Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo de verdade - B+ AKM

Diário de cultivo problemático.
Raças
B+ AKM
Inoculação
13/06/2023
Inoculação via
Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Ar livre com velas
Terrário
Monotub
Técnicas
.
Substratos
.
Olá! Comecei meu primeiro cultivo de verdade ontem, digo de verdade pq a uns meses cultivei shimeji, mas foi com um kit praticamente pronto, só tive que montar e deu muito bom, mas não conto como experiencia. Então ontem comecei meu cultivo de cubensis, optei por fazer o spawn com milho, segui todos os passos, mas acredito que tudo começou a dar errado quando no meio do processo de esterilização tive que interromper para colocar mais água na panela de pressão, pois tinha secado, assim já veio a primeira dúvida, "começo a contar o tempo do zero assim que pegar pressão novamente ou só acrescendo um tempinho a mais?" Minha intuição mandou continuar de onde parou e acrescentar mais uns minutos. Tudo terminou 1h da manhã, então deixei esfriar na panela e continuar para o próximo processo no outro dia ao acordar.
Hoje então fui para a inoculação, utilizei uma seringa de micélio e segui os passos que andei pesquisando, usei velas para fazer um ambiente estéril etc. Mas percebi que o milho pudesse estar com excesso de hidratação, ficou uns milímetros de água no fundo do recipiente (utilizei copo americano). Inoculei 6 copos, mas acho que estou sem esperanças. Talvez se tivesse colocado um pouco de vermiculita no fundo antes, não sei. Vou deixar imagens dos 6 recipientes que inoculei hoje para registro da umidade. Dois dos recipientes parece estar ainda mais molhados.

WhatsApp Image 2023-06-13 at 13.36.36 (2).jpegWhatsApp Image 2023-06-13 at 13.36.36 (1).jpegWhatsApp Image 2023-06-13 at 13.36.36.jpegWhatsApp Image 2023-06-13 at 13.36.35 (1).jpegWhatsApp Image 2023-06-13 at 13.36.35.jpeg

20/06/2023
Primeira checagem após 7 dias de encubação

WhatsApp Image 2023-06-20 at 17.06.21 (5).jpegWhatsApp Image 2023-06-20 at 17.06.21 (4).jpegWhatsApp Image 2023-06-20 at 17.06.21 (3).jpegWhatsApp Image 2023-06-20 at 17.06.21 (2).jpegWhatsApp Image 2023-06-20 at 17.06.21 (1).jpegWhatsApp Image 2023-06-20 at 17.06.21.jpeg

05/07/2023
Ultimo dia de incubação. Demorou mais que o normal, mas saiu, esses pontos mais escuros são as partes do milho muito imprensado na borda, na câmera parece escuro. Vou prepara o monotub hoje mesmo.

WhatsApp Image 2023-07-05 at 15.33.39 (2).jpegWhatsApp Image 2023-07-05 at 15.33.39 (1).jpegWhatsApp Image 2023-07-05 at 15.33.39.jpegWhatsApp Image 2023-07-05 at 15.33.38 (2).jpegWhatsApp Image 2023-07-05 at 15.33.38 (1).jpegWhatsApp Image 2023-07-05 at 15.33.38.jpeg

É muito difícil manter isto aqui atualizado, final de período então é complicado.
Enfim, montei o monotub e deixei, olhei pouco, como tinha visto, ele é bastante auto suficiente. A uns dias vi que começou a aparecer uns fruto, agora estou observando se desenvolver muuuito rápido, mas são poucos.

PXL_20230802_170954529.jpg

Consegui colher vários, então é isso, aparentemente minha primeira vez deu certinho, já estou até secando uma remessa. Termino por aqui.
 
Última edição:
Olá! Comecei meu primeiro cultivo de verdade ontem, digo de verdade pq a uns meses cultivei shimeji, mas foi com um kit praticamente pronto, só tive que montar e deu muito bom, mas não conto como experiencia. Então ontem comecei meu cultivo de cubensis, optei por fazer o spawn com milho, segui todos os passos, mas acredito que tudo começou a dar errado quando no meio do processo de esterilização tive que interromper para colocar mais água na panela de pressão, pois tinha secado, assim já veio a primeira dúvida, "começo a contar o tempo do zero assim que pegar pressão novamente ou só acrescendo um tempinho a mais?" Minha intuição mandou continuar de onde parou e acrescentar mais uns minutos. Tudo terminou 1h da manhã, então deixei esfriar na panela e continuar para o próximo processo no outro dia ao acordar.
Hoje então fui para a inoculação, utilizei uma seringa de micélio e segui os passos que andei pesquisando, usei velas para fazer um ambiente estéril etc. Mas percebi que o milho pudesse estar com excesso de hidratação, ficou uns milímetros de água no fundo do recipiente (utilizei copo americano). Inoculei 6 copos, mas acho que estou sem esperanças. Talvez se tivesse colocado um pouco de vermiculita no fundo antes, não sei. Vou deixar imagens dos 6 recipientes que inoculei hoje para registro da umidade. Dois dos recipientes parece estar ainda mais molhados.
Boa sorte no cultivo. Qualquer umidade no grão pode prejudicar e acabar contaminando. Torcendo aqui pra que de td certo. 🙏🏻🍄
 
Já estou até pensando em deixar esses e partir pra outra. Obrigada pela torcida haha
Espera um pouco, a não ser que te falte copos rs. Eu faria outros e deixaria esses pra ver o acontece. Só lembrando que se houver contaminação, evite abrir dentro de casa, se tiver tanque de roupas, é um bom local pra abrir, jogar o conteúdo num saco e fazer a primeira limpeza.
Vc citou que vai fazer monotub. Tu está planejando juntar todos os copos assim que colonizar e fazer um monotub só? Se sim, eu trocaria esses copos por vidros de conserva com tampa, tipo esses de doces/compotas de 500ml, isso se couber na panela de pressão claro. Pq os copos cheios assim e com a tampa de papel alumínio, pode dar zica se vc for quebrar o misturar o micélio.
Outra coisa que pode influenciar no resultado, seringa de esporos não é uma boa opção para inocular grãos. Pode demorar muito para colonizar (isso pode favorecer contaminação) e as vezes até não colonizar, antes de ir para o monotub, pegue esse seringa e procure aqui no fórum alguma técnica/receita de como fazer cultura líquida. Acho que é o passo mais importante pro seu projeto dar certo.
 
Última edição:
Espera um pouco, a não ser que te falte copos rs. Eu faria outros e deixaria esses pra ver o acontece. Só lembrando que se houver contaminação, evite abrir dentro de casa, se tiver tanque de roupas, é um bom local pra abrir, jogar o conteúdo num saco e fazer a primeira limpeza.
Vc citou que vai fazer monotub. Tu está planejando juntar todos os copos assim que colonizar e fazer um monotub só? Se sim, eu trocaria esses copos por vidros de conserva com tampa, tipo esses de doces/compotas de 500ml, isso se couber na panela de pressão claro. Pq os copos cheios assim e com a tampa de papel alumínio, pode dar zica se vc for quebrar o misturar o micélio.
Outra coisa que pode influenciar no resultado, seringa de esporos não é uma boa opção para inocular grãos. Pode demorar muito para colonizar (isso pode favorecer contaminação) e as vezes até não colonizar, antes de ir para o monotub, pegue esse seringa e procure aqui no fórum alguma técnica/receita de como fazer cultura líquida. Acho que é o passo mais importante pro seu projeto dar certo.
Vou deixar mesmo, ver o que acontece. Estava pensando em juntar todos em um único só, mas vou seguir suas dicas, o próximo já vou fazer em vidro de conserva como citou. Obrigada pelas dicas, vou dar uma pesquisada aqui em mais técnicas mesmo haha. Valeu, foi de grande ajuda!
 
Back
Top