Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo do Gnomo's - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Raças
Ecuador
Inoculação
15/12/2020
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
Banheiro esterilizado
Aniversário
07/01/2021
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF TEK
Substratos
Arroz integral
Vermiculita
Paz, irmão. Obrigado por ter contribuído com sua curiosidade, conhecimento ou energia nesse meu primeiro cultivo. Se for da sua vontade, conto com sua colaboração. Serei grato eternamente. Paz & bem!

| CULTIVO | 15/12 |
Substrato: Arroz integral + vermiculita
Temperatura: 28°C
Quantidade: 4 copos ( 250ml )

( FOTO 1 ) - DIA 19/20
Meu nervosismo inicial não me deixou fotografar as outras etapas. Queria fazer tudo de maneira com que nada pudesse interferir no crescimento do micélio. Dia 15 iniciei a incubação e dia 19 já tive essa resposta nos 4 copos.

( FOTO 2 ) - DIA 24/12
O micélio já havia tomado 80% dos 4 copos. Não sei se é normal essa velocidade.

( FOTO 3 ) - DIA 26/12
Tive uma oscilação de temperatura. Chegando a ficar com 24°C no quarto. Resultado da chuva que tivemos durante a semana. Resolvi o problema botando um abajur com uma lâmpada incandescente dentro do quarto. Obs: Fiquei em um dilema quanto a questão da iluminação, pois já li por aqui que não interfere no crescimento do micélio, mas arrisquei e a temperatura chegou aos 28°C iniciais, oscilando em determinada hora do dia. Quando batia 30°, botava uma garrafa pet congelada em cima da caixa que os copos estão. Arriscado? Acho que sim, mas o instinto pedia para arriscar. Ah, tenho termostato, mas me deixou na mão algumas vezes. Ele acende e 5 minutos depois desliga. Vou arrumar.

( FOTO 4 ) - Dia 29/12
Micélio com 95% do copo tomado. Só restando esse pequeno filete de substrato. Já estou me preparando para a montagem do terrário. Tudo engatilhado. Meu coração é só esperança de que, mesmo podendo dar errado e melar tudo, encontrei um caminho para seguir.

O que vocês acham, irmãos? Cometi algum erro grave? Fariam alguma coisa diferente? Quanto mais tempo para o terrário? Postarei alguns vídeos que fiz durante esse período de aprendizado.

Tá rolando uns testes com mais 4 copos para casing e 2 potes PP5 que postarei nessa semana.

Grande abraço!
2021 de glórias.
 

Anexos

  • IMG-20201219-WA0021.jpeg
    IMG-20201219-WA0021.jpeg
    928.5 KB · Visualizações: 212
  • Screenshot_20201230-223532.png
    Screenshot_20201230-223532.png
    689.4 KB · Visualizações: 18
  • Screenshot_20201230-224850.png
    Screenshot_20201230-224850.png
    793.4 KB · Visualizações: 21
  • Screenshot_20201230-230051.png
    Screenshot_20201230-230051.png
    498.5 KB · Visualizações: 20
Última edição:
▪ TESTANDO ▪ 20/12 - Potes PP5. O primeiro foi feito o preparo correto e deixei o segundo para saber como seria quando desse algum erro no substrato. Como podem ver, fita não recomendada e a PP deu uma "chupada" no pote. Lembro de ter lido em um grupo, que possivelmente isso ocorre quando há falta de água na PP. Correto? Também notei que quando abri a PP havia um pequeno furo feito no papel alumínio ( na parte de cima ). Como queria testar, continuei com nosso amigo aí. O interessante é a velocidade do micélio nesse pote. Tá vindo bem mais rápido que o outro. 😶 wtf?! Ele está separado de todos os outros, mas todos na mesma temperatura. Minha pergunta é: Continuo pra ver no que vai dar ou já descarto para não rolar contaminações nos outros potes ?
 

Anexos

  • 20201231_121000.jpg
    20201231_121000.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 10
  • 20201231_120930.jpg
    20201231_120930.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 9
  • 20201231_120844.jpg
    20201231_120844.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 9
Última edição:
ATUALIZAÇÃO

Paz, irmão. Obrigado por ter contribuído com sua curiosidade, conhecimento ou energia nesse meu primeiro cultivo. Se for da sua vontade, conto com sua colaboração. Serei grato eternamente. Paz & bem!

| CULTIVO | 15/12 |
Substrato: Arroz integral + vermiculita
Temperatura: 28°C
Quantidade: 4 copos ( 250ml )

( FOTO 1 ) - DIA 19/20
Meu nervosismo inicial não me deixou fotografar as outras etapas. Queria fazer tudo de maneira com que nada pudesse interferir no crescimento do micélio. Dia 15 iniciei a incubação e dia 19 já tive essa resposta nos 4 copos.

( FOTO 2 ) - DIA 24/12
O micélio já havia tomado 80% dos 4 copos. Não sei se é normal essa velocidade.

( FOTO 3 ) - DIA 26/12
Tive uma oscilação de temperatura. Chegando a ficar com 24°C no quarto. Resultado da chuva que tivemos durante a semana. Resolvi o problema botando um abajur com uma lâmpada incandescente dentro do quarto. Obs: Fiquei em um dilema quanto a questão da iluminação, pois já li por aqui que não interfere no crescimento do micélio, mas arrisquei e a temperatura chegou aos 28°C iniciais, oscilando em determinada hora do dia. Quando batia 30°, botava uma garrafa pet congelada em cima da caixa que os copos estão. Arriscado? Acho que sim, mas o instinto pedia para arriscar. Ah, tenho termostato, mas me deixou na mão algumas vezes. Ele acende e 5 minutos depois desliga. Vou arrumar.

( FOTO 4 ) - Dia 29/12
Micélio com 95% do copo tomado. Só restando esse pequeno filete de substrato. Já estou me preparando para a montagem do terrário. Tudo engatilhado. Meu coração é só esperança de que, mesmo podendo dar errado e melar tudo, encontrei um caminho para seguir.

O que vocês acham, irmãos? Cometi algum erro grave? Fariam alguma coisa diferente? Quanto mais tempo para o terrário? Postarei alguns vídeos que fiz durante esse período de aprendizado.

Tá rolando uns testes com mais 4 copos para casing e 2 potes PP5 que postarei nessa semana.

Grande abraço!
2021 de glórias.

Um grande salve aos amigos. Que 2021 seja grandioso. Saúde!

( FOTO 1 e 2 ) - 03/01

Os 4 copos 100% colonizados. Uma curiosidade é que 2 deles até diminuíram dentro do copo. Acredito que o micélio tenha sugado toda a umidade que restava e tava pedindo para mudar pra casa nova. Aguardei os outros 2 copos ficarem nessa mesma sintonia. Acho que li aqui ( me perdoem pela falta da fonte ) que era uma boa aguardar 1 semana para botar os bolos no terrário. Só para confirmar que o micélio tomou todo o interior também. Foi essa informação que colaborou para que eu achasse que os 2 primeiros bolos estavam pedindo para mudar de casa. Neles, o micélio já estava 100% colonizado ( a parte externa ) desde 01/01. Os outros 2, no dia dessa foto. Se eu estiver errado e passando somente coisas da minha cabeça, por favor, me desculpem. Se puder, me corrija também. Serei eternamente grato.

( FOTO 3 e 4 e 5) - Dia 07/01
TESTE DE UMIDADE NO TERRÁRIO

Enquanto aguardava o tempo para colonização interna, fiz os furos do terrário e aproveitei para fazer alguns testes de umidade. Tive muito receio com a questão de ficar abrindo e fechando o terrário para abanar. Queria muito eliminar essa possibilidade. Pelos relatos que li, ainda são grandes as chance de contaminações. Não queria facilitar. Então, tentei desenvolver a melhor forma de aproveitar o umidificador dentro do terrário. O 1° e 2° modelos falharam. Chegaram a funcionar por 5 minutos, mas a mangueira entupia e era necessário ficar mexendo quando acontecia isso. O 3° modelo ficou do jeito que eu imaginava. Só preciso ajustar o temporizador, ajustar a potência do vapor e acrescentar água no umidificador. Só precisei aumentar a largura da mangueira e fazer um furo maior no terrário para encaixa-lá.
Esses testes duraram 3 dias e o terrário ( 25L ) ficou assim:

- 1 bomba de ar ( aquário)
- Umidificador
- Vermiculita no chão
- Higrômetro

ANIVERSÁRIO - sem fotos

Quando fechou o modelo ideal do terrário ( 07/01 ), fiz um cold shock de 15 horas. Após, fiz o roll com vermiculita esterilizada ( durante 1h ) na panela de pressão ( descansou 24h na pp ) e botei os 4 bolos dentro do terrário.

Amanhã continuarei a relatar minha primeira experiência com o cultivo. Meus olhos estão pedindo descanso rsrs.

Agradeço sua paciência em ler cada palavra. Não busco likes ou aprovações. Estou realmente empolgado com tudo o que está acontecendo. Se você notou algum erro, peço gentilmente que não deixe de comentar. Te desejo um excelente final de semana. Grande abraço do Gnomo's!
 

Anexos

  • Screenshot_20210109-014705.png
    Screenshot_20210109-014705.png
    708.6 KB · Visualizações: 20
  • Screenshot_20210109-015007.png
    Screenshot_20210109-015007.png
    624.5 KB · Visualizações: 16
  • Screenshot_20210109-022312.png
    Screenshot_20210109-022312.png
    867.1 KB · Visualizações: 16
  • Screenshot_20210109-022322.png
    Screenshot_20210109-022322.png
    935.8 KB · Visualizações: 16
  • Screenshot_20210109-020443.png
    Screenshot_20210109-020443.png
    701.4 KB · Visualizações: 18
Última edição:
Boa noite! Aparentemente está tudo certo sim.
Só fica esperto com esse umidificador ligado o tempo inteiro, o micélio precisa de oxigênio também, não apenas de umidade.
Umidade demais pode ser prejudicial, atrapalha o desenvolvimento, assim como o acúmulo de CO2 por falta de ventilação.
Não precisa abrir o terrário toda hora, mas no mínimo, uma boa abanada duas vezes por dia.

Observe, se começar a sinalizar falta de oxigenação, tipo superfície algodoada, daí você vai se adaptando e ajustando.

Logo eles surgirão. Sorte aí! Abraço
 

Boa noite! Aparentemente está tudo certo sim.
Só fica esperto com esse umidificador ligado o tempo inteiro, o micélio precisa de oxigênio também, não apenas de umidade.
Umidade demais pode ser prejudicial, atrapalha o desenvolvimento, assim como o acúmulo de CO2 por falta de ventilação.
Não precisa abrir o terrário toda hora, mas no mínimo, uma boa abanada duas vezes por dia.

Observe, se começar a sinalizar falta de oxigenação, tipo superfície algodoada, daí você vai se adaptando e ajustando.

Logo eles surgirão. Sorte aí! Abraço
Obrigado por tirar um tempo para ler meu cultivo e compartilhar teu conhecimento, meu amigo. Lhe direi como estou fazendo por aqui e postarei fotos para facilitar a compreensão.

Estou fazendo dessa maneira:

• Umidificador: 2x ao dia durante 15 minutos á todo vapor.

• 3 abanadas por dia.

• A temperatura no terrário tá batendo 27°/28°c. Jogo uma garrafinha congelada deitada entre os 4 bolos ( sem encostar neles) e consigo abaixar a temperatura para 23°/24°c. Só que a garrafa tá "roubando umidade" ( faz sentido? ) e tá suando em cima da cama de vermiculita que botei no chão do terrário, deixando um aspecto de ensopada.

Tô pensando em suspender o uso do umidificador até visualizar que a vermiculita sugou essa água toda que está causando esse aspecto de ensopada. Vou apenas borrifar água mineral nas paredes. Faz sentido ou é melhor retirar os bolos desse terrário e secar essa água o mais rápido possível? Minha preocupação também é com a temperatura. O que fazer com a garrafa congelada? Retiro do meio dos bolos e deixo no canto do terrário?

Perdão pelo bombardeio de perguntas, mas essas são minhas principais preocupações.

Obrigado pela positividade, irmão! Grande abraço.
 

Anexos

  • IMG-20210110-WA0002.jpeg
    IMG-20210110-WA0002.jpeg
    497.6 KB · Visualizações: 8
  • IMG-20210110-WA0005.jpeg
    IMG-20210110-WA0005.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 9
  • IMG-20210110-WA0006.jpeg
    IMG-20210110-WA0006.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 6
  • 20210110_020450.jpg
    20210110_020450.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 7
  • 20210110_020500.jpg
    20210110_020500.jpg
    1.9 MB · Visualizações: 9
▪ TESTANDO ▪ 20/12 - Potes PP5. O primeiro foi feito o preparo correto e deixei o segundo para saber como seria quando desse algum erro no substrato. Como podem ver, fita não recomendada e a PP deu uma "chupada" no pote. Lembro de ter lido em um grupo, que possivelmente isso ocorre quando há falta de água na PP. Correto? Também notei que quando abri a PP havia um pequeno furo feito no papel alumínio ( na parte de cima ). Como queria testar, continuei com nosso amigo aí. O interessante é a velocidade do micélio nesse pote. Tá vindo bem mais rápido que o outro. 😶 wtf?! Ele está separado de todos os outros, mas todos na mesma temperatura. Minha pergunta é: Continuo pra ver no que vai dar ou já descarto para não rolar contaminações nos outros potes ?
• ATUALIZAÇÃO •

Mais uma vez, agradeço pelo seu tempo e amizade. Agradeço sua boa vontade em acompanhar meu cultivo. Se tiver alguma sugestão, peço gentilmente sua colaboração. Ela também pode ajudar outro irmão que esteja na mesma caminhada. 🤗Vamos lá!

Foto ( 1 e 2 ) - 06/01
O pote que eu não tive cuidado parece estar desenvolvendo de boa e não apresentou nenhuma contaminação até agora. Inicialmente, estava mais rápido que o outro pote, mas como podem ver nas fotos 3 e 4 ele já foi passado para trás.

Foto ( 3 e 4 ) - 11/01

Hoje eles se encontram dessa forma.
O pote 2 ( sem grandes cuidados ) parece que deu uma travada e o pote 1 tem cerca de 80% do micélio tomado. Eles ainda se encontram separados dos outros potes e seguirei analisando e documentando a evolução de ambos. Minha intenção é deixar os 2 em condições de "descuido" para entender melhor um possível início de contaminação. Até que ponto o ambiente que estou deixando eles e a falta de verificação de temperatura vão determinar o sucesso ou não do cultivo. Não me entenda mal. Não estou desejando o fracasso, mas tentando achar o melhor ambiente dentro da minha casa e possíveis contaminações. A idéia inicial é que eles foram feitos para TESTES. Nos próximos, terei um descuido maior com assepsia, substrato, seringas, CL . Sou o tipo de pessoa que precisa ver a coisa tomando forma, sabe?! " ah, então foi por isso que aconteceu aquilo ... " anoto, registro. A intenção é diminuir as futuras surpresas. 😉

E você, o que achou? Notou alguma mudança do início até agora? O desenvolvimento do pote 2 é uma boa surpresa ( ele foi pra PP com outro tipo de fita, um pequeno corte na tampa e saiu "sugado" )? Alguma sugestão ou crítica?

Obrigado pelo seu tempo! Espero voltar em breve com mais atualizações. Grande abraço do Gnomo's e uma excelente semana!
 

Anexos

  • Screenshot_20210111-022923.png
    Screenshot_20210111-022923.png
    1,018.4 KB · Visualizações: 5
  • Screenshot_20210111-023343.png
    Screenshot_20210111-023343.png
    1,014.1 KB · Visualizações: 5
  • 20210111_023704.jpg
    20210111_023704.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 4
  • 20210111_023802.jpg
    20210111_023802.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 4
Estou fazendo dessa maneira:

• Umidificador: 2x ao dia durante 15 minutos á todo vapor.

• 3 abanadas por dia.

• A temperatura no terrário tá batendo 27°/28°c. Jogo uma garrafinha congelada deitada entre os 4 bolos ( sem encostar neles) e consigo abaixar a temperatura para 23°/24°c. Só que a garrafa tá "roubando umidade" ( faz sentido? ) e tá suando em cima da cama de vermiculita que botei no chão do terrário, deixando um aspecto de ensopada.

Bom dia! Está fazendo certo. Só um detalhe que a garrafa gelada não "rouba umidade", apenas diminui a evaporação do ambiente, pela diminuição da temperatura, assim ocorre a condensação, por isso o aspecto de ensopada. Se a vermiculita ficar ensopada, o terrário está muito úmido, o que não é bom. Não vejo muito problema de ficar em 27/28ºC não é nada para se alarmar.

Hoje eles se encontram dessa forma.
O pote 2 ( sem grandes cuidados ) parece que deu uma travada e o pote 1 tem cerca de 80% do micélio tomado. Eles ainda se encontram separados dos outros potes e seguirei analisando e documentando a evolução de ambos. Minha intenção é deixar os 2 em condições de "descuido" para entender melhor um possível início de contaminação. Até que ponto o ambiente que estou deixando eles e a falta de verificação de temperatura vão determinar o sucesso ou não do cultivo. Não me entenda mal. Não estou desejando o fracasso, mas tentando achar o melhor ambiente dentro da minha casa e possíveis contaminações. A idéia inicial é que eles foram feitos para TESTES. Nos próximos, terei um descuido maior com assepsia, substrato, seringas, CL . Sou o tipo de pessoa que precisa ver a coisa tomando forma, sabe?! " ah, então foi por isso que aconteceu aquilo ... " anoto, registro. A intenção é diminuir as futuras surpresas. 😉

E você, o que achou? Notou alguma mudança do início até agora? O desenvolvimento do pote 2 é uma boa surpresa ( ele foi pra PP com outro tipo de fita, um pequeno corte na tampa e saiu "sugado" )? Alguma sugestão ou crítica?

Estou fazendo esse tipo de teste também, para ver o nível mínimo de assepsia para uma inoculação de sucesso e estou percebendo que é bem tranquilo, aos poucos vamos descobrindo o nosso próprio jeito de fazer e que funciona tranquilo. É bem legal ir fazendo e descobrindo jeitos simples e mais econômicos. Aqui no forum está cheio de relatos do tipo.
Conforme vamos fazendo e ganhando experiência, tudo fica mais fácil e prazeroso, embora me considere iniciante ainda, pois há muitas e muitas técnicas para dominar. Fico intrigado como universo da micologia é tão vasto....de qualquer forma, sem cogumelos não fico mais hehe (essa é a ideia)

Então resta observar os potes mesmo, me parece que estão indo muito bem, pelas fotos não dá para ver nenhum sinal de contaminante.

Mais uma vez, agradeço pelo seu tempo e amizade. Agradeço sua boa vontade em acompanhar meu cultivo. Se tiver alguma sugestão, peço gentilmente sua colaboração. Ela também pode ajudar outro irmão que esteja na mesma caminhada. 🤗Vamos lá!

Então, essa é a essência de uma comunidade, pois quando todos se ajudam, de acordo com a possibilidade de cada um, tudo fica mais fácil e aprendemos muito mais e mais rápido. Agradeço muito suas contribuições também! Abraço
 
Bom dia! Está fazendo certo. Só um detalhe que a garrafa gelada não "rouba umidade", apenas diminui a evaporação do ambiente, pela diminuição da temperatura, assim ocorre a condensação, por isso o aspecto de ensopada. Se a vermiculita ficar ensopada, o terrário está muito úmido, o que não é bom. Não vejo muito problema de ficar em 27/28ºC não é nada para se alarmar.



Estou fazendo esse tipo de teste também, para ver o nível mínimo de assepsia para uma inoculação de sucesso e estou percebendo que é bem tranquilo, aos poucos vamos descobrindo o nosso próprio jeito de fazer e que funciona tranquilo. É bem legal ir fazendo e descobrindo jeitos simples e mais econômicos. Aqui no forum está cheio de relatos do tipo.
Conforme vamos fazendo e ganhando experiência, tudo fica mais fácil e prazeroso, embora me considere iniciante ainda, pois há muitas e muitas técnicas para dominar. Fico intrigado como universo da micologia é tão vasto....de qualquer forma, sem cogumelos não fico mais hehe (essa é a ideia)

Então resta observar os potes mesmo, me parece que estão indo muito bem, pelas fotos não dá para ver nenhum sinal de contaminante.



Então, essa é a essência de uma comunidade, pois quando todos se ajudam, de acordo com a possibilidade de cada um, tudo fica mais fácil e aprendemos muito mais e mais rápido. Agradeço muito suas contribuições também! Abraço
Opa! Boa tarde, meu amigo. Máxima honra ter você de volta por aqui. Te agradeço de verdade!

Sua explicação sobre a condensação foi uma luz aqui. Usei as palavras " roubando umidade" pq percebi que ao botar a garrafa dentro do terrário, a parede parou de suar. Por outro lado, a garrafa começou a trazer esse aspecto de ensopada. Mas pelo que eu entendi da sua explicação, ela não ta roubando umidade que vem do umidificador. Ela meio que tá suando por si só e trazendo esse acúmulo de água no chão do terrário. Correto o meu entendimento?
Para resolver esse problema, travei o umidificador e vou tirar a garrafa de água de dentro do terrário. Vou seguir o seu conselho e não me alarmar com a temperatura chegando aos 28°C. Quero resolver esse acúmulo de água o mais rápido possível. Peguei uma seringa ( sem agulha ) e retirei essa água acumulada. Tinha 100 ml de água no chão do terrário. 😕 Ficarei observando! Você faria da mesma forma ou trocaria os bolos para outro ambiente?

Concordo com tudo o que você falou sobre os testes. Mesmo sendo minha primeira experiência, não quero ficar na zona de conforto se nada der errado. O aprendizado não pode parar. Sempre que posso, tô por aqui observando as experiências dos irmãos. Ainda temos muito a descobrir nesse mundão da micologia. Cara, o cheiro do micélio lembra a minha infância. E até onde sei, sou o primeiro Gnomo da minha família 😆😁. Que sensação gratificante poder estar produzindo, descobrindo e redescobrindo sensações adormecidas. Estar em comunhão com a natureza têm sido benéfico em vários aspectos da minha vida. Estou buscando tratar uma depressão que já dura 10 anos e sinto que é o momento de dar um basta. Por mim e pelas minhas 2 filhas. Agradeço você e toda a comunidade por tanto conhecimento compartilhado. Colheitas eternas para todos nós! Espero voltar em breve com atualizações empolgantes. Grande abraço, meu amigo. Excelente semana!
 
O cultivo ja é medicinal por si só! Muito legal mesmo ver estas sensações que.nos proporciona.
Quanto mais cultivo mais prazeroso fica... sempre tem novidades e aprendizados, e erros com certeza.
Sou que nem vc... relatei meu primeiro cultivo aqui no fórum, e meu nivel de assepsia foi absurdo, neurótico. Com o tempo fui reduzindo e reduzindo... a gente paga por isso mas no fim que aprendemos e economizamos tempo/trabalho. Quando vi estava fazendo cultura líquida, clonagem e substrato bulk numa boa, com muito menos da neura que tinha no início.
Tá show seu cultivo espero que continue assim.
Acompanhando aqui
 
O cultivo ja é medicinal por si só! Muito legal mesmo ver estas sensações que.nos proporciona.
Quanto mais cultivo mais prazeroso fica... sempre tem novidades e aprendizados, e erros com certeza.
Sou que nem vc... relatei meu primeiro cultivo aqui no fórum, e meu nivel de assepsia foi absurdo, neurótico. Com o tempo fui reduzindo e reduzindo... a gente paga por isso mas no fim que aprendemos e economizamos tempo/trabalho. Quando vi estava fazendo cultura líquida, clonagem e substrato bulk numa boa, com muito menos da neura que tinha no início.
Tá show seu cultivo espero que continue assim.
Acompanhando aqui
Falou tudo, irmão. Essa neura faz parte também rsrs. Quando o cara quer muito que dê certo, o alarme fica ligado o tempo todo! E convenhamos que não é só a colheita, né?! O tempo, cuidado, paciência, estudo, disciplina... todas essas questões no processo do cultivo vêm para alinhar o mental e espiritual. O aprendizado aqui, já puxa para uma melhoria na forma de falar, agir. E as coisas se conectam, né irmão?! Acredito que nada acontece por acaso. Em 2009, naquela rebeldia adolescente, eu tava pixando muro por aí. Meu vulgo era "Cogu" e nem fazia idéia do que era micologia. O vulgo só aconteceu pq minha cabeça é grande e eu queria mostrar que não me importava com as zoações dos amigos. Rs E se tivesse parado para realmente estudar? Olha que doideira pensar nisso 11 anos depois, sabendo de tudo o que já passei por não ter paciência, disciplina, cuidado com minhas escolhas. Além disso, a ocorrência daquilo que eu não tava preparado, como perder amigos e parentes. A depressão foi o efeito disso tudo aí. Hoje, posso ver que a cura para os dias tristes estava bem embaixo do meu nariz rs, mas foi necessário ser lapidado pelo tempo para dar valor ao que estou fazendo hoje. E só posso dizer que sou grato. Por tudo! Acabei desabafando, mas como isso aqui pode ser encarado como terapia, tá valendo também. Rsrs Agradeço de coração por você ter parado alguns minutos para mandar essa mensagem cheia de positividade e estar acompanhando meu cultivo, meu amigo. Darei um pulo no seu perfil para continuarmos trocando experiências. Excelente semana! Um grande abraço do Gnomo's.
 
Opa! Boa tarde, meu amigo. Máxima honra ter você de volta por aqui. Te agradeço de verdade!

Sua explicação sobre a condensação foi uma luz aqui. Usei as palavras " roubando umidade" pq percebi que ao botar a garrafa dentro do terrário, a parede parou de suar. Por outro lado, a garrafa começou a trazer esse aspecto de ensopada. Mas pelo que eu entendi da sua explicação, ela não ta roubando umidade que vem do umidificador. Ela meio que tá suando por si só e trazendo esse acúmulo de água no chão do terrário. Correto o meu entendimento?
Para resolver esse problema, travei o umidificador e vou tirar a garrafa de água de dentro do terrário. Vou seguir o seu conselho e não me alarmar com a temperatura chegando aos 28°C. Quero resolver esse acúmulo de água o mais rápido possível. Peguei uma seringa ( sem agulha ) e retirei essa água acumulada. Tinha 100 ml de água no chão do terrário. 😕 Ficarei observando! Você faria da mesma forma ou trocaria os bolos para outro ambiente?

Boa tarde Gnomo! Então, a condensação é a transformação da água no estado gasoso para o estado líquido, certo? Para que a condensação ocorra, deve haver uma diferença de temperatura (delta). Então, a água (gasosa/vapor) que condensa na superfície da garrafa gelada é a própria umidade do ambiente do terrário. Se está condensando muito, logo, significa que a umidade do terrário está bem alta. Ainda, se diminuir a temperatura interna do terrário, diminuirá a condensação em suas paredes, pois o delta diminuiu.

A argila, perlita ou vermiculita no fundo do terrário, servem justamente para ajudar na evaporação da água e como suporte para os pratos, não precisa muito, só um pouco de água é suficiente.

Mas como você usa umidificador para fornecer umidade ao terrário, é praticamente desnecessário o acúmulo de água, desta forma, a argila serviria apenas para manter os bolos fora de contato com o fundo.

É tranquilo deixar os bolos aí, desde que eles não entrem em contato com essa água.
Espero que encontre a cura que busca. Abraço!
 
Boa tarde Gnomo! Então, a condensação é a transformação da água no estado gasoso para o estado líquido, certo? Para que a condensação ocorra, deve haver uma diferença de temperatura (delta). Então, a água (gasosa/vapor) que condensa na superfície da garrafa gelada é a própria umidade do ambiente do terrário. Se está condensando muito, logo, significa que a umidade do terrário está bem alta. Ainda, se diminuir a temperatura interna do terrário, diminuirá a condensação em suas paredes, pois o delta diminuiu.

A argila, perlita ou vermiculita no fundo do terrário, servem justamente para ajudar na evaporação da água e como suporte para os pratos, não precisa muito, só um pouco de água é suficiente.

Mas como você usa umidificador para fornecer umidade ao terrário, é praticamente desnecessário o acúmulo de água, desta forma, a argila serviria apenas para manter os bolos fora de contato com o fundo.

É tranquilo deixar os bolos aí, desde que eles não entrem em contato com essa água.
Espero que encontre a cura que busca. Abraço!
Boa tarde, meu camarada! Perfeita a sua explicação. Aliviou a preocupação. Obrigado pelo seu acompanhamento, amizade e disposição em ajudar. Que as boas colheitas sempre estejam com você!!! Excelente semana, amigo! Grande abraço do Gnomo!!!!
 
Bom dia, galera! Amanheceu e tive uma surpresa não muito grata. 1 dos 4 copos estava assim. Procurei o que poderia ser lá na sessão de contaminantes e não achei. Me deixou preocupado e já isolei numa garrafa pet de 20l. Algum amigo pode me ajudar? Grande abraço!
 

Anexos

  • 20210113_112743.jpg
    20210113_112743.jpg
    2 MB · Visualizações: 19
Boa tarde! Parece mesmo um tipo de mofo ou bolor. Fez bem em isolar rápido, embora possa ter esporulado no terrário. Mas como os seus bolos parecem saudáveis, pode ser que esses fungos não se desenvolvam nos outros.

Com uma faca limpa com álcool 70%, tente remover essa mancha, de preferência na posição horizontal, para não cair no restante do bolo. Resta observar mesmo.
 
Boa tarde! Parece mesmo um tipo de mofo ou bolor. Fez bem em isolar rápido, embora possa ter esporulado no terrário. Mas como os seus bolos parecem saudáveis, pode ser que esses fungos não se desenvolvam nos outros.

Com uma faca limpa com álcool 70%, tente remover essa mancha, de preferência na posição horizontal, para não cair no restante do bolo. Resta observar mesmo.
Boa tarde, irmão! Um camarada me alertou dizendo que pode ser bacillus. Vou limpar e ficar observando. Atualizo se pintar alguma novidade. Grato pela ajuda de sempre!

Edit: Passado a sensação de desespero e observando com mais calma, retirei o pedaço com a faca @TupacWari . To achando que é Aspergillus niger.

Trecho retirado do tópico sobre ele: " Entre os contaminantes de culturas de cogumelos decompositores, o gênero Aspergillus é sério candidato a maior ameaça à saúde humana. " 😣

Vou deixar ele bem isolado. Minha vontade é até descartar ele, depois que li esse trecho. Tenho duas filhas pequenas e não quero correr esse risco.
 
Última edição:
Obrigado por tirar um tempo para ler meu cultivo e compartilhar teu conhecimento, meu amigo. Lhe direi como estou fazendo por aqui e postarei fotos para facilitar a compreensão.

Estou fazendo dessa maneira:

• Umidificador: 2x ao dia durante 15 minutos á todo vapor.

• 3 abanadas por dia.

• A temperatura no terrário tá batendo 27°/28°c. Jogo uma garrafinha congelada deitada entre os 4 bolos ( sem encostar neles) e consigo abaixar a temperatura para 23°/24°c. Só que a garrafa tá "roubando umidade" ( faz sentido? ) e tá suando em cima da cama de vermiculita que botei no chão do terrário, deixando um aspecto de ensopada.

Tô pensando em suspender o uso do umidificador até visualizar que a vermiculita sugou essa água toda que está causando esse aspecto de ensopada. Vou apenas borrifar água mineral nas paredes. Faz sentido ou é melhor retirar os bolos desse terrário e secar essa água o mais rápido possível? Minha preocupação também é com a temperatura. O que fazer com a garrafa congelada? Retiro do meio dos bolos e deixo no canto do terrário?

Perdão pelo bombardeio de perguntas, mas essas são minhas principais preocupações.

Obrigado pela positividade, irmão! Grande abraço.
• ATUALIZAÇÃO

Um grande salve aos amigos que estão acompanhando. Espero que todos estejam bem e com muita saúde!

Não me alongarei muito nessa atualização. Aguardo com muita paciência nossos amigos começarem a pinar. Já são 9 dias desde que entraram no terrário. Algumas adaptações foram feitas:
• Desliguei o umidificador e não houve nenhuma alteração na umidade do terrário. Continua com 99%.
• Desde que tive a contaminação em 1 dos 4 bolos, não botei mais a água congelada dentro do terrário. Acredito que a contaminação veio por meio de uma das garrafas. Me faltou atenção e não fiz a limpeza correta. Além disso, ela estava criando poça quando descongelava. Achei melhor botar a garrafa em cima da tampa do terrário. Consigo abaixar a temperatura e elimino esse possível risco de contaminação através da garrafa.
• Meu problema é com a temperatura. Variando bastante entre 23°C e 29°C. Isso pode estar atrasando nossos amigos?
• Ontem desliguei a bomba de aquário e retirei o copo com água. Pra ver se o terrário dá uma secada e uma alterada nessa umidade. Faz sentido? Meu amigo @TupacWari disse que não é muito bom quando o terrário está muito úmido, então vou ligar somente em horários específicos para não deixar a umidade cair muito.

FOTO 1 - ( 13/01 )
Esse bolo apresentou essa novidade em sua base. Possível cobweb? Ele não cresceu desde o dia em que tirei a foto. O que acham?

Bom, vou ficando por aqui. Agradeço a visita e paciência! Se quiser me ajudar tirando alguma dúvida, ficarei honrado em aprender com sua sabedoria. Um grande abraço do Gnomo's e um excelente final de semana.
 

Anexos

  • IMG_20210116_023448.jpg
    IMG_20210116_023448.jpg
    8.1 MB · Visualizações: 10
ATUALIZAÇÃO

Boa tarde, família. Estamos no 13° dia de terrário. Paciência continua sendo fundamental, mas creio que os problema com temperatura podem estar atrasando o surgimento dos pins. São 3 bolos e a temperatura tá batendo nos 29°C. Boto as garrafas dentro do terrário, cai para 25°C, mas na manhã do dia seguinte ela volta aos 29°C. No tópico sobre " Frutificação - Fatores Importantes " fala sobre a temperatura estar entre 20°C e 26°C para começar a formar as primórdiais.
A temperatura mais baixa informa o micélio que é hora de formar primórdias e produzir o corpo reprodutivo (cogumelo).

Além disso, a base de 1 dos copos apresenta essa "teia".
Não to sabendo identificar meus erros, galera. Umidade tá 99%. Dou 3/4 abanadas por dia. Essa temperatura é que tá oscilando bastante. Vou revestir um isopor com papel alumínio, jogar umas garrafas de gelo dentro e botar o terrário em cima ( não encostado no gelo ). Assim, espero deixar a temperatura mais baixa e espero que resolva o problema. Se tiver alguma sugestão, dica ou crítica que possa me ajudar, serei grato pelo auxílio. Grande abraço do Gnomo's e um excelente final de semana!
 

Anexos

  • 20210119_001001.jpg
    20210119_001001.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 6
  • 20210119_000950.jpg
    20210119_000950.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 7
  • 20210119_000942.jpg
    20210119_000942.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 7
  • 20210119_000935.jpg
    20210119_000935.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 7
Por aqui raramente faz 29 graus então nao sou o melhor para opinar quanto a temperatura... mas creio que esteja tranquilo. Eu nem gelo botaria caso nao passasse de 30 e eu pudesse fazer a ventilacao algumas vezes por dia.

Os bolos tão lindos e logo vão pinar, com certeza. As vezes demora mais um pouco, mas a aparência é de que ja está perto. Essa teia que tu diz provavelmente é micélio, o cobweb nao é tao comum de acontecer e alastra rapidamente pelo bolo.

Eu falo da temperatura pois já cultivei alguns Pleurotus de clima tropical quente no inverno do Sul sem controle de temperatura e com ótimos resultados. Mesma coisa para os cubensis... o primeiro balde que fiz pegou de 5 a 15 graus grande parte do cultivo e rendeu bem, no caso do frio acaba demorando ainda mais.
 
Trocando idéia com o amigo que me forneceu a CL, fui alertado de que, possivelmente, os bolos poderiam estar secos internamente. E faz sentido, não? A temperatura tá lá em cima e o bolo não está em contato direto com a vermiculita. Tirei essa foto pra mostrar pra ele e também identifiquei essa contaminação verde na FOTO 1. Como estou levando esse cultivo muito mais para aprender, optei por descartar o bolo e aproveitei para observar se ele realmente estava seco. E, de fato, estava. Esse amigo me sugeriu fazer um novo dunk nos bolos que restaram e trocar a fita micropore por perlon ou lã de nylon para fechar os buracos do terrário. Inicialmente, pretendo seguir a recomendação. Se algum amigo tiver uma outra, não descartarei. As FOTOS 2 e 3 são do fundo do bolo descartado. Não entendi o que aconteceu. Será que tem relação com o fato dele estar em cima de uma tampa e não estar em contato com a vermiculita? Isso também é micélio? Grande abraço, amigos!
 

Anexos

  • IMG_20210120_214304.jpg
    IMG_20210120_214304.jpg
    614 KB · Visualizações: 22
  • 20210120_210912.jpg
    20210120_210912.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 21
  • 20210120_210931.jpg
    20210120_210931.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 21
Essa formação na base do bolo normalmente é por a umidade estar maior ali.

A garrafa de gelo ajuda a diminuir a temperatura, mas prejudica muito a umidade.
Pois condensa a umidade do ar e aumenta a quantidade de água necessária para saturar.

Frutifiquei em temperaturas até 32 °C, sem problemas.
O rendimento é menor, mas é melhor do que com a garrafa.

Vi na foto que tem muita vermiculita espalhada sem necessidade.

Seria bem útil adquirir argila ou perlita.
Utilizei borbulhador no meu primeiro cultivo e achei muito fraco, se for apenas ele.

Se quiser, coloque mais (e não muitas iguais) fotos do terrário.
Assim consigo opinar melhor.
 
Back
Top