatro pontos equidistantes, com um papel-filtro entre elas, "seladas" com fita micropore, e cobertas por outra camada frouxa de papel alumínio, pra não molhar durante a esterilização. Qualquer dúvida, pergunte.

Entendi a mistura, vou fazer. Vou comprar arroz integral e dar uma triturada (não muito) no liquidificador e misturar as partes.

Eu pensei em fazer assim, vejam se está certo:

Fazer 4 furos na tampa do pote, a epenas fechar mas sem apertar muito e colocar na PP por 1 hora.

Depois fechar bem a tampa, lacrar com alguma fita adesiva, fazer a inoculação e tampar os furos com fita micropore.

Ta faltando algo neste procedimento?

Abração.

Pessoal, boa noite!

Acabei de fazer os bolos PF´s, estão descansando na panela de pressão, foram 1 hora de muita pressão e temperatura alta, é hora de relaxar.

Mas logo farei a inoculação, estou tenso, normal para primeira vez.

Cenário:

Já preparei novamente minha box, esterilizada com lysol, lá dentro está a seringa (como retirei da geladeira, está recuperando a temperatura ambiente) a fita micropore e a fita isolante, tudo com lysol e caixa fechada.

Quando a PP esfriar por completo, levarei até meu escritório, vou abrir tirar rapidamente os potes e colocar dentro da box.

Tirar a primeira tampa protetora, inocular 0.5ml em cada furo (pensei em 4 furos), tampar com a micropore e colocar a outra tampa de alumínio protetora e selar com fita isolante.

Incubadora:

Tenho dois cenários, ou um armário, que de vez em quando eu abro, entro do meu escritório ou umTera caixa de isopor.

Na isopor ira ficar sem luz e temperatura regulada com um termostato de aquário dentro de um pet de 600ml e um termohigrometro para monitorar a temperatura e humidade.

Estou indo pelo caminho correto? Gostaria de fazer algumas recomendações ou ressalvas?

Um abraço e bom cultivo a todos.

Está no caminho certo sim. Só uma ressalva, se depois da inoculação você vedar os furos de agulha com micropore, não precisa colocar a outra tampa de alumínio, muito menos selada, pois o micélio precisa respirar. Deixe os potes incubando na caixa de isopor, e não fique conferindo toda hora. Depois da inoculação e tudo nos conformes, é relaxar e esperar alguns dias (5 a 14 dias) para ver se o micélio apareceu e está colonizando o substrato. Minha opinião. SUCESSO!

Back