me desculpe.... como eu disse... confunde-se mto a cultura maia c/ a cultura asteca.... mtos trabalhos, inclusive escritos por doutores em historia citam rituais d sacrificio maia, por isso, n me surpreende esses sites q vc me mostrou, afinal, no meio academico, ja vi coisas assim... + o povo maia, era dotado d 1 conhecimento sobrenatural, e o legado desse povo, esta em lendas contadas pelos descendentes q vivem nas florestas(hj n sao muitos q preservam a cultura), poucas coisas, como o calendario, e as cidades fazem parte de seu legado fisico.... se vc procurar, vai encontrar mta coisa dizendo q a civilizacao maia foi dizimada por alguma outra civilizacao, ou por nao se sustentar, mas na verdade, eles "sabiam do futuro", e p/ preservar seus conhecimentos, se dividiu em varias pequenas tribos, visando a sobrevivencia da cultura.... isso funcionou....mas ainda nao estamos aptos a receber esse conhecimento.... nem o calendario q acreditamos estar decodificado, nos conhecemos direito...
os maias estavam tao a frente do tempo, q disseram q no ano X de seu calendario, chegariam naves do oceano, trazendo deuses metade homem metade animal, q vinham pra ficar..... neste ano, os astecas, estavam esperando os deuses no local indicado, c/ uma bebida sagrada, q so os deuses e suas encarnacoes poderiam beber, q era a base d cacau 1 tipo d mel(obvio q n era d abelha), e algumas especiarias (essa bebida deu origem ao chocolate), os deuses, eram os espanhois, e eram metade homem metade animal, uma vez q chegaram montados em cavalos(q ate entao nunca havia sido visto na america).... faz sentido n e? qm sabe as fantasias foram inventadas pelos astecas, e a essencia verdadeira, foi o q fez os maias se dissociarem?
enfim, os maias sao extremamente misteriosos, e tinham um contato espiritual acima d qq populacao ja existente no mundo... falo isso baseado em amigos do meio academico, q usam alem d explicacoes fisicas, explicacoes espirituais, q infelizmente n sao aceitas... sei q e manjado, + se vc assistir o documentario completo(c/6h d duracao) "as 7 profecias maias" eles falam q n existia sacrificio na cultura maia....
enfim..... isso saiu do foco do topico......
continuo aberto a sugestoes.... obrigado
abracos!!