Olá pessoal, após uma longa pesquisa aqui no CM e outros sites e depois de enfrentar uma verdadeira batalha para conseguir todos os materiais necessários para o cultivo, gostaria de compartilhar com vocês meu primeiro cultivo, que me dará minha primeira experiência com cogumelos. Abaixo, seguem os detalhes.
STRAIN: Australian
PROCEDÊNCIA: PróFungos
---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não
Misturei os ingredientes conforme orientação dada aqui no fórum e esterilizei na panela de pressão durante 1h. Foram utilizadas duas camadas de papel alumínio por cima dos potes e feitos furos que foram vedados após esterilização com fita micropore.
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 04/08/2013
(X) Seringa Multiesporos
GloveBox?
(X) Sim ( ) Não
Foram inoculados 6 potes no total, no nervosismo do momento a inoculação não foi como esperava. Alguns potes receberam menos líquido e os furos ficaram meio distante das paredes dos potes (nem lembrei deste detalhe na hora
). De qualquer forma, acredito que não tenha prejudicado muito o desenvolvimento do micélio.
Os potes ficaram na incubadora com a temperatura variando entre 27º-29º. Como a temperatura da minha cidade durante o dia é de aproximadamente 25º e à noite chega aos 21º, deixei a incubadora atrás da geladeira, para garantir a temperatura ideal.
Abaixo estão as fotos dos potes colonizados (hoje, 17/08/2013)
As fotos não ficaram muito boas, pois foram tiradas do celular
1º ANIVERSÁRIO: Data 17/08/2013
Hoje aniversariei dois potes, que eram menores que os outros e que o micélio se desenvolveu mais rápido. Acabei de realizar o dunk utilizando água mineral gelada de uma garrafa fechada e agora os dois bolos estão na geladeira.
Assim que surgir mais alguma novidade posto para vocês!
STRAIN: Australian
PROCEDÊNCIA: PróFungos
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não
Misturei os ingredientes conforme orientação dada aqui no fórum e esterilizei na panela de pressão durante 1h. Foram utilizadas duas camadas de papel alumínio por cima dos potes e feitos furos que foram vedados após esterilização com fita micropore.
INOCULAÇÃO: Data 04/08/2013
(X) Seringa Multiesporos
GloveBox?
(X) Sim ( ) Não
Foram inoculados 6 potes no total, no nervosismo do momento a inoculação não foi como esperava. Alguns potes receberam menos líquido e os furos ficaram meio distante das paredes dos potes (nem lembrei deste detalhe na hora
Os potes ficaram na incubadora com a temperatura variando entre 27º-29º. Como a temperatura da minha cidade durante o dia é de aproximadamente 25º e à noite chega aos 21º, deixei a incubadora atrás da geladeira, para garantir a temperatura ideal.
Abaixo estão as fotos dos potes colonizados (hoje, 17/08/2013)
As fotos não ficaram muito boas, pois foram tiradas do celular

1º ANIVERSÁRIO: Data 17/08/2013
Hoje aniversariei dois potes, que eram menores que os outros e que o micélio se desenvolveu mais rápido. Acabei de realizar o dunk utilizando água mineral gelada de uma garrafa fechada e agora os dois bolos estão na geladeira.

Assim que surgir mais alguma novidade posto para vocês!