Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Ostra marrom ou Pleurotus pulmonarius (cultivo, clonagem)

Diário de cultivo problemático.
Olá,

Comprei um daqueles kits de cogumelos e estou tentando cloná-los. A espécie é ostra marrom ou Pleurotus pulmonarius.

Primeiro, cultivei o cogumelo conforme orientações do Kit. Peguei o cogumelo mais bonito e reproduzi ele em placa de agar. Testei com agar + batata e com cremogema + agar. Ambas funcionaram.

Fiz um substrato com 2/5 de milho, 2/5 de vermiculita, 1/5 de aveia. Adicionei 2/5 de água. Esterilizei em panela de pressão por uma hora.
Infelizmente não tirei muitas fotos disso. Fiz tudo com bastante amadorismo, seguindo informações de outros posts do site.

Tenho somente alguma fotos:
0. Cultivo do Kit
01af03a21f29eb45a881cf3abedd8d318c35ab6276.jpg

1. Terrário de cultivo de placa agar e de crescimento de micélio (mais quente)
* Na foto, há um monte de outras experiência.
01d60bed681237d1cc659baa194da9c0736625f2ff.jpg

2. Terrário de frutificação
* Com um kit e já com a tentativa de cloná-lo ao lado.
017babafc3fb77df40d84e9f24028ddd18a315b59c.jpg

3. Placa agar com ostra marrom
0137fd8268613547083816d03284e5e70750f627c9.jpg

4. Micélio crescido em pote de requeijão
01e4e180e743c7f3cb732fafb622bec053d2cba3b4.jpg

5. Tentativa de cultivo (quebrou ao meio quando retirei do pote)
013a7c0421e4d158d87e56d527c194fed88467cb48.jpg

Não sei se dará certo. Postarei os resultados em breve. Sugestões e comentários são bem-vindos.
_______________________________________________________________________

Estou tentando cultivar em mais cinco potes. Em breve enviarei a evolução.
Fiz um substrato com 1/5 de milho, 3/5 de vermiculita, 1/5 de farinha de trigo e centeio. Adicionei 2/5 de água. Diminui o milho para ficar menos quebradiço. Esterilizei em panela de pressão por uma hora.
 

Anexos

  • 01b65e1e71414826767f8d26479abbd329c7dfbaae.jpg
    01b65e1e71414826767f8d26479abbd329c7dfbaae.jpg
    107.1 KB · Visualizações: 84
Última edição:
A panela secou? Porque aí não tem plástico que aguente mesmo.

Eu já usei com sucesso esses potes PP5 algumas vezes. Esterilizei às vezes até por uma hora e meia na panela de pressão sem problemas. Sempre tentei arrumá-los de forma a não ficarem em contato com o metal da panela.
Você tem razão, @Ecuador. O nível da água ficou bem baixo. Isso deve ter causado o derretimento! Vivendo e aprendendo!
 
17/09/2014 - Boas novas!

  • Experiência 02: Tentativa de casing com o resto do kit.
image.jpg
Os pins estão vindo com toda a força! Aprendi algo nessa experiência. Por pouco não joguei o casing todo fora quando ele amanheceu com pontos verdes. Por sorte, resolvi encarar e tirei todas as contaminações com uma pinça e aqui estamos!

  • Experiência 01: Tentativa de casing com uma das partes do bolo quebrado.
A experiência 02 foi uma vitória, mas só chegarei ao fim quando conseguir fazer cogumelos de substratos feitos por mim mesmo. Fiz um sobre-casing de pó de casca de coco na experiência 01. Vamos aguardar.
image.jpg image.jpg
  • Experiência 03: Bolo envolvido em pó de casca de coco. Feito com a outra parte do bolo quebrado.
A experiência 03 continua a se desenvolver devagar.

image.jpg
 
Última edição:
20/09/2014 - atualização.
  • Experiência 02: Tentativa de casing com o resto do kit.
Floresta crescendo!
image.jpg

  • Experiência 03: Bolo envolvido em pó de casca de coco. Feito com a outra parte do bolo quebrado.
Finalmente o bichinho resolveu crescer! Já está tomando conta da parte de cima do bolo! Aumentei a umidade do terrário, talvez seja isso.
image.jpg

  • Experiência 01: Tentativa de casing com uma das partes do bolo quebrado.
Está no terrário de crescimento. Vai desenvolvendo bem. Colocarei para frutificar em dois dias. Depois mando fotos.

  • Experiência 00: Preparação de seis novos bolos.
Temos somente um pote e meio que não contaminou! Torçamos para ao menos esse dar certo! O micélio cresce lentamente.
 
Última edição:
23/09/2014 - atualização.
  • Experiência 02: Tentativa de casing com o resto do kit.
Estou com uma dúvida. O casing com o resto do kit está dando frutos muito menores do que o próprio kit deu. Vejam as comparações das fotos abaixo. O casing está bastante cheio de cogumelos, mas o tamanho deles esta em mais ou menos 1/4 do tamanho dos anteriores. Normal isso? Quais seriam as possíveis causas?
image.jpg image.jpg

  • Experiência 01: Tentativa de casing com uma das partes do bolo quebrado.
A experiência 01 vai para a o terrário de frutificação hoje.

  • Experiência 00: seis novos bolos.
Infelizmente o último guerreiro caiu. Perdemos todos para o Trichoderma. Os próximos bolos serão tratados com mais cuidado com a limpeza!
 
Última edição:
Normal isso? Quais seriam as possíveis causas?

Em micologia amadora é normal sim. As causas podem ser pelo tipo de substrato, enfraquecimento/mutação celular durante a clonagem, contaminantes, etc.
 
Gostaria de saber os pontos positivos e negativos de cultivar pleurotus por casings em terrarios, e os pontos positivos e negativos de cultivar naqles sacos. Espero respostas:)
 
Back
Top