Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeira(s) tentativa(s) com muita insistência.

Diário de cultivo completo.
Bem, sou inexperiente na área, mas por ter uma propriedade rural da minha família me vi na chance de tentar cultivas tais basídios sagrados.
Primeiramente pesquisei bastante, não digo o suficiente pois nunca é o suficiente. Então pra começar fiz um carimbo meia boca com um individuo coletado na fazenda e então resolvi tentar usa-lo para minhas primeiras culturas antes de tentar arriscar com um carimbo "mais caro".

Pensei em começar usando centeio em grãos, para talvez tentar um grain to grain e lá fui eu comprando 4kg de centeio. (pq já tava pensando num grande sucesso...tolo)

Fiz tudo usando a porta de um forno elétrico, lamparina de alcool e material esterilizado em panela de pressão por 1h , usando potes de maionese e plásticos de PP. Tudo ia maravilhosamente bem, grãos no ponto, sem acumulo de água no fundo e tal, as culturas cresceram bem..até que múltiplas contaminações atacaram uma a uma :(

Tentei novamente, dessa vez usando copos de requeijão e sacos de PP, alem disso testei deixar cozinhando na panela por 1 e 1:30 horas pra ver se faria diferença quanto a contaminações.

ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103248_zps284706f2.jpg
e os resultados foram:
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22102626_zps7710ac37.jpg
Porem...contaminantes continuam..
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22102732_zpsd295a766.jpg
até nas culturas novas seguindo fielmente o passo a passo postado aqui no forum:
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103350_zps6cbb2477.jpg

Idem nos sacos de PP..
Micélio lindo de um lado
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103115_zps934650d6.jpg
e uma terrivel contaminação cinza tomando conta do micélio sadio do outro lado...
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103138_zps2b50103c.jpg
Vendo essa tragedia no centeio, resolvi mudar de substrato, um com menos carga contaminante (PF tek) e um com o ambiente natural do fungo (vermiculita + esterco)
Infelizmente o sub de esterco, apesar de bonito não rendeu micélio... :(
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22102803_zpsf0d0fe17.jpg
Já os PF tek...
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103020_zpsc47b7dab.jpg
Micélio super saudável sem sinal aparente de contaminações!
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_DSCN3967_zps4215d5ca.jpg

Por fim acho que sou meio exagerado..
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22102535_zpsdc9dbf9e.jpg
 
Em vez de ter gastado tempo em várias tentativas, você poderia ter tentado clonar a cepa selvagem. Bom, apesar das falhas, ao menos você conseguiu alguns potes saudáveis. Descarte os grãos contaminados e foque-se nos que deram certo. Boa sorte! :)

Uma curiosidade, em qual estado/cidade foi feita a coleta? Sem especificar o local exato, claro.
 
@Cesto, você se refere à um "carimbo mais caro", mas olha o desperdício de material que você teve! E os mais experientes, sempre frisam começar pela velha e boa PF-Tek. Pede um carimbo na Prófungos e recomece pelo básico, que lhe garanto que seguindo ao pé da letra o recomendável, você irá obter sucesso e quem sabe mais tarde poderá obter sucesso com um lindo outdoor, inclusive.

Boa sorte e bons estudos.
 
Estou seguindo o PF tek ao pé da letra desde que comecei a testar com substrato ;)
Sobre a questão do carimbo "mais caro" é pq quando fui começar o profungos estava fora do ar e os sites que encontrei cobravam 40 reais pelos carimbos.
Então achei mais valido testar sem esse custo inicial, afinal centeio é barato (R$ 3,80 o kg) e não sabia que teria tantos problemas com contaminação, assim se eu tentasse com outro carimbo comprado teria dado no mesmo, uma vez q aparentemente nenhuma das contaminações vieram da inoculação.
Também devo ressaltar que acho toda experiencia valida,afinal é errando que se aprende.

Cosmilk, a propriedade fica em no RJ, município de Silva Jardim :)
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_IMG_0964_zps6a3004eb.jpg

ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_IMG_0965_zps2ba0248f.jpg
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_IMG_0969_zps3f9b3d31.jpg

Ainda vou tentar fazer clonagem, porem no momento não tive chance de coletar cogumelos na fazenda, assim vou esperar também fazer meu projeto de glove box com lampada UV pra melhorar as chances na clonagem.

Ps: acabo de mandar uma carta para o profungos solicitando esporos de B+ ou Z strain
 
Última edição:
Estou seguindo o PF tek ao pé da letra desde que comecei a testar com substrato ;)



Desculpe, mas não vi nenhum menção a FAI e vermiculita no seu post inicial. Sem isso não é PFTek ao pé da letra ...
 
Quando citei a técnica no primeiro post eu já estava me referindo ao substrato de 3 partes de vermiculita e 1 parte de FAI e outra de água .:)
Ou existe outra formula para o PF tek?
 
Quando citei a técnica no primeiro post eu já estava me referindo ao substrato de 3 partes de vermiculita e 1 parte de FAI e outra de água .:)
Ou existe outra formula para o PF tek?


Bem, então só resta tentar com carimbos limpos e caprichar na assepsia.
 
Então, sobre a assepsia, eu vejo que praticamente toda contaminação vem dos grãos que devem ser de má procedência ou n estarem bem guardados ou mesmo ser um problema do autoclave na pp. No caso do da farinha de arroz imagino que maior parte dos contaminantes seja retirada juntamente com a palha.
Ouvi dizer também que as panelas brasileiras atingem apenas 12psi, não 15 e por isso não são capazes de esterilizar 100%.
 
Quando citei a técnica no primeiro post eu já estava me referindo ao substrato de 3 partes de vermiculita e 1 parte de FAI e outra de água .:)
Ou existe outra formula para o PF tek?

PF-Tek =
1/2 vermiculita
1/4 farinha de arroz integral
1/4 água

https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/

Então, sobre a assepsia, eu vejo que praticamente toda contaminação vem dos grãos que devem ser de má procedência ou n estarem bem guardados ou mesmo ser um problema do autoclave na pp. No caso do da farinha de arroz imagino que maior parte dos contaminantes seja retirada juntamente com a palha.
Ouvi dizer também que as panelas brasileiras atingem apenas 12psi, não 15 e por isso não são capazes de esterilizar 100%.

Discordo. Contaminantes estão nos grãos, nos utensílios, nas tuas mãos, na bancada, na água, na vermiculita, etc... O mundo inteiro está contaminado.:LOL:

Dá-lhe água sanitária, fervura, PP, microondas, água oxigenada, álcool 70% e também as técnicas avançadas, que pra um cultivo básico, não são necessárias, além de dispendiosas.
 
Última edição:
Vixi, devia ter usado a receita direto do documento do Psilocybe Fanaticus :cabecada:
Não sei porque fui pegar a receita de terceiros tendo o PDF comigo ahsuhsahuas.
Mas de qualquer maneira ele cita de 1/2 a 2/3, não seria a formula de crescimento máximo porem ainda é valida, assim espero.

Discordo. Contaminantes estão nos grãos, nos utensílios, nas tuas mãos, na bancada, na água, na vermiculita, etc... O mundo inteiro está contaminado.:LOL:

Dá-lhe água sanitária, fervura, PP, microondas, água oxigenada, álcool 70% e também as técnicas avançadas, que pra um cultivo básico, não são necessárias, além de dispendiosas.

Sim, de fato os contaminantes estão em todo local, porem fiz testes controle deixando potes com os grãos preparados lacrados e intocados apos a passagem na PP e da mesma forma aconteceram contaminações.
 
Última edição:
Vixi, devia ter usado a receita direto do documento do Psilocybe Fanaticus :cabecada:
Não sei porque fui pegar a receita de terceiros tendo o PDF comigo ahsuhsahuas.
Mas de qualquer maneira ele cita de 1/2 a 2/3, não seria a formula de crescimento máximo porem ainda é valida, assim espero.

Tá tudo documentado aqui, amigão! Esse fórum, é o maior fórum em português, sobre cogumelos. E as técnicas aqui propostas, creio eu, são as que melhor se adaptaram para nós brasileiros. Tudo com base em experiência, erros e acertos. Isso aqui é o supra-sumo da cogumelística brasileira.

Estudar incansavelmente é o caminho de todos aqui, que almejam o sucesso! Senão você terá que contar com a sorte mesmo.
 
Tá tudo documentado aqui, amigão! Esse fórum, é o maior fórum em português, sobre cogumelos. E as técnicas aqui propostas, creio eu, são as que melhor se adaptaram para nós brasileiros. Tudo com base em experiência, erros e acertos. Isso aqui é o supra-sumo da cogumelística brasileira.

Estudar incansavelmente é o caminho de todos aqui, que almejam o sucesso! Senão você terá que contar com a sorte mesmo.
Realmente o fato de que aqui temos as tecnicas adaptadas ao nosso clima e mercado é um grande diferencial, mas as vezes quando se esta começando e se é curioso como eu acabamos procurando em todos lugares possíveis. Mas foi erro meu ter procurado algo diferente quando eu já tinha informação de primeira disponível.
 
Então, sobre a assepsia, eu vejo que praticamente toda contaminação vem dos grãos que devem ser de má procedência ou n estarem bem guardados ou mesmo ser um problema do autoclave na pp. No caso do da farinha de arroz imagino que maior parte dos contaminantes seja retirada juntamente com a palha.
Ouvi dizer também que as panelas brasileiras atingem apenas 12psi, não 15 e por isso não são capazes de esterilizar 100%.
A questão dos grão é um tanto complexa mesmo. Enquanto a PFTEK fica perfeitamente esterilizada em PP, com os grãos isto não costuma acontecer. Acontece que muitos tipos de grãos como milho de pipoca, centeio, painço e outros já vem contaminado, no seu cerne, com alguns fungos inoculados no cultivo. E para eliminar esses contaminantes, o necessário é fazer uma TINDALIZAÇÃO, que promove a desinfecção dos grãos até o cerne, fazendo os esporos dormentes eclodirem e matando-os a seguir. Na minha opinião, o que faltou foi tindalizar os grãos.

Acompanho desejando BOA SORTE nos seus cultivos!
 
A questão dos grão é um tanto complexa mesmo. Enquanto a PFTEK fica perfeitamente esterilizada em PP, com os grãos isto não costuma acontecer. Acontece que muitos tipos de grãos como milho de pipoca, centeio, painço e outros já vem contaminado, no seu cerne, com alguns fungos inoculados no cultivo. E para eliminar esses contaminantes, o necessário é fazer uma TINDALIZAÇÃO, que promove a desinfecção dos grãos até o cerne, fazendo os esporos dormentes eclodirem e matando-os a seguir. Na minha opinião, o que faltou foi tindalizar os grãos.

Acompanho desejando BOA SORTE nos seus cultivos!

Santa tindalização! Meu pai que já trabalhou com lab de micro tava falando do processo enquanto eu esterilizava o material com a PP.
Mas no caso bastaria 3 aquecimentos entre períodos de 24h?
 
https://teonanacatl.org/threads/esterilização-técnicas.1080/#post-15580

Eu costumo usar milho de pipoca tindalizado para produzir sementes. Faço a limpeza dos grãos, lavo com detergente e enxáguo bem. Fervo água para cobrir os grãos, e quando está fervendo forte eu jogo os grãos limpos. Deixo ferver de novo, desligo o fogo e deixo de molho por 24h. No dia seguinte escorro o milhos, lavo bem em água corrente e torno a jogar na água fervente. Tiro da fervura e deixo esfriar e adiciono 2% de água sanitária. Molho de 24h. Repito os procedimentos na terceira fervura, e deixo em repouso por mais 12/24h, com cuidado de não estourar os grãos, com 2% de calcário para equilibrar o PH, anulando a acidez do cloro.

Tenho obtido bons resultados com a TINDALIZAÇÃO.
2013-08-02 18.01.53.jpg

SUCESSO AÍ!

Ah... já ia me esquecendo... No final, lavo outra vez em água corrente, escorro muito bem o milho pra parecer seco por fora, preencho os copos, vedo com papel alumínio dupla face e esterilizo em PP por uma hora... Perdão, mas é isso.
 
Última edição:
Bom de produzir em uma quantidade maior assim é que as suas chances de ter sucesso também aumentam, devo ter bons resultados daí, boa sorte no processo, acompanhando! O problema do RJ agora é o calorão que tá batendo.
 
Estamos na torcida contigo. Teu copo lá tá bonito. Vai ser muita sorte se tudo ocorrer bem até a colheita. Domesticar selvagens, pelo que eu tenho estudado, é um trabalho duro. Mesmo quando não contamina, os frutos nascem bem esquisitos. Veja esse cultivo aqui:

https://teonanacatl.org/threads/cultivo-com-esporos-selvagens.9565/page-2#post-143909

Boa sorte.
Eu havia visto esse tópico a um tempo e realmente assustou. Fico pensando se não haveria algo a ver com o fato do fungo n ter se desenvolvido tão bem no centeio com o fato de serem selvagens. Eu realmente queria um substrato mais "natural", final ele cresce no esterco, já é naturalmente adaptado e no meu caso eu tenho toneladas de bosta de vaca ao meu dispor hahahah.

Alguem sabe de uma receita de spawn (não bulk apenas) com esterco?

Ah! já ia esquecendo de um grannnnde detalhe, o saco com todos esses potes fica em cima de um armário na cozinha, simplesmente o comodo mais quente da casa. Deve fazer bem mais de 30°c, porem o micelio ta crescendo tão rápido que quase da pra ver em tempo real, eu olho de manhã e já pela tarde vejo diferença.
 
Back
Top