Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Austrália e GT

Diário de cultivo completo.
Peço licença a todos os antigos e novos do fórum, para postar meu primeiro Cultivo de Psilocybe Cubensis.

Sou extremamente novato porém muito estudioso. Me informei muito antes de começar, e apesar de alguns erros e dúvidas, estou seguindo com as coisas por aqui e espero, que possa contar com a ajuda de todos vocês para que termine o mesmo com algum sucesso

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Austrália (3 copos 230ml) GT (3 copos 230ml)
PROCEDÊNCIA: Seringa de esporos(adquiridas na internet)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro:Arroz Integral

Método de preparação e esterilização do substrato:
Copos utilizados são novos e sem nenhum uso, foram esterelizados inicialmente por 10 min em água fervendo, e após isso com álcool 70.
Arroz integral foi batido no liquidificador, que antes foi lavado com álcool 70.
Vermiculita e arroz, foram misturados em uma tigela, limpos com Álcool 70, assim como o talher utilizado.
Tudo feito com luvas com mãos e as mesmas limpas em álcool 70 também
Após o preenchimento dos copos, foram cobertos com uma tampa de papel alumínio e fechadas com fita isolante, e após isso uma nova tampa de papel alumínio acima.
Tudo cozido na panela de pressão, com pano embaixo dos copos por 45 min de pressão.


IMG_20200121_075246.jpgIMG_20200121_080250.jpgIMG_20200122_084619.jpg
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 22 / 01 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não(Foi feito na boca do fogão, fogo aceso)
A inoculação foi feita no fogão, recém limpo e com o ambiente fechado sem circulação de ar.
Seringas foram aquecidas no fogo do mesmo, após, limpas em guardanapo com álcool 70 e em seguida inoculados em 4 furos equidistantes em cada copo, cerca de 0,5 ml por furo.
Após isso, tampados com micropore, colocada a segunda tampa de papel alumínio acima, e levados a incubadora, com termostato de 25watts, regulado a 27°(dentro varia entre 26 e 29) sendo hoje o 6° dia de incubação.

IMG_20200128_222100.jpgIMG_20200128_222125.jpgIMG_20200128_222131.jpgIMG_20200128_222155.jpg

Por enquanto é isso.
Espero que o diário esteja certo e seguindo o padrão.

Obrigado pela ajuda de todos que já colaboraram comigo até agora.

Até breve
 
Última edição:
Os meus estão assim também, o que fazer mano? :(

Borrifar água oxigenada 3% levemente sobre o contaminante, sem saturar o bolo ou casing, já matará esse contaminante. Compre um litro dela em uma loja de itens médicos para não gastar muito dinheiro.

Eu costumo nunca ter esse contaminante porque uso água oxigenada no fundo das minhas Pets. Já tive num terrário-balde, mas aí adicionei água oxigenada no fundo e virei o lado contaminado pra baixo sobre as argilas expandidas e morreu o cobweb.
 
Borrifar água oxigenada 3% levemente sobre o contaminante, sem saturar o bolo ou casing, já matará esse contaminante. Compre um litro dela em uma loja de itens médicos para não gastar muito dinheiro.

Eu costumo nunca ter esse contaminante porque uso água oxigenada no fundo das minhas Pets. Já tive num terrário-balde, mas aí adicionei água oxigenada no fundo e virei o lado contaminado pra baixo sobre as argilas expandidas e morreu o cobweb.
Burrico uma única vez ?
 
Então, acho que basta uma única vez sim. Pessoalmente, nunca fiz, só li aqui no fórum pessoal fazendo. Não sei precisar. :(
Vou tentar e ver o que dá, quanto aos gases , abri uma passagem na tampa será que resolve esse problema?
 

Anexos

  • IMG_20200220_210824.jpg
    IMG_20200220_210824.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 7
Vou tentar e ver o que dá, quanto aos gases , abri uma passagem na tampa será que resolve esse problema?

Não é necessariamente um problema. O micélio vai produzir cogumelos, mas um pouco menos do que abrir e ventilar 2 a 3 vezes ao dia.

Com o tempo e os cultivos, veja a melhor forma de fazer os locais de troca gasosa sem afetar a umidade.
 
Salve irmão, também sou novato e estou no primeiro cultivo também, estou na mesma fase que você, e acredito que são a formação das primórdios, logos surgirão os primeiros pins, se estiver certo logo logo frutifica. ;)

Salve manoooo....valeu pela visão sobre isso.

Não houve evolução dele no bolo, logo acredito que não seja cobweb mas sim oxigenação falha mesmo.

Abraço

Bom, não leve 100% de certeza na minha resposta por falta de experiência, porém me parece aquele probleminha de falta de umidade, ou troca de gás, não lembro exatamente, o micélio fica algodoado, mas não contaminado

Salve mano, acredito que seja exatamente isso, não evoluiu depois de algumas abanadas na caixa, penso ser a troca gasosa também.
E o teu, como está por aí?

Abraço

Parece cobweb ou outro similar.
Eu faria furos na parte mais alta da caixa também, para melhorar a troca de ar e evitar isso.

Por foto é difícil dar certeza de qualquer coisa.

Valeu Texugo, foi exatamente o que eumoensei que fosse, mas nem olhando de perto pareceu algo assim, no início tive dúvidas mesmo.

Abraço

Com a devida licença pra discordar do amigo, o cobweb é cinza. Parece aquele amontoado de sujeira que forma com teias de aranha quando você varre o chão. Me corrijam se estiver errado, por favor.



É questão de troca gasosa "não ideal".

Salve Exporo, apareça mais por aqui cara, sempre preciso tirar dúvidas..rs

Acredito que tenha sido isso mesmo, como eu disse, não houve evolução, caso fosse algum contaminante, acredito eu que já haveria dominado o bolo.

Por enquanto tudo rolando e esperando sair os pins
Quanto tempo em média leva pra isso ocorrer? Ou não há um prazo?

Abraço
 
Salve manoooo....valeu pela visão sobre isso.

Não houve evolução dele no bolo, logo acredito que não seja cobweb mas sim oxigenação falha mesmo.

Abraço



Salve mano, acredito que seja exatamente isso, não evoluiu depois de algumas abanadas na caixa, penso ser a troca gasosa também.
E o teu, como está por aí?

Abraço



Valeu Texugo, foi exatamente o que eumoensei que fosse, mas nem olhando de perto pareceu algo assim, no início tive dúvidas mesmo.

Abraço



Salve Exporo, apareça mais por aqui cara, sempre preciso tirar dúvidas..rs

Acredito que tenha sido isso mesmo, como eu disse, não houve evolução, caso fosse algum contaminante, acredito eu que já haveria dominado o bolo.

Por enquanto tudo rolando e esperando sair os pins
Quanto tempo em média leva pra isso ocorrer? Ou não há um prazo?

Abraço
Fala mano, blza ?

Entao, meu carimbo chegou 2 dias atras, e vou comecar semana que vem, no carnaval nao tem como kkkk, assim que eu comecar ja vou tirar fotos e comecar meu diario!

PS: Teclado americano, entao o portugues ta sem acentos ahahha
 
Fala mano, blza ?

Entao, meu carimbo chegou 2 dias atras, e vou comecar semana que vem, no carnaval nao tem como kkkk, assim que eu comecar ja vou tirar fotos e comecar meu diario!

PS: Teclado americano, entao o portugues ta sem acentos ahahha
Isso aí mano, bora pra frente que aqui já começou a crescer a coisa...uhuuuuuu
Salve meus professores,
Hoje, 9 dias depois de ter colocado os bolos no terrário, meus bolos pinaram e já estão desenvolvendo...
Graças ao fórum, estou podendo colher meus próprios cogumelos.

Obrigado a todos.

IMG_20200226_124532.jpgIMG_20200226_124543.jpgIMG_20200226_124550.jpg

Alguns pinaram muito no topo, outros na base, mas todos pinaram ao mesmo tempo quase
🍄🍄🍄🍄🍄
 
Tem que trocar o ar da caixa onde tá frutificando, pega a tampa e abana. 2x por dia pelo menos.

Tá maneiro , vamos seguindo !
 
Tem que trocar o ar da caixa onde tá frutificando, pega a tampa e abana. 2x por dia pelo menos.

Tá maneiro , vamos seguindo !
Salve Tucum, obrigado pela dica.

Estou fazendo até mais que 2 x ao dia.

Esse micelio mais algodoado, está aí desde a primeira semana de terrário, onde não estava fazendo isso. Valeu..
 
Que bom ver progresso Brad !
Vai repetindo a pf tek uma é outra vez até te cansar agora !!!
Até fazer com olhos fechados !
Abç e boms cultivos !
 
Que bom ver progresso Brad !
Vai repetindo a pf tek uma é outra vez até te cansar agora !!!
Até fazer com olhos fechados !
Abç e boms cultivos !
Grande Gteach, prazer você por aqui.

Então, pensei nisso também....rs...mas já fiz uns potes de munguzáTek e já inoculei, para tentar uma técnica que vi no shoomery...rs...me precipitei muito?


Obrigado por tudo, as primeiras dúvidas que me tirou foram importantíssimas.

Abraço
 
Salve rapaziada...

Hoje, 13 dias depois de irem para o terrário, tudo está assim...

IMG_20200301_112639.jpgIMG_20200301_112644.jpg

Já existem alguns pra colheita, e pretendo fazer alguns carimbos nessa primeira leva.

Alguém pode me indicar o melhor método?

Obrigado a todos.
 
Parabéns pelo resultado!

Sobre os carimbos eu me baseei nesse post Carimbos - Carimbo - Como retirar e em vídeo do esporos no ar.
Retiro só um print, não faço mais de uma impressão por chapéu.
Obrigado mano

Tudo foi graças a todo material que encontrei aqui.

Obrigado pelo link e a dica, estarei fazendo hoje.

Segue os resultados do meu primeiro CultivoIMG_20200302_083658.jpg

Não tenho do que reclamar. Só agradecer.
 
Os videos desse cara são sensacionais, alguém sabe se ele ta por aqui ? só por curiosidade.


O Mauricio, do post sobre carimbos, saiu do fórum.

Já o Esporos no Ar era tocado, pelo menos em parte, pelo @beraldo. Mas fazem alguns meses que ele não acessa.
 
Back
Top