Geologia não é bem a minha área, mas seja geleira, gelo marinho ou qualquer que seja o nome, a tendência é que se forme gelo de água pura, a menos que congele tão rápido que não dê tempo de expulsar o sal. É também um processo viável e um bom experimento para aula de ciências, dessalinizar água salgada congelando ela devagar. Vide:
Dessalinização da água. Processo de dessalinização da água - Mundo Educação
Eu usei o caso das geleiras como um exemplo cotidiano/leigo para cristalização de substâncias... O ponto é que quando se congela uma solução, a substância com maior ponto de fusão irá cristalizar primeiro, separando as fases. E a psilocibina já sendo um sólido a temperatura ambiente, e uma molécula bem maior e mais pesada que a da água, só torna isso mais fácil.
No caso prático, a ("baixa") concentração de psilocibina no chá normal pode ser que não cristalize uma quantidade suficiente para que seja visível, e se cristalizar, junto com a psilocibina haverão outras impurezas (restos de cogumelo, mel, etc) que de certa forma podem "proteger" a psilocibina contra degradação.
Mas acho que o chá fervido e apenas resfriado ainda é mais garantido, porque depois de fervido o chá está bem homogêneo e não contém ar (ou contém muito pouco), desde que mantido num pote bem vedado e sem ar dentro. E o descongelamento irá expor o conteúdo todo novamente ao ar e calor, lentamente.
Bom mesmo acho que seria liofilizar os cogus a vácuo, mas pensando nisso, também não sei se a baixa temperatura poderia por exemplo fraturar a molécula de psilocibina... Mais algo para se pensar a respeito de congelamento.
Enfim, o problema com essa diferença de métodos, é principalmente que o método disponível para se determinar se houve perda de potência ou não (consumir
) é totalmente subjetivo, então... Nunca saberemos!