- Raças
- Selvagem
- Inoculação
- 23/03/2021
- Inoculação via
- seringa de esporos
- Assepsia (Inoculação)
- com o quarto todo fechado, em uma mesa previamente limpa, com velas em volta.
- Aniversário
- 27/05/2021
- Terrário
- caixa organizadora de 50 litros; termômetro de fita e bombinha de ar de aquário.
- Técnicas
- Pf Tek, clonagem em papelão
- Substratos
- arroz integral
vermiculita
papelão
Oii gente, eu não tinha muita coisa para fazer na quarentena, e ai descobri o mundo dos cogumelos. Já que estava na roça fui no pasto para procurar cubensis, fiquei animado quando achei, fiquei pesquisando na internet sobre e acabei achando essa comunidade.
Após muitas pesquisas e tentativas de domesticação fracassadas, eu pensei em pegar um esterco colonizado; colocar em um pote; cobrir o topo do esterco com vermiculita úmida e por no terrário.
após um tempo, nasceu esse cogumelinho e quando abriu eu tirei um carimbo de esporos

Eu deixei o carimbo guardado na geladeira dentro de um pote com dissecante.
(23/03/21) Depois de uns dias, eu preparei 2 bolos Pf Tek e inoculei com esse carimbo do cogumelo do esterco, igual ao tutorial do canal "esporos no ar".

No dia, 14/4/21, eu conferi e eles estavam assim:
(CONTAMINADO)

(SAUDÁVEL)

PS: o saldável tinha mofo verde do outro lado, mas ele desenvolveu até um certo ponto, o mofo ficou escuro e acho que morreu.
(27/05/21) O micélio se desenvolveu no copo todo quase(parte do mofo morto não), eu desenformei, e ele se partiu em 2. A parte do mofo se esfarelou, e eu tirei o resto, e coloquei a parte com as partes com o micélio no terrário.
PS: as partes de bolo com micélio que caíram, pus elas em papelão.

(1/6,/21) Os cogumelos que começaram a nascer:

(3/6/21) no dia em que abriram:

Depois que eles abriram, eu esperei mais um pouco, e aí tirei as chapéus de dois para o carimbo:

Agora tenho um carimbo que não sei se está sem contaminantes kkkkk, mas pelo menos tenho o micélio isolado e posso fazer mais cultivos com ele. Acho que consegui domesticar.
É isso :3
Após muitas pesquisas e tentativas de domesticação fracassadas, eu pensei em pegar um esterco colonizado; colocar em um pote; cobrir o topo do esterco com vermiculita úmida e por no terrário.
após um tempo, nasceu esse cogumelinho e quando abriu eu tirei um carimbo de esporos

Eu deixei o carimbo guardado na geladeira dentro de um pote com dissecante.
(23/03/21) Depois de uns dias, eu preparei 2 bolos Pf Tek e inoculei com esse carimbo do cogumelo do esterco, igual ao tutorial do canal "esporos no ar".

No dia, 14/4/21, eu conferi e eles estavam assim:
(CONTAMINADO)

(SAUDÁVEL)

PS: o saldável tinha mofo verde do outro lado, mas ele desenvolveu até um certo ponto, o mofo ficou escuro e acho que morreu.
(27/05/21) O micélio se desenvolveu no copo todo quase(parte do mofo morto não), eu desenformei, e ele se partiu em 2. A parte do mofo se esfarelou, e eu tirei o resto, e coloquei a parte com as partes com o micélio no terrário.
PS: as partes de bolo com micélio que caíram, pus elas em papelão.

(1/6,/21) Os cogumelos que começaram a nascer:

(3/6/21) no dia em que abriram:

Depois que eles abriram, eu esperei mais um pouco, e aí tirei as chapéus de dois para o carimbo:

Agora tenho um carimbo que não sei se está sem contaminantes kkkkk, mas pelo menos tenho o micélio isolado e posso fazer mais cultivos com ele. Acho que consegui domesticar.
É isso :3