Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - B+ - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olá galera.
Bom depois de algum tempo estudando aqui no CM, dedicando bastante tempo diário com estudos resolvi começar meu cultivo.
Escolhi a técnica PF que é a básica para iniciantes e a strain B+ pois é a que muitos iniciam o cultivo.
Quis fazer tudo correto e não quis economizar nos objetos necessários para um cultivo bem feito.
Fiz a esterilização de 6 copos com a receita básica(1/2 Vermiculita, 1/4 Arroz Integral, 1/4 Água mineral).
Da esterilização até a inoculação quis fazer tudo certinho, na assepsia, organização... Mas acabei me atrapalhando muito Hehe :cabecada:
Recebi algumas dicas para a esterilização do @F.J.P.

Dia: 10/10/13
Após 8 dias da inoculação eu fui dar uma olhada e teve sinal do micélio em 3 copos, 1 contaminou e não quis ir adiante com ele, já descartei na natureza para viver em paz(sendo que era o micélio mais desenvolvido :().
Contaminado:
8843.jpg y1yq.jpg

Os outros 2:
xenm.jpg 3ksg.jpg

A temperatura está ficando entre 23 Cº - 31,5 Cº
Um dia desses foi quente d+ aqui foi parar nos 34 Cº, achei que o micélio até tinha morrido, mas parece que ele deu um pico e cresceu mais rápido :huh:

Bom é isso galera, irei atualizando aqui aproximadamente de 5 em 5 dias.

Dia: 25/10/13
Hoje fiquei feliz ao ver eles dessa maneira. :)

1º copo 25% colonizado:
SAM_0489.JPG

2º copo 45% colonizado, bem rizomorfico:
SAM_0490.JPG

Os outros 3 não deu sinal do micélio, eu utilizei uma seringa de 3 ml neles, 1ml por copo. Se não tiver sinal até domingo, irei fazer outra siringa para inocular, pois acho que esta não foi bem feita(não adquiriu os esporos adequadamente).

Última edição por um moderador:
É isso ai, tá bonito e saudável seu micélio.
Lembre de esperar mais uns 3 dias depois de 100% colonizado, para dar tempo de colonizar totalmente na parte interna dos copos.
Sucesso!

Opa galera.
Bom ontem não estive em casa, quando voltei as 19:00 horas, eu olho no termômetro e vejo a temperatura máxima em 37Cº.
Não acreditei, aqui ontem estava muito quente, como minha incubadora é o armário e a temperatura não é constante, fiquei com medo do micélio morrer.
Aí dei uma olhadinha neles, estavam normal e o 2º copo continua crescendo, em torno de 50%, mas o 1º parece ter estagnado pela temperatura.
Mas parece tudo normal, sem contaminações.
Vamos continuar seguindo, quarta-feira provavelmente irei olhar e tirar foto pra postar aqui. Equanto isso estou arrumando os objetos necessários para inocular mais 4 copos. É ótimo vê-los crescendo, da vontade de fazer mais e mais, adquirindo ótima experiências. :unhas:

PS: troquei os copos de lugar, coloquei em um lugar mais frio aqui, e chegou no máximo 33Cº, mantendo-se a maior parte do dia em 23 - 28 Cº.

Boas notícias galera!
Bom, segue os copos:

Copo 1, 95%:
SAM_0497.JPG

Copo 2, 60%:
SAM_0498.JPG

Bom, sábado observei que os outros 3 copos realmente não teve sinal do micélio, resolvi inocular novamente.
Eu já tinha uma seringa de 3 ml's das que eu tinha feito, já estava na geladeira desde o dia 02/10.
Achava até que os esporos tinham morrido por conta do tempo na geladeira, mas pesquisei no forum e vi que outros usuários já tinha deixado meses e não teve problemas.
E fui olhar hoje, os 3 copos tem sinal do micélio :feliz:

Segue fotos:
SAM_0499.JPG SAM_0500.JPG SAM_0501.JPG

Fiquei bastante feliz hoje, ontem preparei uma seringa de 10ml com B+ também, estou pensando em fazer um casing depois.
Irei deixa-la na geladeira hidratando até me decidir. Conto com vocês também.
Vlw

E ai galera, hoje retirei o 1º bolo do copo, vai ficar até amanha em dunk enquanto eu termino o que falta no terrário.

Eu irei utilizar perlita para manter a umidade, assim como a argila expandida eu tenho que colocar água junto à perlita até chegar metade(+/-) da camada de perlita no terrário ou apenas deixo a perlita de molho um tempo e coloco-a no terrário?
Porque eu vi em alguns vídeos que não colocam uma camada de água na perlita mas em algumas leituras no CM é utilizada a camada, aí surgiu a dúvida.
O vídeo por exemplo está nesta página da biblioteca do CM:
https://teonanacatl.org/threads/o-que-é-dunk-and-roll.174/

O 2º bolo está em 70%, está mais lento, acho que é por causa da temperatura que diminuiu bastante aqui.

Os outros 3 copos estão lindos, quando der pra mim tirar as fotos colocarei aqui. ;)

assim como a argila expandida eu tenho que colocar água junto à perlita até chegar metade(+/-) da camada de perlita no terrário ou apenas deixo a perlita de molho um tempo e coloco-a no terrário?
coloca sim Tauren, sempre é bom ter uma camadinha de água para ir evaporando e circulando no terrário para gerar umidade... eu coloco também (no olho) uma colher de sopa de água oxigenada para dar uma prevenida em outros contaminantes, neste caso coloco a Água oxigenada misturada dentro de uma garrafa de água, misturo e só depois jogo no terrário... bom trabalho!

Fotos:
3º copo:
SAM_0503.JPG

4º copo:
SAM_0505.JPG

5º copo:
SAM_0506.JPG SAM_0507.JPG

Terrário(isopor de 70l, 2 coolers(1 O² o outro para CO²), tampa de vidro para entrada de luz):
SAM_0508.JPG SAM_0510.JPG

Coloquei a mascara cirúrgica nos cooler's como filtro, só que para a saída de ar ela está impedindo, para a entrada fica fraca mas ainda entra.
Teria algo melhor para colocar? Pensei em filtro de café mas estou pensando que vai da na mesma...

PS: não coloquei foto do 2º copo pois não ia ter muita diferença da foto passada.

coloca sim Tauren, sempre é bom ter uma camadinha de água para ir evaporando e circulando no terrário para gerar umidade... eu coloco também (no olho) uma colher de sopa de água oxigenada para dar uma prevenida em outros contaminantes, neste caso coloco a Água oxigenada misturada dentro de uma garrafa de água, misturo e só depois jogo no terrário... bom trabalho!

Beleza F.J.P., colocarei a água.
Para evitar contaminantes na água, o que seria mais efetivo: água sanitária ou a água oxigenada(qual %)?
Vlw! ;)

Cara, esse micelio tá mutio rizomorfico! Vai sair muitos pins dai:)

Está sim, tomara!
Vlw! :)

Última edição:
Para evitar contaminantes na água, o que seria mais efetivo: água sanitária ou a água oxigenada(qual %)?
não sei não, acho que hipoclorito (água sanitária) é bem mais efetivo que água oxigenada... na minha mistura também uso água sanitária, minha proporção é para uma garrafa de 1,5 litro eu coloco umas colherzinha de café de água sanitária e uma colher de sopa de água oxigenada, misturo e coloco no terrário...

Galera hoje fui dar uma olhada na terra aonde eu descartei o primeiro copo contaminado e olha o que tinha:
SAM_0511.JPG

Eu havia enterrado e jogado uma terra com adubo por cima, vamos ver se frutifica alguns meninos aí. :)
OBS: está chovendo muito aqui por isso está molhado.

Bom galera o 1º bolo já está no terrário.
Só acho que exagerei um pouco na água sanitária que coloquei na água junto à perlita, fui colocando em uma garrafa de 2 litros, 1 colher de sopa para cada garrafa com água.
Quando eu ligo os coolers para troca de ar, sai um cheiro leve de água sanitária, será que vai prejudicar a pinagem?

Retirei a mascara cirúrgica como filtro dos cooler's no terrário e coloquei uma tela para mosquitos, na parte de dentro coloquei acrilon. Agora a troca de ar está funcionando perfeito. :)

Mais tarde posto fotos.

Bom galera, foi feito o dunk na terça-feira(05/10) e roll na quarta-feira(06/10).
Segue fotos:

SAM_0521.JPG
Cooler com tela para insetos.

SAM_0522.JPG
Terrário dentro, temperatura máxima 24 Cº, minima 22 Cº, umidade 100%.
Essa umidade está boa para pré pinagem, correto?
Quando eu ligo os cooler's durante 30 minutos a umidade cai para 90%, o que seria ideal para frutificar pós pins, estou correto?

Enquato isso os copos estão evoluindo bem!
3º copo, 30%:
SAM_0520.JPG

4º copo, 45%:
SAM_0518.JPG

5º copo, 60%:
SAM_0517.JPG

O 2º copo está lento, mas está caminhando! chegando aos 75% +/- agora. Não achei necessário foto pois não é uma grande evolução.
:)

A dosagem pode ser menor da próxima, mas não vai prejudicar seu cultivo não. Evite o contato dos bolos diretamente com a água.
Obrigado RainSpirit, estou pensando em lavar a perlita novamente, deixar o bolo em uma vasilha enquanto isso, pois o cheiro está incomodando um pouco. O terrário fica no quarto... Seria no máximo 1 hora com os procedimentos, claro isolando o bolo em lugar limpo, o que acha?

Bom galera, dei uma sumida, eu estava esperando o bolo pinar para poder postar. E tenho novidades!

O bolo que foi aniversariado dia 6/11, dia 18/11 vi o primeiro pin, sensação muito boa! :feliz:
Hoje vi 4 pins, todos estão nascendo por baixo(por conta da umidade estou certo?) :)
SAM_0525.JPG SAM_0523.JPG SAM_0524.JPG

Hoje foi aniversariado o 2º e 3º bolo, eles já tinha completado 100% no domingo, quando retirei dos copos senti o cheiro doce de micélio. Ô cheirinho baum! :ROFLMAO:
Foi pro dunk e amanha vou fazer roll neles e coloca-los no terrário.

Os outros 2 copos seguem na colonização, 1 está estagnado há alguns dias. Acham que eu poderia fazer um furo no alumínio e colocar micropore?

Dia 03/11 fiz a inoculação de mais 4 potes, 3 pequenos e um grande de PP.
Dia 07/11 já tinha sinal de micélio.
Hoje fui olhar, um deles está muito rizomórfico que está terminando a colonização. Irei fazer um casing com eles.

Foi feito roll nos bolos 2 e 3 ontem, após 30 horas de dunk.

A situação dos 3 no terrário:
SAM_0526.JPG SAM_0527.JPG

E o 1º: :eba:
SAM_0528.JPG

OBS: o 1º está com aspecto diferente(vermiculita mais fina) pois antes do roll ela foi colocada em uma touca cirúrgica e fervida por 20 minutos. O 2º e 3º a vermiculita foi colocada úmida no microondas por 10 minutos. Vamos ver como eles reagem. ^^

Back