Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pode congelar o chá?

ddreggae

Cogumelo maduro
Cadastrado
08/11/2006
16
68
AguÉm JÁ Congelou?
Preciso De ChÁ Para Fazer Pesquisa..mas Chega Uma Época Que NÃo Acho Mais Cogumelo Aqui Onde Eu Moro..e Vou Precisar O Ano Todo De Cogumelos..
AlguÉm Pode Me Responder?
 
Poder pode, só que ele vai perder toda a potência em menos de uma semana e aí ferrou. Se congelar os cogumelos eles estragam. Vai uma dica, aprenda a cultivar e tenha boa vontade, pq é bem fácil, mas não simples. Ou então compre uns três quilos que silica gel azul e seque bemn crocante todos que achar nessa epoca, mas mesmo assim corre o risco dos selvagens contaminarem. Selvagens são os pais da mágica e les não gostam de ser guardados não, então pegou usou. Cultivou guardou e depois usou.
 
Fala DDreggae

Como nosso amigo Calango citou, não dá pra congelar não, em 24 horas o chá já apresenta certo nível de decomposição. O melhor método é a secagem, em túnel de vento e posterior depósito em sílica gel.

Há relatos de amigos, que, se bem secos e guardados conforme, preserva quase que total potência, e dura até 1 ano, se bem guardado.

Se tiver espaço, e oportunidade, estude bastante e parta para um cultivo.

paz e luz!
 
Opa como nao pode???
pode congelar SIM
com pedaços inteiros de cogumelos dentro fica melhor ainda!
um amigo meu guarda o chá em SAQUINHO DE GELITO!(geladinho)
e dura MUITO mais que um ano.
o segredo é nao usar açucar nem cozinhar o chá em potes de aluminio/ferro.
faça em um marinex, depois congele, sem coloar nada metalico dentro durante o processo inteiro.
funciona sim
pode chamar o MITHBUSTERS!
nao dá pra guardar na geladeira pq ae fermenta, POREM mesmo depois dde fermentado ele aidna mantem as caracteristicas.
se for pra pesquisa mesmo, vc poderia "destilar" uma cachassa desse chá usando fermento biologico.. mas ae eh outro caso :)
 
Putz!!!!

RETIRO TUDO QUE EU DISSE

Se Mermão Boca falou, tá falado.

Tu vê a "m" que é a literatura.... eu sempre li que não. Ninguém discute que o melhor método, e sempre ingerílos, seja da maneira que for, mas frescos. Mas, a experiência e prática sempre valem muito mais do que idéias que vc absorve dos outros.

Porém me curvo diante do conhecimento e experiência do Boca. Se o Boca Falô, tá falado. Pode seguir , que funciona.

e, gostei muito da idéia com pedacinhos dentro...delicioso geladinho com rodelas de cogumelos.... putz meu, vc tá abrindo mais um leque de consumo... e, como vc já postou nas receitas, imagina aquela deliciosa caipirosca com gelo de chá??? muito bom...água na boca (não no boca).

Agora, falando... já pensei sobre essa idéia de destilar cogumelos, sem quase nada de água, somente pra facilitar a fervura... qual seria o resultado Boca?

Paz e luz!!!!
 
ssa idéia de destilar cogumelos, sem quase nada de água, somente pra facilitar a fervura... qual seria o resultado Boca?

Seria bem interessante ,,, hehe ja pensou pinga de cogu ,, hehe !!!




[]'s SoBoRo
:D :D :D :D :D
 
Putz!!!!

RETIRO TUDO QUE EU DISSE

Se Mermão Boca falou, tá falado.

Tu vê a "m" que é a literatura.... eu sempre li que não. Ninguém discute que o melhor método, e sempre ingerílos, seja da maneira que for, mas frescos. Mas, a experiência e prática sempre valem muito mais do que idéias que vc absorve dos outros.

Porém me curvo diante do conhecimento e experiência do Boca. Se o Boca Falô, tá falado. Pode seguir , que funciona.

e, gostei muito da idéia com pedacinhos dentro...delicioso geladinho com rodelas de cogumelos.... putz meu, vc tá abrindo mais um leque de consumo... e, como vc já postou nas receitas, imagina aquela deliciosa caipirosca com gelo de chá??? muito bom...água na boca (não no boca).

Agora, falando... já pensei sobre essa idéia de destilar cogumelos, sem quase nada de água, somente pra facilitar a fervura... qual seria o resultado Boca?

Paz e luz!!!!

entao muilok, de longe o melhor metodo de ingestao é comer fresco.

Mas tem varias maneiras d econservar, e pra quem acha "limpo" guardar o material processado na geladeira(art. 12 do codigo brasileiro)nao tem erro.
Tem outra coisa, existem pessoas que simplesmente nao suportam o chá de cogumelos frescos no estomago, é bater e vomitar.
Essas nao parecem ter problemas com chá de cogus secos.
Sobre a destilaçao nao podemos discutir aqui no forum meu camarada. a unica extraçao que se permite discutir aqui é no alcool ou em chá.
 
Que ótima noticia Boca, tbm estava certo de q nao prestava congelado, agora vou partir pra outros experimentos=====:pos:
 
Uma boa maneira de conservar que eu utilizo é o seguinte,,, eu tenho uma maquininha feita pra embalar alimentos a vácuo, é só colocar os cogumelos bem lavados ali, ela embala a vácuo, eu costumo colocar dentro de um Ziplock e e congelo, dura bastante tempo sim, esse aparelho pra embalar a vácuo nao é caro não, vale a pena ter um.

Abraços
 
Última edição por um moderador:
o melhor metodo eh secar os frutos e guardar no escuro e lacrado , so tenha certeza de que estao 100% secos pois se gurdar com umidade dai mofa e zoa tudo. depois que eu acho que estao 100% secos eu deixo mais 12 horas pra ter certeza.
 
Muito Obrigada Pelas Respostas Gente!!!
Vou Tentar Congelar..vamos Ver No Que DÁ..
O Cultivo JÁ Estou Para Fazer..mas Vai Ter Que Ser No LaboratÓrio Da Minha Faculdade..entÃo To Esperando As Aulas ComeÇarem!!
SÓ Queria Ter Uma Outra Garantia No Caso De NÃo Dar Certo!!!
 
Boa noite!
Gostaria de saber se alguem sabe se cogumelso congelados perdem efeito.. Se alguem ja fez e deu certo ou algo assim!

valeu!
 
já fiz sim, geladinho tipo xup xup ou sacolé.
faz o chá embala em saquinhos de sacolé e fecha certinho, coloca no freezer.
 
Beleza! vou fazer sim ateh porque o verao ta chegando! heheh

mas olha soh eu tenho uns selvagens que trouxe de uma viagem e como tava numa correria no meu trampo eu toquei eles no freezer.. oq vc me diz Alienardo quanto a esse tipo de conservacao dos cogus? :)

valeu!
 
Beleza! vou fazer sim ateh porque o verao ta chegando! heheh

mas olha soh eu tenho uns selvagens que trouxe de uma viagem e como tava numa correria no meu trampo eu toquei eles no freezer.. oq vc me diz Alienardo quanto a esse tipo de conservacao dos cogus? :)

valeu!

já disse:

já fiz sim, geladinho tipo xup xup ou sacolé.
faz o chá embala em saquinhos de sacolé e fecha certinho, coloca no freezer.
pra complementar - dura um bom tempo.
 
Boa dica garoto!

vou saber distribuindo chup-chup no verão!!
 
Tomei um chá congelado há uma semana. Fiz num copo de alumínio. Congelei no Congelador da geladeira. Fiz o chá com uns 40 panaeolus cyanescens secos naturalmente em seu habitat natural. Faz uma hora. Sem efeitos fortes. Diria que é do nível 2, satisfatório.

Mais detalhes: O chá deu 2 copos, dos quias 1 copo com os cogumelos eu presenteei ao meu amigo no domingo 22 de janeiro. Bati a pedra de gelo no liquidificador com um limão e açúcar. Deu 2 copos grandes que eu tomei tudo.

Editando agora 09:21 PM para concluir que é bom observar onde será feito o chá.
Como foi dito acima pelo Mortandello, é melhor não usar nenhum metal durante o processo.

Olha aí a pedra de gelo congelada há uma semana.
Foto-0065.jpg
 
Um adendo sobre conservação na geladeira...

Comigo, tenho sido bem sucedido em longos períodos (até 2 meses no momento) sem perda de potência, no entanto, eu comecei essa experimentação depois que passei a usar vitamina C na hora da fervura do chá. Acredito que ela ajude também a conservar na geladeira, além do escurecimento com papel alumínio e temperatura de funcionamento adequada.

Congelar não tem razão para perda de potência, porque afinal congela e não há reação química enquanto congelado. Inclusive, era o método de conservação escolhido pelo @Mauricio em seu tópico sobre preparo de chás. Mas ainda assim durante o descongelamento e após este, talvez a vitamina C ajude a evitar a desoxidação até o consumo.

Mas uma grande desvantagem da conservação em geladeira ou freezer é a dependência de não dar azar e cair a luz por um período longo o suficiente.
 
Back
Top