Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo com domesticação de p.cubensis selvagem

Diário de cultivo completo.
Raças
Selvagem
Inoculação
23/03/2021
Inoculação via
seringa de esporos
Assepsia (Inoculação)
com o quarto todo fechado, em uma mesa previamente limpa, com velas em volta.
Aniversário
27/05/2021
Terrário
caixa organizadora de 50 litros; termômetro de fita e bombinha de ar de aquário.
Técnicas
Pf Tek, clonagem em papelão
Substratos
arroz integral
vermiculita
papelão
Oii gente, eu não tinha muita coisa para fazer na quarentena, e ai descobri o mundo dos cogumelos. Já que estava na roça fui no pasto para procurar cubensis, fiquei animado quando achei, fiquei pesquisando na internet sobre e acabei achando essa comunidade.
Após muitas pesquisas e tentativas de domesticação fracassadas, eu pensei em pegar um esterco colonizado; colocar em um pote; cobrir o topo do esterco com vermiculita úmida e por no terrário.

após um tempo, nasceu esse cogumelinho e quando abriu eu tirei um carimbo de esporos
1623432922580.jpg

Eu deixei o carimbo guardado na geladeira dentro de um pote com dissecante.

(23/03/21) Depois de uns dias, eu preparei 2 bolos Pf Tek e inoculei com esse carimbo do cogumelo do esterco, igual ao tutorial do canal "esporos no ar".

1623434433870.jpg1623434433876.jpg

No dia, 14/4/21, eu conferi e eles estavam assim:

(CONTAMINADO)
1623434523037.jpg

(SAUDÁVEL)
1623432854720.jpg
PS: o saldável tinha mofo verde do outro lado, mas ele desenvolveu até um certo ponto, o mofo ficou escuro e acho que morreu.

(27/05/21) O micélio se desenvolveu no copo todo quase(parte do mofo morto não), eu desenformei, e ele se partiu em 2. A parte do mofo se esfarelou, e eu tirei o resto, e coloquei a parte com as partes com o micélio no terrário.

PS: as partes de bolo com micélio que caíram, pus elas em papelão.
1623432647963.jpg1623432647968.jpg


(1/6,/21) Os cogumelos que começaram a nascer:
1623432647959.jpg


(3/6/21) no dia em que abriram:
1623432647953.jpg

Depois que eles abriram, eu esperei mais um pouco, e aí tirei as chapéus de dois para o carimbo:
1623432647947.jpg

Agora tenho um carimbo que não sei se está sem contaminantes kkkkk, mas pelo menos tenho o micélio isolado e posso fazer mais cultivos com ele. Acho que consegui domesticar.

É isso :3
 
Oii gente, eu não tinha muita coisa para fazer na quarentena, e ai descobri o mundo dos cogumelos. Já que estava na roça fui no pasto para procurar cubensis, fiquei animado quando achei, fiquei pesquisando na internet sobre e acabei achando essa comunidade.
Após muitas pesquisas e tentativas de domesticação fracassadas, eu pensei em pegar um esterco colonizado; colocar em um pote; cobrir o topo do esterco com vermiculita úmida e por no terrário.

após um tempo, nasceu esse cogumelinho e quando abriu eu tirei um carimbo de esporos
View attachment 200404

Eu deixei o carimbo guardado na geladeira dentro de um pote com dissecante.

(23/03/21) Depois de uns dias, eu preparei 2 bolos Pf Tek e inoculei com esse carimbo do cogumelo do esterco, igual ao tutorial do canal "esporos no ar".

View attachment 200405View attachment 200406

No dia, 14/4/21, eu conferi e eles estavam assim:

(CONTAMINADO)
View attachment 200407

(SAUDÁVEL)
View attachment 200408
PS: o saldável tinha mofo verde do outro lado, mas ele desenvolveu até um certo ponto, o mofo ficou escuro e acho que morreu.

(27/05/21) O micélio se desenvolveu no copo todo quase(parte do mofo morto não), eu desenformei, e ele se partiu em 2. A parte do mofo se esfarelou, e eu tirei o resto, e coloquei a parte com as partes com o micélio no terrário.

PS: as partes de bolo com micélio que caíram, pus elas em papelão.
View attachment 200409View attachment 200410


(1/6,/21) Os cogumelos que começaram a nascer:
View attachment 200411


(3/6/21) no dia em que abriram:
View attachment 200412

Depois que eles abriram, eu esperei mais um pouco, e aí tirei as chapéus de dois para o carimbo:
View attachment 200413

Agora tenho um carimbo que não sei se está sem contaminantes kkkkk, mas pelo menos tenho o micélio isolado e posso fazer mais cultivos com ele. Acho que consegui domesticar.

É isso :3
Oi amigo você possui alguma rede social pra podermos conversar melhor estou com mesmo objetivo com um esterco colonizado aqui com Cubensis se responder agradeço 🍄
 
Oi amigo você possui alguma rede social pra podermos conversar melhor estou com mesmo objetivo com um esterco colonizado aqui com Cubensis se responder agradeço 🍄
Oii, pode me chamar no EDITADO
 
Última edição por um moderador:
Parabéns pelo trampo, tentei fazer um carimbo selvagem mais contaminaram todos, ainda não sei isolar o micélio então descartei os bolos. Vlw pela dica vou estudar mais sobre isolar o micélio
 
Durante a colonização. Demorou 60 pra colonizar 50% 4 potes um contaminou com uma marrom o outro com uma vermelha e os 2 nem começaram a colonizar.
 
Parabéns pelo trampo, tentei fazer um carimbo selvagem mais contaminaram todos, ainda não sei isolar o micélio então descartei os bolos. Vlw pela dica vou estudar mais sobre isolar o micélio
Para evitar o máximo de contaminantes o papelão é melhor( uma dica, é q coloca no Max 2 camadas de papelão, se não as de cima secam)

Se eu fosse isolar uma.parte saudável como vc fez será que dava bom? Ou ainda tinha risco de contaminação
Coloca a perte saudável no papelão msm
 
Para evitar o máximo de contaminantes o papelão é melhor( uma dica, é q coloca no Max 2 camadas de papelão, se não as de cima secam)


Coloca a perte saudável no papelão msm
mano desculpa a quantidade de perguntas, mais as duvidas vão surgindo ao longo dos posts kkkkk
o papelão tem q esterilizar na panela de pressão por quanto tempo? ou qual o procedimento pra usar o papelão?
 
mano desculpa a quantidade de perguntas, mais as duvidas vão surgindo ao longo dos posts kkkkk
o papelão tem q esterilizar na panela de pressão por quanto tempo? ou qual o procedimento pra usar o papelão?
Vc pega um potinho de plástico com tampa.
Depois você corta um pedaço de papelão que não esteja sujo do tamanho do fundo do pote.
Aí vc coloca o pedaço em uma panela ou algo assim, coloca água o suficiente para ferver e cobrir o pedaço de papelão.
Deixa ferver por uns 5min e vai mechendo pra soltar a cola.
Depois vc desliga o fogo e escorre a água, sem deixar o papelão cair.
Vc pega o potinho e faz um furo em cima e coloca fita microporosa, n prescisa ser mt grande o furo.
Higieniza o pote com álcool 70 líquido e espere o álcool evaporar.
Pega o pedaço ondulado do papelão e espreme um pouquinho na mão para tirar o excesso de umidade(mão higenizada).
Coloca o pedaço no fundo do potinho e tampa.
Pega um pedaço da estipe do cogumelo e coloca em cima do pelão.
Aí você coloca na incubadora e deixa lá.
Pronto :).
 
melhor daí impossível
Vc pega um potinho de plástico com tampa.
Depois você corta um pedaço de papelão que não esteja sujo do tamanho do fundo do pote.
Aí vc coloca o pedaço em uma panela ou algo assim, coloca água o suficiente para ferver e cobrir o pedaço de papelão.
Deixa ferver por uns 5min e vai mechendo pra soltar a cola.
Depois vc desliga o fogo e escorre a água, sem deixar o papelão cair.
Vc pega o potinho e faz um furo em cima e coloca fita microporosa, n prescisa ser mt grande o furo.
Higieniza o pote com álcool 70 líquido e espere o álcool evaporar.
Pega o pedaço ondulado do papelão e espreme um pouquinho na mão para tirar o excesso de umidade(mão higenizada).
Coloca o pedaço no fundo do potinho e tampa.
Pega um pedaço da estipe do cogumelo e coloca em cima do pelão.
Aí você coloca na incubadora e deixa lá.
Pronto :).
 
Vc pega um potinho de plástico com tampa.
Depois você corta um pedaço de papelão que não esteja sujo do tamanho do fundo do pote.
Aí vc coloca o pedaço em uma panela ou algo assim, coloca água o suficiente para ferver e cobrir o pedaço de papelão.
Deixa ferver por uns 5min e vai mechendo pra soltar a cola.
Depois vc desliga o fogo e escorre a água, sem deixar o papelão cair.
Vc pega o potinho e faz um furo em cima e coloca fita microporosa, n prescisa ser mt grande o furo.
Higieniza o pote com álcool 70 líquido e espere o álcool evaporar.
Pega o pedaço ondulado do papelão e espreme um pouquinho na mão para tirar o excesso de umidade(mão higenizada).
Coloca o pedaço no fundo do potinho e tampa.
Pega um pedaço da estipe do cogumelo e coloca em cima do pelão.
Aí você coloca na incubadora e deixa lá.
Pronto :).
isso deveria estar escrito em algum lugar de destaque no forum gente
 
isso deveria estar escrito em algum lugar de destaque no forum gente
Eu tentei fazer um spawn com um, achei melhor pegar a folha inteira e colocar com a parte do micélio virada de cabeça pra baixo em cima do grão. Coloquei umas velas acesas em volta.
Eu vou tentar testar esse jeito na próxima, pq se não for tomado muito cuidado com a clonagem, acaba caído caindo contaminantes dentro que não contaminam o papelão, mas sim o grão.
 
Vc pega um potinho de plástico com tampa.
Depois você corta um pedaço de papelão que não esteja sujo do tamanho do fundo do pote.
Aí vc coloca o pedaço em uma panela ou algo assim, coloca água o suficiente para ferver e cobrir o pedaço de papelão.
Deixa ferver por uns 5min e vai mechendo pra soltar a cola.
Depois vc desliga o fogo e escorre a água, sem deixar o papelão cair.
Vc pega o potinho e faz um furo em cima e coloca fita microporosa, n prescisa ser mt grande o furo.
Higieniza o pote com álcool 70 líquido e espere o álcool evaporar.
Pega o pedaço ondulado do papelão e espreme um pouquinho na mão para tirar o excesso de umidade(mão higenizada).
Coloca o pedaço no fundo do potinho e tampa.
Pega um pedaço da estipe do cogumelo e coloca em cima do pelão.
Aí você coloca na incubadora e deixa lá.
Pronto :).
ja fiz mto essa tek, mas um pouco diferente, procurava sempre papeloes com pouca ou nenhuma cola, fervia ou levava ao micro por 1min até dar pra descolar um lado do outro, lembrando que a parte a ser usada do papelao e a sanfonada, depois de tirar o residuo da cola/ sujeira na fervura ou no micro,eu tiro a agua e os levo para um potinho devidamente esterelizado com agua destilada + mel ou dextrose, fecho o pote e deixo ele ali de molho por 1 hr... tiro o residuo e vedo o furo do pote com fita microporosa ou lã acrilica, o micelio come TUDO, uma dica é cortar o papelão em quadrados para facilitar a retirada e fazer a inoculação em grãos..... saba aquele micelio que vai subindo o plastico no monotube, tbm serve, só tirar com cuidado e assepcia e inocular no que quiser
 
ja fiz mto essa tek, mas um pouco diferente, procurava sempre papeloes com pouca ou nenhuma cola, fervia ou levava ao micro por 1min até dar pra descolar um lado do outro, lembrando que a parte a ser usada do papelao e a sanfonada, depois de tirar o residuo da cola/ sujeira na fervura ou no micro,eu tiro a agua e os levo para um potinho devidamente esterelizado com agua destilada + mel ou dextrose, fecho o pote e deixo ele ali de molho por 1 hr... tiro o residuo e vedo o furo do pote com fita microporosa ou lã acrilica, o micelio come TUDO, uma dica é cortar o papelão em quadrados para facilitar a retirada e fazer a inoculação em grãos..... saba aquele micelio que vai subindo o plastico no monotube, tbm serve, só tirar com cuidado e assepcia e inocular no que quiser
Quando puder, irei tentar. Obrigado
 
Back
Top