Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo - cogumelo colhido no pasto

Diário de cultivo problemático.
Saudações a todos, este é meu primeiro post. E estarei falando sobre meu primeiro cultivo. Moro em cuiabá - MT, e ja tive algumas experiencias com psilocybes; a ultima vez foi fruto de uma colheita muito boa na região de Chapada Dos Guimarães, que me trouxe muito boa 'energia' além de poder apreciar um lugar extremamente belo.
Esta experiência me deixou também com muita vontade de tentar um cultivo. E no fim de semana seguinte voltei a chapada para colher mais cogumelos, e depois de muita procura, encontramos apenas um cogumelo. Que deixei secar e guardei dentro de um plastico. Eu precisaria de esporos se quisesse mesmo cultivar, e sei que não foi a maneira correta de proceder com a chapeleta para conseguir seus esporos, mas mesmo assim decidi arriscar: comprei 3 Copos de whisky de 280 ml, litros de vermiculita, um pacote de arroz integral e uma seringa descartavel.
A vermiculita chegou, li algumas vezes os faq sobre PF e receitas aki do site, e fui logo tentando, com muita empolgação.
Moí o arroz no liquidificador, mas sem virar uma farinha fina, molhei a vermiculita (COM AGUA DA TORNEIRA), não a ponto de encharcar, e misturei bem a farinha de arroz a ela.
Coloquei um selo de vermiculita seca no fundo dos copos e preenchi com o substrato até uns 75% do tamanho do copo, e outro selo de vermiculita.
Peguei agua da TORNEIRA (um grande erro) coloquei numa panela pra ferver junto de uma colher, quando comecou a ferver eu tirei do fogo, e coloquei em um copo dentro de um pote com agua gelada, quando a agua esfriou, tirei o cogumelo seco do plastico coloquei dentro do copo de agua, e com a colher q tava la tambem amassei ele contra a parede do copo ate ele se reidratar e a agua ficar escura. Tirei a seringa da embalagem, e suguei a agua do copo pra dentro, ela estava escura. Deixei com agulha dentro da geladeira. Sei que fiz errado, pois o risco de contaminação ia aumentar muito, eu deveria ter utilizado um print, mas de qualquer forma...
Enquanto isso, coloquei um papel aluminio tampando os copos, e fechei, vedando todos com fita isolante. Coloquei na panela de pressao com um pouco de agua (até metade dos copos), e deixei no fogo em torno de 1 hora. A pressa era muita e depois tirei a panela de pressão e coloquei num balde cheio de agua a temperatura normal, e por la ficou mais uma hora. Aí retirei os bolos (errei de novo).
Havia passado umas 3 horas apenas (mais um erro) que a seringa estava na geladeira, utilizei um isqueiro para flambar a agulha, e inoculei em torno de 1 ml em 4 pontos equidistantes de cada bolo. Fechei os buracos com fita isolante.
Deixei em uma caixa fechada, e sem esperança de que ia dar certo.
Em torno de 3 dias apareceu pequenos pontos brancos de fungo dentro do vidro, não dei muita importancia, pensando que poderia ser contaminantes.
Depois de 1 semana, os pontos ja tinham uns 1,5 cm de diametro, e estavam aparecendo perto de todos pontos inoculados e nenhum sinal de contaminantes, aí sim me surpreendi, pois realmente parecia o micélio de psilocybe. e ele foi crescendo... Alguns copos ele tomou conta de toda parte de cima.
Quando deu uns 19 dias, o micélio começou a diminuir o rítmo de colonização, e parou completamente, algumas partes do substrato dava pra notar a presenca de agua em forma de bolhas na parede, porém sem sinal de contaminantes.
Com 26 dias, o micélio ainda parado, estático. Virei os copos, assim como vi por aí (não lembro se foi neste forum ou outro lugar).
Hoje, 30 dias apos o começo do cultivo, o micélio não voltou a crescer. Um dos bolos virei para cima e furei com um garfo esterelizado o papel aluminio para ver se escapa um pouco deste excesso de agua.
Gostaria de sugestões e dicas, para que eu possa fazer meu micélio voltar a crescer bunito como tava!!!
Não tive muita higiene com eles, e não procedi corretamente com um cogumelo selvagem, mas mesmo assim eles apareceram e colonizaram boa parte do substrato. Eu tive muita sorte, e gostaria de compartilhar a alegria de colher frutos.

Foto de quando tava com 25 dias:
imagem.JPG
 
Bem, na minha modesta opinião o que surgiu nesses copos não foi micélio e sim contaminante...

Você quer uma boa dica?

Consiga esporos limpos, não é tão fácil como parece cultivar selvagens assim como você etá tentando fazer com esporos "sujos" !!!

Começe um cultivo com uma strain que já esteja "domesticada, existem alguns locais onde você pode consegui-los, basta dar uma pesquisada no CM, que vai encontrar essa resposta !

Mesmo cultivadores com bastante experiência sofrem na mão dos selvagens hehehe.....

Paz, Luz e bons estudos !!!
 
a principio tambem achei que fosse. mas pela textura e o cheiro de quando fiz o buraco em um dos copos acredito que não. o cheiro é bem suave e levemente adocicado. Como faco para ter certeza que é micélio certo? Não vou jogar fora do jeito q tá e começar de novo, só se eu tiver certeza.

eu sei que fiz muita coisa errada, mas será que não é possivel apesar de tudo que o micélio certo tenha nascido? acho problema maior que o fez parar de crescer é o excesso de agua, o furo no aluminio ajuda a tirar umidade de dentro?
qual é o procedimento correto? eu sei q é dificil de acreditar que é psilocybe, mas será mesmo que não tem possibilidade?
se frutificar eu vou me sentir muito sortudo.
 
eu sei que fiz muita coisa errada, mas será que não é possivel apesar de tudo que o micélio certo tenha nascido? acho problema maior que o fez parar de crescer é o excesso de agua, o furo no aluminio ajuda a tirar umidade de dentro?
qual é o procedimento correto? eu sei q é dificil de acreditar que é psilocybe, mas será mesmo que não tem possibilidade?
se frutificar eu vou me sentir muito sortudo.


Olá, champ

Sou de opinião de que o que cresceu nos copos é mesmo um contaminante.


O furo pode ajudar a diminuir a água sim. E essa água pode ser sinal de bactérias fermentando o meio. Se for isso é o fim.

Se quiser faça furos maiores no selo, corte um papel de filtro (de café mesmo) no formato do selo, cole em cima do selo de papel alumínio furado e deixe o copo com o selo para baixo (ou seja, fundo para cima).

Se sair água pelo papel de filtro diga depois qual o aspecto, cor e cheiro.
 
gostei da dica, farei com outro bolo amanhã mesmo.

o bolo que furei cresceu muito rapido nos ultimos 2 dias, o copo está ate mais quente, só que apareceu contaminação aparente, pedaços onde o micélio está mais amarelado, e um lugar onde tem um ponto vermelho. acredito que esse já era... tem como salvar alguma coisa dele? isto é , se for mesmo micélio de psilocybe.

amanha farei o selo de papel de café, e isolarei o bolo que aparentemente está contaminado (isto se todos não forem contaminação né).


ainda tenho esperança. auhhau
 
o bolo que furei cresceu muito rapido nos ultimos 2 dias, o copo está ate mais quente, só que apareceu contaminação aparente, pedaços onde o micélio está mais amarelado, e um lugar onde tem um ponto vermelho. acredito que esse já era... tem como salvar alguma coisa dele? isto é , se for mesmo micélio de psilocybe.


Nesse ponto da colonização, se há um contaminante, as chances são de que esteja espalhado em todo o copo.
 
A foto responde tudo na minha opinião !

Um micélio com 25 dias e com esse aspecto?
 
Não vai por a cara nesse copo aberto irmão! Está contaminado com certeza. Se eu fosse você nem furava e nem abria o copo, descarte com tudo. Não cheire isso! É arriscado pois nunca se sabe o que se desenvolveu lá dentro. Pode até te fazer mal!
Bactérias e fungos são os maiores responsáveis por infecções.

Paz e Luz!
 
Com o devido respeito aos colegas, mas não creio que simplesmente furar um copo contaminado, deixar escorrer um pouco de água e analisar represente risco para a saúde de alguém.

A não ser que a pessoa esteja pensando em comer um bolo contaminado (???) ou ficar se inebriando compulsivamente com o cheiro de bactérias fermentativas que estejam por lá.


Antigamente eu lia muito o Shroomery e nunca vi nenhum relato desses. Se alguém conhece algo parecido desses fóruns maiores em inglês por favor envie o link.


O risco maior que vejo é espalhar a contaminação pelo ambiente e principalmente por outros cultivos.
 
Fala Ecuador

Existe risco sim, e nesse caso, não se sabe exatamente com que contaminante se está lidando.

Se for para fazer o procedimento que você indicou, faz-se necessário sim o uso de luvas, máscara e óculos de proteção, além de assepssia total, e descarte correto do material analizado.

Além de infecções, podem surgir outros problemas, inclusive intoxicação.

Existem relatos de pessoas que manipularam contaminações, e sofreram por isso, se algum esporo, líquido ou algo da contaminação entrar em contato com os olhos, é muito perigoso e exige cuidados médicos especiais.

Então, com todo respeito, isso deve ser sempre levado em conta, pois existem muitas pessoas que lêem esse fórum, e devem ser informadas sobre o caso.

Nossa saúde em primeiro lugar, nobre irmão.;)

good vibes!
 
Ah ai, nao tem problema nao!
O maximo que pode acontecer é um fungo colonizar a pele do seu rosto e os medicos precisarem tirar ele INTEIRO segue video explicativo:


O cara cheirou um mofo de PAO, e deu nisso ae.
mas nao tem risco nenhum além desse, se c tiver grana suficiente e uma esposa querida como a do cara.
 
hahuauhauhahua, já comprei minha roupa de astronauta pra manusear os bolos..
zuera haha.
o bolo da direita já deve ter ido pro saco...
amanha sem falta vo la ver.
 
Fala Ecuador

Existe risco sim, e nesse caso, não se sabe exatamente com que contaminante se está lidando.


Eu gostaria de casos, Muilok.

Você conhece alguém nessa situação. Tem algum post de outro fórum?

Ou então que você indique exatamente quais os riscos e agentes patogênicos. Por exemplo, se você for mordido por um cachorro há uma boa razão para tomar anti-rábica: o vírus da raiva. Mas não há razão para tomar vacina contra sarampo depois de uma mordida de cachorro.
 
ae pessoal. o bolo que furei estava horrivel quando abri. pura contaminação.
fui teimoso mesmo em persistir achando que era o micélio certo, me desculpem.
proxima vez com certeza eu não vou errar tanto. foi uma boa experiencia. me deu muito mais conhecimento prático sobre o cultivo.
eu gostaria de agradecer a todos que postaram neste tópico.

proxima tentativa com certeza colocarei aqui.:D
 
Eu gostaria de casos, Muilok.

Você conhece alguém nessa situação. Tem algum post de outro fórum?

Ou então que você indique exatamente quais os riscos e agentes patogênicos. Por exemplo, se você for mordido por um cachorro há uma boa razão para tomar anti-rábica: o vírus da raiva. Mas não há razão para tomar vacina contra sarampo depois de uma mordida de cachorro.
Faz assim irmão!
Limpe a bunda com o dedão, enfie o indicador na água da privada, com o dedo médio coce o vão dos dedos do pé, com o outro agrade o cachorro da vizinha e o mindinho tire tatu do nariz.....
Aí você: mexa o substrato com as mãos, não esterelize, inocule, espere uns 20 dias, abra o copo/pote e respire bem fundo, se necessário faça uma limpeza de pele com a mistura!:D
Parabéns! Você vai fazer parte das estatísticas igualzinho o cara do vídeo que o Eletrikcasing postou!
Um caso e tanto para a medicina brasileira!

Paz e Luz!
 
ae pessoal. o bolo que furei estava horrivel quando abri. pura contaminação.
fui teimoso mesmo em persistir achando que era o micélio certo, me desculpem.
proxima vez com certeza eu não vou errar tanto. foi uma boa experiencia. me deu muito mais conhecimento prático sobre o cultivo.
eu gostaria de agradecer a todos que postaram neste tópico.

proxima tentativa com certeza colocarei aqui.:D

Cara...

Poste sim, blz? Mas antes tenha tido a certeza de que aprendeu o suficiente para fazer começar um cultivo. Você, além de ter colocado em risco a saúde de outros do seu lado ainda distribuiu um monte de contaminantes pelo o ar.





Seja bem vindo
 
Cara...

Poste sim, blz? Mas antes tenha tido a certeza de que aprendeu o suficiente para fazer começar um cultivo. Você, além de ter colocado em risco a saúde de outros do seu lado ainda distribuiu um monte de contaminantes pelo o ar.

Seja bem vindo

Claro, vou postar sim!!!! Só n concordo que botei em risco a saude dos outros do meu lado, os bolos estavam em um lugar isolado das pessoas, e quanto aos contaminantes, isso é natural, se eles cresceram ali é pq já estavam por ali. Só encontraram situação adequada para isso.

Valeu!!!

nossa não tinha noção destes contaminantes... eu fico subestimando eles, depois deste video do you tube, vou prestar mais atenção, com certeza!!!
 
Eu gostaria de casos, Muilok.

Você conhece alguém nessa situação. Tem algum post de outro fórum?

Ou então que você indique exatamente quais os riscos e agentes patogênicos. Por exemplo, se você for mordido por um cachorro há uma boa razão para tomar anti-rábica: o vírus da raiva. Mas não há razão para tomar vacina contra sarampo depois de uma mordida de cachorro.

Fala Ecuador

Não tenho nenhum caso real acontecido comigo, para lhe relatar. Nos meus procedimentos, abuso da assepssia, e tomo muito cuidado com o que estou lidando, para não ocorrer nenhum desvio de percurso.

Porém, na net deve existir relatos, basta procurar. Na área da medicina devem existir pesquisas, inclusive contendo imagens sobre tais casos. Infelizmente, não posso lhe indicar nenhum no momento.

Um antigo usuário dó fórum, teve que fazer um tratamento caríssimo e delicado nos olhos, por causa de uma contaminação adquirida no cultivo, é só o que posso lhe dizer no momento irmão.

Só posso lhe indicar para tomar cuidado, o caso do vídeo que o EC postou é real, e muito assustador.

A Medicina hoje é avançada, mas ainda existem elementos não conhecidos da nossa Mãe Natureza, e no mundo fungui.

namastê
 
Faz assim irmão!
Limpe a bunda com o dedão, enfie o indicador na água da privada,


Alto nível, Tiwanaku.


Não sei se você percebeu mas eu não escrevi nada disso. Talvez você faça assim ...
 
Back
Top