Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - 7º com cara de 1º

Diário de cultivo completo.
Olá a todos do CM

Estou iniciando agora o diário do meu 7º cultivo.

Falo 7º com cara de 1º por que os seis anteriores não deram muito certo. Descrevo abaixo as falhas em todos.

No 1º (PESA e Thai) os milhos do fundo queimaram e o restou ficou muito seco; tentei injetar água esterilizada mas acabou contaminando.
Segue link dos diarios de cultivo acima.
https://teonanacatl.org/threads/pesa-e-tai-koh-samui-1º-cultivo.2671/

No 2º (PESA e Thai) consegui passar da fase do spawn e usei a técnica do balde; o PESA não deu certo e o Thai deu uma meia duzia de cogus, conforme foto anexa. Especulo que foi devido à temperatura (moro em Belém do Pará; a temperatura dentro da minha casa fica em cerca de 30 graus durante o dia e chega a uns 28 à noite).

No 3º (PESA) tentei usar a técnica do cesto de roupa suja que vi em um video gringo achando que poderia vencer a questão da temperatura; o problema foi que usei pouco spawn e acabou contaminando.

Cabe ressaltar que no segundo usei uma quantidade pequena de palha de milho; já no terceiro usei praticamente só palha de milho misturada com um pouco de esterco. Foi bom pq o micelio aparentemente gosta da palha e avança rapidamente sobre ela. O problema é que é meio trabalhoso o processo de tratar e cortar a palha.

No 4º, 5º e 6º tive problemas ainda na fase de spawn devido a uma cultura liquida que ganhei de um amigo que estava contaminada com trichoderma.

Durante essas tentativas usei diversos spawns: milho, trigo, trigo com alpiste. Não gostei muito do milho pois parece que aquela peliculazinha que o envolve atrasa um pouco o avanço do micelio. Preferi o trigo pois ele fica bem mole e sua pelicula é mais fina, além de muitos grãos se romperem durante a preparação, expondo seu interior.

Esse meu 7º por outro lado, está aparentemente caminhando bem.

15/07/08 - Preparei duas seringas de 20ml com um big carimbo; guardei uma seringa na geladeira. A partir do segundo cultivo comecei a usar 4 potes de vidro com tampa de Polipropileno no lugar dos copos de uísque. Achei melhor pois não carecia de diversos lacres de papel aluminio. Fazia apenas um furo na tampa levemente enrroscada e colocava um lacre solto em cima da tampa e mandava pra panela de pressão.

Contudo, neste último cultivo resolvi fazer um teste: aumentei o buraco da tampa para um pouco mais que o diametro de uma caneta bic e tapei 2 com lã acrilica e 2 com micropore. O spawn utilizado foi trigo integral e um pouco de alpiste que tinha por aqui.

Ocorreu um problema. Dois potes, um com lã a crilica e um com micropore, estouraram durante a esterilização (creio que por terem sido utilizados diversas vezes) sendo que os outros dois trincaram.

16/07/08 - Inoculei à noite; 2,5 ml para cada pote. Guardei o resto da seringa na geladeira. O micropore do pote ficou um pouco úmido ao sair da panela, mas nada que prejudicasse. Após a inoculação, sequei o micropore com um papel levemente umidecido em alcool e coloquei mais 3 camadas de micropore por cima previamente esterilizadas com lsol.

Pelo fato da agulha ser pequena, boa parte dos esporos ficaram na lá acrilica do segundo pote, quando precebi tive que entortar um pouco a agulha para conseguir chegar no spawn.

Fora esses imprevistos; no dia 20 à noite fui verificar e eles estavam com as fotos lá embaixo.

Em apenas 4 dias o micelio tinha tomado quase todo o spawn, conforme as fotos abaixo. A circulação de ar mostrou-se fator essencial no rápido desenvolvimento do micelio. Balancei os potes (com alguma dificuldade pois os grãos estavam bem unidos pelo micelio).

23/07/08 - Pasteurizei o substrato (1 parte de esterco de cabra para uma parte de pó de coco + 1 colher de sopa de pó de concha para cada balde).

24/07/08 - Misturei o spawn ao substrato. Um balde para cada pote. Fechei cada balde com três toucas daquelas de enfermeiro, visando uma melhor areação do substrato.

Essas toucas são feitas de polipropileno. Fiz um teste: coloquei um copo de água em uma delas e pra minha surpresa a água não vazou. creio que pela tensão superficial da água. vamos ver se ela consegue manter o ambiente úmido.

27/07/08 - Fui verificar os baldes e para a minha surpresa (novamente) a superficie estava cem por cento colonizada, em apenas 3 dias.

28/07/08 - Preparei dois tipos de casing: um em proporção de 1:1 de vermiculita e pó de coco e outro de vermiculita e terra vegetal. Acrescentei também em cada um uma colher de chá de café e a mesma quantia de pó de concha. Coloquei um tipo em cada balde.

Novamente esqueci de tirar fotos.

30/07/08 - Já vejo o micélio subir pelo casing bem rizomorfico. Interessante que o micelio que estava em cima do substrato, antes de colocar o casing, era bem algodoado, apresentando rizomas apenas pelas paredes do balde. Creio que deve ter sido efeito do café, que não foi acrescentado ao substrato, mas o foi ao casing.

Mas estou com uma dúvida. dou o cold shock em que momento, quando o micelio tiver tomado 100% do casing ou menos? posso colocar no ar condicionado?? quantas horas são suficiente? 6 ou 12? qual a temperatura ideal do cold shock?

Já agradeço a todos de antemão pelo auxilio que com certeza vou receber durante este cultivo.:)
22-07-08_1922.jpg22-07-08_1923.jpg22-07-08_1924.jpg22-07-08_1925.jpg
 
Olá amigo Ankh, a colheita está começando, mas você tirou os pequenos... dizem que os pins de todos os flushs podem se formar antes do primeiro, então é muito importante tirar somente os abortos... pela foto parece que tem uns 2 que não eram abortos...Ademais é isso aí, boa sorte com os baldes :pos:
 
Olá amigo Ankh, a colheita está começando, mas você tirou os pequenos... dizem que os pins de todos os flushs podem se formar antes do primeiro, então é muito importante tirar somente os abortos... pela foto parece que tem uns 2 que não eram abortos...Ademais é isso aí, boa sorte com os baldes :pos:

então viniciusc

dei uma pesquisada em relação a essa questão de colheita e não encontrei um guia ou algo do tipo. só que se deve colher girando o cogu.

como eu posso identificar como é um aborto?

usei como parametro o chapéu enegrecido.

existe um tamanho padrão?

mais fotos
1 - colheita do balde 1
2 - colheita do balde 2
3 - o maior
4 - detalhe do tunel de vento
5 - detalhe do tunel de vento

como vai ter um feriado estadual onde moro na sexta feira, coloquei a colheita inteira do 1° balde na geladeira pra comer nesse dia.

o resto tá secando

deixei um em cada balde pra abrir mais o chapéu.
depois tiro os prints
12-08-08_1747.jpg12-08-08_1756.jpg12-08-08_1757.jpg12-08-08_1803.jpg12-08-08_1804.jpg
 
ótima colheita, cara.
muito legal mesmo.

bastante frutos, todos com boa aparência.

e os carimbos?
conseguiste pegar algum?

parabéns!
 
ótima colheita, cara.
muito legal mesmo.

bastante frutos, todos com boa aparência.

e os carimbos?
conseguiste pegar algum?

parabéns!

cara..
ja tirei dois..
tão secando..
me bati um pouco pois a vasilha que estou usando é um pouco pequena.
mas tá lá tirando mais dois.
 
Oi Ankh, sobre os abortos tem um tópico aqui chamado 'como identificar abortos'... é legal, fala sobre a cor do chapéu, separação do véu e outras coisas...falous!
 
viniciusc:

valeu!!

o unico problema é que eu não descartei nenhum. mesmo os que ja estavam apodrecendo foram postos pra secar.:D

vamo ver se vai dar algum problema.

até mais:pos:
 
Parabéns! a você ta colhendo antes deles abrirem o chapeu totalmente? outra duvida, fala mais sobre o tunel de vento, é um cooler de fonte de PC? 12 Vlts ?
 
Parabéns! a você ta colhendo antes deles abrirem o chapeu totalmente? outra duvida, fala mais sobre o tunel de vento, é um cooler de fonte de PC? 12 Vlts ?

eu tentei fazer isso, mas não estava em casa no momento.

já li em algum local que o melhor momento para colheita, em que a concentração de psilocibina está mais alta é quando o véu está esticado, prestes a romper.

eu não sei se é qual a razão cientifica pra isso nem se é vero; se alguem souber , coloque o link para nos informar.

ñ é um cooler, é uma ventoinha (parece que a diferença é que o cooler fica no processador e a ventoinha ventila o aparelho como um todo; pra mim é a mesma coisa)

to no trabalho e não posso te dizer agora a voltagem ou potencia da ventoinha, mas lembro que custou 20 reais e você pode liga-la direto na rede eletrica comprando apenas um fio e um plug macho. pedi pro rapaz da loja ligar os fios.
o corpo do tunel fiz com uma garrafa pet de 1,5 litros cortada.

fiz 4 cortes perto da boca pra encaixar os cantos da ventoinha
 
Sobre a concentração de psilocibina, veicula-se que o fato do chapéu se abrir faz com que esta diminua mesmo... Veja só: " O motivo de se colher o cogumelo antes do chapéu abrir é que a concentração de psilocina e psilocibina é maior nas fases jovens. Quando o chapéu vai se abrir você tem uma ótima taxa de princípios ativos e uma boa biomassa. Se você deixar o cogumelo crescer além disso a qualidade cai, além de ficarem mais fibrosos e menos digeríveis. " retirado da biblioteca, tópico "psilocybe cubensis - cultivo"

Sobre os abortos que você colheu e colocou pra secar, acho que não darão maiores problemas; só na hora de consumir, se fosse EU, olharia pra eles, cheiraria, sentiria o gosto... Tenho a impressão de que o próprio corpo diz se quer aquilo ou não, como comer algo deteriorado e 'deixar de lado' quase sem querer...sei la... Boa sorte pra nós todos!
 
Sobre os abortos que você colheu e colocou pra secar, acho que não darão maiores problemas; só na hora de consumir, se fosse EU, olharia pra eles, cheiraria, sentiria o gosto... Tenho a impressão de que o próprio corpo diz se quer aquilo ou não, como comer algo deteriorado e 'deixar de lado' quase sem querer...sei la... Boa sorte pra nós todos!


Qualquer cogumelo estragado pode dar problemas.

Mas com a experiência você percebe logo os abortos, e os colhe antes de morrerem. E isso é muito bom, pois os abortos têm taxas ótimas de princípios ativos.
 
Não deixe de ralatar sua Trip!

Tem poucas Trips de PESA no fórum.
 
Apenas concluindo..

Bem..tive que me ausentar de casa por muito tempo e não havia como continuar o cultivo nem coloca-lo em geladeira.. plantei os substratos numa floresta proxima..

Foi interessante realizar esse cultivo pois finalmente tive bons resultados..na vez anterior que consegui chegar na fase de frutificação, consegui poucos frutos..um na verdade,bem pequeno.. e alguns abortos..

dessa vez pude fazer varias trips..

os problemas que eu vi com relaçãoao baldeé a sua falta de autonomia.. tinha queficar sempre espirrando água dentro para manter a umidade, abrir para ventilar.. tapar com um saco preto de noitem e pelo fato de de vez em quando eu viajar a trabalho.. ficou meio dificil..

por isso, passei para um terrario de isopor em meu novo cultivo..
aqui está o link: https://teonanacatl.org/threads/8°-cultivo-pesa.3540/
 
E isso aê mano!
Parabens pelo seu cultivo aê brother.
Eu sei bem como eh dificil cultivo em temp. altas...
aki em joão pessoa a temp. fik entre 27 - 29ºc pela manha e tarde e por volta de 25ºc pela madruga...
o cara tem q ta sempre abanando o terrario , borrifando água gelada , botando garrafa com gelo dentro do terrario...
E mais complicado q quem mora em uma região com a temp. ideal.
Parabens aê pela vitoria mano.
Vow acompanhar seunovo cultivo tbm
:D abração aê
 
Back
Top