Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo - Albino

Diário de cultivo problemático.
Raças
Albino
Inoculação
19/03/2022
Inoculação via
Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
SAB
Terrário
Talvez Shotgun??
Técnicas
PF TEK
Substratos
Farinha de arroz integral e vermiculita.
Olá, pessoal. Gostaria de compartilhar com vocês o relato do meu primeiro cultivo decente e acredito aprender muito ao longo do caminho com vocês.

Estarei cultivando a strain Albino de Psilocybe cubensis a partir de uma seringa de esporos que ganhei de um amigo. Já tenho familiaridade com a experiência psicodélica, e estou cultivando mais pela experiência do cultivo em si, e fascínio por esses seres tão interessantes, e também é claro, para poder desfrutar de cogumelos cultivados por mim, e sem a dependência de ter um pasto acessível e de encontrá-los com sorte.

Ainda não pensei em como seria o meu terrário, estava pensando em talvez fazer um do tipo Shotgun, porém tenho uma caixa organizadora de 28 L, a escala será menor, mas penso que funcionaria do mesmo jeito, né? (Considerando que estarei fazendo 4 ou 6 bolos de 250 mL) Ou haveria um tipo de terrário melhor nesse caso?

Estarei também utilizando como referência o guia ilustrado para PF Tek, de 2012, feito pelo Tupy.

  • 18/03/2022

Iniciei os trabalhos na sexta-feira a tarde, com a construção da minha SAB, onde utilizei uma lata de leite ninho aquecida no fogão para remover os círculos marcados com caneta permanente e utilizando a lata como molde na caixa organizadora (Com a utilização de máscara para reduzir a exposição à fumaça do plástico, que impregnou um pouco a minha cozinha). Mas com exceção do desconforto em estar respirando um pouco de fumaça de plástico, a técnica deu muito certo, e consegui cortar círculos de tamanhos iguais e equidistantes.

Com a SAB feita, parti para a feitura dos bolos, onde utilizei 2 copos de 250 ml, usado como medida, de vermiculita expandida fina da marca Dimmy, 1 copo de 250 mL de água da torneira fervida para evaporação do Cloro presente (não sei se faz alguma diferença ou não, mas pareceu pertinente) e 1 copo de 250 mL de arroz integral parbolizado da marca Camil triturado no liquidificador (o produto final da "farinha" de arroz acabou ficando com uma granulometria similar a cristais de açúcar demerara, porém um pouco mais fino e heterogêneo). Aqui, achei um pouco estranho o rendimento, que no guia ilustrado constava como o necessário para a confecção de 4 bolos em copos de 250 mL, mas o meu substrato final daria para um pouco mais que 6 copos. (Tudo bem? Isso é normal?)
1647636697895.jpg1647636697861.jpg1647636697662.jpg1647636697796.jpg1647636697762.jpg

Aliás, o cheirinho do arroz integral triturado é muito gostosinho.

Como na minha panela de pressão só cabiam 4 copos, optei por esterilizar mais copos amanhã, com o que sobrou do substrato do bolo.

No momento, os copos estão na panela de pressão, onde ficarão por 1 hora em fogo baixo após a panela atingir a pressão.
1647636697696.jpg
 
Ou haveria um tipo de terrário melhor nesse caso?

O shotgun é o melhor para não precisar dar muita atenção, o único contra é a furação, que são muitos furos pequenos.

Pessoalmente, eu cultivei muito em unmodified, que é a caixa organizadora inteira, sem furar nada.
Apenas deixando a tampa virada para não ficar vedada e dar abanadas manuais umas 3x por dia.

Utilizei esse modo quando tava corrido e não queria ficar furando, antes de sair de casa abanava, no almoço e quando chegava, uma 4 abanada antes de dormir.

Hoje em dia gosto das shoebox, que são caixas de sapatos com furos de fabrica e que não vedam quando fechadas (teoricamente, para não mofar os sapatos que guardar nela).
Como já comprou a caixa organizadora, é apenas para conhecimento mesmo.

Eu iria de shotgun ou unmodified, as caixas com furos aleatórios precisam abanar igual.

marca Dimmy, 1 copo de 250 mL de água da torneira fervida para evaporação do Cloro presente
Dimmy é a marca mais famosa e consequentemente a mais cara.
Se for continuar com o hobby, melhor comprar pacotes grandes e sem marca.

Eu pego água da pia mesmo e nunca tive problemas.
Não consigo afirmar se o procedimento na panela de pressão impacta em algo.

Arroz parboilizado é pré cozido, também não sei dizer se isso afeta algo.
Acredito que não, apesar de não ser o recomendado.
Se me lembro bem, já tiveram outros diarios que utilizaram e funcionou normal.

É muito difícil acertar a quantidade de substrato pftek para a quantidade de copos.
Eu sempre prefiro que sobre, do que precisar fazer mais.

----

Minha dica pra iniciante é: na hora de inocular não exagerar na quantidade, se estiver muito difícil injetar a seringa é só voltar um pouco a seringa no substrato.

O selo de vermiculita é muito útil, sempre vale a pena,

Cuidar para não encostar a seringa em nada, que não tenha sido esterilizado. (parece obvio, mas as vezes acontece)

Não utilize nada inflamável dentro da SAB, se for flambar a seringa, fica muito perigoso e propicio a acidentes.
Borrifar apenas água com um pouquinho (bem pouco) de detergente.
 
Ae, Texugo, valeu pelas dicas novamente!

A Dimmy é cara mesmo, até vi preços de sacos de 10/20 L no MercadoLivre, mas o preço com o frete ia ficar um pouco salgado para mim nesse momento. Optei por comprar num centro de jardinagem aqui da região dessa vez.

Eu fiz o selo de vermiculita!

Não sei se inoculo hoje ainda, ou espero até amanhã cedo...
 
Acabei optando por inocular hoje, ontem iria ficar muito tarde, e eu taria com aquele soninho.

  • 19/03/2022

Comecei separando e organizando todo o material que eu usaria, e fazendo uma limpeza da bancada onde ficaria minha SAB com álcool 70, além de uma assepsia da parte externa da mesma. Com o material a ser usado já todo dentro da SAB, coloquei luvas, minha máscara, passei álcool nas mãos e braços, e comecei. Para a assepsia da parte interna do SAB, borrifei água com 3 gotas de detergente neutro e esterilizei a agulha da seringa com um isqueiro entre a inoculação de cada copo. Acabei fazendo apenas 2 furos inoculando cerca de 1~1,5 mL da seringa em 3 dos copos, e em um fiz 4 furos de inoculação, para tentar fazer render mais minha seringa, pois não tinha muito e fiz a selagem com a fita isolante (que foi a parte mais chata, pois as fitas nem sempre colavam totalmente).

Inicialmente, estarei guardando os copos inoculados na caixa organizadora que eu pretendo usar como terrário.

Ainda tenho uma seringa contendo uma cultura líquida de B+, mas não to gostando muito da aparência dele, meu amigo contou que já está bem velha. Na ponta da seringa, havia meio que um emaranhado de hifas mais escurecidas, não sei se isso é normal ou não. Mas enfim, como ainda tinha substrato suficiente para preparar mais dois bolos, vou tentar usar essa seringa e observar o que acontece.

1647693605806.jpg1647693605862.jpg1647693605917.jpg
 
Pessoal, ainda não observei nenhum sinal de crescimento micelial.

Estava pensando aqui, não seria bom ter furos tampados com fita microporosa para permitir as trocas gasosas?
 
Pessoal, ainda não observei nenhum sinal de crescimento micelial.

Estava pensando aqui, não seria bom ter furos tampados com fita microporosa para permitir as trocas gasosas?

Aprendeu sozinho, perfeito.

Eu sempre tampo os furos direto com micropore.

No começo usava fita isolante e 5 dias depois furava e fechava com micropore.
Agora é direto micropore.
 
Atualização:

  • 4° dia de incubação:
  • Os copos inoculados com a cultura líquida estranha acabou contaminando mesmo, estão surgindo algumas manchas escurecidas.
  • Os outros copos inoculados com a seringa de esporos, começaram a apresentar sinais de crescimento micelial, mas estou achando um pouco estranho, não está aquele micélio rizomórfico bonito, está meio algodonoso e ralo, estarei enviando fotos de um dos copos. (Sim, eu também gostaria que não tivessem essas listras vermelhas no copo, e já estou arrependido de ter comprado)
 

Anexos

  • 1648062804226.jpg
    1648062804226.jpg
    3 MB · Visualizações: 6
  • 1648062804304.jpg
    1648062804304.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 6
Belo diário, nobre @protokute. E como é PF Tek, cá estou. :)

fervida para evaporação do Cloro presente (não sei se faz alguma diferença ou não, mas pareceu pertinente)

Não faz. O cloro na rede de água não prejudica o micélio, pelo menos não em nossos cultivos caseiros. Acho que, se duvidar, até ajuda o cubensis, reduzindo os contaminantes possíveis que são eliminados pelo baixo % de cloro existente.

Aqui, achei um pouco estranho o rendimento, que no guia ilustrado constava como o necessário para a confecção de 4 bolos em copos de 250 mL, mas o meu substrato final daria para um pouco mais que 6 copos. (Tudo bem? Isso é normal?)

Eu com 350 ml de FAI, 350 de água e 700 de vermiculita, faço entre 7 e 8 copos de requeijão grande.

Acho que o ponto é mais quanto coloca em cada copo, considerando quanto deseja deixar de camada de vermiculita.

Então, essa variação será grande de um cultivo pro outro, mas dar uma noção geral como no tutorial é funcional pro primeiro cultivo. Agora você vai guardando quanto cada quantidade rende pra você. :)

Dimmy é a marca mais famosa e consequentemente a mais cara.
Se for continuar com o hobby, melhor comprar pacotes grandes e sem marca.

Sim, o que o amigo @Texugo disse é verdade.

Dê uma olhada em sites de lojas tipo Leroy Merlin, ou vai numa loja dessas, e compra um saco de 100 litros de vermiculita. Custará entre 40 a 78 centavos o litro (a depender de ter taxa de entrega ou não, e do preço da loja), enquanto comprar a caixinha de 200 ml custa 5 a 7 reais o litro.

100 litros vão dar por anos e anos mesmo com ritmo alto de cultivo PF Tek.

Estava pensando aqui, não seria bom ter furos tampados com fita microporosa para permitir as trocas gasosas?

Diz a literatura antiga constante no fórum que o começo da colonização é anaeróbia. Mas nunca foi testado, nem nunca questionei...

Pode ser que os esporos só estavam esperando os dias pra eclodir, ou pode ser que a literatura esteja datada neste ponto também.

Na dúvida, faz como todos fazemos, deixa o furo com micropore pra ter respiro.

-----

E bora seguir até a colheitaaaaaaaaaaa
 
Valeu, @ExPoro!!

Eu to pensando que eu vou ter que começar de novo, não estou muito satisfeito com o aspecto do micélio em crescimento, tá com uma carinha de Trichoderma. Acredito que as seringas que me foram doadas já estavam bem velhas, e inviáveis. (E também não sei como estavam sendo conservadas)

Vocês poderiam me indicar algum lugar para compra de seringas de esporos, ou carimbos? (Se é que posso fazer essa pergunta aqui)
 
Valeu, @ExPoro!!

Eu to pensando que eu vou ter que começar de novo, não estou muito satisfeito com o aspecto do micélio em crescimento, tá com uma carinha de Trichoderma. Acredito que as seringas que me foram doadas já estavam bem velhas, e inviáveis. (E também não sei como estavam sendo conservadas)

Vocês poderiam me indicar algum lugar para compra de seringas de esporos, ou carimbos? (Se é que posso fazer essa pergunta aqui)

Espera um pouco e manda as fotos antes de desistir.

Sobre Bancos de Esporos aprovados pelas regras do Teo, tem um setor na Biblioteca.

E depois de um tempo mínimo de inscrição e um patamar mínimo de participações e reações às suas mensagens, você obtém acesso ao C&T.

Ou, pode fazer uma doação e ter acesso imediato ao Compartilhando & Trocando. Lá pode fazer pedidos e aceitar ofertas. Maaaaas, não há garantias de conseguir nada, só acesso mesmo ao subfórum de trocas. Vai depender de alguém poder te mandar.
 
Não desistirei, espero logo mais estar de volta!

Que sirva de exemplo para a importância da boa procedência de seringas de esporos e culturas líquidas (não culpo meu amigo, aliás, todos os cultivos tentados por ele usando as seringas da mesma fonte também contaminaram. Acredito também que não foi falta de assepsia por ambas as partes.
 
Back
Top