Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Australian

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, após uma longa pesquisa aqui no CM e outros sites e depois de enfrentar uma verdadeira batalha para conseguir todos os materiais necessários para o cultivo, gostaria de compartilhar com vocês meu primeiro cultivo, que me dará minha primeira experiência com cogumelos. Abaixo, seguem os detalhes.

STRAIN: Australian

PROCEDÊNCIA: PróFungos

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)

Selo com Vermiculita

(X) Sim ( ) Não

Misturei os ingredientes conforme orientação dada aqui no fórum e esterilizei na panela de pressão durante 1h. Foram utilizadas duas camadas de papel alumínio por cima dos potes e feitos furos que foram vedados após esterilização com fita micropore.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 04/08/2013
-------------------------------------------------

(X) Seringa Multiesporos

GloveBox?
(X) Sim ( ) Não

Foram inoculados 6 potes no total, no nervosismo do momento a inoculação não foi como esperava. Alguns potes receberam menos líquido e os furos ficaram meio distante das paredes dos potes (nem lembrei deste detalhe na hora :confused:). De qualquer forma, acredito que não tenha prejudicado muito o desenvolvimento do micélio.

Os potes ficaram na incubadora com a temperatura variando entre 27º-29º. Como a temperatura da minha cidade durante o dia é de aproximadamente 25º e à noite chega aos 21º, deixei a incubadora atrás da geladeira, para garantir a temperatura ideal.

Abaixo estão as fotos dos potes colonizados (hoje, 17/08/2013)
As fotos não ficaram muito boas, pois foram tiradas do celular :(

Foto-0079.jpg Foto-0080.jpg Foto-0081.jpg Foto-0082.jpg

-------------------------------------------------
1º ANIVERSÁRIO: Data 17/08/2013
-------------------------------------------------

Hoje aniversariei dois potes, que eram menores que os outros e que o micélio se desenvolveu mais rápido. Acabei de realizar o dunk utilizando água mineral gelada de uma garrafa fechada e agora os dois bolos estão na geladeira.

Foto-0085.jpg Foto-0094.jpg Foto-0096.jpg Foto-0097.jpg Foto-0099.jpg Foto-0101.jpg

Assim que surgir mais alguma novidade posto para vocês! :)
 
OK Master @Mauricio , acaba de abrir meus olhos para as realidades micológicas. Grato pelos valiosos ensinamentos, seus argumentos são irrefutáveis. Tá valendo!
 
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO: 24/08/2013
---------------------------------------------

Montei um novo terrário com uma caixa organizadora maior e mais alta e coloquei uma bomba de aquário. A temperatura no terrário está em torno de 24º-25º, por isso não utilizei nenhum método de controle de temperatura. Os bolos da primeira leva (dois potes) já estão no terrário há quase uma semana. Eles estão com uma aparência algodoada, com o micélio saindo pela cobertura da vermiculita, mas até agora nenhum sinal de pin :(. Hoje tive a impressão que estão surgindo alguns nós hifais (pequenas bolinhas brancas) na base do bolo, que está em contato com a vermiculita úmida.

IMG_0750.JPG IMG_0751.JPG

Dos quatro potes que ainda estavam na incubadora, dois deles já terminaram de colonizar faz uns dias. Um deles tem até alguns pins dentro, inclusive foi uma surpresa pra mim ver que tinha um pin até grande (foi uma emoção muito grande ver o primeiro filhote :ROFLMAO:). O outro já apresenta nós hifais. Hoje fiz o dunk desses dois.

IMG_0728.JPG IMG_0729.JPG

Os outros dois potes estão me preocupando um pouco :unhas:. A colonização estagnou e deixou um pedaço do substrato sem estar colonizado. Eu tinha lido que esta estagnação pode ser causada por falta de oxigênio e que nestes casos era interessante abrir por pouco tempo a tampa de alumínio para deixar ele respirar. Fiz isso há dois dias atrás com esses dois potes e deixei eles virados de cabeça para baixo (para que o oxigênio, que é menos denso que o gás carbônico, alcançasse o fundo do pote). Realmente ajudou, mas como já tinha passado muito tempo na incubadora, apareceram vários pins e ainda falta uma parte ser colonizada.

IMG_0731.JPG IMG_0732.JPG IMG_0735.JPG

Pessoal, o que vocês acham que eu deveria fazer com esses dois potes? Estou com medo de deixar colonizar o resto e os pins crescerem demais. Ao mesmo tempo, não queria aniversariar agora e correr o risco de contaminar o substrato exposto.

-------------------------------------------------
2º ANIVERSÁRIO: Data 24/08/2013
-------------------------------------------------

Estas são as fotos dos dois novos potes aniversariados. Dá pra ver em uma delas o pin que está mais desenvolvido.

IMG_0738.JPG IMG_0739.JPG IMG_0744.JPG IMG_0746.JPGIMG_0730.JPGIMG_0733.JPGIMG_0734.JPGIMG_0736.JPGIMG_0737.JPGIMG_0740.JPGIMG_0742.JPGIMG_0743.JPGIMG_0745.JPG
 
Pessoal, o que vocês acham que eu deveria fazer com esses dois potes? Estou com medo de deixar colonizar o resto e os pins crescerem demais. Ao mesmo tempo, não queria aniversariar agora e correr o risco de contaminar o substrato exposto.


Aniversarie esses bolos com pins e tire fora a parte do substrato que não está colonizada.

Tire tudo mesmo, porque se você deixar algum substrato não colonizado ele provavelmente vai contaminar e causar a perda do bolo.


Quanto aos primeiros, que não pinaram ainda, calma.
 
Aniversarie esses bolos com pins e tire fora a parte do substrato que não está colonizada.

Tire tudo mesmo, porque se você deixar algum substrato não colonizado ele provavelmente vai contaminar e causar a perda do bolo.


Quanto aos primeiros, que não pinaram ainda, calma.

Vou fazer isso então. Realmente está difícil segurar a ansiedade, mas eu me acalmei um pouco mais vendo os pins dentro do pote. Valeu! :)
 
@mantine , o que eu faria com esses potes parcialmente colonizados, e já fiz com sucesso, é um casing deles. Ou seja, tira-se os bolos dos potes em ambiente esterilizado e remove-se totalmente o substrato não-colonizado, como disse o @Ecuador logo acima. Numa quentinha ou outro recipiente apropriado, previamente limpo e esfregado com álcool 70, coloca-se uma fina camada de vermiculita (~1cm) úmida, quebra-se os bolos colonizados espalhando bem os pedaços sobre a vermiculita. Finalmente cobre-se com outra camada de vermiculita ou pó de fibra de coco ou uma mistura meio-a-meio de ambos. Esse procedimento, o casing, foi o que mais gerou boas colheitas para mim. Só uma ideia. :homenvelho
 
@mantine , o que eu faria com esses potes parcialmente colonizados, e já fiz com sucesso, é um casing deles. Ou seja, tira-se os bolos dos potes em ambiente esterilizado e remove-se totalmente o substrato não-colonizado, como disse o @Ecuador logo acima. Numa quentinha ou outro recipiente apropriado, previamente limpo e esfregado com álcool 70, coloca-se uma fina camada de vermiculita (~1cm) úmida, quebra-se os bolos colonizados espalhando bem os pedaços sobre a vermiculita. Finalmente cobre-se com outra camada de vermiculita ou pó de fibra de coco ou uma mistura meio-a-meio de ambos. Esse procedimento, o casing, foi o que mais gerou boas colheitas para mim. Só uma ideia. :homenvelho

Ótima ideia @AshtarSherry !!! Só tenho uma dúvida. Será que teria algum problema com os pins que estão nascendo?
 
tem problema não. Só colha os pins que nasceram in vitro, faça o que quiser com eles e desfaça os bolos limpos sobre a camada de vermiculita molhada, sem pinos nem abortos. Não tem erro, só se esmere na assepsia do ambiente, dos instrumentos e manda bala. Casing rende muito, dá uma olhada num dos meus.


Ah... a cobertura tem que ser úmida também, e ter a paciência do micélio colonizar o novo substrato e frutificar. É isso.
2013-05-25 21.41.07.jpg
 
tem problema não. Só colha os pins que nasceram in vitro, faça o que quiser com eles e desfaça os bolos limpos sobre a camada de vermiculita molhada, sem pinos nem abortos. Não tem erro, só se esmere na assepsia do ambiente, dos instrumentos e manda bala. Casing rende muito, dá uma olhada num dos meus.
Ah... a cobertura tem que ser úmida também, e ter a paciência do micélio colonizar o novo substrato e frutificar. É isso.

Caramba!!! :eek:h: Com uma foto dessas dá até vontade de fazer mesmo. Só tenho medo por causa da assepsia do local. Também dá uma pena danada de arrancar os coitadinhos dos pins :cry:. Hoje à noite decido o que fazer e depois posto as fotos aqui.
 
Pena de arrancar nada, a vida é assim mesmo. Se fosse comigo, eu nunca tive a paciência pra deixar pinar in vitro, eu colheria todos, bateria com um pouco de suco de maracujá e mel, e mandaria pra dentro sem dúvida, sem dó nem piedade! Nunca me senti culpado por isso, ao contrário, trips da melhor qualidade!

Esses são alguns pinozinhos e abortos que bati com suco de maracujá, que me levou às alturas
2013-05-08 14.51.41.jpg
:homenvelho
 
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO: 26/08/2013
---------------------------------------------

Olá, pessoal! Hoje estou postando mais uma foto do desenvolvimento dos cogus. Os bolos do primeiro aniversário, que já estão há uma semana no terrário, ainda estão em um ritmo um pouco lento :( , mas já dá pra ver vários pins bem pequenos na parte debaixo deles.

IMG_0803.JPG IMG_0807.jpg

Os bolos do 2º e do 3º aniversário estão mais promissores. Já dá pra ver vários pins grandões e cada vez eu fico mais animada com isso :LOL: . Os pins que surgiram ainda dentro do pote continuam se desenvolvendo (são os maiores das fotos abaixo) e outros começaram a surgir :contente: .

IMG_0797.JPG IMG_0798.JPG IMG_0802.JPG IMG_0804.JPG IMG_0805.JPG

Estou fazendo ciclos de luz 12/12 h e passei a borrifar e depois abanar o terrário mais frequentemente pois li que a evaporação da água na superfície do micélio é um dos fatores que induz um maior surgimento de pins. Hoje fiz uma experiência, talvez um pouco arriscada devido a possíveis contaminantes, mas prestei bastante atenção quanto a assepsia. Injetei água destilada através de uma seringa esterilizada nos bolos, pois li que nesta fase eles necessitam de bastante água para se desenvolver.

Hoje fiquei apreensiva pois o termômetro do terrário, que fica solto, caiu e decepou um dos pins bem na base. Fiquei morrendo de pena por ter perdido um dos meus filhotes :cry: .

@AshtarSherry , resolvi aniversariar os bolos desta vez pois não queria arrancar meus primeiros pins. Mas vou guardar sua dica e o próximo cultivo devo fazer um casing ;) .
 
Hoje fiquei apreensiva pois o termômetro do terrário, que fica solto, caiu e decepou um dos pins bem na base. Fiquei morrendo de pena por ter perdido um dos meus filhotes :cry: .

Imagina quando a mãe deles for devorá-los. "Nhoc, nhoc... Psicodelícia esses filhotes!" :fome:
 
@AshtarSherry , resolvi aniversariar os bolos desta vez pois não queria arrancar meus primeiros pins. Mas vou guardar sua dica e o próximo cultivo devo fazer um casing ;) .
Beleza, @mantine , você tomou uma boa decisão. Bolos PF são excelentes para um primeiro cultivo, para compreender bem a técnica de cultivo e o ciclo de vida dos fungos. Os cultivos em casing ou bulk costumam ser mais produtivos, mas nem por isso são melhores, mais adiante você experimenta. E falando em experimentar, experimente degustar seus filhotes, eles adoram ser comidos por quem de direito. Tenha um ótimo dia!
 
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO: 29/08/2013
--------------------------------------------

Olá pessoal, hoje eu trago excelentes novidades :ROFLMAO:.

---------------------------------------------
FLUSH (1ª parte) - 29/08/2013
--------------------------------------------

Hoje eu tive uma grande surpresa. Ontem à noite, quando fui dormir, os cogus ainda estavam todos fechados, o véu ainda estava começando a aparecer. Quando foi de manhã cedo, a maioria já estava com os véus rompidos ou muito próximo disso. :feliz: Colhi os cogus e agora estão no dunk.
Os bolos do primeiro aniversário estão com bastante pins, mas todos bem pequenos e estão demorando a crescer. Tem um bolo do terceiro aniversário que está quase estagnado, mas dá pra ver que ele está crescendo em um ritmo bem lento.
Também deu pra perceber que apesar da luz que eu estou usando, eles não subiram muito, a maioria se desenvolveu para os lados. Estou atualmente utilizando uma iluminação improvisada, com uma luminária que utiliza lâmpada incandescente, acho que pode ser esse o motivo.

IMG_0829.JPG IMG_0835.JPG IMG_0839.JPG IMG_0843.JPG IMG_0845.JPG IMG_0853.JPG IMG_0858.JPG

Neste momento meu namorado está se preparando para a primeira trip dele. A minha, provavelmente será amanhã. :eba:

Valeu a força, @F.J.P. e @cubensisdedread , já está rendendo os primeiros frutos! :D
 
Meus parabéns pela primeira colheita. Cultivo exemplar.

Não deixe de carimbar os próximos flushs, e se possível contribua de volta à prófungos. ;)
 
Back
Top