Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo começando

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, então... Eu estou no fórum a algum tempo já, só não interajo muito (já me apresentei). Podem me chamar de Igor.
(Ainda não tive experiência com enteógenos e afins, exceto Cann.)
Não lembro o que despertou o interesse nos cogus em mim, mas depois de um tempo tentando agora parece que estou tendo sucesso na técnica do bolo PF... Ja estava ficando frustrado por causa do investimento perdido. Da primeira vez não deu certo, depois inoculei de novo os mesmos copos e nada... Agora fiz novos copos e usei o resto do carimbo.
Tenho uma glovebox que fiz com caixa de isopor, mas ela me restringe os movimentos além de ter pouco espaço, (e sempre me deixa numa posição desconfortável) das próximas vezes acho que só vou usá-la para confeccionar a seringa.
Então, os copos começaram a dar sinal de vida uns 8 dias após inoculação, estou mantendo eles no meu guarda roupa, acredito que seja suficiente com o calor que faz aqui.

Copo 1
Visualizar item de mídia 1965Visualizar item de mídia 1967
Copo 2
Visualizar item de mídia 1968Visualizar item de mídia 1969
Copo 3
Visualizar item de mídia 1970
Estou preocupado com o terrário, em fornecer umidade e troca e ar sem contaminar tudo. Pensando em comprar uma bombinha de aquário, se conseguir aqui onde moro. O terrário provavelmente será em caixa de isopor, com uma tampa de material transparente e ficará no chão do meu quarto próximo à janela.
Tenho um amigo nesta empreitada comigo, estamos tentando levar com tranquilidade e planejar tudo direito. É isso, Abraço :)...
--Edit: A strain é Cambodian

Última edição:
So pra sabermos do que se trata, qual é a strain?

Em relação ao seu terrário o isopor é uma ótima alternativa para quem precisa intervir na temperatura, alias qual a temperatura da sua localidade?

que legal ^^ não desista! uma hora as coisas dão certo, e parece q estão dando dessa vez...
boa sorte!

So pra sabermos do que se trata, qual é a strain?

Em relação ao seu terrário o isopor é uma ótima alternativa para quem precisa intervir na temperatura, alias qual a temperatura da sua localidade?

Strain Cambodian, a temperatura aqui na região vareia entre 22 °C a 30°C, acredito que seja uma temperatura ideal para os cogus rsrsr.

Strain Cambodian, a temperatura aqui na região vareia entre 22 °C a 30°C, acredito que seja uma temperatura ideal para os cogus rsrsr.
Não aconselho usar isopor nessa faixa de temperatura, pois além dos 30° o isopor vai acumular o calor da colonia. Os cogumelos toleram essa temperatura ai desde que estejam no ambiente mais fresco e arejado da casa.

Obrigado amigos!
Arcturus, o calor gerado pela colônia é considerável? Mesmo com as trocas de ar e a água no fundo, será que só esse calor já é suficiente pra superaquecer?
Ah, esqueci de perguntar, em relação as imagens, eu adicionei na galeria para postar aqui, fiz certo? Não consegui adicionar diretamente.

Arcturus, o calor gerado pela colônia é considerável?
Sim, é considerável. Também leve em consideração que se você for usar compressor pra oxigenar após algum tempo ligado também passará a aquecer o ar injetado no terrário. Bem, fica a seu critério o que usar ou não...

Última edição:
Sim, é considerável. Também leve em consideração que se você for usar compressor pra oxigenar após algum tempo ligado também passará a aquecer o ar injetado no terrário. Bem, fica a seu critério o que usar ou não...
De qualquer forma a bombinha só poderia ficar ligada até a hora do almoço, pois não moro sozinho e tal. Ela é necessária? Umas aberturas pra troca gasosa não seria suficiente?
Quanto à umidade estou pensando em fazer um destes pra atuar em conjunto com a argila expandida:

De qualquer forma a bombinha só poderia ficar ligada até a hora do almoço, pois não moro sozinho e tal
Por que @SRgreen? A bombinha de fato faz barulho, chama a atenção. Fiz vários enjambres na minha pra emitir menos ruído
Se você for fazer esse do tutorial pode fazer um buraco no seu terrário e colocar o cooler puxando o ar de fora e jogando nesta caixa humidificadora, vai matar 2 coelhos com 1 cajadada.

De qualquer forma a bombinha só poderia ficar ligada até a hora do almoço, pois não moro sozinho e tal. Ela é necessária? Umas aberturas pra troca gasosa não seria suficiente?

De inicio como é seu primeiro cultivo tente não inventar coisas mirabolantes, pelo que eu vi esse lance ai não gera umidade considerável. Caso você tenha disponibilidade de tempo abane de 1-3 vezes ao dia e faça o básico que é fazer algumas aberturas cobertas com filtros ou colocar um cooler com time (existem tópicos no forum a respeito, por favor pesquisar).

Última edição:
Ja estava ficando frustrado por causa do investimento perdido. Da primeira vez não deu certo, depois inoculei de novo os mesmos copos e nada... Agora fiz novos copos e usei o resto do carimbo.
Aconteceu isso comigo também, meio que estou na mesma situação e fico feliz pelo seu cultivo ter dado certo, parabéns!! Estou torcendo fortemente pra voce, padawan. :)

De inicio como é seu primeiro cultivo tente não inventar coisas mirabolantes, pelo que eu vi esse lance ai não gera umidade considerável. Caso você tenha disponibilidade de tempo abane de 1-3 vezes ao dia e faça o básico que é fazer algumas aberturas cobertas com filtros ou colocar um cooler com time (existem tópicos no forum a respeito, por favor pesquisar).
O meu medo de abrir pra abanar seria contaminação... A bombinha de ar poderia fazer o papel do cooler? (Eu sei que a vazão de ar é muito menor, mas eu faria outras entradas de ar com filtros)

O meu medo de abrir pra abanar seria contaminação... A bombinha de ar poderia fazer o papel do cooler? (Eu sei que a vazão de ar é muito menor, mas eu faria outras entradas de ar com filtros)
O compressor de ar não livrará dos contaminantes, afinal essa não dispõe de filtros HEPA. Fique sabendo que quando a colonia chega a 100% e entra na maturidade dificilmente contaminará, portanto não fique paranoico com contaminações.

Na verdade minha ideia seria usar uma das entradas de ar com filtro para injetar o ar com o compressor... Mas vou pensar direitinho, agora tenho que conseguir pelo menos a argila expandida que na minha cidade não achei.
Nossa, parece que o micélio tá demorando a crescer... :unsure: Depois atualizo com fotos.

Já estou sendo vítima do 'efeito Tetris'... Cheguei a olhar uma parede áspera (mal) pintada de branco e achar idêntica à textura de um bolo bem colonizado. o_O

---------Edit:
Atualização de hoje (28/03):
Copo 1
Visualizar item de mídia 2000Visualizar item de mídia 1997
Copo 2
Visualizar item de mídia 1998
Copo3
Visualizar item de mídia 1999
Estou um pouco preocupado com alguns pontos que parecem um micélio bem fraco, ralo e que parece se desenvolver muito lentamente. Não tirei fotos, mas dá pra ver um exemplo na primeira leva de fotos, no copo 2 onde aparentemente não tem nada, mais ou menos no meio do copo. Quanto ao resto, se não é micélio de Cubensis então é um fungo 007 disfarçado hahaha.
O que acham, está lenta a colonização?
Há uma forma de postar as imagens aqui sem ter que mandá-las pra galeria?

Anexos

• Copo1+.JPG
    Copo1+.JPG
    118.1 KB · Visualizações: 37
  • Copo 1+ (2).JPG
    Copo 1+ (2).JPG
    124.8 KB · Visualizações: 39
  • Copo 2+.JPG
    Copo 2+.JPG
    113.5 KB · Visualizações: 39
  • Copo 3+.JPG
    Copo 3+.JPG
    116.5 KB · Visualizações: 39
Última edição:
hahahha que isso cara. Achei engraçado essa associação

A proporção de arroz e vermiculita ta certa? 2-1-1? estou começando meus cultivos agora também, mas pela foto ta me parecendo muito arroz, oque dificulta a aeração do substrato.

Última edição:
O que vai causar a lentidão na sua colonização é o fator temperatura, se ficar oscilando muito, realmente atrasa um pouco o processo. Mas o micélio, por enquanto, parece promissor.

Back