Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - 7º com cara de 1º

Diário de cultivo completo.
Olá a todos do CM

Estou iniciando agora o diário do meu 7º cultivo.

Falo 7º com cara de 1º por que os seis anteriores não deram muito certo. Descrevo abaixo as falhas em todos.

No 1º (PESA e Thai) os milhos do fundo queimaram e o restou ficou muito seco; tentei injetar água esterilizada mas acabou contaminando.
Segue link dos diarios de cultivo acima.
https://teonanacatl.org/threads/pesa-e-tai-koh-samui-1º-cultivo.2671/

No 2º (PESA e Thai) consegui passar da fase do spawn e usei a técnica do balde; o PESA não deu certo e o Thai deu uma meia duzia de cogus, conforme foto anexa. Especulo que foi devido à temperatura (moro em Belém do Pará; a temperatura dentro da minha casa fica em cerca de 30 graus durante o dia e chega a uns 28 à noite).

No 3º (PESA) tentei usar a técnica do cesto de roupa suja que vi em um video gringo achando que poderia vencer a questão da temperatura; o problema foi que usei pouco spawn e acabou contaminando.

Cabe ressaltar que no segundo usei uma quantidade pequena de palha de milho; já no terceiro usei praticamente só palha de milho misturada com um pouco de esterco. Foi bom pq o micelio aparentemente gosta da palha e avança rapidamente sobre ela. O problema é que é meio trabalhoso o processo de tratar e cortar a palha.

No 4º, 5º e 6º tive problemas ainda na fase de spawn devido a uma cultura liquida que ganhei de um amigo que estava contaminada com trichoderma.

Durante essas tentativas usei diversos spawns: milho, trigo, trigo com alpiste. Não gostei muito do milho pois parece que aquela peliculazinha que o envolve atrasa um pouco o avanço do micelio. Preferi o trigo pois ele fica bem mole e sua pelicula é mais fina, além de muitos grãos se romperem durante a preparação, expondo seu interior.

Esse meu 7º por outro lado, está aparentemente caminhando bem.

15/07/08 - Preparei duas seringas de 20ml com um big carimbo; guardei uma seringa na geladeira. A partir do segundo cultivo comecei a usar 4 potes de vidro com tampa de Polipropileno no lugar dos copos de uísque. Achei melhor pois não carecia de diversos lacres de papel aluminio. Fazia apenas um furo na tampa levemente enrroscada e colocava um lacre solto em cima da tampa e mandava pra panela de pressão.

Contudo, neste último cultivo resolvi fazer um teste: aumentei o buraco da tampa para um pouco mais que o diametro de uma caneta bic e tapei 2 com lã acrilica e 2 com micropore. O spawn utilizado foi trigo integral e um pouco de alpiste que tinha por aqui.

Ocorreu um problema. Dois potes, um com lã a crilica e um com micropore, estouraram durante a esterilização (creio que por terem sido utilizados diversas vezes) sendo que os outros dois trincaram.

16/07/08 - Inoculei à noite; 2,5 ml para cada pote. Guardei o resto da seringa na geladeira. O micropore do pote ficou um pouco úmido ao sair da panela, mas nada que prejudicasse. Após a inoculação, sequei o micropore com um papel levemente umidecido em alcool e coloquei mais 3 camadas de micropore por cima previamente esterilizadas com lsol.

Pelo fato da agulha ser pequena, boa parte dos esporos ficaram na lá acrilica do segundo pote, quando precebi tive que entortar um pouco a agulha para conseguir chegar no spawn.

Fora esses imprevistos; no dia 20 à noite fui verificar e eles estavam com as fotos lá embaixo.

Em apenas 4 dias o micelio tinha tomado quase todo o spawn, conforme as fotos abaixo. A circulação de ar mostrou-se fator essencial no rápido desenvolvimento do micelio. Balancei os potes (com alguma dificuldade pois os grãos estavam bem unidos pelo micelio).

23/07/08 - Pasteurizei o substrato (1 parte de esterco de cabra para uma parte de pó de coco + 1 colher de sopa de pó de concha para cada balde).

24/07/08 - Misturei o spawn ao substrato. Um balde para cada pote. Fechei cada balde com três toucas daquelas de enfermeiro, visando uma melhor areação do substrato.

Essas toucas são feitas de polipropileno. Fiz um teste: coloquei um copo de água em uma delas e pra minha surpresa a água não vazou. creio que pela tensão superficial da água. vamos ver se ela consegue manter o ambiente úmido.

27/07/08 - Fui verificar os baldes e para a minha surpresa (novamente) a superficie estava cem por cento colonizada, em apenas 3 dias.

28/07/08 - Preparei dois tipos de casing: um em proporção de 1:1 de vermiculita e pó de coco e outro de vermiculita e terra vegetal. Acrescentei também em cada um uma colher de chá de café e a mesma quantia de pó de concha. Coloquei um tipo em cada balde.

Novamente esqueci de tirar fotos.

30/07/08 - Já vejo o micélio subir pelo casing bem rizomorfico. Interessante que o micelio que estava em cima do substrato, antes de colocar o casing, era bem algodoado, apresentando rizomas apenas pelas paredes do balde. Creio que deve ter sido efeito do café, que não foi acrescentado ao substrato, mas o foi ao casing.

Mas estou com uma dúvida. dou o cold shock em que momento, quando o micelio tiver tomado 100% do casing ou menos? posso colocar no ar condicionado?? quantas horas são suficiente? 6 ou 12? qual a temperatura ideal do cold shock?

Já agradeço a todos de antemão pelo auxilio que com certeza vou receber durante este cultivo.:)
22-07-08_1922.jpg22-07-08_1923.jpg22-07-08_1924.jpg22-07-08_1925.jpg
 
Novas fotos:

na sequência:

Balde 1, Balde 2 (Ambas fotos tiradas na noite do dia 30/07/08), Balde 1 sem flash, Balde 1 com flash, Balde 2 sem flash, Balde 2 com flash (sendo as quatro últimas tiradas na manhã de hoje, 31/07/08).

Ainda com duvidas quanto ao cold shock. estou pensando em dá-lo no balde 1 hoje.
o que vcs acham? qual a porcentagem de dominio do micelio no substrato para dar o cold shock?

grato
balde 1 30-07.jpgbalde 2 30-07.jpgbalde 1 31-07.jpgbalde 1 31-07 com flash.jpgbalde 2 31-07.jpgbalde 2 31-07 com flash.jpg

rss..
ficou parecido a lua
 
Última edição por um moderador:
Pra mim estão no ponto ideal. Todos eles.

Eu meteria na geladeira! :)
 
Bom dia aos doutos colegas do CM

31/07/08 - Dei o cold shock nos baldes. Levei à casa da minha muchacha e liguei o ar condicionado (não tenho ar con em casa e é um pouco "demais" colocar dois baldes na geladeira)às 18:00 horas; antes dei uma boa espargida de uma solução de água fervida com água oxigenada (1:9).

01/07/08 - Fui desligar o ar con antes de ir pro trabalho (aproximadamente às 08:00). Deixei o termometro em cima do balde e media 20º. Creio que deve ter chegado a uns 18º pois já eram 08:00 e o sol já entrava pela janela, além de ter chovido durante à noite.

Será que a temperatura foi suficiente para dar o cold shock? Como disse antes, a temperatura aqui é em torno de 30º.

Segue fotos dos baldes após o cold shock.

Balde 1 e Balde 2 (vale lembrar que o 1 tem uma camada de casing de pó de coco e vermiculita, ao passo que o casing do balde 2 é de terra vegetal e vermiculita)
01-08-08_0812.jpg01-08-08_0808.jpg
 
Olá Ankh ! Geralmente os cold-shocks na geladeira chegam a temperaturas mais baixas que 18ºC, mas tenho a impressão de que não haverá problemas se você o deixou por muitas horas a esta temperatura... Queria perguntar se você tirou os spawns do pote sem mais problemas, porque eles parecem ter a boca mais estreita do que o 'corpo'... Ademais o cultivo está interessante, passarei a acompanhar pra gente trocar tudo o que der (em termos de exp e conhecimento) ;) Boa sorte e até logo!
 
Olá Ankh ! Geralmente os cold-shocks na geladeira chegam a temperaturas mais baixas que 18ºC, mas tenho a impressão de que não haverá problemas se você o deixou por muitas horas a esta temperatura... Queria perguntar se você tirou os spawns do pote sem mais problemas, porque eles parecem ter a boca mais estreita do que o 'corpo'... Ademais o cultivo está interessante, passarei a acompanhar pra gente trocar tudo o que der (em termos de exp e conhecimento) ;) Boa sorte e até logo!

Olá viniciusc,

Vamos ver; ele já está pegando iluminação, borrifei água na parede do balde e um pouco em cima do micélio. Agora é só esperar.

Tive um pouco de dificuldade em tirar o spawn de dentro do pote, mas não em virtude do tamanho da boca e sim devido à dificuldade de quebrar o spawn por meio da agitação do pote. O micélio estava bem formado e solidificado. Os pedaços que restaram eu quebrei com as mãos (usando luvas esterilizadas) ao misturar no substrato.

Gostei de usar essa mistura de substrato pq no meu 2º cultivo a massa ficou muito compacta.. pouco aerada.. achei bacana o pó de coco e o esterco de cabra, que é bem fofo.

Agora uma dúvida.

Medi a temperatura externa da minha casa à noite e chegou ontem a uns 26 graus, ao passo que dentro de casa se mantinha a 30º, mesma temperatura do decorrer do dia.

Será que posso colocar os baldes do lado de fora para pegar essa temperaturta mais baixa (que pelo que li é a ideal para frutificação), e colocar dentro de casa durante o dia?

Essa variação de 3 a 4 graus fará mal ao cultivo? Ou é melhor eu deixar o balde direto dentro de casa em temperatura constante, mas acima do normal?
Um amigo cultiva aqui em Belém em temperatura semelhante (cerca de 28º já que ele mora em predio e é mais ventilado) e já vi conseguir frutos de mais de 20 centimetros nos ultimos flushes

Grato
 
Então, cobre esse micélio ai com vermiculita pura porque senão vai ter que fornecer muita umidade porque isso ai virou um bolo grandão e ai então a camada de vermiculita fornecerá a umidade necessária para frutificação! Estou com uns cultivos outdoors em vasos de plantas, feitos com humus de minhoca e vermiculita, vai bombar! abração e good vibes!
 
PINOU!!!!!

06/08/08 - Primeiros Pins no balde 1 (cerca de 5)
07/08/08 - Primeiros Pìns no balde 2 (apenas 2)
08/08/08 - Mais de 50 Pins no balde 1
Um pouco mais de 10 no Balde 2

Segue fotos. (Foi mal pela qualidade delas)

mas continuo com um problema.

como disse antes, o micelio que tomou a camada de casing é bem rizomorfico, apontando pra cima.

o problema é que a ponta de alguns deles está meio azulada, outras meio amarelo escuro.

percebi que durante parte do dia (uns 15 minutos ou meia hora, pela parta da manhã), o sol batia diretamente nos baldes.

não sei se essa coloração ocorreu em virtude desse sol direto ou se é contaminação mesmo.

o que os senhores acham?
08-08-08_0659.jpg08-08-08_0700.jpg08-08-08_0701.jpg08-08-08_0702.jpg08-08-08_0703.jpg
 
fique tranquilo
é o sol pelo jeito
pra te deixa mais feliz agora:
PREPARA a tampa da cabecinha
o funil é rápido loco e longo :)

serio agora
ta com um aspecto lindo os pins
vai vir cogus grandes acredito eu
parabéns!
 
E pode nem ser o sol mesmo: existe uma secreção natural do micélio, amarelada, que eu já vi alguém chamando de 'xixi de micélio'. Os meus bolinhos têm alguns pontos assim e vale a pena acompanhar pra ver se isso não aumenta, mas nos meus aqui estão exatamente como os vi da 1º vez. :pos: Acelera que é a reta final hehe Boa sorte aê!
 
fique tranquilo
é o sol pelo jeito
pra te deixa mais feliz agora:
PREPARA a tampa da cabecinha
o funil é rápido loco e longo :)

serio agora
ta com um aspecto lindo os pins
vai vir cogus grandes acredito eu
parabéns!

po.. to muito contente..
o mais interessante é que nas quatro noites anteriores à pinagem eu sonhava com os coguzitos..
cada noite um sonho diferente..
na ultima noite eles eram coloridões, tipo listrados de arco-íris. pareciam aquelas balas puxa-puxa.

não sei se era a ansiedade ou se eram eles avisando a chegada.

:D
 
Valeu a pena ter perseverança!
Caralho! 50 pins! Tomara que
nenhum broxe!

As fotos estavam meio borradas
mas eu coloquei o óculos da minha
vó e ficaram bem boas! xP

Brincadeiras a parte, bons cultivos!
 
parabéns pelos pins!:pos:
ver os primeiros é muito emocionante, não é mesmo?

ao meu ver está tudo indo certinho.
não te preocupa com essa coloração ligeiramente amarelada, pois reparei que às vezes o micélio fica meio úmido, deixando algumas partes com essa cor. repara nas bordas, coladas ao balde, por onde escorre um pouco da água borrifada. tu vais ver, com o tempo, que isso é normal.

quanto à colonização da camada de casing também não precisa se preocupar. espera colher esse primeiro flush e faz o dunk no balde. aí sim tu observas qualquer sinal de overlay, pra depois fazer o que for necessário.

reparei que a strain pesa se adaptou legal ao clima aqui de belém. mesmo agora, no início do verão (30° ou +), os cogus estão vindo. talvez não com a mesma intensidade que viriam na temperatura ideal, mas eles nascem bem.

já vais colher esse fim de semana?
não esquece dos carimbos!!!;)

boa colheita!!
 
acho que nessa foto dá pra ver bem a mancha... e vários pins

e mais uma foto de um dos pins..

hhuhuhu
08-08-08_2109.jpg08-08-08_2110.jpg
 
e mais fotos.., do mesmo balde e do mesmo pin

acho que domingo não dá pra colher..
tem feito muito calor aqui...deve estar atrapalhando o desenvolvimento deles...

mas mesmo assim, é interessante que tá aparecendo mais pins.. mesmo tendo iniciado a pinagem na quinta,e parece que o micelio que antes tava azul tá se regenerando..

agora uma duvida:
quanto tempo os cogus duram na geladeira?
10-08-08_0133.jpg10-08-08_0132.jpg
 
Pouco tempo.

Seca eles com um dissecante/anti-mofo.
 
da outra vez sequei num tunel de vento que fiz com uma ventoinha e uma garrafa pet, e depois acondicionei em um ziploc com anti mofo dentro

é que eu queria conservar a psilocina. ja ouvi dizer que eles frescos tem um efeito diferente pq a psilocina ainda nao degradou.

foto tirada hoje de manha.
11-08-08_0753.jpg
 
novas fotos

1 - primeira colheita, tarde
2 - segunda colheita, noite
3 - balde 1
4 - balde 1
5 - balde 2
11-08-08_1546.jpg11-08-08_2300.jpg11-08-08_2238.jpg11-08-08_2237.jpg11-08-08_2302.jpg
 
Back
Top