Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Ostra marrom ou Pleurotus pulmonarius (cultivo, clonagem)

Diário de cultivo problemático.
Olá,

Comprei um daqueles kits de cogumelos e estou tentando cloná-los. A espécie é ostra marrom ou Pleurotus pulmonarius.

Primeiro, cultivei o cogumelo conforme orientações do Kit. Peguei o cogumelo mais bonito e reproduzi ele em placa de agar. Testei com agar + batata e com cremogema + agar. Ambas funcionaram.

Fiz um substrato com 2/5 de milho, 2/5 de vermiculita, 1/5 de aveia. Adicionei 2/5 de água. Esterilizei em panela de pressão por uma hora.
Infelizmente não tirei muitas fotos disso. Fiz tudo com bastante amadorismo, seguindo informações de outros posts do site.

Tenho somente alguma fotos:
0. Cultivo do Kit
01af03a21f29eb45a881cf3abedd8d318c35ab6276.jpg

1. Terrário de cultivo de placa agar e de crescimento de micélio (mais quente)
* Na foto, há um monte de outras experiência.
01d60bed681237d1cc659baa194da9c0736625f2ff.jpg

2. Terrário de frutificação
* Com um kit e já com a tentativa de cloná-lo ao lado.
017babafc3fb77df40d84e9f24028ddd18a315b59c.jpg

3. Placa agar com ostra marrom
0137fd8268613547083816d03284e5e70750f627c9.jpg

4. Micélio crescido em pote de requeijão
01e4e180e743c7f3cb732fafb622bec053d2cba3b4.jpg

5. Tentativa de cultivo (quebrou ao meio quando retirei do pote)
013a7c0421e4d158d87e56d527c194fed88467cb48.jpg

Não sei se dará certo. Postarei os resultados em breve. Sugestões e comentários são bem-vindos.
_______________________________________________________________________

Estou tentando cultivar em mais cinco potes. Em breve enviarei a evolução.
Fiz um substrato com 1/5 de milho, 3/5 de vermiculita, 1/5 de farinha de trigo e centeio. Adicionei 2/5 de água. Diminui o milho para ficar menos quebradiço. Esterilizei em panela de pressão por uma hora.
 

Anexos

  • 01b65e1e71414826767f8d26479abbd329c7dfbaae.jpg
    01b65e1e71414826767f8d26479abbd329c7dfbaae.jpg
    107.1 KB · Visualizações: 84
Última edição:
Bom trabalho!!! Use esses grãos colonizados como spawn para inocular maiores quantidades de palha pasteurizada.
 
Última edição:
Muito legal mesmo! Se puder, solta na roda (ou por mensagem privada) o lugar onde comprou esses kits! Aqui nao acho shimeji nem shiitake nos mercados para poder fazer um cultivo de comestíveis... o_O
 
Olá,

Obrigado pelo incentivo de vocês. Enquanto o micélio quebrado fica lá no terrário de frutificação, vou postar com mais detalhes a nova tentativa de reprodução do Ostra Marrom.

  • 31/08 - Preparação do substrato
3/5 de vermiculita, 1/5 de milho (comprado no mercado municipal), 1/5 de farinha de trigo. Misturei tudo com 2/5 de água. Coloquei em potes de requeijão. Dois de vidro e quatro de plástico.
image.jpg

  • Esterilização/sanitização
Faço um fundo falso com um prato de metal e facas. Coloco na panela os potes com substrato até a boca, fecho com a tampa frouxa e com um alumínio para vedar melhor. Acho que o alumínio é dispensável. Coloco dois dedos de água na panela de pressão.
image.jpg image.jpg

  • 01/09 - Inoculação
De um dia para o outro, com o substrato já frio, peguei um pedaço do meu ostra marrom cultivado em agar e misturei em água mineral. Misturei bem e com uma seringa inoculei pouco mais de 5ml em cada pote. Esterilizo facas, copos e utensílios com álcool em gel 70.
image.jpg image.jpg image.jpg

  • Descanso no terrário de crescimento.
Meu terrário é feito com uma caixa de isopor, um pote de plástico com água, um termômetro e um aquecedor com termostato de aquário. Coloco ele em 32 graus. Como aqui é frio, a temperatura varia de 26 a 30 graus lá dentro.
image.jpg image.jpg

Vamos que vamos!

Ps. Gnomo, o kit é da Cogubras. No site deles, eles vendem e entregam em casa. Arcturus, não colocarei em palha ainda. Mas obrigado pela dica. Quero ver se ele frutifica assim, por experiência.
 
Última edição:
Uma semana depois de eu ter tirado o bolo do ostra marrom do terrário de crescimento e ter colocado no terrário de frutificação, ainda estou sem pins. Vejam como os bolos (aquele que quebrou ao meio quando tentei retirar do pote) ficou assim:
Percebam que ele ficou meio amarelado. Mas não parece ser um fungo ou algo crescendo nele, mas achei estranho.
image.jpg

Pergunto:
  1. Acham que pode ser contaminação?
  2. Vi que a frutificação pode demorar mais de uma semana, certo? Isso pode depender de espécie para espécie?
  3. Vi que alguma pessoas jogam vermiculita em cima do bolo, acham que eu deveria fazer isso?
  4. Comentários?

  • Experiência 01: Tentativa de casing com dos bolos:
Como estou aprendendo, resolvi fazer algumas experiências. Peguei o bolo menor para experimentar fazer um casing com ele.

Coloquei ele em um pote. Limpei o pote com álcool.
image.jpg

Despedacei ele.
image.jpg

Cobri ele com vermiculita. Não sabia se deveria ter deixado ela úmida. Deixei seca.
image.jpg image.jpg

Como o pote era transparente, cobri com papel alumínio. Depois foi para o terrário de crescimento, a 30 graus. Pretendo deixá-lo uns 4 dias lá e depois levá-lo para frutificação novamente.
image.jpg

Pergunto:
  1. Está certo fazer um case assim?
  2. A vermiculita deveria estar úmida?
  3. Comentários?

  • Experiência 02: Tentativa de casing com o resto do kit.
O meu kit, de onde tudo começou, deu somente um flush. Resolvi analisá-lo e fazer uma tentativa de casing com ele.

Tirei ele da embalagem.
image.jpg

Despedacei em um pote. Percebam que o substrato dentro dele não é branco (com micélio), como a parte externa. Isso foi contra o que eu esperava. O substrato dele tem bastante "serragem" ou alguma madeira.
image.jpg image.jpg

Cobri com vermiculita. Dessa vez, úmida. Esterilizei a vermiculita no microondas.
image.jpg

Coloquei no terrário de frutificação.
image.jpg

Pergunto:
  1. É normal o substrato só ficar branco por fora?
  2. Se o substrato dele tem madeira, será que eu só vou conseguir reproduzi-lo se eu utilizar madeira no meu? Isso é obrigatório ou ele cresceria em outro tipo de substrato também?
  3. Acham que funcionará?
  4. Sugestões? Comentários?

Abraço a todos e, desde já, agradeço as contribuições.
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    80.2 KB · Visualizações: 31
  • image.jpg
    image.jpg
    134 KB · Visualizações: 34
Última edição:
  • 08/09/2014 - Experiência 01
Um dia depois que coloquei a vermiculita sobre um dos bolos despedaçados, não resisti de curiosidade. Verifiquei como está o desenvolvimento do casing e ele já está se espalhado pela superfície.
image.jpg

O da experiência 02 também vai indo bem. Dei uma espiada e vi que estão se desenvolvendo.
 
Última edição:
Boa pedida @Danielt!
Vermiculita sempre úmida, a função dela é prover umidade. Comestíveis seguem uma lógica um pouco diferente dos cubensis, temos uns bons diários aqui, me recordo o @cubensisdedread conseguiu bons resultados, dá uma olhada no diário dele!
 
Boa Noite amigo, eu acho que o motivo de não estar desenvolvendo pins é a falta de lignina/celulose. Se vc tiver acesso a pó de coco use ele no lugar da vermiculita. Tem um diário aqui na área de comestíveis, do nosso amigo Tchesco, ele fez em apenas papelão. Você pode usar gramas secas, grama de jardim mesmo. Mas uma idéia boa é usar pó de coco. De uma olhada nesse diário meu https://teonanacatl.org/threads/pleurotus-ostreatus-shimeji-casing.9875/
 
  • 08/09/2014 - Comparação entre placas com agar e strains
image.jpg
Gostaria de compartilhar com vocês uma comparação entre duas placas de petri com agar colonizadas com ostra marrom. Vejam a diferença de "força" entre um e outro. O da esquerda é muito mais vigoroso e rizofórmico. Estão há mais ou menos quatro semanas nas planas de petri. O mais escuro foi feito com batata e açúcar e o mais claro, com cremogema.

Pergunto: para conservá-los devo mantê-los na geladeira ou no freezer?

Ps. @tupy, obrigado pela dica!
 
  • 08/09/2014 - Comparação entre placas com agar e strains
View attachment 73406
Gostaria de compartilhar com vocês uma comparação entre duas placas de petri com agar colonizadas com ostra marrom. Vejam a diferença de "força" entre um e outro. O da esquerda é muito mais vigoroso e rizofórmico. Estão há mais ou menos quatro semanas nas planas de petri. O mais escuro foi feito com batata e açúcar e o mais claro, com cremogema.

Pergunto: para conservá-los devo mantê-los na geladeira ou no freezer?

Ps. @tupy, obrigado pela dica!

Para poder comparar um com outro, deveria ter feito o mesmo meio. Assim não há um parametro. Quanto a conservação, geladeira.
 
Para poder comparar um com outro, deveria ter feito o mesmo meio. Assim não há um parametro. Quanto a conservação, geladeira.

Você tem razão, @GnomoLok. Minha comparação poderia sugerir que a diferença entre desenvolvimento ocorreu devido à diferença do meio em que foram cultivadas, e não de strain. Por sorte, fiz outra em meio agar+cremogema que também era vigorosa e rizofórmica. Eu não tenho mais ela, mas tenho foto dela de umas semanas atrás. Perceba que ambas são fortes!
image.jpg image.jpg

Obrigado, @cubensisdedread. Estou aprendendo muito com os posts.
 
Última edição:
  • 10/09/2014 - Experiência 03: bolo envolvido em pó de casca de coco
Três dias se passaram e meu bolo não sofreu alterações.
image.jpg

Resolvi seguir os conselhos do @cubensisdedread e fazer mais algumas experiências. Comprei pó de casca de coco. Esterilizei no microondas com um pouco de água para umidecê-lo.
image.jpg image.jpg

Cobri o bolo com o pó de casca de coco e coloquei ele direto no terrário de frutificação. Não sei se era melhor deixá-lo no terrário de crescimento, mas resolvi tentar.
image.jpg image.jpg

As experiências 01 e 02 vão bem, obrigado. Pretendo passá-las para o terrário de frutificação em um ou dois dias.
 
Última edição:
Reorganizando

Relendo o tópico, percebi que ele pode ter ficado um pouco confuso. Comecei várias experiências e tentativas simultâneas. Para melhor organizar as atividades que estão acontecendo, listo-as abaixo:

  • Experiência inicial: Deu origem ao tópico. Era o bolo que quebrou ao meio.
Início: 01/09
Status atual: missão abortada. Virou as experiências 01 e 03.
image.jpg image.jpg

  • Experiência 00: Preparação de seis novos bolos.
Início: 31/08 - 01/09
Status atual: dois bolos contaminaram. Quatro estão desenvolvendo micélio lentamente.
image.jpg image.jpg

  • Experiência 01: Tentativa de casing com uma das partes do bolo quebrado.
Início: 07/09
Status atual: em desenvolvimento de micélio. Em um ou dois dias vai para a frutificação.
image.jpg image.jpg

  • Experiência 02: Tentativa de casing com o resto do kit.
Início: 07/09
Status atual: em desenvolvimento de micélio. Em um ou dois vai para a frutificação.
image.jpg image.jpg

  • Experiência 03: Bolo envolvido em pó de casca de coco. Feito com a outra parte do bolo quebrado.
Início: 10/09
Status atual: no terrário de frutificação. Ainda sem mudanças.
image.jpg image.jpg
 
Última edição:
  • 12/09/2014
Experiência 01: Tentativa de casing com uma das partes do bolo quebrado.
O casing da experiência 01 parece ainda não estar totalmente colonizado. Lembrem-se que eu não umidifiquei a vermiculita nessa experiência. Vou esperar mais um ou dois dias para colocá-lo para frutificar.
image.jpg

Experiência 02: Tentativa de casing com o resto do kit.
Coloquei o casing da experiência 02 no terrário de frutificação. Nunca fiz casing, mas me parece que já estava na hora. Fiquei com medo do overla.
A colonização está muito melhor nesse! Isso corrobora o que foi dito pelo @tup e pelo @GnomoLok. O casing deve ser feito com material úmido! :)
image.jpg image.jpg
 
Última edição:
  • Experiência 00: seis novos bolos.
Mayday! Mayday! Fomos atingidos! Cinco dos seis potes contaminaram! Joguei dois fora e tentai salvar três limpando. Retirei a parte verde de cima e limpei as bordas com álcool. Será que funciona? Vejam abaixo a experiência 03, limpei e parece que deu certo.
Antes. Depois.
image.jpg image.jpg

  • Experiência 01: Tentativa de casing com uma das partes do bolo quebrado.
Como estava com a vermiculita seca, está muito fraco. Vou colocar pó de casca de coco e fazer um sobre casing nele amanhã.
image.jpg

  • Experiência 02: Tentativa de casing com o resto do kit.
Há dois dias, surgiram manchas verdes no casing. Peguei uma pinça com álcool e retirei bolinha por bolinha verde! Eram várias regiões com pontos verdes! Achei que não daria certo, mas, por incrível que pareça, parece que surgiram umas hífas ou pins nele, o que acham? Será que são cogus?
Zoom crescente...
image.jpg image.jpg image.jpg

  • Experiência 03: Bolo envolvido em pó de casca de coco. Feito com a outra parte do bolo quebrado.
O micélio está se desenvolvendo muito devagar nele. Acho que o pó de coco não estava muito úmido. Vou esperar mais uns dias.
image.jpg

  • Cultivo líquido, com inoculação de pedaço de cultura em agar.
Estou tentando fazer um cultivo líquido. Usei mel e água. Não sei se funciona com placa de agar. Vamos ver.
image.jpg image.jpg

  • Novos bolos frustrados: chamem os bombeiros!
Vivendo é e aprendendo. Estava fazendo mais uns bolos, mas os potes de plástico não agüentaram a panela de pressão! Tudo derretido e perdido! Bah...
image.jpg image.jpg
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    181.3 KB · Visualizações: 29
Última edição:
Não pode ser qualquer polipropileno.

Veja
Potes Plasticos no Cultivo de Cogumelos
Não conhecia o posto sobre plásticos, @Ecuador. Obrigado por ter me indicado. Mas o engraçado que o pote era de PP5. Vi na embalagem dele o 5 no meio do símbolo de reciclagem. Segundo o link, esse material deveria ser: "Ideal para colonização de substrato. Aguenta altas temperaturas e pode ser utilizado na panela de pressão tranquilamente". Estranho ter derretido.
 
Segundo o link, esse material deveria ser: "Ideal para colonização de substrato. Aguenta altas temperaturas e pode ser utilizado na panela de pressão tranquilamente". Estranho ter derretido.


A panela secou? Porque aí não tem plástico que aguente mesmo.

Eu já usei com sucesso esses potes PP5 algumas vezes. Esterilizei às vezes até por uma hora e meia na panela de pressão sem problemas. Sempre tentei arrumá-los de forma a não ficarem em contato com o metal da panela.
 
Back
Top