Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PALENQUE - primeiro cultivo cavvera

Diário de cultivo completo.
Eai galera, to realizando o meu primeiro cultivo, e após bater cabeça um pouco e contaminar na primeira tentativa, estou quase aniversariando a segunda tentativa, queria saber oq vcs acham.

A strain é palenque, dia 7 agora vai dar um mês que está incubado a 30 graus. Percebi um crescimento grande do micélio nas primeiras 2 semanas, depois diminuiu bastante e agora ja faz 1 semana que aparentemente parou o crescimento. 2 bolos tao bem colonizados e os outros 2 tão quase, mas o crescimento tá parado. Vejam nas fotos se voces acham que dá p/ aniversariar com eles assim (faltam 2 dias só).

copo 1:
indisp.png
copo 2:
indisp.png
copo 3:
indisp.png
copo 4:
indisp.png

Como eu disse o crescimento parou quase totalmente a olho nu ja faz uma semana, nao sei se deixar mais tempo vai ficar 100%.
Agradeço a ajuda ae.
Valeu

O final da colonização é geralmente mais demorado, a recomendação é que esteja 100% para aniversariar, para não haver problemas de contaminação. Mas, como sou muito impaciente, já aniversariei bolos com cerca de 90% e não tive problemas de contaminação. Para não arriscar aniversarie apenas 1 bolo, se der certo faça com os outros.

Com excessão do primeiro que não tenho certeza acho que os outros já estão em tempo de frutificar. Aquela mancha marrom é substrato? Olhando daqui na foto um pouco borrada não dá pra saber muito bem se é substrato ou um pedaço de contaminação :)

é substrato sim, e o copo está igual tava 1 semana atrás. alguma idéia de pq parou o crescimento?

Você pode também fazer uns 2 ou 3 furos no tampão de alumínio de cada copos e protegê-los.

Esperar mais uns 3 dias e aniversariar.

Essa raça frutifica com facilidade mantendo a temperatura bem baixa e boa aeração.

Produz frutos intensamente, alguns bem grandes e excelentes carimbos.

Monta um diário demonstrando seus procedimentos.

simplesmente furar e tampar? p/ entrar um ar ali?
eu pretento injetar agua mineral e colocar na geladeira uns 3 dias antes de aniversariar. faço as 2 coisas?

Seus copos estão lindões, se eu fosse vc aguentaria um pouco pra aniversariar, como diz o véio ditado: A pressa é inimiga da perfeição:cool:

Fala Amigo

Pode seguir a indicação do Maurício. Faça uns 3 furos por copo, no tampão de alumínio. Pode utilizar uma agulha de costura estéril, (álcool + chama).

Para proteger esses furos, utilize micropore.

O procedimente inclui limpeza no tampão e no copo, com algodão + álcool, e assepssia total.

O Objetivo é promover troca gasosa e, aumentar o nível de oxigênio para o micélio respirar, ao fim de 30 dias de colonização o nível de CO2 no interior do copo está alto, pois o Oxigênio foi consumido pelo micélio vivo.

Então, após adotar este procedimento, mantenha em temperatura de incubação por mais 3 ou 4 dias, o que julgo suficiente para completar totalmente a colonização.

Após, você pode fazer o dunk tec e o cold shock por um dia, e então aniversariar os bolos.

Deixe o terrário com umidade disponível um dia antes de aniversariar, evitando ocorrer azulamento nos bolos pela falta de umidade.

sucesso, falta muito pouco agora!!!!!:pos:
:)

muilok sempre detalhando tudo.. como eu amo esse cara!! heheh:)
vou fazer isso. assim que aniversariar vou criar um diário a partir dessa etapa então.
Obrigado pela ajuda pessoal!!

Fala Amigo

Pode seguir a indicação do Maurício. Faça uns 3 furos por copo, no tampão de alumínio. Pode utilizar uma agulha de costura estéril, (álcool + chama).

Para proteger esses furos, utilize micropore.

O procedimente inclui limpeza no tampão e no copo, com algodão + álcool, e assepssia total.

O Objetivo é promover troca gasosa e, aumentar o nível de oxigênio para o micélio respirar, ao fim de 30 dias de colonização o nível de CO2 no interior do copo está alto, pois o Oxigênio foi consumido pelo micélio vivo.

Então, após adotar este procedimento, mantenha em temperatura de incubação por mais 3 ou 4 dias, o que julgo suficiente para completar totalmente a colonização.

Após, você pode fazer o dunk tec e o cold shock por um dia, e então aniversariar os bolos.

Deixe o terrário com umidade disponível um dia antes de aniversariar, evitando ocorrer azulamento nos bolos pela falta de umidade.

sucesso, falta muito pouco agora!!!!!:pos:
:)

Realmente o Sir. é foda mesmo, sempre com sua paciência e riqueza em detalhes ao retornar um conselho para um irmão do CM....

Ainda bem que temos pessoas assim entre nós.....

Segue a risca essas intruções que vai dar tudo certo irmão....

Muita Paz Luz e Sucesso por ai....

E ai, atualizações? Tenha muita assepsia ao manusear os bolos, nunca use as mãos sem proteção. Good vibes.

Eai galera, tudo tranquilo?
Sou o ex-Vanlb, com um novo nome, renascido :)

Finalmente aniversariei meus bolos, depois de 1 mes e 9 dias colonizando.
Hoje injetei mais ou menos 40ml de agua mineral em cada copo e coloquei na geladeira, vou deixar 24 horas. Enquanto isso montei meu terrário e as condições parecem boas, alta umidade (acima de 90%) e temperatura de +- uns 23 graus.
A strain é Palenque, os bolos são de vermiculita e farinha de arroz integral.

No terrário estou utilizando:
Caixa de plastico, termometro, argila expandida, borbulhador de aquario com mangueira e pedra, pires p/ colocar os bolos, calha p/ iluminação de aquário + lampada fluor de 15W.

Segue algumas fotos:
indisp.png

Algumas duvidas que eu tenho:

1) A caixa vai ficar dentro e um armario que é um poco empoeirado (tem roupas perto) então nao fiz nenhum furo p/ a saída de CO2 pra nao correr o risco de contaminar. Mesmo utilizando o borbulhador de aquario, eu ainda preciso abrir a caixa p/ tirar o CO2? Se sim, com qual frequencia?

2) Quantas horas por dia eu devo deixar a luz ligada? E o borbulhador?

3) Alguma outra dica/critica/observação? Por favor nao hesite em fazer..

é isso ae.. aproveitei tambem e tirei uma fotinho do meu desktop, imaginei q vcs fossem gostar :)

indisp.png
Abraço irmãos.

Boa sorte ai caverinha..
A foto do amanita ficou bonita sim..:)
Good vibes a la swiss..... yoooüüüöööääääää

Fala aí Cavvera:pos:

Então meu amigo, você está muito perto de obter frutos!! Parabéns!

Então, você deve deixar o borbulhador de aquário ligado 100% do tempo, sem medo. O ar vai ser renovado e sair pelas "fissuras" que existem entre a tampa e a caixa. Não precisa abrir a caixa, usando o borbulhador. Quanto menos vc abrir, menor a chance de algum esporo de contaminante chegar até lá.

Se puder, faça um espaço, retire as roupas de muito perto da caixa, e passe desinfetante no guarda roupa (lysol). Se puder, coloca algo (naftalina) no interior deste guarda-roupas, assim evita um pouco presença de esporos, traças e outros seres muito maus:mad:

A lâmpada, de início deve ficar ligada num ciclo de 12h. Iluminação, temperatura (entre 18-21ºC) e alto índice de oxigênio são os fatores importantes para a frutificação.

Agora, um ponto pra vc rever: Seu termohigrômetro é dotado de um sensor, que faz a leitura da temperatura e umidade do ambiente. Este sensor deve ficar dentro do terrário, mas o aparelho não. Além de melhorar a visualização dos parâmetros na interface digital, aumenta a vida útil do aparelho. A própria umidade interna do terrário vai se encarregar de iniciar nos componentes internos uma certa corrosão, até um dia estragar.

É um belo aparelho, prático e funcional, mas muito cuidado com ele.

Segue firme amigo, tá tudo certinho!!!!
Prepare sua mente:)

Grande Cav!!!!

Tai um trabalho bem feito até o momento, materiais de 1ª catigoria !!!

Manda ver ai irmão, por aqui ficaremos enviando super good vibes pro seu cultivo!!!!

Paz Luz e Sucesso !!!

Parabens pela dedicação
serás recompensado em breve
hihihi
jhon lock:cool:

Back