Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeira(s) tentativa(s) com muita insistência.

Diário de cultivo completo.
Bem, sou inexperiente na área, mas por ter uma propriedade rural da minha família me vi na chance de tentar cultivas tais basídios sagrados.
Primeiramente pesquisei bastante, não digo o suficiente pois nunca é o suficiente. Então pra começar fiz um carimbo meia boca com um individuo coletado na fazenda e então resolvi tentar usa-lo para minhas primeiras culturas antes de tentar arriscar com um carimbo "mais caro".

Pensei em começar usando centeio em grãos, para talvez tentar um grain to grain e lá fui eu comprando 4kg de centeio. (pq já tava pensando num grande sucesso...tolo)

Fiz tudo usando a porta de um forno elétrico, lamparina de alcool e material esterilizado em panela de pressão por 1h , usando potes de maionese e plásticos de PP. Tudo ia maravilhosamente bem, grãos no ponto, sem acumulo de água no fundo e tal, as culturas cresceram bem..até que múltiplas contaminações atacaram uma a uma :(

Tentei novamente, dessa vez usando copos de requeijão e sacos de PP, alem disso testei deixar cozinhando na panela por 1 e 1:30 horas pra ver se faria diferença quanto a contaminações.

ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103248_zps284706f2.jpg
e os resultados foram:
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22102626_zps7710ac37.jpg
Porem...contaminantes continuam..
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22102732_zpsd295a766.jpg
até nas culturas novas seguindo fielmente o passo a passo postado aqui no forum:
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103350_zps6cbb2477.jpg

Idem nos sacos de PP..
Micélio lindo de um lado
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103115_zps934650d6.jpg
e uma terrivel contaminação cinza tomando conta do micélio sadio do outro lado...
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103138_zps2b50103c.jpg
Vendo essa tragedia no centeio, resolvi mudar de substrato, um com menos carga contaminante (PF tek) e um com o ambiente natural do fungo (vermiculita + esterco)
Infelizmente o sub de esterco, apesar de bonito não rendeu micélio... :(
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22102803_zpsf0d0fe17.jpg
Já os PF tek...
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22103020_zpsc47b7dab.jpg
Micélio super saudável sem sinal aparente de contaminações!
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_DSCN3967_zps4215d5ca.jpg

Por fim acho que sou meio exagerado..
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_22102535_zpsdc9dbf9e.jpg
 
@Cesto, tá tudo aí...

Se você ficar fazendo pergunta repetida, vai levar mijada... :roflmao:

Use o glossário, procurando pelas palavras chaves. Ex: Temperatura, PF-Tek, Spawn, Bulk, etc...
 
@Cesto, tá tudo aí...

Se você ficar fazendo pergunta repetida, vai levar mijada... :roflmao:

Use o glossário, procurando pelas palavras chaves. Ex: Temperatura, PF-Tek, Spawn, Bulk, etc...

O que eu havia comentado era que aparentemente o micélio está crescendo em uma temperatura que seria dita um pouco acima do ideial pelo q andei pesquisando (uma vez que a temp ideal do substrato é de 30°c e não do ambiente na mesma)

Me desculpe se pareceu que eu estava perguntando tantas coisas, pois a unica coisa que eu de fato estava buscando saber é quanto ao uso de esterco num sub de spawn, pois mesmo pesquisando bastante a unica coisa que vi alem do uso de esterco em bulks era somente sobre a necessidade da adição de um pouco de esterco no sub de spawn de P. cyanescens, mas sem constituir a base do substrato.
 
Alguem sabe de uma receita de spawn (não bulk apenas) com esterco?
Me desculpe se pareceu que eu estava perguntando tantas coisas, pois a unica coisa que eu de fato estava buscando saber é quanto ao uso de esterco num sub de spawn, pois mesmo pesquisando bastante a unica coisa que vi alem do uso de esterco em bulks era somente sobre a necessidade da adição de um pouco de esterco no sub de spawn de P. cyanescens, mas sem constituir a base do substrato.

https://teonanacatl.org/forums/substratos-bulk.69/
https://teonanacatl.org/forums/produção-de-substratos.89/
https://teonanacatl.org/forums/cultivos-outdoor-e-substratos-bulk.16/

:ler:
 
Cosmik, novamente se tratam apenas de bulk, bulk com esterco eu sei que tem e pretendo fazer. Porem, para um bulk vc precisa antes ter micelio "spawmado", geralmente em grãos ou em bolos esfarelados. O problema é que eu fico pensando se com um spawn em grãos ou pftek ou seila oq, já não estaríamos selecionando cepas que conseguiram germinar nesse substrato de spawn e então uma forma de fazer uma seleção das cepas que germinam em campo seria justamente usar um spawn constituído de esterco como base.

Talvez uma alternativa a isso seja o uso de cultivo in vitro, uma vez que é mais generalista quanto a fungos saprófitas.

Me desculpem caso o que eu falei antes não tenha deixado isso claro :unsure:

EDITADO:
pesquisando sobre spawn de panaeolus encontrei uma formula adaptada do pf tek que parece ser interessante!

Modified dung containing PF tek substrate by BJ:Mix for 10-12 half pints:

5 cups vermiculite
3 cups manure
10 tblspns BRF
1.5 - 1.75 cups water
http://www.shroomery.org/8418/How-do-I-cultivate-Panaeolus-cyanescens
 
Última edição:
Cesto, bom dia amigo.

Explica isso melhor, por favor. Pelo que entendi, você quer pegar esterco já colonizado, selecionando as cepas do campo, e jogar dentro de um substrato esterilizado?
 
Última edição:
Você quer fazer um spawn de esterco? Digo, inocular os esporos diretamente no esterco?

É possível fazer, mas seria necessário fazer uma boa esterilização no esterco. Sinceramente não sei se é um método muito prático.

O problema é que eu fico pensando se com um spawn em grãos ou pftek ou seila oq, já não estaríamos selecionando cepas que conseguiram germinar nesse substrato de spawn e então uma forma de fazer uma seleção das cepas que germinam em campo seria justamente usar um spawn constituído de esterco como base.

Infundado. Se assim fosse, não precisaríamos fazer casing nos grãos ou não teríamos excelentes cultivos feitos a partir de spawn (em grãos) + bulk.

Me desculpem caso o que eu falei antes não tenha deixado isso claro :unsure:

Imagina. Acho que hoje eu acordei com dislexia. :coffee:
 
Cesto, bom dia amigo.

Explica isso melhor, por favor. Pelo que entendi, você quer pegar esterco já colonizado, selecionando as cepas do campo, e jogar dentro de um substrato esterilizado?
Não, nada disso.
Você quer fazer um spawn de esterco? Digo, inocular os esporos diretamente no esterco?

Sim, seria essa a ideia exatamente. Germinar os esporos num meio já com esterco.

É possível fazer, mas seria necessário fazer uma boa esterilização no esterco. Sinceramente não sei se é um método muito prático.

No caso eu já tenho esterco que havia pasteurizado por algumas horas em panela de agua fervendo, então para o uso do pf tek modificado eu secaria no forno e então faria a mistura que então iria para a PP. É um teste e como todo teste acho valido, pois nunca se sabe no que pode dar e no máximo estaria desperdiçando um pouco de vermiculita.:feliz:

Infundado. Se assim fosse, não precisaríamos fazer casing nos grãos ou não teríamos excelentes cultivos feitos a partir de spawn (em grãos) + bulk.

É verdade, não tinha parado pra pensar nessa questão.

Cosmik, no fim vc tava certo, o ideal seria a clonagem pq eu saberia exatamente com o que eu estou lidando.
 
Bem, me adiantei e fiz logo a receita que encontrei no site pois representa exatamente o que estava a procura.
Primeiramente sequei o esterco antes já pasteurizado
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_23091836_zps9a44d00f.jpgai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_23092202_zpsd0184e7c.jpg
Fiz a mistura seguindo as proporções recomendadas
5 cups vermiculite
3 cups manure
10 tblspns BRF
1.5 - 1.75 cups water
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_23111000_zpsb712b0e5.jpg
o resultado final comprado ao PF tek classico (esquerda) e a mistura improvisada por mim com esterco da primeira tentativa (na esquerda). Deu pra perceber que cometi grandes erros em minha tentativa inicial: muita água, muito esterco e muito compactado.
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_2014_01_23114859_zpsda47a854.jpg

Agora é só colocar na PP, selar e inocular.
 
Infelizmente uma vez superados os contaminantes do substrato no pf tek, agora ficam claros os contaminantes vindos com as inoculações, simplesmente 4 dos 7 pf teks "tradicionais" contaminaram, uns com uma contaminação verde (penicillium?) e outros com uma negra (black mold?) porem ainda temos 3 saldáveis e os 4 do pf tek com esterco que ainda n pude ver contaminação, mas ainda é cedo.

Aqui algumas contaminadas:

2014-01-28 08.43.48.jpg 2014-01-28 08.42.34.jpg
As saudáveis:
2014-01-28 08.42.57.jpg 2014-01-28 08.43.14.jpg 2014-01-28 08.43.27.jpg 2014-01-28 08.44.21.jpg
(essas manchas estranhas são na verdade substrato que caiu entre o copo e o micélio quando virei o copo de cabeça pra baixo)

Eu decidi fazer umas placas de agar batata pra inocular com esporos e ver se consigo eliminar os contaminantes e separar o micélio rizomático (que são poucos e pequenos setores nos potes), alem disso fiz 2 culturas liquidas, porem acredito que estas irão contaminar por conta de esporos invasores nos carimbos.

2014-01-28 08.38.10.jpg

Para finalizar! Hoje olhando sem esperanças nas culturas em grãos eu encontro, não 1, não 2 mas TRÊS culturas puras! Depois de tantas e tantas tentativas sem sucesso parece que alguma coisa rendeu bons resultados!
2014-01-28 08.26.36.jpg
 
Só um comentário: A quantidade de BDA que usou nessas placas está exagerada. O ideal é que a camada de agar tenha uns 3mm de espessura.

Se fez uma quantidade grande, você pode guardar a sobra na geladeira.
 
Só um comentário: A quantidade de BDA que usou nessas placas está exagerada. O ideal é que a camada de agar tenha uns 3mm de espessura.

Se fez uma quantidade grande, você pode guardar a sobra na geladeira.
Mão pesada é uma merda hahaha
Tentarei então usar nas próximas uns 5mm, pois como estou esterilizando o BDA depois de colocar nos potes tenho medo de caramelizar com 3mm.
 
Para finalizar! Hoje olhando sem esperanças nas culturas em grãos eu encontro, não 1, não 2 mas TRÊS culturas puras! Depois de tantas e tantas tentativas sem sucesso parece que alguma coisa rendeu bons resultados!
View attachment 66325

Cesto acho q eu vi algo na sua foto hehehe, o primeiro copo de uma olhada, parece ser um cinza no grão de centeio ao lado direito do micélio, no meio do copo. Pode ser impressão da foto mas fique de olho. e no copo da direita, na parte de baixo parece uma gosma laranja/amarela, seria do copo, ou apareceu no substrato ? Tomara q seja impressão errada minha, e q de tudo certo nesses copos. Centeio eh um bom grão, rende resultados muito satisfatório :D parabens e boa sorte.
 
Esse procedimento de esterilização que você adotou é bem fora do comum.
Vai ter que tomar o cuidado de guardar esses potes de ponta-cabeça, para que a condensação não caia sobre o BDA.
 
Cesto acho q eu vi algo na sua foto hehehe, o primeiro copo de uma olhada, parece ser um cinza no grão de centeio ao lado direito do micélio, no meio do copo. Pode ser impressão da foto mas fique de olho. e no copo da direita, na parte de baixo parece uma gosma laranja/amarela, seria do copo, ou apareceu no substrato ? Tomara q seja impressão errada minha, e q de tudo certo nesses copos. Centeio eh um bom grão, rende resultados muito satisfatório :D parabens e boa sorte.

O copo da esquerda quando visto pessoalmente aparenta nada, porem realmente os grãos dessa area aparentam levemente mais secos, será que....
Já o laranja no copo da direita são grãos que ficaram cozidos demais e onde tocaram no vidro extravasou uma "sopa" de centeio.

@mantonelli, fiz isso pela falta do Ernlenmeyer, que tenho que comprar logo. :unsure:
 
Back
Top