Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

o ritual maia original?

No livro que conta a história da Maria Sabina também tem uns detalhes...
 
A palavra RITUAL tem também o significado de "procedimento rotineiro", ou "hábito". Pode ser interpretado como pequenos gestos, palavras, ou eventos repetidos cotidianamente. Quem sabe equivalentes a fazer o sinal da cruz, ou fazer uma oração antes de comer...
Quando falamos "ritual", podemos ser levados à idealizar uma situação mais cinematográfica do que ordinária, de fato.
Encontre algo no dia-a-dia dos maias que você possa reproduzir. Trabalha em cima do set/setting e veja até onde dá pra ir.
Talvez o ritual que você esteja procurando seja algo tão "simples" como plantar milho, ordenhar vaca, ou pescar.
 
Eu não queria mexer neste tópico antigo mas não tive como.

Seguindo a linha de raciocínio que os cogumelos além da alucinação traz uma consciência renovada de gratidão e amor, por que será que os astecas sacrificavam os seus próprios irmãos?
Entendo que naquela época eles estavam em evolução mas, porque matar?
Admiro a cultura deles, mas esta parte de sacrifício no meu ver é um retrocesso, como pensar isso de um povo que dominou a matemática, construiu megalíticos e manipulou metais?

Good vibes!
 
Eu não queria mexer neste tópico antigo mas não tive como.

Seguindo a linha de raciocínio que os cogumelos além da alucinação traz uma consciência renovada de gratidão e amor, por que será que os astecas sacrificavam os seus próprios irmãos?
Entendo que naquela época eles estavam em evolução mas, porque matar?
Admiro a cultura deles, mas esta parte de sacrifício no meu ver é um retrocesso, como pensar isso de um povo que dominou a matemática, construiu megalíticos e manipulou metais?

Good vibes!

Tem a diferença cultural.
A nossa concepção de morte é diferente de algumas sociedades antigas.
Quando se fala em sacrifício, os praticantes são adeptos por considerarem que é uma boa conduta, estariam com "boas" intenções para seu povo.
O sacrifício pode ser considerado, pelo sacrificado, como uma benção, pois dependendo da crença ele vai para um lugar melhor.
Na atualidade, poderíamos comparar com alguns extremistas jihadistas, que são levados pela fé a ter ações suicidas (homem-bomba ou outras ações que culminem com a morte) em que após morrerem em trabalho teriam um paraíso e virgens a sua espera.
Você citou a matemática e a manipulação de metais, isso seria a ciência deles, quanto mais antiga a sociedade, menos a ciência influência na religião. Uma é exata e outra sentida.
A mesma coisa acontece aqui com os cogumelos, alguns preferem tratar como espiritualidade e divindade, outros são mais céticos e misturam a ciência com foco na vida terrena. Qual seria o correto? Os dois, como o universo não vem com manual, cabe apenas respeitar qualquer opinião, até que influenciem de maneira negativa o resto da sociedade, que é o que causou o "fim" das praticas de sacrifício.
Acredito que o cogumelo amplifique o modo de pensar das pessoas, mas não tornaria um viking amoroso e benevolente.
 
ja procurei mto, + n encontrei nada mto significativo sobre o assunto.... ja tomei mto cogumelo pra chapar, + agora tava afim d fazer 1 ritual como e pra ser feito.... claro, c/ adaptacoes q n existiam na epoca(tipo som c/ eletrecidade)....
se alguem puder me passar uma fonte realmente confiavel, eu agradeco.....

p.s.: existem rituais astecas, mazatecas, hawaianos, etc., + eu quero o ritual maia!!
Ou o o
ja procurei mto, + n encontrei nada mto significativo sobre o assunto.... ja tomei mto cogumelo pra chapar, + agora tava afim d fazer 1 ritual como e pra ser feito.... claro, c/ adaptacoes q n existiam na epoca(tipo som c/ eletrecidade)....
se alguem puder me passar uma fonte realmente confiavel, eu agradeco.....

p.s.: existem rituais astecas, mazatecas, hawaianos, etc., + eu quero o ritual maia!!
Ouça o som pre hispânico de Jorge Reyes
Com cinco G de cogumelo pra vc ver eh um ritual espiritual com música
 
Boa noite irmãos de luz!!!

muitas maneiras de pensar diferentes no topico, achei bem legal a conversa que organicamente gerou.
Eu leio sobre estes rituais de diferentes culturas e sempre estou tentando trazer essa ancestralidade, ou costumes ancestrais para dentro dos rituais onde consagro não na forma de rituais ancestrais precisamente seguidos a risca, mas sim incorporando oque eu sinto, se as pessoas originarias da cultura achar um desrespeito peço perdão, mas é sem malicia e apenas com sentimento bom de amor e cura, e se doer cura.... Afinal eu sinto (algo pessoal) que o rito com cogumelos nos da essa maior liberdade de consagrarmos (não que não tenhamos que ter respeito ou cuidado), eu respeito todas as crenças e me denomino seguidor do Deus universal (onde alguns chamam, de Deus, de Tupã, de Ala, de Xango, Shiva e entre outros..... não vou me alongar e sair muito do assunto do topico) e com todo respeito gostaria de pedir indicações de toda cultura e fonte que conhecerem e puderem indicar sobre como era feito o ritual com cogumelos em qualquer cultura, podem enviar no chat, menssagem, ou responder aqui, ficaria muiito feliz em ler, Gratidão a todos irmãos <3 (inclusive o dos Maias que tem me gerado muita curiosidadde é uma sociedade muito misteriosa)
 
Back
Top