Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pontos importantes sobre assepsia

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Retirado e adaptado da postagem original de Mauricio

Amigos cultivadores

Em várias etapas do processo de cultivo podemos esbarrar em contaminação.

A 1ª e dai a mais importante é: a confecção do carimbo.

Carimbo mal feito é ponto de partida para a contaminação.

Todo cuidado deve ser tomado se você confecciona seus carimbos para próximos cultivos.

Faça-os em papel alumínio é melhor para limpar, conservar (é inorgânico) e raspar.

Corte um pedaço de papel alumínio, dobre ao meio.

Use água sanitária diluída e um pano fino para limpar a superfície que vai receber o carimbo.

Limpe a tesoura com a mesma solução.

Tome um banho com protex, esfregue bem o corpo para soltar pele morta, use máscara e luvas.

Corte a haste bem rente, deposite o chapéu na folha e dobre.

Guarde dentro de um recipiente com tampa para o chapéu não encolher e borrar o carimbo.

Deixe por 24 horas.

Quando for remover o chapéu, vire o papel dobrado sobre a mão, com cuidado para não borrar o carimbo.

Abra, e retire o chapéu.

Dobre a folha, sem fazer contato com o carimbo, e deixe secar por 24horas.

Dobre as laterais da folha e então guarde em sílica.

O carimbo está limpo e bem acondicionado.

2ª etapa: a seringa

Tome banho com protex,esfregue bem os braços para soltar pele morta, use máscara e luvas.

Limpe todo o ambiente, use spray de lysol antes de começar.

Faça a seringa num ambiente sem corrente de ar.

Seja rápido para o corpo não suar.

Abra o carimbo coloque parte num copinho esterilizado.

Use água destilada, tem em farmácias e drogarias.

Use seringas novas, senão esterelize, em panela de pressão.

Suge a água da embalagem com a seringa, coloque no copinho com esporos, preenche o volume da seringa com mais água destilada.

Corte um pedaço de papel alumínio para enrolar a seringa, limpe-o com lysol.

Enrole e deixe por 24 horas ou mais antes de usar.

Vire de lado, de vez em quando, para os esporos não ficarem grudados na lateral da seringa.

Para guardar por um tempo maior, esterilize um pote com tampa, onde a seringa possa ficar deitada (para evitar que os esporos se depositem na agulha e entupa).

Coloque a seringa enrolada em papel alumínio dentro do pote e guarde na geladeira.

3ª etapa: inoculação

Os bolos foram esterelizados em panela de pressão (1 hora).

Devem estar frios para serem inoculados.

Antes de inocular, tome banho, esfregue a corpo, use máscara e luvas.

O ambiente, sem corrente de ar, foi limpo anteriormente, use spray de lysol.

Limpe a panela, externamente, com solução de água sanitária diluída e pano fino.

Abra a panela retire o pote

Passe fita durex a volta do tampão de papel alumínio que cobre o pote (seja rápido).

Não use elásticos são ineficientes.

Limpe todo o pote do bolo com solução de água sanitária e um pano fino.

Seja rápido para o corpo não suar.

Faça um mínimo de 4 furos equidistantes, isso acelera o processo de colonização.

Cubra os furos com durex.

Bolos com camada de vermiculita em cima (selo) são menos propícios a contaminação.

A vermiculita é inorganico e eventuais contaminantes na superfície não se desenvolvem.

Guarde os potes em caixa limpa (use lysol na caixa) e no escuro.

Bem, cuidados devem ser tomados com:

Fogão com bocas acessas.

Água fervendo.

Ácool próximo ao fogo.

Agulhas

O sucesso está na atenção com que se realiza o trabalho.
 
Então tome cuidado, @Felideo.

Sobre o Glutaraldeido, em particular:

"Embora seja usado em ambiente médico, é tóxico, causando severas irritações nos olhos, nariz, garganta e pulmões, juntamente com cefaleias, sonolências e vertigens."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Glutaraldeído
 
Acho que fui mal compreendido!!! :oops:

Só falei da "Receita de Bolo", pois ja havia lido este termo em algum lugar por aqui e meu unico intuito ao pensar neste tipo de esterelisação e desinfecção foi tentar compartilhar o meu pouco conhecimento sobre biossegurança, não quis ofender niguem e me desculpem se o fiz!!! :cry:
 
Acho que fui mal compreendido!!! :oops:

Só falei da "Receita de Bolo", pois ja havia lido este termo em algum lugar por aqui e meu unico intuito ao pensar neste tipo de esterelisação e desinfecção foi tentar compartilhar o meu pouco conhecimento sobre biossegurança, não quis ofender niguem e me desculpem se o fiz!!! :cry:

Relaxa, acho que ninguém aqui sentiu-se ofendido.
Bem vindo à casa e boa sorte no cultivo!
 
Nunca fiz um cultivo de cubensis, mas estou bem próximo de fazê-lo. Mas tenho uma dúvida que pode já estar respondida em algum lugar do fórum, mas por falta de tempo e/ou atenção ainda não encontrei tal resposta.
Como eu posso esterilizar perlita e argila expandida?? Posso fazê-lo na panela de pressão ou a argila expandida pode virar lama?? Pq já vi em algum lugar daqui, que nao me lembro mais, esterilização de argila expandida em água sanitária. Mas receio que isso possa alterar a genética do micelio, até mesmo comprometendo os frutos. Como fazer tal esterilização?
Obs.: Desculpem aí se já existe a resposta. Ando muito ocupado e o tempo que disponho para o fórum às vezes é insuficiente para acessar todas as informações necessárias para o próprio "know how".
 
Última edição:
Como eu posso esterilizar perlita e argila expandida?? Posso fazê-lo na panela de pressão ou a argila expandida pode virar lama?


Argila expandida vira lama em panela de pressão, pelo menos se estiver em contato com algo úmido. Já perlita eu acho que resiste.

Mas tem opções: Como esterilizar perlita?
 
Boa tarde pessoal, como vão vocês ?

Estive procurando pela busca do fórum mas não encontrei informações conclusivas sobre COMO UTILIZAR PANELA DE PRESSÃO ELÉTRICA para esterilizar os substrato para fazer o bolo PF TEK.

Se alguém tem experiência, poderia por favor compartilhar ? informações sobre tempo, quantidade de água. Volume do copo utilizado.

Obrigado desde já pessoal.

Abraços e boa semana a todos.
 
Back
Top