Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF-Tek - Experimento Arroz integral Vermelho

Diário de cultivo completo.
Salve!

Iniciei no dia 16/09, um novo experimento, não consigo ficar parado! o_O

Arroz integral Vermelho:
arroz-vermelho.jpg

---A receita é a padrão, 2-1-1---

:teo_seta_direita:2 copos de vermiculita
:teo_seta_direita:1 copo de arroz integral vermelho triturado
:teo_seta_direita:1 copo de água (batizada com um pouco de café fresco)

A strain utilizada é: A+ Albino (profungos)

Esterilização: 80 minutos

aguardemos...:espiao:

Última edição por um moderador:
Atualização
-------------

2 bolos inoculados com F+
(Vermiculita- AIV - Água) - AIV=Arroz Integral Vermelho
dia: 24-09 - após 5 dias
IMG_1715.jpg IMG_1717.jpg IMG_1718.jpg

1 dos potes com café (Strain A+ Albino) deu sinal de micélio, após 13 dias...
vamos ver até onde vai...
IMG_1720.jpg

Cuidado com as conclusões apressadas.
PRA QUE FUI DIZER ISSO?!!? :D
Já que inventei e não descartei e está crescendo agora vai:whistle:...
ATUALIZAÇÃO:
Esse copo que supostamente estava sendo dominado por micélio de cubensis na verdade não era cubensis, houve uma contradição da minha parte quando disse que segui a receita padrão, por que afinal na padrão não tem água "batizada" com café... :eca:
Não imaginava que esta pequena dose de café acarretaria na contaminação mais Horrível que vi na minha vida!:ressaca:
Estava branco, porém hoje senti um cheiro azedo no pote e abri ele, estava completamente fétido e com um fungo branco esponjoso muito estranho, nunca tinha visto nada igual...
Eis ai meu erro!
:teo_seta_direita:1 copo de água (batizada com um pouco de café fresco)
O experimento continua em 2 potes que estão com micélio saudável nos 70% e que não usei café na formulação... grato @Mauricio pelos exatos esclarecimentos :)
vivendo e aprendendo...

Quase no ponto!
IMG_1982.jpg IMG_1981.jpg
Estou na dúvida se faço casing, bulk ou frutifico no Bolo mesmo...
A esterilização de vermiculita e pó de coco funciona bem no micro ondas por 15 minutos caso opte por bulk?

Quase no ponto!
View attachment 59762 View attachment 59763
Estou na dúvida se faço casing, bulk ou frutifico no Bolo mesmo...
A esterilização de vermiculita e pó de coco funciona bem no micro ondas por 15 minutos caso opte por bulk?

Eu iria de bulk!

Cuidado para não confundir: o material do substrato do bulk precisa ser pasteurizado, e não esterilizado.

Vide tópico: https://teonanacatl.org/threads/esclarecimento-sobre-tecnicas-bullk-casing-ou-balde.9224/

acho que vou fazer um bulk mesmo, vou usar Pó de coco, Vermiculita, Bora de café e Húmus, penso numa proporção maior de vermiculita e pó de coco e apenas uns 10% de húmus e 10% de borra de café, só para dar um complemento...

Vou fazer essa mistura envolver em uma pano fino e deixar ferver por 30 minutos, esperar esfriar e retirar excesso da água... misturar com o Bolo PF (triturado) e por na incubadora... aguardar colonizar e depois cubro com nova camada de vermiculita e coloco para frutificar...

... :)

Pasteurização do substrato Bulk

Ingredientes:
1 copo de vermiculita
1 copo de pó de coco
1 copinho de cachaça de húmus
2 colhes pequenas de borra de café
1 colher pequena de cal
IMG_2027.jpg IMG_2028.jpg
Procedimento:
Em um pano fino amarrado com barbante.
Panela de pressão sem "pressão" por 40 minutos na fervura!
IMG_2030.jpg IMG_2029.jpg IMG_2032.jpg
CORREÇÃO!
fui tocar violão e quando vi passou da hora, ficou 60 minutos na fervura, por pouco não queimo tudo! :facepalm::facepalm::facepalm:

Naquela primeira foto, o micélio estava meio estranho mesmo. Mas na segunda, parecia normal.
É possível que a contaminação tenha sido bacteriana (caracterizada pelo cheiro ruim) e que o "fungo branco esponjoso" seja o micélio de cubensis afetado pela contaminação.

Naquela primeira foto, o micélio estava meio estranho mesmo. Mas na segunda, parecia normal.
É possível que a contaminação tenha sido bacteriana (caracterizada pelo cheiro ruim) e que o "fungo branco esponjoso" seja o micélio de cubensis afetado pela contaminação.
saber ao certo é tarefa de laboratório, mas pelas minhas deduções não tinha nada de micélio de cubensis, era uma coisa absurdamente fedorenta e esponjosa branca, nem o mínimo sinal de micélio de cubensis pude detectar... ainda bem que fiz potes sem o café para salvar o cultivo... o Bulk já esta na incubadora.

Bulk a 7 dias na incubadora, (30º) superfície totalmente colonizada, irei proceder da seguinte forma:
- Dunk de 24h
- Cobertura de Vermiculita 50% + pó de coco 50%
- Aniversariar

Segue fotos:
IMG_2106.jpg IMG_2104.jpg IMG_2105.jpg

---Atualizando---
Segue fotos do procedimento Dunk:
IMG_2108.jpg está "mijado" :feliz:
IMG_2109.jpg IMG_2110.jpg
Submergido na água, utilizei 2 copinhos de água mineral Ph 8.66 :idea:
IMG_2111.jpg IMG_2112.jpg

---Atualização---
O Bulk foi pro aniversário hoje 29/10
- Dunk de 24h realizado e fina camada de cobertura feita com 50% pó de coco 50% vermiculita
- 40 minutos na pressão!
Daqui 7 dias posto as novidades...

Back