Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pink Buffalo - primeiro cultivo - escorregando é mais gostoso

Diário de cultivo completo.
falae galera.
venho aqui relatar meu primeiro cultivo que acabou de ser inoculado e guardado em caixa a exatamente alguns minutos atras(5:30 am)!!

material:
1kg de milho
1 seringa de 20 ml
agua destilada
linha de pesca
2 pares de luvas cirurgicas esterelizadas
lysoform bruto (o "bruto" impresso na embalagem me cativou, pensei essa porra de bactericida deve ser o bicho)
um rolinho de fita microporosa
1 rolo de aluminio

como é meu primeiro cultivo, acho que fiz besteiras, mas espero que nao comprometa e que pelo menos em um copo o micelio vingue.

utilizei a tecnica apresentada pelo mauricio: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/
passo a passo, só que com alguns "porem"

tomo banho faço a limpeza toda e estou pronto para abrir o carimbo e fazer a magica acontecer, mas como marinheiro de primeira viagem, o que fiz?
primeiro enchi a seringa de agua destilada , mas enchi mesmo, passando da marca dos 20 ml.dei mole =/

logo depois deposito tudo num copinho de vidro (de llicor acho) previamente esterelizado com fogo somente( liguei o isqueiro, virei o copo e mandei ver,lavando com agua destilada logo em seguida).

abro o plastico que contem o carimbo(profungos)
e vejo aquela coisa bonita , roxinha e espessa, fecho o papel aluminio dou uma esfregada e deposito acho que +- 30% (achei que nao precisaria de mais , espero que esteja certo) no copinho.
faço como cansaram de falar por aqui de sugar e jogar, sugar e jogar...até sentir que está tudo ok, a olho nu só vejo alguns poucos esporos na seringa posteriormente.

ponho na geladeira na parte que fica perto do congelador (isso na sexta feira) e deixo la.
bééééém errado, domingo chego em casa e vejo o treco congelado...que beleza... ponho junto com as batatas, chuchu, cenoura etc a seringa para descongelar e descongela no decorrer dos dias.

ainda na sexta feira
dou inicio a primeira fase do milhosó que, ao invés de ficar 24 horas de molho em agua, ficou 48(mulher é foda torra a paciencia e acaba afetando todo seu cronograma...enfim...)

achando que nao teria futuros problemas, continuei e segui os passos da agua sanitaria .
porem outra escorregada na banana(se é que deixar de molho por 48 horas foi)... Como nao consegui de jeito maneira cal, calcareo etc para reduzir o ph do milho , no horario certo, deixei de molho em agua normalmente ai acordei hj, (quer dizer ontem) e resolvi ir na loja de flores, que pra minha sorte estava fechada... no entanto andando de volta para casa,tenho a ideia de ver nas casas que estao tendo obra na minha rua alguem poderia me arrumar cal, e de prima arrumam!

corro e ponho o cal. ele fica no milho +- 14 horas botei no milho la pras 10 am.

0:00
faço a retirada da agua de cal , vejo entao o milho com um amarelo meio avermelhado!( mas deve ser normal, coisa do cal )lavo o milho e seco, tudo de acordo com a receita.

entro na fase da assepsia entao, tomo um banho , encho de lysoform BRUTO( é sensacional essa embalagem do produto ahhahaah, muito fudido, e forte pra cacete tb,tive que diluir um pouco em agua pq tava afetando o ambiente.) na mesa e logo depois de um tempinho de espera começo a a etapa da esterelizcao dos potes.

sigo a risca o topico criado pelo tripman o que demora o maior tempo da porra ahahahah, porra como que é chato ficar fazendo corte e recorte com papel aluminio e ainda mais chato ainda, amarrar a porra da linha de pesca com luva , caceta, é horrivel ahahahah e eu tenho uma certa habilidade com nós (nada demais na verdade, apenas gosto por amarrar aahhahaha , sabe quando vai acampar e fica usando remendo de corda pra la e pra ca pra fazer toldo o qualquer coisa, entao...)

acabada entao essa fase, parto pra proxima, a de deixar na panela de pressao durante 1 hora.

bem como sou marinheiro de primeira viagem , acho que escorreguei tambem nessa parte.

em uma panela de 7 l botei 5 copos(os maiores, nao sei por que, simplesmente pus la) e na outra menorzinha , apenas 1.

problema!como nao sei quanto de agua por, botei apenas 500 ml na panela de 7 l com medo de entrar vapor nos copos e ficar com agua , que como li bastante todos falam que demora e prejudica a agenda do micelio.na menorzinha botei uns 2 dedos tambem, talvez menos.

outro problema,como tambem nao sabia a quantidade de agua e o procedimento exato da temperatura, fiz o que me pareceu melhor, aumentava, diminuia enfim, quando acabou o vapor fiquei atento ao cheiro e regulava o fogo de acordo.

passando essa fase a proxima, creio eu ter maiiiis problemas creio eu( é rapeize...vai vendo).

espero as panelas esfriarem durante sei la 1 hora, as abroe tiro os copos/pote só que estao quente!
e alem disso, estao com algumas goticulas de agua,ai me veio a duvida.

essa agua, da onde é? do milho ?da evaporacao da dapanela?dos 2?e agora inocular mesmo assim com esse pouco de agua/umidade? fudeu tudo?enfim, tive uma "solucao".

mas antes disso, como os recipientes estavam muito quentes (achei improprio para a inoculacao, pq acreditei que "mataria" os esporos por causa do calor),tirei da panela e deixei na cozinha mesmo para esfriar, e como estava de madruga e tinha chovido, deixei perto da janela pq tava ventando frio.
e ai? escorreguei de novo e contaminei os vidros nessa hora com o vento de fora (mesmo nao tirando o aluminio)?

enfim, esfriaram um pouco e quero chegar logo na fase tao esperada de usar a seringa.
mas tem aquele problema " da agua/umidade"
entao , o que o espertao aqui fez? tirou 1 aluminio, virou o pote de cabeça pra baixo e apertou o aluminio, de forma que a agua de dentro do pote , saisse pelo furo, e virei ja colando uma fita microporosa. esse processo foi rapido,e saiam jatinhos dagua(só para ilustrar a quantidade de agua +-).agi certo? ou dei outro mole e contaminei a porra toda por causa disso?

enfim,depois de por a fita, fui com a seringa e jogava o liquido la dentro e tampava com 2 fitas em cada um dos 4 buracos e mandava o durex na para "vedar' nao nos furos mas o aluminio na parte de baixo.

outra escorregada.como botei muita agua na seringa como disse previamente, era uma merda pra dosar "certo" (0,4 né?) e as vezes saiam jatinhos enfim, acho que na proxima vez utilizarei uma seringa de 10 ml.

por fim, termino tudo e tiro uma fotinho feliz com o celular das criancas e ponho a meninada dentro da caixa de papelao.

aimg147.imageshack.us_img147_2828_dsc00063ss0.th.jpg

e ai, rapaziada mandei muito mal?comprometi a porra toda?

apesar das brincadeiras e esse trololó todo de texto pra somente a primeira fase do cultivo neste post, tudo ocorreu com uma vontade de dar certo. espero que de.

faço o diario nao só com o intuito de deixar registrado , mas alem disso, pra tirar duvidas e tirando as duvidas o pessoal futuro que leia essa jossa nao de mole

abraços.

ahh obs: porra vai tomar no cu! que processo demorado da porra virei a noite nessa porra ahahahahahahah as aulas serão bem prestativas hj inclusive ja vou chegar na faculdade atrasado... que beleza...

huumm. Não sei não.

Também não tenho muita intimidade com contaminantes (ainda bem, hahaha), mas não credito que seja micélio de cubencis. Ta com cara de micélio de trichoderma. Se for, logo ficará verde... É parecido com o fungo verde que atacou um casing meu uma vez, depois de 3 fluxos. Era verde (fica verde quando matura) mas ao redor era um branco acinzentado parecido com esse...

sem duvida o da direita é trichoderma harzannum.
da pra perceber claramente a diferença entre o da esquerda de cubensis e ele a direita
Infelizmente tem que jogar esse pote fora.

fala ai rapaziada. finalmente um pote colonizou por inteiro.
outro termina de colonizar amanha, aparentemente.

um outro que estava colonizando bem, acabou por aparecer uma pequena contaminaçãozinha verde, pintinhas pequenas em 1 grao de milho, mas o micélio ja ta passando por cima dele.

como é quase no fundo do pote, tava pensando em plantar no quintal os graos da parte de cima que estao cobertos de micélio e jogar o resto fora, só por experiencia.

ahahahah por descuido acabei comprando coco ralado ao invés de pó de coco... que vacilo... será que da pra fazer substrato com coco ralado+ vermiculita e café??

enfim, nao vou ficar inventando muita moda no meu primeiro cultivo e amanha compro o pó de coco e começo ao cultivo em balde.

hj dou inicio a uma segunda experiencia de inoculação (milho submerso 24 horas em 2 colheres de café diluido e inoculação de esporos de molho em agua destilada + karo diluido ) mas agora de thai bpk, se vingar abrirei outro diario de cultivo posteriormente.

abraços

obs: caceta tive que comprar um sacão de vermiculita de 26 reais...um puta pacotao ahahahahah

Verde=trichoderma! Cuidado aí! Se estiver contaminado descarte o pote.

Paz e Luz!

eu particularmente axei mto complicado usa linha pra amarra, seja de pesca ou de costura, barbante pode ser q seja mais facil, mas da proxima vez eu vou colocar fita isolante msmo e fazer um furo na tampa de aluminio
axei mto dificil dar nó de luva tambem]

quanto ao cultivo.... boa sorte, e vc num tem umas fotos ai naum???

saudações rubro-negras.

entao rapeize, venho dar as caras aqui.

resolvi hj(algumas horas atras)...mandei tudo pro balde :D

peguei um balde aqui em casa que deve serde uns 10 litros (creio) meio velho.
deixei de agua com bastante agua,agua sanitaria e lsoform durante muito tempo, mais de uma hora provavelmente.

posteriormente tirei tudo, passei uns papeis com alcool e fiz uns furos com faca quente no balde apos nova passagem de papel e alcool colei os furos com esparadrapo micropore, tanto dentro quanto fora.

nesse tempo peguei um sacao de lixo e cortei ele mais da metade para utilizar direito no balde. apos a colagem dos esparadrapos, cobri com esse saco o balde. e deixei queto.

fiz a seguinte mistura de camada :
- umas 700 gramas de terra com adubo e humus

- 300-400gramas+- de vermiculita

umas 6 colheres de café(a de medida especial p/cafe) generosas ( nao colheres mas 1 borra com 3 colheres)

- 1 colher chá recheada de cal(queria ter carbonato de calcio mas nao achei em lugar algum.)

e uma 300 gramas ou mais de milho colonizado

o procedimento:
fiz a mistura da terra+ cafe+ vermiculita+ cal e botei tudo dentro da ziplock grande.

a terra estava meio úmida e bem grossa (inclusive no meio do processo de jogar na ziplock encontrei varias pedras, que joguei no quintal) entao apos botar todos os ingredientes, arejei bastante com as maos, reduzindo bastante e fazendo ficar bem fina mesmo a misturaficar bem homogenea. ai joguei 105 ml de agua e novamente mais uma misturada pra ficar bem bacana.

em seguida a esterelizacao.
botei no microondas durante uns 12 minutos em potencia maxima com uma aberturinha de 1 cm creio para ventilação do ar dentro do saco.

achei uma beleza de esterelizacao (nos proximos cultivos pretendo ao inves de usar a panela de pressao somente usar sacos ziplocks e micrrondas)

(nota: o saco fica super cheio dentro do microondas, é extremamente necessario a abertura
nota2: a evaporação ocorre que é uma beleza :):

ahhhh passei de praxe tbm alool e lsoform no zip anteriormente de jogar o misturao

passado os 12 minutos, ficou dentro do microondas enquanto fazia outra parte do processo.

retirada do milho colonizado

peguei outro saco ziplock grande , dei uma passada de alcool dentro botei o vidro ali dentro depois de lacrado , abri o vidro e fui tirando o milho de la ate estar completamente vazio o vidro.

dei uma "amassada delicada" nos milhos para se soltarem

deixei fechado após estar "homogeneo"
nota: nossa que cheiro tem o micélio de PB(nao sei se é por ser o primeiro micelio que sinto cheiro mas...) parece um tipo de algodão doce, ou algo do genero, um cheiro adocicado e hipnotico hahahaah, me amarrei.

após o saco esterelizado ja ter ficado na temperatura ambiente, peguei o saco com milho colonizado e misturei com a a terra .

fechei o saco como vidro e alguns poucos milhos deixados propositalmente para fazer o o G2G

dei uma misturada legal no saco todo para a mistura entao ficar homogenea e botei no balde e tentei deixar tambem homogeneo, sem declives , tudo retinho...

depois disso , peguei outros graos que ja tinham passados por todas as etapas e estavam guardados em outro zip lock e joguei um pouco dentro do vidro com os graos com um pouco d emicélio colonizado, fiz 2 lacres de aluminio e junto botei eles segurados por 2 elasticos de dinheiro aqueles amarelinhos e tal.

fiz 2 furos na tampa e botei fita micropore.

arrumei tudo e botei o balde junto com o saco preto dentro do meu armario .

conclusoes:
como tambem nao consegui chegar a tempo em casa hj para comprar o pó de coco ou fibra, acabei optando pela terra adubada e humos mesmo. mas amanha mesmo espero comprar algum dos 2 para usar posteriormente

amanha faço outro balde com umas 200 gramas de milho colonizado tbm, mas estava pensando em fazer outro esquema...nao sei.

senti um prazer muito grande fazendo esses procedimentos ate agora.estou BASTANTE ansioso pelo resultado. nem que seja somente 1 cogumelo.

inclusive,foi tao prazeroso que estou até pensando em começar a cultivar nao somente fungos, mas deu vontade de criar umas plantinhas. pensei em plantas "carnivoras" eheheheheh (acho que por causa de um forum que acabei achando pela internet)

pretendo levar a sério a fungicultura. os livros que voces (pra quem esta lendo este humilde diario) leem, conseguiram aonde? será que existe em sebos ?

outra coisa, o balde deve ficar em algum lugar especifico? deixei no armario pois dentro nao pega luz.

fiquem livres para comentar (tanto bem quanto mal) :D

para completar,para os que gostam de fotos, algumas delas:
aimg387.imageshack.us_img387_6394_dsc02906mb7.th.jpgaimg375.imageshack.us_img375_1235_dsc02907sv1.th.jpgaimg259.imageshack.us_img259_7217_dsc02909qd8.th.jpgaimg149.imageshack.us_img149_1087_dsc02917jv2.th.jpg

Parece muito promissor hein !!!

A cara do micélio no milho está ótima...!

Boa Sorte !

valeu oregon.

acabei de tirar uma fotinho(infelizmente nao estou com a camera, e tirei do celular, nao esta comuma qualidade muito boa , mas da pro gasto.) do balde para os que acompanham:
aimg179.imageshack.us_img179_4008_dsc00085bs5.th.jpg

o outro copo colonizou ,mas nao consegui arrumar a fibra/pó de coco.
só domingo rola, vou esperar até lá.

algumas idéias/sugestões?
falow.

ai rapaziada, + 1 foto, tirada agorinha.

nao posso me conter , a ansiedade é grande.
indisp.png

qq vcs acham? acho que nesse ritmo acho que vai demorar um tempo até tudo ficar completamente coberto de micelio, na foto nao da pra ter uma noção melhor de espaço.

pensei em utilizar o outro pote de milho colonizado pra preencher os buracos, e ai galera experiente? qq acham disso?

desnecessario?boa ideia?

por favor sugestoes.

edit:ahh ja ia me esquecendo.arrumei a fibra de coco e tal.mas , fazendo percurso pelaminha casa, cortaram muita grama (ja meio seca quase palha atualmente)no trajeto, pensei em usar como camada, o que acham?valem a pena? ou melhor ficar na fibra de coco?

continue assim...

está no caminho certo.
só seguir as dicas que o pessoal tah mandando.

creio que não demore muito tempo não.

abraços:cool:

fala rapeize, a temperatura aqui no rio caiu brusca ehhe e nao se se coincidentemente o crescimento meio que deu uma parada por causa da temperatura tbm.

entao decidi botar uma bacia de agua aquecida em baixo do balde pra dar uma esquentadinha.

fiz 2 vezes e antes disso tinha jogado uma leva fininha de fibra de coco picotada pra ver se ajuda a colonizar mais rapido , pq tinha parecido estagnado.inclusive acho que os 4 furos que fiz estao deixando a umidade escapar.
hj borrifei um pouco de agua (filtrada e depois deixada 6 minutos no microondas) no balde.
segue foto:

aimg145.imageshack.us_img145_8585_s2010653zm9.th.jpg

hj, comecei outro balde!mesmo esquema, só que o balde é bem menor e fiz 3 furos pq acho que no outro , ta areando muito e ta tirando a umidade

a unica diferença é q, ao invés de usar terra , usei fibra de coco picotada.

ingredientes:
fibra de coco(75% de um saquinho ziplock pequeno cheio de fibra de coco bem picotada)
vermiculita(umas 250g)
café(4,5 colheres do medidor de café)
cal - uma colher de chá cheia

fiz essa mistura dentro do ziplock borrifei um pouco d'agua e deixei 12 minutos no microondas em potencia maxima

enquanto isso no outro ziplock ,retirada e quebra cuidadosa do micélio.

depois de esfriado e ficar em temperatura ambiente, despejei um pouco do conteudo no balde e com uma colherzinha de plastico (que eu deixei no microondas 2 min e passei alcool) deixei plano.

depois despejei os milhos dentro do saco com o restante da mistura e depois de misturado, despejei no balde.com a colherzinha, dei uma ajeitada tambem para ficar reto.

esses ultimos 2 passos foram diferentes do balde anterior, pq achei q no outro balde, muito milho ficou no fundo do balde ( o que fez com que demorasse mais a colonizacao superior) , agora eles ficaram entre o meio e superficie.
e tambem diferente, dei uma melhorada, pra ficar plano, pq diferente da terra, a fibra de coco as vezes fica embolada ( mesmo picotando bastante) e fica bem desnivelada.

seguem alguma das as fotos(tirei mais , mas pra nao encher linguiça...) :

aimg144.imageshack.us_img144_3685_s2010642kb9.th.jpg
(alguem vai uma espiga de milhécio ai?)
aimg67.imageshack.us_img67_5606_s2010644tj5.th.jpg

obs:ahh ficou tudo escuro,parecendo terra por causa do café :D

abraços!

Ola para todos ! Achei mto interessante essa técnica do zipploc :)

Ja vou me desculpando se perguntei no lugar errado , mas nao achei um lugar mais apropriado para ler mais opinioes .
Estou lendo a um bom tempinho aqui no forum e estou mto empolgado em fazer um (casing de milho) Penso em fazer na primeira camada uma camada de adubo com húmus esterilizada em PP, em seguida o milho colonizado e na camada superior utilizar solo para jardinagem pobre em nutrientes (é um solo bem fofo de dificil compactaçao) também esterilizado em panela de pressao . É dificil conseguir vermiculita em pequena quantidade onde eu moro :(
O que vcs acham a respeito ?
Agradeço a atençao :pos: .

ai pessoal com mais experiencia,a temperatura aqui nao está ajudando =[
sabem me dizer algum modo eficaz de aumentar a temperatura?
ou até mesmo de conservar?

ta foda essa frente fria =[...

entao pessoal, venho dar noticias!
bem, o frio tava foda e atrazou para cai alho a colonização do balde, mesmo pondo em um isoporzao os 2 baldes e botando agua quente dentro de garrafas demorou pra caceta.

enfim cobri o primeiro balde com uma camada de verm+pó de coco 50/50 esterelizado no mircroondas( 1 copinho de yougurte natural que nao me recordo marca e fala que o peso é 130g, esse é meu marcador atualmente,depois procuro ele pra tirar foto.)a alguns dias atras (deve ser uns 5), nos 3 primeiros deixei no escuro,entao hj é o terceiro acho, que fica no esquema de luz.

o micélio começa a vir fininho para a superficie, e em uns 2 ou 3 pedaços do balde, vejo uma formação de hifas (acho) em um ritimo de formação de conglomerado. nao sei , infelizmente a camera nao conseguiu pegar direito

aimg204.imageshack.us_img204_6813_dsc00125pe1.th.jpg

no outro balde, a colonizacao do micélio, ficou paralizada por causa da temperatura. nao sei tambem se botei mais café a mais do que o cal e isso afeta de certa forma o desenvonvimento de miceliio no balde.
mas hj cobri com uma camada de verm + po de coco tambem, para ver como se sai( pelo visto a colonizacao acotnece mais rapida com eles cobertos de po de coco.

enfim, como tinha um copo colonizado 100% da primeira inoculacao acabei por usar ele pra teste.

aimg294.imageshack.us_img294_3228_dsc00121uc1.th.jpg

esterelizei 8 desses copinhos de vem +po de cafe4/4 e como nao tinha visto que o pó de café acabou, botei um pouco de nescafé! e como foi para o microondas(12 minutos) e como botei agua diluiu,creio eu pelo cheiro.

enfim, tinha posto a mistura num pote de sorvete, , depois de passado um tempo para esfriar, botei em um isoporzinho(que alguem aqui em casa pediu algum remedio e ele veio protegendo) totalmente limpo,,segue as fotos do processo.

aimg294.imageshack.us_img294_6683_dsc00120yj2.th.jpg

o pote de sorvete para ter uma noção de tamanho do isopor.

aimg294.imageshack.us_img294_5589_dsc00122gs1.th.jpgaimg294.imageshack.us_img294_530_dsc00123en9.th.jpg

e por fim, cobri com uma "tampa" de acrilon, esqueci de tirar foto e estou com preguiça de pegar agora pra tirar.
enfim, boteiuma camada de acrilon sob toda aabertura e passei fita durex pra prender. depois botei um papel de seda azul escuro para n bater luminosidade.

e agora resta esperar.
ahhh,1 vidro de thai de unas 500 gramascontaminou, mas consegui produzir em papelao e em um zip lock.inclusive esse milho germinou, é o do café que descrevi aqui a colonizacao deve tar em 80%

indisp.png

seguem 2 fotos dos de1 dos vidros de PB inoculados no dia 5/5 que estao quse 100% e um ta em 80 + e o outro 90%
cada pote deve ter no minimo 600 grmas de milho
o copo do lado é o usado no isopor.só para comparar o tamanho

aimg102.imageshack.us_img102_9327_dsc00126ao9.th.jpg

ahhh tambem comecei a produzir em larga escala ja usei 1kilo demilho dos3 que preparei para obtencao de micelio, no caso , grande parte deste milho ta sendo usadoem conjunto com o papeplao colonizado com thai bpk.

tambem nodia 4/6 comecei um cultivo/tentativa seguindo a tek do neurofx https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/
vamos ver se vinga

ufa...
abraços pra quem acompanha minha epopéia eheh

É isso ai irmãozinho vc ja estaficando pró nisso ein....rs,continue assim!!!!!!!!!

Good Vibes para o seu cultivo, e Paz e luz para ti!!!!!!!!!!!

É o frio está castigando a mim e aos cultivos aqui igualmente. As variações de temperatura andam bruscas aqui na minha região :(

Boa sorte no seu cultivo :pos:

entao rapaziada. nessa sexta feira dia 20 houve os primeiros pins.
mas no isoporzinho o baldao ta estagnado pelo visto...

amanha coloco fotos dos pins.

botei outro balde(ultimo)para começar a frutificar no sabado,esse parece ser o mais promissor.

entao galera, venho botar fotos das crianças tiradas hj algum tempinho atras.
sexta reparei que tinham formado 2 pins no primeiro balde.

detalhe que esses pins são da grossura de um palito de dente. e inclusive um já abriu! eles sao muito pequenos... e nao entendi como um deles ja abriu sem delongas em uns 2 dias ja.

aimg514.imageshack.us_img514_5066_dsc00150oi2.th.jpgaimg514.imageshack.us_img514_8418_dsc00152pl4.th.jpg
detalhe pro "tamanhao" deles pro balde

e essas outras crianças ja sao mais saudaveis. o maiorzinho deve ter uns 7-8 centimetros
aimg514.imageshack.us_img514_8559_dsc00153od8.th.jpgaimg391.imageshack.us_img391_1963_dsc00154yc9.th.jpg

abraços

Back