Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Guararemensis, o micélio domesticado.

Diário de cultivo completo.
Ainda sem saber o que pode rolar neste cultivo, estou abrindo este Diário para deixar registrado o cultivo que estou fazendo da strain cujos cogumelos me concederam a primeira experiência, isto há mais de 30 anos.

Depois que me filiei à CM, ainda este ano, a minha primeira experiência foi com os Guararemensis que colhi no pasto. Acontece que eles estavam já em decomposição e contaminados pro CobWeb... Cheguei a comer o contaminante pensando que fosse micélio de Cubensis...
2012-01-21 12.43.29.jpg 2013-03-03 08.40.20.jpg 2013-03-16 12.43.50.jpg
Depois tive sucesso total com outros cultivos. Primeiro com os Xapuris e Yanomâmis que recebi da ProFungos, e posteriormente cultivando os PC GT
2013-05-05 18.35.10.jpg 2013-05-05 19.42.13.jpg 2013-06-08 20.00.31.jpg
e Mexican. Depois com sucesso com as strains Corumbá e South American.
2013-06-15 09.55.54.jpg 2013-06-19 18.38.44.jpg 2013-06-19 22.08.04.jpg
Este diário vai tratar exclusivamente desta strain maravilhosamente mágica vinda direto dos pastos de Guararema - SP.
2013-09-25 14.06.58.jpg 2013-09-25 15.06.00.jpg 2013-09-25 15.26.40.jpg
ENJOY
 
Pois é. Eu havia preparado 12 pfs de 150ml cada. 2 deles contaminaram com o maldito por um lado e bendito pelo outro, o Duende Verde, Trichoseilaoque sp. Descartei os dois na cama de palha do meu gramado e aproveitei os 10 bolos sadios para fazer 2 casings só com vermiculita umedecida. Uma camada de base, 5 potes despedaçados em pedaços mais ou menos grossos de spawn, e cobertura com outra camada fina de vermiculita umedecida. Ambas as camadas de vermiculita foram devidamente umidificadas para manter as condições de frutificação.

Estas fotos falam por si mesmas, mais do que mil palavras:
2013-09-25 15.02.53.jpg 2013-09-25 15.06.00.jpg 2013-09-25 15.08.02.jpg 2013-09-25 15.09.28.jpg 2013-09-25 15.11.03.jpg 2013-09-25 15.21.32.jpg2013-09-25 15.23.00.jpg2013-09-25 15.25.15.jpg

2 potes de 12, contaminaram com Tricho, que joguei nas raízes da minha pimenteira pra ajudar no enraizamento e eventualmente frutificar Cubensis ainda... veremos... Eis os 2 copos contaminados e descaratados:

2013-09-25 14.09.26.jpg
 
Última edição:
, para constar neste diário deixo registrado que neste cultivo tenho ainda 3 potes de 380ml de milho de pipocca em fase de colonização. Quando estiverem pra lá de 100% pretendo fazer 3 bulks com eles. Quem viver verá!

2013-09-25 14.02.19.jpg 2013-09-25 14.02.31.jpg 2013-09-25 14.02.45.jpg
2013-09-25 14.02.03.jpg
 
estou abrindo este Diário para deixar registrado o cultivo que estou fazendo da strain cujos cogumelos me concederam a primeira experiência, isto há mais de 30 anos.


Essa primeira experiência foi com cogumelos selvagens coletados, correto, AshtarSherry?
 
Essa primeira experiência foi com cogumelos selvagens coletados, correto, AshtarSherry?
Sim, @Ecuador , essa primeira experiência foi com cogumelos selvagens coletados no pasto. Estes que consegui domesticar também foram coletados no pasto e carimbados por nosso amigo @Mago , que fez a gentileza de me mandar alguns. São dos mesmos pastos da minha primeira experiência.
 
Sim, @Ecuador , essa primeira experiência foi com cogumelos selvagens coletados no pasto. Estes que consegui domesticar também foram coletados no pasto e carimbados por nosso amigo @Mago , que fez a gentileza de me mandar alguns. São dos mesmos pastos da minha primeira experiência.


Era a minha impressão.

Essas populações de cogumelos saprófitas podem ser muito dinâmicas. Aparecem, desaparecem, são substituídas e substituem populações vizinhas etc.

Então o único denominador comum entre os cogumelos de trinta anos atrás e os que vocês coletaram os esporos agora pode ser o lugar.

Os cogumelos em si podem ser completamente diferentes.
 
Bom esclarecimento, @Ecuador, o importante é que eles sempre foram muito potentes, e permanecem com toda a potência e o mesmo fenótipo. Como essa genética já está há anos esporulando por ali, quero crer que a linhagem genética seja a mesma, mas vai saber... Mistérios do Micélio Sagrado. :)
 
Atualizando do Diário, tenho a dizer que eu cometi uma falha essencial no cultivo. Acontece que houve uma festa aqui em casa, o pessoal insistiu e eu deixei várias pessoas entrarem no laboratório e verem os cultivos. Adivinha o que aconteceu? Aconteceu que alguns esporos de trichoderma, maledeto, pegaram carona nos meus convidados e contaminaram os meus cultivos. Tive que descartar quase tudo (4bulks), enterrei na palha do gramado com desejos de que descanse em paz. O que me anima é que entre mortos e feridos, alguns se salvaram. Também estou com 14 potes incubando Guararemensis e GT da esporulada monster. Neste fim de semana vou a Paraty passar um dia das crianças psilado. Dá uma olhada aí.
Potes incubando
2013-10-08 21.25.14.jpg
Set de Incubação e Frutificação
2013-09-25 15.26.40.jpg
Entre mortos e feridos, alguns Guararemensis se salvaram
2013-10-11 21.12.12.jpg2013-10-11 21.13.06.jpg
É assim que eu faço pra secar crocking way. Corto os píleos e ponho na caixa de vento de cabeça para baixo; corto as estipes ao meio para facilitar a desidratação, fecho a tampa mas não totalmente e ligo a ventoinha. Saem daí prontos para o abate!
2013-10-11 21.41.37.jpg

Desejo um bom final de semana para todos e um ótimo Dia das Crianças até pros mais velhos dos velhinhos!
 
Última edição:
Sim, @Dandy, essa ventoinha é, na verdade, um secador de cabelos. Para desidratar os cogumelos eu uso na temperatura mínima, apenas para promover uma troca gasosa eficiente, com ar aquecido para facilitar a evaporação.
 
Cacete. Alguém sabe o que é aquele "algodão doce" laranja da terceira foto?
Seja o que for, a colônia tava insana. Nunca vi coisa semelhante.

Acompanhei seu primeiro tópico, foi mais ou menos no fim do meu primeiro cultivo e fico feliz que tenha estudado e aprendido. Mas, particularmente, para a secagem recomendo utilizar o vento em temperatura ambiente que os secadores também têm, a eficiência é a mesma, temperaturas elevadas degradam a psilocibina. E depois sílica em gel.
 
Eu fiz foi carimbos, nenhum isolamento ainda. Mas tomei 4g deles no domingo, na praia da Trindade em Paraty e... nossa... o bicho é mesmo potente, viajei para as profundezas do mar e os esplendores do céu... MARAVILHA!
 
Eu fiz foi carimbos, nenhum isolamento ainda. Mas tomei 4g deles no domingo, na praia da Trindade em Paraty e... nossa... o bicho é mesmo potente, viajei para as profundezas do mar e os esplendores do céu... MARAVILHA!
que ótimo asht. Logo menos vc esta isolando e clonando os gigantes hehe
 
Olha como está o meu set de cultivo agora... Contaminou tudo, fui obrigado a fazer assepsia total e irrestrita. Não fecho o diário pois ainda tenho alguns bolos na incubadora, de Guararemensis, e pronto pra inocular novos copos assim que reconstituir e esterilizar novamente o laboratório. Tenham todos um ótimo domingo!
2013-10-20 12.02.21.jpg 2013-10-20 12.02.52.jpg 2013-10-20 12.03.14.jpg
 
Puts que pena contaminou, mas pelo menos são caixas plasticas fáceis de limpar com espaço tbm para lava-las e seca-las, eu fico imaginando como seria contaminar o meu, um isopor de 170 litros que pra tirar e colocar no quarto é maior trabalho pelo tamanho, tenho q lavar ele com copinho de água e pano, pq ele não cabe onde tem o tanque, e nem no chuveiro do banheiro hehehehe
 
Pois é, mano, importante é manter a esterilidade dos terrários. Já montei o circo de novo, e estou prestes a aniversariar 3 bolos de Guararemensis, só estou esperando colonizar um pouco mais. O terrário que vai recebê-los já está esterilizado e funcionando 100%. Também vou comprar pó de fibra de coco e vermiculita para novas inoculações. Agora preciso de mais spawn para dar carga máxima no laboratório, e poder estabelecer de uma vez a viabilidade e personalidade palhaça do Guararemensis. Pau na máquina, como diriam os dinossauros da CM. Abraços e parabéns por seus cultivos, @cubensisdedread , eu me tornei seu fã incondicional.
 
Back
Top