Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Chitwan Nepal - PF tek

Diário de cultivo completo.
Salve galera, comecei a cultivar meus cogus faz um mês e meio, porém só fui entrar no fórum essa semana, então o cultivo já está bem pra frente, mas eu tenho algumas fotos que acredito que vai dar pra acompanhar o crescimento desde o começo. A partir de hoje tentarei tirar mais fotos para deixar vocês por dentro de tudo que está rolando ;D

A raça escolhida foi: CHITWAN NEPAL
Substrato: FARINHA DE ARROZ INTEGRAL
Técnica: PF TEK
Terrário: O terrário é uma caixa de dimensões 30cm X 45cm X 25cm de altura, com furos em todos os lados da caixa. Contém cerca de 6cm de perlita hidratada.

05/12/2015: Os 6 bolos foram preparados, esterilizados na panela em vapor de água quente (não deixei a água encostar nos potes) por 2 horas.

06/12/2015: Os 6 bolos foram inoculados.

Não lembro bem ao certo qual dia foi, mas com uma semana após serem inoculados alguns dos pontos de inoculação dos bolos já apresentavam sinal de colonização dos esporos, enquanto outros não.

19/12/2015: Aqui eu já vou ter algumas fotos dos bolos sendo colonizados dentro dos potes.
Visualizar item de mídia 3401Visualizar item de mídia 3400Visualizar item de mídia 3399Visualizar item de mídia 3398Visualizar item de mídia 3397Visualizar item de mídia 3396
28/12/2015: Neste dia eu vi os primeiros pins dentro do pote, mas o bolo ainda não estava completamente colonizado (na verdade estava mas faltava esperar aquela uma semana), e nesta data eu viajei e só voltei no dia 05/01/2015, portanto deixei para dar vida aos bolos na volta.
Visualizar item de mídia 3409Visualizar item de mídia 3408
06/01/2016: Dia que dei vida a 3 dos bolos, os outros 3 ainda não estavam prontos.

10/01/2016: Neste dia já era possível ver alguns cogus começando a crescer nos bolos, e um já bem grandinho.
Visualizar item de mídia 3402
12/01/2016: Dia da primeira colheita. O coguzão que tá na minha mão pesava 27g fresco, foi o maior deles, depois que sequei no desidratador ficou pesando 2,5g, sendo 1,5g do chapéu e 1g do talo. No total foram 14g secos na primeira flush de 3 bolos.
Visualizar item de mídia 3403Visualizar item de mídia 3404Visualizar item de mídia 3405Visualizar item de mídia 3406
13/01/2016: Depois da primeira flush voltei os 3 bolos para o dunk e dei vida aos outros 3. Segue a foto que foi tirada hoje, 15/01/2016.
Visualizar item de mídia 3407
Bom pessoal, acho que é isso. Qualquer informação que estiver faltando vocês me falam e se eu puder responder terei prazer em fazê-lo.
Vou tentar manter sempre atualizado o meu diário. Paz a todos!
 
Última edição:
Parabéns @Kefer, belo cultivo! Dê uma hidratada nos bolos deve ter mais umas colheitas pela frente!
 
@Malahov tive que pesquisar o que é isso hahah, é isso mesmo, segui um guia de 4 vídeos pra fazer isso, achei no Shroomery.
Interessante, sempre tive curiosidade como um terrário shotgun se comporta no nosso clima e com nossa quantidade de insetos. Parecem estar se desenvolvendo bem. Como está o clima da região em que vive no momento?
 
Interessante, sempre tive curiosidade como um terrário shotgun se comporta no nosso clima e com nossa quantidade de insetos. Parecem estar se desenvolvendo bem. Como está o clima da região em que vive no momento?
Bom, moro em Belo Horizonte, agora no verão fica alternando entre dias quentes e dias chuvosos, mas o lugar em que o terrário está não chega a sofrer muitas alterações de temperatura. Eu ventilo o terrário ums 3-4 vezes por dia fazendo vento com a própria tampa, e depois dou uma humidificada com o borrifador. E sim cara fica cheio de pernilongos ao redor do terrário, aí direto eu vou com a raquete de choque e mato uns 10 :p
Eu dei muuuuito mole de não ter tirado uma foto no dia que eu fiz a colheita, estava lindo, cheio de cogus todos com o chapéu preto de esporos.

Se for possível, descreve melhor as características do terrário. ;)
Vou editar meu primeiro post pra ficar mais completo e mais fácil pra quem ainda não viu o tópico.
 
Eu ventilo o terrário ums 3-4 vezes por dia fazendo vento com a própria tampa, e depois dou uma humidificada com o borrifador.
Obrigada pelas informações! O importante no caso do shotgun é deixar ele de forma que o ar passe por baixo e suba levando a umidade da perlita.
cheio de cogus todos com o chapéu preto de esporos.
Você sabe que o melhor momento de colheita é bem antes, né?
 
Diz-se que é melhor colher logo antes ou após o véu se romper pois neste momento ele tem maior potência. Não sei se há uma prova científica disso.
 
Diz-se que é melhor colher logo antes ou após o véu se romper pois neste momento ele tem maior potência. Não sei se há uma prova científica disso.
Ahh, então, eu li isso em algum lugar e que é bom colher todos de uma vez, ai eu tava esperando o veu do último dos cogus se romper, ai quando colhi ja tava cheio de esporos :D
 
Ahh, então, eu li isso em algum lugar e que é bom colher todos de uma vez
E qual era a explicação para colher todos de uma vez? Depois que começa a frutificar todo dia eu colho alguns e vai assim por muito tempo.
 
E qual era a explicação para colher todos de uma vez? Depois que começa a frutificar todo dia eu colho alguns e vai assim por muito tempo.
Deve ser para ter um parametro de quando a flush acabou, não sei, acredito que a quantidade de psilocina e psilocibina não deve diminuir, no máximo deve manter e então a relação quantidade de alcaloides/peso em gramas do cogu que deve diminuir a medida que o cogu cresce. Vou tentar dessa maneira que você falou e ver o que eu acho :)
 
Diz-se que é melhor colher logo antes ou após o véu se romper pois neste momento ele tem maior potência. Não sei se há uma prova científica disso.

E complementando, é o momento ideal, pois assim você evita que eles esporulem pelo terrário inteiro e por cima dos bolos, dificultando as próximas formações primórdias!
 
Salve pessoal, atualizar o dário aqui né... Ontem e hoje realizei a primeira colheita dos 3 bolos que foram pro terrário mais tarde e mandei os bolos pra mais um dunk.
Sábado os cogus ainda não estavam pronto para colher e eu fui numa rave só voltei domingo de noite, já tinha uns grandões e soltaram esporos no terrário todo :facepalm:
Colhi os que já tinham rompido o véu (na foto vocês vão ver que são os dois bolos dos cantos, o do meio tive que esperar até hoje, segunda, para colher).
O peso total dos cogus já desidratados foi de 13,1g. Agora sobraram os 3 bolos que eu já tinha feito a primeira colheita no terrário, e parece que vai vir uns monstros neles, tem um cogu muito grosso nascendo e é só um bebezinho ainda :p
Seguem as fotos:
Visualizar item de mídia 3445Visualizar item de mídia 3446Visualizar item de mídia 3447Visualizar item de mídia 3448Visualizar item de mídia 3449Visualizar item de mídia 3450Visualizar item de mídia 3451@Malahov, só completando que você tinha me perguntado sobre o clima, esses dias tava chovendo e eu reparei que borrifar água não estava deixando o terrário húmido mas sim molhado, ai deixem sem borrifar esses dias até voltar a fazer sol.
 
desculpe-me pela ignorância, mas o que impede a entrada de contaminantes neste tipo de terrário com furos?
 
mas o que impede a entrada de contaminantes neste tipo de terrário com furos?

Manter o ambiente em volta o mais limpo possível ...

Aliás, conforme seja o ambiente em volta, não só contaminantes como insetos podem ser um problema.
 
Saudações amigos, meus três bolos que estavam no terrário desde o começo terminaram a 2ª flush e dei mais um dunk neles para ver se rola uma 3ª.

Fiz a colheita do bolo da esquerda no momento da foto, de tarde. A outra foto é no mesmo dia de noite, que eu colhi os dois cogus do bolo do meio:
Visualizar item de mídia 3477Visualizar item de mídia 3478Colheita do bolo do que sobrou do bolo do meio:
Visualizar item de mídia 3479Colheita do bolo da direita:
Visualizar item de mídia 3480Os outros três que eu tinha acabado de voltar para o terrário para a 2ª flush já começaram a pinar:
Visualizar item de mídia 3481Visualizar item de mídia 3482Visualizar item de mídia 3483Visualizar item de mídia 3484
Bom, só tem um problema agora, segunda (25) eu vou viajar e só volto sábado (30). Não vai ter ninguém para tomar conta do terrário pra mim, se eu deixar o terrário abandonado por 5 dias tem perigo de os bolos morrerem ou algum outro perigo?
 
Back
Top