Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Austrália e GT

Diário de cultivo completo.
Peço licença a todos os antigos e novos do fórum, para postar meu primeiro Cultivo de Psilocybe Cubensis.

Sou extremamente novato porém muito estudioso. Me informei muito antes de começar, e apesar de alguns erros e dúvidas, estou seguindo com as coisas por aqui e espero, que possa contar com a ajuda de todos vocês para que termine o mesmo com algum sucesso

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Austrália (3 copos 230ml) GT (3 copos 230ml)
PROCEDÊNCIA: Seringa de esporos(adquiridas na internet)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro:Arroz Integral

Método de preparação e esterilização do substrato:
Copos utilizados são novos e sem nenhum uso, foram esterelizados inicialmente por 10 min em água fervendo, e após isso com álcool 70.
Arroz integral foi batido no liquidificador, que antes foi lavado com álcool 70.
Vermiculita e arroz, foram misturados em uma tigela, limpos com Álcool 70, assim como o talher utilizado.
Tudo feito com luvas com mãos e as mesmas limpas em álcool 70 também
Após o preenchimento dos copos, foram cobertos com uma tampa de papel alumínio e fechadas com fita isolante, e após isso uma nova tampa de papel alumínio acima.
Tudo cozido na panela de pressão, com pano embaixo dos copos por 45 min de pressão.


IMG_20200121_075246.jpgIMG_20200121_080250.jpgIMG_20200122_084619.jpg
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 22 / 01 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não(Foi feito na boca do fogão, fogo aceso)
A inoculação foi feita no fogão, recém limpo e com o ambiente fechado sem circulação de ar.
Seringas foram aquecidas no fogo do mesmo, após, limpas em guardanapo com álcool 70 e em seguida inoculados em 4 furos equidistantes em cada copo, cerca de 0,5 ml por furo.
Após isso, tampados com micropore, colocada a segunda tampa de papel alumínio acima, e levados a incubadora, com termostato de 25watts, regulado a 27°(dentro varia entre 26 e 29) sendo hoje o 6° dia de incubação.

IMG_20200128_222100.jpgIMG_20200128_222125.jpgIMG_20200128_222131.jpgIMG_20200128_222155.jpg

Por enquanto é isso.
Espero que o diário esteja certo e seguindo o padrão.

Obrigado pela ajuda de todos que já colaboraram comigo até agora.

Até breve
 
Última edição:
Peço licença a todos os antigos e novos do fórum, para postar meu primeiro Cultivo de Psilocybe Cubensis.

Sou extremamente novato porém muito estudioso. Me informei muito antes de começar, e apesar de alguns erros e dúvidas, estou seguindo com as coisas por aqui e espero, que possa contar com a ajuda de todos vocês para que termine o mesmo com algum sucesso

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Austrália (3 copos 230ml) GT (3 copos 230ml)
PROCEDÊNCIA: Seringa de esporos(adquiridas na internet)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro:Arroz Integral

Método de preparação e esterilização do substrato:
Copos utilizados são novos e sem nenhum uso, foram esterelizados inicialmente por 10 min em água fervendo, e após isso com álcool 70.
Arroz integral foi batido no liquidificador, que antes foi lavado com álcool 70.
Vermiculita e arroz, foram misturados em uma tigela, limpos com Álcool 70, assim como o talher utilizado.
Tudo feito com luvas com mãos e as mesmas limpas em álcool 70 também
Após o preenchimento dos copos, foram cobertos com uma tampa de papel alumínio e fechadas com fita isolante, e após isso uma nova tampa de papel alumínio acima.
Tudo cozinhado na panela de pressão, com pano embaixo dos copos por 45 min de pressão.


View attachment 111944View attachment 111945View attachment 111946
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 22 / 01 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não(Foi feito na boca do fogão, fogo aceso)
A inoculação foi feita no fogão, recém limpo e com o ambiente fechado sem circulação de ar.
Seringas foram aquecidas no fogo do mesmo, após, limpas em guardanapo com álcool 70 e em seguida inoculados em 4 furos equidistantes em cada copo, cerca de 0,5 ml por furo.
Após isso, tampados com micropore, colocada a segunda tampa de papel alumínio acima, e levados a incubadora, com termostato de 25watts, regulado a 27°(dentro varia entre 26 e 29) sendo hoje o 6° dia de incubação.

View attachment 111947View attachment 111948View attachment 111949View attachment 111950

Por enquanto é isso.
Espero que o diário esteja certo e seguindo o padrão.

Obrigado pela ajuda de todos que já colaboraram comigo até agora.

Até breve
Legal mano! To acompanhando aqui. Parabéns pela iniciativa. Aguardando atualizações. Abrass
 
Legal mano! To acompanhando aqui. Parabéns pela iniciativa. Aguardando atualizações. Abrass
Salve mano ..
Obrigado pela presença.
Em breve haverá uma pequena, mas não diretamente sobre os bolos ou cogumelos, mas sim sobre o terrário que estou construindo, e sobre o umidificador que estou confeccionando também, o qual será possível resfriar ou aquecer o terrário.

Abraços
 
Como eu havia dito, fiz um umidificador de ar, com:
- Caixa de isopor 5 litros( para colocar gelo ou água quente caso precise alterar a temperatura do ar)
-Tubos de PVC que eu já tinha em mãos.
- Bomba de ar 6 litros / minuto
- umidificador ultrassonico(Também já tinha em mãos)

Dentro da caixa passa um cano, unindo o reservatório externo a um esquema onde anágua fique sempre no mesmo nível(Tipo um bebedor de passarinho), para que o umidificador consiga produzir névoa, ou seja, a caixa serve como recipiente térmico e para alteração da temperatura dos canos, sendo queno gelo ou água quente, não entrará em contato direto com a agua do reservatório.


IMG_20200129_090948.jpgIMG_20200129_091011.jpgIMG_20200129_223656.jpgIMG_20200129_223704.jpgIMG_20200129_223710_1.jpg
A ideia é automatizar tanto a troca de ar como a umidade do terrário.

Aceito sugestões e críticas.

Abraços.
 
Última edição:
Tenho uma dúvida, e se alguém puder me ajudar em agradeço.
se eu conseguir a umidade necessária sem a água no fundo do terrário, posso cultivar sem ela?
ou as pedras e a água no fundo é algo padrão? (Desculpem a ignorância )
 
se eu conseguir a umidade necessária sem a água no fundo do terrário, posso cultivar sem ela?


Sim.

O importante é o resultado.

De início é bom seguir uma receita que já provou dar bons resultados. Mas se você quiser variar, por sua conta e risco, também pode dar certo (na maioria dos casos com menos sucesso que uma receita padrão já provada).

Não colocar perlita, argila ou água no fundo do terrário é uma variação até pequena em vista de algumas que já foram sugeridas ou experimentadas por aqui.
 
Sim.

O importante é o resultado.

De início é bom seguir uma receita que já provou dar bons resultados. Mas se você quiser variar, por sua conta e risco, também pode dar certo (na maioria dos casos com menos sucesso que uma receita padrão já provada).

Não colocar perlita, argila ou água no fundo do terrário é uma variação até pequena em vista de algumas que já foram sugeridas ou experimentadas por aqui.

Grande Ecuador, satisfação por tua visita em meu diário e pela resposta.

Imaginei isso, estou tentando limitar ao máximo número de contaminantes no terrário, e hoje fiz testes envolvendo o umidificador que fiz, e obtive dados através deles por tempo de uso.

E percebi que consigo os valores excelentes de umidade e temperatura com uso somente deles, além de conseguir controlar com bastante precisão.

E penso, mas só penso, que assim posso otimizar meu cultivo, qualidade do micelio e frutos, além de reduzir variáveis e eliminar uma possibilidade de contaminante.

Espero estar correto.

Obrigado e volte sempre.
 
Vamos a uma atualização de leve sobre o período de incubação!

hoje, dia 03/02, exatos 14 dias da inoculação, os copos estão assim:


IMG_20200203_111244.jpgIMG_20200203_111257_1.jpg

Não acredito que houve qualquer tipo de contaminação, mas pode ser tambem devido a minha inexperiência que não consigo identificar.

Estou pensando em me arriscar com dois casings além dos pftek. 1 casing de cada genética. O que acham de casing só com vermiculita e o bolo triturado, e não grande?

obrigado.
 
Muito legal o diário. Vamos que vamos! Parabéns pelo cultivo.

Alguns comentários pra tentar ajudar...

Copos utilizados são novos e sem nenhum uso, foram esterelizados inicialmente por 10 min em água fervendo, e após isso com álcool 70.
Arroz integral foi batido no liquidificador, que antes foi lavado com álcool 70.
Vermiculita e arroz, foram misturados em uma tigela, limpos com Álcool 70, assim como o talher utilizado.
Tudo feito com luvas com mãos e as mesmas limpas em álcool 70 também

Não precisa, basta a autoclave na PP pra esterelizar substrato, camada de vermiculita, copos, alumínio, enfim, tudo que estiver lá dentro da PP.

Precisamos de novos tutoriais atualizados. Sei que isso tudo consta das informações pelo fórum.

colocada a segunda tampa de papel alumínio

Também dispensável, em especial se fez camada de vermiculita. O segredo do micropore não deixar passar nada é não deixar bolsões de ar: ele deve ficar bem grudadinho no alumínio, sem passagens de ar.

No entanto, se não lhe custar nada colocar os alumínios, será uma proteção a mais. Só é desnecessária. E por experiência própria, com menos de 5% de contaminações nos cultivos, não faz diferença se o micropore estiver bem colocado.



Não acredito que houve qualquer tipo de contaminação, mas pode ser tambem devido a minha inexperiência que não consigo identificar.

Aparentemente, sem contaminações.

E bora que é quase hora de frutificar. :)
 
Muito legal o diário. Vamos que vamos! Parabéns pelo cultivo.
Alguns comentários pra tentar ajudar...
Não precisa, basta a autoclave na PP pra esterelizar substrato, camada de vermiculita, copos, alumínio, enfim, tudo que estiver lá dentro da PP.
Precisamos de novos tutoriais atualizados. Sei que isso tudo consta das informações pelo fórum.
Também dispensável, em especial se fez camada de vermiculita. O segredo do micropore não deixar passar nada é não deixar bolsões de ar: ele deve ficar bem grudadinho no alumínio, sem passagens de ar.
No entanto, se não lhe custar nada colocar os alumínios, será uma proteção a mais. Só é desnecessária. E por experiência própria, com menos de 5% de contaminações nos cultivos, não faz diferença se o micropore estiver bem colocado.
Aparentemente, sem contaminações.

E bora que é quase hora de frutificar. :)

Obrigado @ExPoro pelas observações, sempre ajuda, ainda mais a um iniciante como eu.

Poderia aproveitar e tirar algumas dúvidas com você?

Comprei Potes PP5 e marmitas de alumínio para começar a mandar os casing.

Absorvi também a munguzaTek para fazer os spawns.

Posso colocar um pouco desse bolo que tenho para colonizar os potes da munguzáTek ao invés de inocular via seringa?
E posso montar o casing só com vermiculita sem o pó de coco?
Se sim, ainda assim é necessário cal e café no munguzá?
E devo tomar algum cuidado com a vermiculita que vai em cima e em baixo do Spawn?

Obrigado por tudo até agora.

Tmj.
 
Salve Galera.

Terrário pronto, estou aceitando críticas e sugestões.

São 3 furos em cada um dos lados menores da caixa, com aproximadamente 1,5 x 1,5 cm cada, e mais dois furos em cada um dos lados grandes da caixa com 3 x 1,5 cm cada, fechados com camada dupla de TNT.

IMG_20200205_081238_1.jpgIMG_20200205_081243_1.jpg

Terá a bomba de ar e o nebulizador ligados, sendo o nebulizador 3 a 5 vezes por dia, pois a propria bomba de água, por estar inserida dentro da água do dispositivo externo que fiz, além de levar ar, leva unidade para o ambiente, fazendo também, baixar a temperatura do terrário, e em baixo dos pratos, deixarei um filete de água, afim de garantir a umidade mínima necessária caso algo de errado externamente falando.

IMG_20200205_081234.jpg

Aceito dicas, críticas e sugestões.

Obrigado por tudo até agora.
 
Obrigado @ExPoro pelas observações, sempre ajuda, ainda mais a um iniciante como eu.

Poderia aproveitar e tirar algumas dúvidas com você?

Comprei Potes PP5 e marmitas de alumínio para começar a mandar os casing.

Absorvi também a munguzaTek para fazer os spawns.

Posso colocar um pouco desse bolo que tenho para colonizar os potes da munguzáTek ao invés de inocular via seringa?
E posso montar o casing só com vermiculita sem o pó de coco?
Se sim, ainda assim é necessário cal e café no munguzá?
E devo tomar algum cuidado com a vermiculita que vai em cima e em baixo do Spawn?

Obrigado por tudo até agora.

Tmj.

Desculpa a demora pra responder.

Eu faço casings só com vermiculita pura mesmo. :)
 
Desculpa a demora pra responder.

Eu faço casings só com vermiculita pura mesmo. :)

Demoro maninho...

Obrigado pela resposta.
E agora vamos frutificar...

Tirei dos copos e me pareceram excelentes.

Estavam brilhosos, e até o selo de vermiculita estava colonizando já.

IMG_20200217_075507.jpgIMG_20200217_075536.jpg

Agora é aguardar e que tudo dê certo.

6/6 frutificando..

Obrigado por tudo até agora.
 
Aí pessoal, como sou novato na arte, me dêem uma ajuda, pois acho que todos meus bolos estão contaminados..:cry:

IMG_20200219_072239.jpgIMG_20200219_072218.jpgIMG_20200219_072223.jpgIMG_20200219_072247.jpg
 
Parece cobweb ou outro similar.
Eu faria furos na parte mais alta da caixa também, para melhorar a troca de ar e evitar isso.

Por foto é difícil dar certeza de qualquer coisa.


Com a devida licença pra discordar do amigo, o cobweb é cinza. Parece aquele amontoado de sujeira que forma com teias de aranha quando você varre o chão. Me corrijam se estiver errado, por favor.

Aí pessoal, como sou novato na arte, me dêem uma ajuda, pois acho que todos meus bolos estão contaminados..:cry:

View attachment 112320View attachment 112317View attachment 112318View attachment 112319

É questão de troca gasosa "não ideal".
 
Com a devida licença pra discordar do amigo, o cobweb é cinza. Parece aquele amontoado de sujeira que forma com teias de aranha quando você varre o chão. Me corrijam se estiver errado, por favor.



É questão de troca gasosa "não ideal".
Os meus estão assim também, o que fazer mano? :(
 
Back
Top