Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Australian

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, após uma longa pesquisa aqui no CM e outros sites e depois de enfrentar uma verdadeira batalha para conseguir todos os materiais necessários para o cultivo, gostaria de compartilhar com vocês meu primeiro cultivo, que me dará minha primeira experiência com cogumelos. Abaixo, seguem os detalhes.

STRAIN: Australian

PROCEDÊNCIA: PróFungos

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)

Selo com Vermiculita

(X) Sim ( ) Não

Misturei os ingredientes conforme orientação dada aqui no fórum e esterilizei na panela de pressão durante 1h. Foram utilizadas duas camadas de papel alumínio por cima dos potes e feitos furos que foram vedados após esterilização com fita micropore.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 04/08/2013
-------------------------------------------------

(X) Seringa Multiesporos

GloveBox?
(X) Sim ( ) Não

Foram inoculados 6 potes no total, no nervosismo do momento a inoculação não foi como esperava. Alguns potes receberam menos líquido e os furos ficaram meio distante das paredes dos potes (nem lembrei deste detalhe na hora :confused:). De qualquer forma, acredito que não tenha prejudicado muito o desenvolvimento do micélio.

Os potes ficaram na incubadora com a temperatura variando entre 27º-29º. Como a temperatura da minha cidade durante o dia é de aproximadamente 25º e à noite chega aos 21º, deixei a incubadora atrás da geladeira, para garantir a temperatura ideal.

Abaixo estão as fotos dos potes colonizados (hoje, 17/08/2013)
As fotos não ficaram muito boas, pois foram tiradas do celular :(

Foto-0079.jpg Foto-0080.jpg Foto-0081.jpg Foto-0082.jpg

-------------------------------------------------
1º ANIVERSÁRIO: Data 17/08/2013
-------------------------------------------------

Hoje aniversariei dois potes, que eram menores que os outros e que o micélio se desenvolveu mais rápido. Acabei de realizar o dunk utilizando água mineral gelada de uma garrafa fechada e agora os dois bolos estão na geladeira.

Foto-0085.jpg Foto-0094.jpg Foto-0096.jpg Foto-0097.jpg Foto-0099.jpg Foto-0101.jpg

Assim que surgir mais alguma novidade posto para vocês! :)
 
Parece tudo muito bem feito, @mantine.
 
Valeu pela força, pessoal! Estou muito ansiosa pelos resultados, será minha primeira experiência (e do meu namorado também).
 
Acompanhando, vai com fé que a fé não costuma falhar. SUCESSO em vista! :blackalien: PS: agora que estou sabendo que vc é mulher, preciso expressar que faltam mulheres aqui entre nós, e que vc é bem vinda junto com o seu namorado ou sem ele. Fala pra ele entrar na CM também, é tudo de bom!
 
É isso ai mantine,
Micelio bem bonito, vem ai coisa boa, so uma recomedaçao, bastava 2 ou 4 furos (claro que resulta com mais furos mas o risco de contaminantes entrarem durante inoculação é maior) :) .
Mas tudo bem feito, Parabens e bons frutos :)
 
O ideal, ao meu ver, é aniversariar os bolos pf tecks um dia depois de estarem 100% colonizados pelo micélio saudável. Nunca deixei pinar no copo, creio que não vale a pena, gera um gasto extra de energia em vão. É mais ou menos como colher banana. Se colhe verde demais, jamais madura direito, se colher depois do tempo, depois de estar de vez, ela apodrece fácil. O micélio é mto frágil, creio que o ponto ideal é o que produz mais!
 
Pessoal, tenho uma dúvida. Li no site do Professor Fanaticus (http://www.fanaticus.com/birthday.htm) que o cultivo aumentaria caso o cogumelo pinasse ainda dentro do pote, antes de aniversariar. Vocês já testaram isso ou não tem muita diferença?
Ja tive varios copos frutificando in vitroAs vezes tenho preguiça de pasteurizar substratos e deixo os copos na incubadora até juntar bastante. Sempre tem alguns que frutifica. Uma coisa tenho certeza: Frutificar in vitro não aumenta a produção e pior, acho que diminui.
 
Pessoal, tenho uma dúvida. Li no site do Professor Fanaticus (http://www.fanaticus.com/birthda.htm) que o cultivo aumentaria caso o cogumelo pinasse ainda dentro do pote, antes de aniversariar. Vocês já testaram isso ou não tem muita diferença?

Acho que você entendeu errado, no link diz que o tempo ideal para aniversariar seria quando as primórdias aparecem.

Para aumentar a produção final, o trecho é este:
... for some of the cakes, follow the PF casing technique (later in this chapter) as a wa to make the fruiting max.

Ou seja, não tem mistério, simpatias ou reza braba. Se deseja ter uma produção maior, faça um PF casing: https://teonanacatl.org/forums/bolos-casing.82/

Ou invista em bulks e outras técnicas avançadas de isolamento. :ler:

Sucessos mágicos! :)
 
Entendo, @Cosmik. Obrigada pela resposta. No futuro penso em tentar um casing mesmo. Acredito que eu tenha confundido os termos, utilizei "pinar" como um substituto para "aparecer as primórdias". Desculpe, erro de iniciante :oops:. Mas, de qualquer forma, o trecho que eu me referi foi esse

The primordia have appeared and it is now time to birth the cake. Wait until you see this, and the fruiting will be maximized. The fruiting is fairly relative to the primordia that appear.
 
boa sorte no cultivo colega! eu já fiz esse experimento do fanaticus mas não notei muita diferença não.
 
Valeu pessoal, pela energia positiva! :) Podem ter certeza que todo esse apoio de vocês está ajudando muito!! Coloquei os dois primeiros bolos no terrário hoje, em breve postarei mais uma atualização, pois ainda estou fazendo algumas adaptações.
 
Acompanhando @mantine que dê tudo certo no seu cultivo ;) e aparentemente ta tudo certo, os bolos estão lindos :fome:
 
O ideal, ao meu ver, é aniversariar os bolos pf tecks um dia depois de estarem 100% colonizados pelo micélio saudável.

Já tive várias experiencias de retirar bolos e grãos de copos e após quebrá-los o centro está estéril, sem sinal de colonização. Se a inoculação é feita apenas na borda, ela completa primeiro a superfície depois completa o miolo. Então sugiro deixar mais tempo, 1 semana, o copo na incubadora para garantir 100% fora e dentro

Nunca deixei pinar no copo, creio que não vale a pena, gera um gasto extra de energia em vão.

Não ha problema algum o copo pinar, e se acontecer indica que o ambiente foi favorável, ao abrir e por no terrário o bolo continua o processo de pinagem. Pode ou não arrancar os frutos que surgiram dentro do copo.

É mais ou menos como colher banana. Se colhe verde demais, jamais madura direito, se colher depois do tempo, depois de estar de vez, ela apodrece fácil.

São processos totalmente diferenciados. O micélio entra numa fase vegetativa..
Se fosse ruim deixar passar uns dias, após a colonização total, então porque todos sugerem que é viável conservar na geladeira um bolo 100% para usar quando for oportuno ?


O micélio é mto frágil, creio que o ponto ideal é o que produz mais!


O micélio quando coloniza um substrato é forte, tão forte a ponto de rechaçar contaminantes por um período prolongado de tempo.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top