Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Posso usar arroz integral não moído?

CrazyDiamond

Hifa
Cadastrado
25/07/2014
12
12
29
Eu to me preparando pra fazer o bolo PF, mas reparei que to sem liquidificador pra moer o arroz integral. Existe algum problema de fazer o substrato com ele não moído? Em outro caso, pensei em cozinha-lo, moê-lo e deixar secar, é uma possibilidade ou só ia fazer lambança?

A farinha tende a deixar o substrato mais compactado, dificultando o micélio de colonizar determinados setores.
Arroz inteiro ira manter o substrato mais aerado, favorecendo o micélio de fazer seu trabalho!

Então qual é exatamente a razão pra se recomendar o uso do arroz integral moído na maioria dos guias de cultivo? tinha ficado meio receoso.

Então qual é exatamente a razão pra se recomendar o uso do arroz integral moído na maioria dos guias de cultivo? tinha ficado meio receoso.
Provavelmente por os nutrientes ficarem facilmente disponíveis (expostos) para o micélio ao contrario do milho que é um grão grande e mais difícil do micélio adentrar, mas aparentemente o micélio consegue aproveitar os nutrientes do grão de arroz mesmo inteiro. Particularmente gosto de usar o grão de arroz inteiro por este favorecer a aeração do bolo e a colonização como nosso colega @Amaral citou ai acima.

Veja um exemplo de grãos de arroz inteiro no meu diário ;)

Porque é a forma mais fácil de acertar logo de primeira.

Minha opinião? Dê um jeito de moer o arroz integral, ou pelo menos quebrá-lo bem, até pedaços bem pequenos, e use a técnica básica.

Para o meio não ficar compactado basta colocar o meio com cuidado e não pressioná-lo.

Já montei os copos e inoculei, acho que errei um pouco na mão com a quantidade de esporos, mas estou esperançoso que de tudo certo. Uma duvida paralela aqui, depois de inoculado, quantos dias se passam até que seja visível a formação do micelio? Pelo que li são 5 dias, mas antes disso já da pra ver alguma coisa? ( juro que vou abrir assim que der um diário de cultivo pra evitar desvirtuar o assunto do tópico ou abrir outros sem necessidade)

Uma duvida paralela aqui, depois de inoculado, quantos dias se passam até que seja visível a formação do micelio? Pelo que li são 5 dias, mas antes disso já da pra ver alguma coisa?
Normalmente 5 dias, mas isso é relativo. Espere pelo menos esse tempo sem mexer nos potes e continue pesquisando e estudando a biblioteca, perguntas como essas encontram-se ja respondidas. ;)

Aerar o substrato é o papel da vermiculita, não do arroz. É para isso que a vermiculita está lá, senão, faríamos o bolo apenas com arroz, como é feito com o milho!

Arroz cozido e inteiro fica grudado e compactado. Moer o arroz favorece a homogeneização da mistura com a vermiculita, e assim a aeração do arroz.

Meus primeiros copos, em que eu não moí o arroz direito, ficaram mais compactados, e demoraram mais para colonizar.

Também, mas o arroz também absorve água e portanto umidade, quando cozido. A umidade está por todo o substrato.

Por outro lado, arroz cozido fica mole e facilmente compactado (vide o do almoço de ontem, na geladeira :roflmao:). Vermiculita, não.

A vermiculita está lá também para manter espaços "vazios" no substrato de farinha ou grãos de arroz, e portanto, aeração! ;)

Por outro lado, arroz cozido fica mole e facilmente compactado (vide o do almoço de ontem, na geladeira :roflmao:). Vermiculita, não.
Uso grãos de arroz inteiro puro para fazer spawn e não tenho problema, nem fica "mole" e nem compactado. A não ser que seja preparado de maneira inadequada dai é bem capaz do arroz ficar mole. Em relação a compactação é mais provável que aconteça em arroz triturado principalmente se for em excesso (Pó).

A função da vermiculita é reter alta umidade :)
Concordo @Amaral, mas a vermiculita também tem o seu papel na aeração.

mas a vermiculita também tem o seu papel na aeração.

Há algo na forma como a vermiculita ajuda a estruturar o meio que favorece, e muito, a frutificação dos cubensis.

Tanto que até pouco tempo atrás eu só conhecia sucessos de frutificação direto em bolos usando substrato com vermiculita. Mas agora temos cultivos com a fibra/pó de coco no lugar da vermiculita, que também dá resultados consistentes para frutificação em bolo.

Back