Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O meu 3º Cultivo: B+ Akm @ PF-Tek

Diário de cultivo completo.
O meu primeiro cultivo ainda está a decorrer (tópico aqui).
O segundo cultivo irá, dentro de poucos dias, ser abortado. Pelos vistos, a seringa de cultura liquida não estava em condições e não houve qualquer sinal de micélio nos copos (tópico aqui).

Resolvi então iniciar o meu 3º cultivo com um carimbo da raça B+ Akm que tinha recebido há pouco tempo.

Inicio a 23 Março 2016:
Fiz na glovebox 3 seringas com o carimbo. Uma de 10ml e duas de 20ml (gosto mais destas de 20 porque dão para estar mais à vontade na inoculação) que foram enroladas em folha de alumínio e plástico daquele para sandes/alimentos e colocadas no frigorífico.
20160323_031705.jpg

25 Março:
Preparação do substrato dos PF Cake (arroz integral moído, vermiculita e água mineral) em 6 copos. Pelo que me lembro 2 deles são de 250ml e os restantes de 500ml já de madrugada:
20160325_141939.jpg

26 Março - Esterilização, Inoculação e Inicio da incubação:
À hora do almoço do dia seguinte (era bastante tarde para fazer barulho com a panela à hora da preparação dos bolos) foram para a panela de pressão para esterilização por 45 minutos após começar a sair vapor em pressão. Coloquei um pano de cozinha dobrado no fundo com água para evitar que o calor entrasse em contacto directo com os frascos de plástico.
20160329_005837.jpg

Perto da meia noite abri a panela de pressão, já fria, e coloquei os bolos na glovebox para inocular com uma das seringas de 20ml que tirei do frigorifico uns minutos antes. Depois de inoculados passei-os para a incubadora onde permanecem a uma temperatura à volta dos 28º (estou a tentar manter os 27º ideais).
 
Última edição:
Hoje é o 7º dia após a inoculação dos frascos.

Aqui fica uma fotografia com a comparação do 3º x 7º dia.
7dias.png

Em comparação com o meu primeiro cultivo está a ter um desenvolvimento muito acelerado e com um micélio bem estriado. Estou a ficar satisfeito resta esperar :)
 
Estas zonas dos bolos estão praticamente estagnadas (ou até completamente, difícil dizer) há uns 3 dias, após a primeira semana ter tido um micelio a crescer muito bem. Já tentei inverter os frascos e tal durante dois dias mas aparentemente não resultou muito bem.

A temperatura e tudo mais está igual à semana em que cresceu muito bem.

Costuma acontecer? A única coisa a fazer é aguardar?
 

Anexos

  • 20160410_204901.jpg
    20160410_204901.jpg
    88.4 KB · Visualizações: 26
@Mindfulness Gostei dessa foto comparativa.. Realmente o micélio teve um avanço muito bom nesse período..

Referente ao estagnar, pode estar relacionado a diversos fatores. Porém da forma que ele começou eu acredito que ele termine de colonizar.. Meu primeiro cultivo foi bem problemático, aconteceram diversos erros e ficou estagnado por um longo período, mas ainda consegui colher frutos deles
Apenas aguarde.. Nesse meio tempo, uma sugestão é ir investindo em cultura líquida e/ou isolamento, que pode te ajudar nos cultivos futuros


Boa sorte Amigo,

Estou acompanhando!!
 
@HiagoRocha sim, estou a ponderar iniciar uma CL também :)


@Malahov, tem os buracos (4) da seringa... mas depois tem a folha de aluminio por cima que talvez não permita praticamente qualquer troca de ar já que também tem a tampa de plástico das próprias caixas. Só tenho "medo" de tirar para colocar a fita e que possa contaminar pelos buracos da agulha.
 
Muito bom man.. CL agiliza muito o processo pra quem está sempre cultivando.

Referente aos furos, as chance de contaminar são baixas, principalmente se você colocou uma camada de vermiculita por cima.. Pelo que entendi você não colocou essa camada, mas deixou um espaço, de modo que o substrato não fica encostado no alumínio.. Acredito que você não vai ter problemas com isso..

Realmente a troca de ar vai favorecer bastante nessa etapa, provavelmente o micélio já utilizou a maior parte do oxigênio que estava no pote.

Coloca a fita microporo e na duvida, passe um pouco de álcool por cima apenas para manter limpo, mantendo a incubadora limpa também!


Depois nos diga o resultado
 
Bom já vai alguns dias desde que fiz o sugerido da troca de ar através da micro pore e inclinação dos frascos e não creio estar a haver desenvolvimento do micelio ainda assim. Daqui por 9 dias faz um mês de inoculação.

Pensei em inocular novamente no sítio onde não tem micelio, posso fazer isso?
 
Pensei em inocular novamente no sítio onde não tem micelio, posso fazer isso?

Olha, o micélio não para de crescer pura e simplesmente, a menos que haja queda ou aumento muito grande e permanente na temperatura. Isso é pelo que sei.

Já cogitou que a área que não está colonizando esteja com alguma contaminação difícil de ver, mas tem? Um micélio quase transparente... :coffee:
 
Eu não vejo nada na área, apenas a mistura do arroz com a vermiculita.
Acho que vou arriscar e inocular um pouco naquela área.
 
Ola!!! Temperaturas altas o quasi altas podem gerar estagnação nos bolos.. Ao menos essa e munha observação... Se vc ja realizou furos pra troca e nao noto diferença...Nao e aconselhável incular novamente.. ao menos eu nao faria..
Pra mim.. Bacterias por altas temperaturas.. eu ja aniverse bolos assim que produziram frutos.. So vigile as condições do terrario ao máximo.. Blz?
Atte
Gteach :cool:
 
As temperaturas mantiveram-se estáveis nos valores ideais. Acabei por inocular um pouco naquela zona, duvido que faça mal, veremos...
 
22 Abril - Aniversário e Dunking de 3 Bolos:
Nesse dia verifiquei que um dos frascos tinha um cogumelo já a nascer. Resolvi então aniversariar os 3 frascos que já não apresentavam espaços sem micélio.
Foram então para uma panela com água fria e um prato por cima para afundarem durante 8 horas ou 10 horas (não me recordo).
Depois esterilizei no forno durante 1h a vermiculite pois o pacote já estava aberto desde a altura da criação dos bolos PF. Após arrefecer um pouco rolei os bolos nela e coloquei no terrário.

Tinha desmontado o terrário do 1º cultivo para lavar e substituir a argila expandida pela perlite.
Então, resolvi ser um pouco criativo. Digam o que acham:
20160422_211222.jpg

Basicamente é a mesma caixa de plástico de 50 litros agora com uma forma de alumínio (escolhi este material por ser condutor, pelo que sei) no meio da caixa, rodeada por todos os lados pela perlite humedecida. Dentro da caixa está o aquecedor de aquário submergido em água (julgo que uns 3 litros) e a pedra porosa na ponta da mangueira da bomba de ar. A forma foi dobrada/deformada em volta para ficar menor e caberem os bolos no espaço à volta por cima da perlite. Futuramente, se este esquema funcionar bem tentarei arranjar uma ligeiramente menor.

Nota: Na fotografia, tirada logo após montar o terrário, os bolos foram colocados apenas para eu perceber o espaço existente. Foram depois para Dunk and Roll com vermiculite.
 
Sucesso na empreitada @Mindfulness
Interessante ver essa sub-strain AKM (AKostraosMonster) circulando por aqui, em nosso repositório temos um poquinho de informação sobre.
Estou sempre pelos lados do cc.net e conheço essa sub-strain de lá, ela estava fora de circulação entre os próprios espanhóis há um bom tempo.
No começo de agosto de 2014 o forista hasshass do cc.net (toca os trabalhos na free spore españa) recebeu um carimbo oriundo da Alemanha. No final do mesmo mês ele já começou a disponibilizar carimbos.

Não apareçeu a ferramenta pra mandar quote no texto, mas ai esta a intro do diario do hasshass....

"Las hemos conseguido!!!! Tenemos un print de B+ Akm
Hola a todos!
Tras mucho buscar, preguntar, pedir a unos y a otros aquí y allá, ha llegado a nuestras manos desde bastante lejos, Alemania nada más y nada menos, un print de B+ Akm. Nos asegura el remitente que en 2008 recibió un print desde FSRE y que desde entonces ha cultivado esta cepa todos los años.

Para los que no conozcais esta cepa, os dejo el dato que es una B+ mejorada por Akostraos, experto cultivador de este foro que allá por el 2006/2007 depuró esta cepa mejorando de forma notable su velocidad de colonización y su potencia. Todos los que la han probado aseguran que es única y merecedora de su bautísmo. Prints fueron donados en su día a FSRE y gracias a este acto generoso hoy se conserva y llega a nuestras manos.

En mis manos queda la responsabilidad de reproducir, cosa que ya he empezado y repartir."


Acompanhando!
Abs,
Thug
 
Pois esta veio da FRSE. A ver se tiro uns prints para enviar e tal.

Já rendeu um grande e já tem outro quase pronto para colheita:
20160428_192956.jpg

EDITADO: Depois de seco por completo este cogumelo sozinho pesa cerca de 2,3 gramas :O
 
Última edição:
Hoje de manhã colhi mais um grandão (imagem com 3 fotos, a no bolo é na noite anterior, antes do chapéu abrir):
20160428_232202.png

O bolo pf da imagem é de 500ml, para ter uma ideia do tamanho. O isqueiro foi também para comparação, felizmente não sou fumador.

Esta foto foi tirada agora:
20160429_192702.jpg
Os pins estão a evoluir bem, estou a gostar desta strain/cultivo. Parece-me que vai render bastante mais que o primeiro.
 
Estou com um dilema.
Já colhi praticamente o primeiro flush completo de dois bolos e não vi nenhum dos cogumelos a azular, como é suposto nos cubensis. Porque será?

Fica mais uma fotografia tirada ontem antes da colheita para confirmar se são garantidamente cubensis:
received_10207259726063698.jpeg
 
Back
Top