Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O Que Não Deve Ser Feito

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
Muitos cultivos não avançam ou sequer iniciam devido a erros básicos ou mal interpretação do método a seguir.

Segue aqui uma lista do que não deve ser feito.

A lista está aberta aguardando novas sugestões.



Antes de começar:


1º - Não inicie seu cultivo antes de uma leitura nos textos disponíveis no fórum.

https://teonanacatl.org/threads/começando-links-básicos.633/


2º - Não abra seu carimbo para ver como ele é.

Abra para iniciar o trabalho.

3º - Não inicie com dúvidas, tipo: Isso eu sei fazer, pulo isso que não sei fazer e faço o que sei adiante.



O substrato:


1º - Não coloque açúcar.

2º - Não use farinhas (arroz , milho , trigo, etc.) finas como talco.

3º - Não coloque muita água na mistura.

Melhor pouca água do que muita água.



A Esterilização:


1º - Não coloque muita água na panela de pressão.

Vai entrar água no pote e encharcar o substrato.

2º - Não levante a válvula da panela de pressão enquanto houver pressão interna.

O tampão de papel alumínio que cobre a boca do copo será arrancado da boca do copo.

3º - Não abra a panela de pressão enquanto não esfriar totalmente.

Vai gerar muita umidade no interior do copo.

A fita durex não vai colar se o copo estiver quente

4º - Não deixe o copo aberto quando sair da panela de pressão.

Vede, imediatamente, com fita durex.



A confecção da seringa:


1º - Não use todo o carimbo, é a garantia de reiniciar, se ocorrer um erro.

2º - Não use água tratada, tem produtos químicos.

3º - Não coloque água quente (puxou água fervendo para a seringa) sobre os esporos.

4º - Não rasgue o alumínio/plástico/papel que embala o carimbo.

Ele servirá de embalagem após o uso.

5º - Não toque o carimbo com a ponta dos dedos.

6º - Não esfregue o carimbo.

Raspe com uma pázinha ou estilete a 90º da superfície do alumínio.




A inoculação:


1º - Não inocule o copo se estiver ainda quente

2º - Não deixe os furos de inoculação abertos.

Cubra, imediatamente, com fita durex.

3º - Não guarde os copos inoculados em recipientes com água.

A umidade externa não influencia, pelo contrário pode contaminar.

4º - Não tire o bolo do copo se não estiver 100%, exceto se a colonização parou.

5º - Não injete água nos copos enquanto estiverem colonizando.

É uma técnica avançada utilizada apenas quando o micélio atinge 100% e que o bolo vai para o terrário.




Aniversariar o bolo:


1º - Não tire o bolo do copo, antes de preparar o terrário.

2º - Não segure o bolo com as mãos se não estiver usando luvas.

3º - Não coloque o bolo, diretamente, sobre a perlita ou argila expandida, se estiver usando esses materiais.

4º - Não abra o terrário desnecessariamente.

O risco de contaminação deve ser evitado.



Casing:


1º - Não use farinhas (arroz, trigo, etc.) nem cremogema ou outros nutrientes para fazer a camada de casing.

Material para camada é: vermiculita, fibra e pó de coco, pó de pinha, palha, sphagnum, café, cal ou outro regulador de pH.



Contaminação:


1º - Não mantenha bolo ou casing contaminado próximo a outros sadios.

A contaminação vai atingir, rapidamente, os sadios, e a perda será total.
 
Última edição por um moderador:
Mauricio, pq nao utilizar substratos finos como talco?
 
Fala TioDena

Quando água é acrescentada numa farinha fina, a farinha vira uma massa.

Compacta, sem espaços.

Uma farinha com grãos apenas quebrados, não vira massa.

Tem mais volume, corredores entre os grãos para o micélio avançar.

Misturando a vermiculita depois, fica ainda mais solta.

A colonização é bem mais rápida.
 
A confecção da seringa:


1º - Não use todo o carimbo, é a garantia de reiniciar, se ocorre um erro.

2º - Não use água tratada, tem produtos químicos.

3º - Não coloque água quente (puxou água fervendo para a seringa) sobre os esporos.
ae mauricio: adicionaria o seguinte
antes do UM -
0º- Nao rasgue o aluminio/plastico/papel que embala o carimbo ele servirá de embalagem após o uso.
depois do 3 -
4º- Não toque o carimbo com a ponta dos dedos
5º- Não Esfregue o carimbo - raspe com uma pázinha ou estilete a 90º da superficie do aluminio.
:pos:Otimas dicaas, como sempre - uso-as e recomendo-as a todos.
 
Fala Mortandelo

O que você acha de recolher todas essas dicas e depois colocá-las todas juntas num só post para ficar como um acesso direto ?
 
Ué, nesses ultimos copos que eu fiz ew fiz com farinha de arroz integral fina como trigo, daí eu misturo bem tudo, molho e coloco no copo, dps eu coloco um tempinho no microondas pra dar uma cozinhada, nessa hora o substrato "endurece"/incha/ e dá uma secada! ele dobra de tamanho aí eu pego o subtrato esfarelo com a mão e coloco no copo pra esterilizar! colonizou um copo de pesa aki em 14 dias!
 
Otimo. o forum está meio fraco de HOW-TO´s (como fazer - como nao fazer)
todas contibuições sao muito bem vindas.:pos:
 
Achei interessante colocar essas novas categorias, a serem exploradas.

Terrário:

Não o abra em a menos que seja extremamente (entenda-se no sentido literal) necessário.

Não faça o aniversario dos bolos a menos que tenha testado o equilíbrio e estabilidade da temperatura e umidades do seu terrário.

Social:

Não saia contando para todos sobre seu cultivo. É uma experiência intima e deve ser hermética. Salvo exceções.

Não minta! Saiba ser filosofo da vida saindo de questionamentos e interrogatarios com diplomacia, mesmo que sejam inúteis. O mundo é dos ignorantes, relutar contra o mesmo mundo, é concretizar que faz parte da maioria. Existem horas para se falar e horas para se calar. E na maioria das vezes é melhor ficar calado e deixar que todos pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida.

(Quem teve problemas nesse âmbito sabe do que estou falando e porque enfatizei tanto)

Geral:

Não fique olhando os copos ou o terrário todo o tempo, só estará estressando nossos fungos amigos, seja paciente. Saiba esperar, a natureza não da saltos.

Não duvide sequer um momento de que seu cultivo sairá com sucesso, nossos fracassos nascem de um pensamento pessimista.
 
Estou acrescentando as sugestões a lista.

Enviem mais " o que não se deve fazer"

Sugestões referentes ao cultivo.

Outras também são importantes.

Estamos montando, agora, referentes ao cultivo.
 
Uma ótima opção é não mexer com contaminações!

éh legal tanto pro seu cultivo quanto pra tua saúde!

existem contaminações que podem ser muito, mas muito perigosas para o ser humano!

abraços !
 
Estou acrescentando as sugestões a lista que encabeça o tópico.

Continuem enviando.
 
Muito bom colega, exelente manual! :pos:

Acho extremamente importante esta daqui:
Social:

Não saia contando para todos sobre seu cultivo. É uma experiência intima e deve ser hermética. Salvo exceções.

Não minta! Saiba ser filosofo da vida saindo de questionamentos e interrogatarios com diplomacia, mesmo que sejam inúteis. O mundo é dos ignorantes, relutar contra o mesmo mundo, é concretizar que faz parte da maioria. Existem horas para se falar e horas para se calar. E na maioria das vezes é melhor ficar calado e deixar que todos pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida.

(Quem teve problemas nesse âmbito sabe do que estou falando e porque enfatizei tanto)
 
Nem tinha visto essa ressalva do velho Calimba!

Sobre esse pontos que ele citou, foram re-valorizados! Considero-os mais importante a cada dia que passa!

Vamos lá gente, esse tópico é importante!

Mais um para complementar, acredito que depois desse: "4º - Não tire o bolo do copo se não estiver 100%, exceto se a colonização parou."

Seria esse: "5º - Não injete água nos copos enquanto estiverem colonizando só porque acha que o bolo esta seco (E o micélio sequer havia cessado o desenvolvimento). É uma técnica avançada utilizada apenas quando o micélio atinge 100% e que o bolo vai para o terrário".

Ou algo semelhante! O Chefe Mauricio entende!

Sim meu amigo, você sabe que estou falando de você. :D
 
Nem tinha visto essa ressalva do velho Calimba!

Sobre esse pontos que ele citou, foram re-valorizados! Considero-os mais importante a cada dia que passa!

Vamos lá gente, esse tópico é importante!

Mais um para complementar, acredito que depois desse: "4º - Não tire o bolo do copo se não estiver 100%, exceto se a colonização parou."

Seria esse: "5º - Não injete água nos copos enquanto estiverem colonizando só porque acha que o bolo esta seco (E o micélio sequer havia cessado o desenvolvimento). É uma técnica avançada utilizada apenas quando o micélio atinge 100% e que o bolo vai para o terrário".

Ou algo semelhante! O Chefe Mauricio entende!

Sim meu amigo, você sabe que estou falando de você. :D



É Kliphos.. hehehehe.. eu sei.. mas estou aprendendo... nada melhor que errar pra saber o que não deve fazer... :D Mas eu vou conseguir. Porque acredito que vou.. (tomara) heheheheh.. Valeu pelas dicas! :pos:

Pessoal, o erro grave que o Kliphos citou foi cometido por mim. Vejam abaixo a foto de como estava o bolo e a legenda do que fiz. Tentei corrigir o erro.. agora espero que tudo dê certo, que este lastimável erro não cause danos. :eek:
 
Última edição por um moderador:
Eu vou dizer dois não se fazer [aparentemente] opostos q são muito importantes na manutenção pós-flush:

1 - Não manusear muito o bolo

2 - Não esquecer primordias, abortos e cogumelos no bolo q já frutificou.

Tbm diria pra não fazer os procedimentos ou deixar o seu terrário no chão ou muito próximo à ele, é onde fica grande parte da poeira, sujeira, microorganismos, esporos, insetos, pele morta, ácaros e etc.
 
Acho que tem um conflito aqui:

- Não abra seu carimbo para ver como ele é. (Abra para iniciar o trabalho.)
- Não use todo o carimbo, é a garantia de reiniciar, se ocorre um erro.

Se você não usar todo o carimbo, então ele já foi aberto, e a primeira coisa não vai valer no próximo cultivo porque você já abriu o carimbo.

Eu prefiro fazer todas as seringas com o carimbo (geralmente faço umas 3), colocar num ziploc e deixar dentro da geladeira. Os esporos não vão germinar com a baixa temperatura e elas vão durar bastante (já usei uma com cerca de 5 meses de geladeira e funcionou perfeitamente).

Assim não corre o risco de ter contaminação nos esporos na segunda vez que for usar.
 
Acho que tem um conflito aqui:

- Não abra seu carimbo para ver como ele é. (Abra para iniciar o trabalho.)
- Não use todo o carimbo, é a garantia de reiniciar, se ocorre um erro.

Se você não usar todo o carimbo, então ele já foi aberto, e a primeira coisa não vai valer no próximo cultivo porque você já abriu o carimbo.

Eu prefiro fazer todas as seringas com o carimbo (geralmente faço umas 3), colocar num ziploc e deixar dentro da geladeira. Os esporos não vão germinar com a baixa temperatura e elas vão durar bastante (já usei uma com cerca de 5 meses de geladeira e funcionou perfeitamente).

Assim não corre o risco de ter contaminação nos esporos na segunda vez que for usar.


Fala shroower. Mas em compensação aumenta o tempo de exposição ao fazer tudo de uma vez e aí pode morar o perigo maior.
 
Bom, aumenta se você deixar exposto, eu no caso uso um copinho tampado com plástico pvc, aí só é preciso fazer um buraquinho, injetar a água das seringas sem muita exposição, agitar um pouco e puxar de volta.
Ou mesmo você pode já ter a água esterelizada no copinho tampado e só jogar os esporos, misturar e puxar pra seringa.
 
Se fornecidas as condiçoes ideais, e se considerarmos o carimbo como 100% viável, o micelio de P.cubensis é um competidor nato.
Supera em velocidade, alcance e estrategia de colonizaçao de substratos nutritivos esterelizados a TODOS os seus possiveis competidores naturais, incluindo bacterias, outros fungos, mucores e líquens.
Entao a rapidez é SIM necessaria em todos os procedimentos.
seja um NINJA que tudo dá certo.
 
Back
Top