Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Onde Postar Meu Cultivo

Kruvyana

Hifa
Cadastrado
09/03/2014
24
19
50
Maceió-AL
Já levei uma bronca por ter postado minha experiência na Apresentação, aqui diz que não se deve mais postar diários..., Onde eu posso ou devo postar, perguntar, mostrar, duvidar.......
Desculpem a inexperiência.
 
Faltou um pouco de interpretação de textos.
O que não queremos são os diários de cultivo que envolvem kits comprados na internet.

Se seu cultivo foi feito desde o início, aqui é o lugar certo.
 
Aqui mesmo. A mensagem acima diz para não postar diários sobre kits.
 
Opa @Kruvyana ! A mensagem do cosmik no seu tópico de apresentação quis lhe informar que se você tiver dúvidas em relação à cultivos, pode abrir seu diário de cultivo no fórum adequado, ao invés de utilizar o tópico que tem como objetivo somente a apresentação.

A postagem de cultivos é livre, com certeza! Desde que não provenientes de kits. ;) Se quiser, pode re-postar as suas fotos e dúvidas que tu tinha mostrado no tópico trancado.
 
Muito Grata, queridos, pela paciência.
Eu comprei meu carimbo do Amazonas. Da variedade Cambodian, creio que vai se adaptar bem aqui no calor, média 30º, umidade relativa 75º.
Fiz tudo dentro do maior rigor de higiene. Deixei os esporos hidratarem por três dias e fiz a inoculação no milho de pipoca.
Meu único erro foi ejetar muita solução, 5ml em cada vidro de conserva, depois vi que deveria ter usado no máximo um e meio.
Deixou o milho muito molhado, por isso os vidros, principalmente um deles está suando por dentro.
Demorou aparecer sinal de vida.
Hoje no oitavo dia é que descobri as manchas.
Agora vem as dúvidas. Num curso que eu fiz os esporos já vinham inoculados em semente de trigo, eu vi um mofo em torno dos grãos. no meu caso já apareceram manchas brancas que ao meu ver já são as hifas.
Vou usar esterco de boi curtido e vermiculite. Conforme o que eu tenho pesquisado neste site.
Pergunta: Já posso misturar meu milho inoculado ou espero ele tomar conta das sementes?
Criei uma estufa num dispensa desativada com controle de umidade, luz, oxigênio e tudo mais, vou postando fotos a medida que vou avançando...

12.jpg 01.jpg 02.jpg 03.jpg 05.jpg 06.jpg 07.jpg 08.jpg 09.jpg 10.jpg 11.jpg
 
Última edição por um moderador:
@Kruvyana , abra um diário de cultivo.

Você deve esperar o micélio tomar conta de todo o vidro antes de passar para a próxima etapa do cultivo! Da próxima vez, coloque uma camada de vermiculita limpa no fundo dos vidros antes de acrescentar o milho, assim ela irá absorver o excesso de umidade.

O micélio está saudável, agora é só manter os parâmetros de colonização e aguardar a finalização da mesma.
 
@Kruvyana , abra um diário de cultivo.

Você deve esperar o micélio tomar conta de todo o vidro antes de passar para a próxima etapa do cultivo! Da próxima vez, coloque uma camada de vermiculita limpa no fundo dos vidros antes de acrescentar o milho, assim ela irá absorver o excesso de umidade.

O micélio está saudável, agora é só manter os parâmetros de colonização e aguardar a finalização da mesma.
Que bom!
Só mais uma pergunta, eu devo mexer, balançar, chacolhar os vidros ou deixar em repouso até o final da colonização no vidro?
 
Que bom!
Só mais uma pergunta, eu devo mexer, balançar, chacolhar os vidros ou deixar em repouso até o final da colonização no vidro?


Creio que hoje a opinião mais seguida é que se deve balançar uma vez quando estiver em um terço da colonização. Mas o pessoal mais experiente com grãos vai te ajudar de forma mais assertiva com nessa questão.

E abra um diário de cultivo ...
 
Que bom!
Só mais uma pergunta, eu devo mexer, balançar, chacolhar os vidros ou deixar em repouso até o final da colonização no vidro?

Eu nunca chacoalho meus vidros de grãos, e a colonização se completa muito bem.

Sacodir e dividir todo o micélio me parece um processo estranho, pois o micélio é ferido e precisa recuperar-se.
 
Que bom!
Só mais uma pergunta, eu devo mexer, balançar, chacolhar os vidros ou deixar em repouso até o final da colonização no vidro?

Chacoalhar 1 ou até 3 vezes é perfeitamente seguro, muitos cultivadores experientes seguem esse processo (vide outros fóruns). O benefício é que ajuda propagar o micélio rapidamente, diminuindo as chances de algum contaminante dominar algum setor. No máximo em um dia o micélio se recupera, e logo é possível ver ele crescendo novamente.

De qualquer forma, quando você for montar o seu bulk/casing, você terá que "ferir" o micélio quando for tirá-los dos potes.

Como citado pelo @Ecuador, eu chacoalho uma vez quando está 1/3 colonizado e a segunda vez quando está 2/3 colonizado. Às vezes quando que vejo o micélio estagnou, então chacoalho uma terceira vez, mas de uns tempos para cá é incomum. Chacoalhar acima de 4 vezes só atrasada o micélio!
 
Back
Top