Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - 1º Cultivo, AbsolemSoul.

Diário de cultivo problemático.
Olá, sou novo no fórum, mas acompanho fascinado os vários tópicos do CM há +- 6 meses...

Esse é o meu primeiro cultivo, Strain obtida pelo site de um amigo.
Esse é o terrário que fiz no fim de semana, ele tem 4 furos tampados com filtro de café.

CM1.jpg CM2.jpg

Esse é o o casing que foi aniversáriado na manha de 14/04 depois de ficar submerso por +- 7 horas, e após o dunk, um Coldshock.
O casing é composto de Milho, Humus e Pó de coco. O pote se desenvolveu em +- 20 dias depois de ser inoculado.
O substrato de casing é feito com uma proporção de 65% pó de coco, 35% Humus.

CM3.jpg CM4.jpg CM5.jpg

Pó de coco e Humus esterilizados no microondas em 3 sessões de 9 minutos antes da receita.

Vamos ver o que o tempo prepara... hahaha

Estou aberto a sugestões, opiniões e conselhos. :sneak:

Satisfação em conhece-los,
AbsolemSoul. :)
 
Última edição por um moderador:
Uma semana. Depois de ler sua mensagem dei uma regada com 500 ml de água. Agora é só aguardar... :D

@tupy, o cheiro é do esterco mesmo, acho que é normal... Por que nao parece saudavel??
 
No bulk maior nao dei dunk ou coldshock, então ultimo post fiz uma rega de 600 ml, mas pelo tamanho dele percebi que foi pouco, então enxarquei ele.
Passaram-se 10 dias de incubação então aniversariei esse outro bulk. :)
IMG170.jpg IMG171.jpg
 
Última edição:
Olá Psiconautas!

Já se passaram 20 dias e o bulk maior nao deu nenhum sinal de pins.
Alguns dias depois do dunk, resolvi dar uma olhada. Ele estava submerso na agua, retirei o excesso e deixei no terrário. Estou quase perdendo as esperanças nele. O erro que eu cometi foi deixar a camada superior muito grande, dificulta o nascimento, também foram banhos demais. Outro fator que eu nao levei em conta foi o pote utilizado, foi muito leve e nao garantiu firmeza no substrato, como consequência o substrato ficou com as rachaduras. Atualmente o micelio está amarelo, não sei se morreu afogado ou se ainda tem chance. Espero que vocês possam me dar dicas.

IMG175.jpg IMG176.jpg

O outro pote está bem bonito, o pote é de vidro e garante firmeza no substrato. A camada superior foi bem menor do que o outro bulk e o micélio está se desenvolvendo rapidamente. E apareceram algumas manchas azuis, por que??

IMG177.jpg IMG178.jpg

Por um lado estou satisfeito com o progresso, não estão mais aparecendo contaminações como no inicio do cultivo e o micélio se desenvolve bem.
Por outro estou preocupado em ter perdido o bulk maior que demorou pra se desenvolver e ainda não consegui nenhuma boa colheita.

Mas não tem problema, a saga continua!!
:roflmao:
 
É, o problema é que você fez a camada superior grossa demais, e aí nenhum pin se formou. O que você pode tentar fazer é virar esse casing, com a parte inferior para cima, e enterrar raso em algum solo nutritivo, para ver se você irá conseguir algum resultado.

Essas manchas azuis são "normais", resultado de choques físicos ou estresse.
 
É, o problema é que você fez a camada superior grossa demais, e aí nenhum pin se formou. O que você pode tentar fazer é virar esse casing, com a parte inferior para cima, e enterrar raso em algum solo nutritivo, para ver se você irá conseguir algum resultado.

Essas manchas azuis são "normais", resultado de choques físicos ou estresse.

e se eu apenas virar o casing e deixar no terrário, vai ter chances?? e se eu tirar uma parte da camada superior deixando ela menor e dando possibilidade pra pinagem??
 
Última edição:

Não quero lhe desanimar, mas nessas fotos aí tenho quase certeza que é cobweb. Ainda mais por estar na superfície, o micélio de cubensis não se desenvolve dessa forma. Talvez isso e/ou outros fatores, seja a razão pela demora da pinagem.

Depois de ler sua mensagem dei uma regada com 500 ml de água.

Meio litro?! Cara, acho que nem em plantas de tamanho médio a gente rega com tanta água, sério! Deixa para regar moderadamente quando a frutificação iniciar, e principalmente se você fez o dunk, não há nenhuma necessidade dessas regas cavalares.

Pelo amor dos Cogumelos, leia a biblioteca e os diários de cultivos dos membros veteranos. Os fungos certamente ficarão felizes e lhe retribuirão com belos frutos.
 
olá pessoal.
depois desses bulks eu pude constatar que estavam contaminados.
tentei colonizar outros potes mas a contaminação continuava, era aquela "mancha rosa", e quando o micélio colonizava nao ficava rizomorfo, ficava mais pra um algodão. Como o cosmik disse, era cobweb.

vou continuar os estudos mais pra frente eu volto...

obrigado a todos que me deram conselhos e dicas, apesar das tantas contaminações, eu considero o diario completo porque a unica intenção era conseguir um cogumelo, e nasceu naquele invitro... já fez meu cultivo haha

até mais ver :teo_ninja::)
 
olá pessoal.
depois desses bulks eu pude constatar que estavam contaminados.
tentei colonizar outros potes mas a contaminação continuava, era aquela "mancha rosa", e quando o micélio colonizava nao ficava rizomorfo, ficava mais pra um algodão. Como o cosmik disse, era cobweb.

vou continuar os estudos mais pra frente eu volto...

obrigado a todos que me deram conselhos e dicas, apesar das tantas contaminações, eu considero o diario completo porque a unica intenção era conseguir um cogumelo, e nasceu naquele invitro... já fez meu cultivo haha

até mais ver :teo_ninja::)
bom cara nunca desista, revê tudo que você fez e não fez e pula de ponta nos estudo.
e também não tive sucesso no meu primeiro cultivo, mais depois que vi que tinha feito algo errado, o mesmo casing que fico 1 mês sem pinar pino essa semana,
por falta de vontade de leve os tutorias a serio, mais quando eu decidi reler tudo de volta tive sucesso, semana que vem posto umas foto do casing que fico 1 mês sem pinar....
boa sorte cara, e quando você ver que esta pronto para volta a cultivar, olha para traz e pensa em tudo que você aprendeu e vai em frente :):):)
 
Back
Top