Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O CO2 se acumula no fundo do terrário? E no terrário em geral? E outras questões sobre a troca de ar

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,056
5
98
Sobre a questão do CO2 supostamente se acumular no fundo dos terrários.

Alguns trechos de Roger Rabbit:

"A concentração de CO2 vai aumentar em um terrário, com ou sem buracos perfurados em todos os seis lados. Os níveis serão menores do que seriam sem buracos perfurados e / ou ventilando regularmente, mas ainda serão acima do ambiente normal. Com cogumelos de ostra e juba de leão, para citar duas espécies que são muito intolerantes ao CO2, você precisa ventilar algumas vezes por dia, mesmo quando estiver usando meu projeto de terrário. O ponto acima é que mesmo com 100 buracos no chão da câmara de frutificação / terrário, os níveis de CO2 ainda vão ser elevados. Os furos ajudam, mas não farão de graça a manutenção para a frutificação. Em outras palavras, a gravidade não vai "drenar" o CO2. Espero que isso esclareça qualquer confusão que persista. Além disso, o CO2 não é a única razão pela qual nós fazemos troca de ar. A outra razão importante é que os contaminantes preferem ar viciado, enquanto o micélio prefere ar fresco, em movimento. (CO2)"

"O CO2 não vai "descer para o fundo" ou "derramar como água". Ele mistura-se com o ar e aumenta o teor de CO2. O CO2 pode ser medido nos limites superiores da atmosfera. Se todo ele se acumulasse na parte inferior (da atmosfera da terra) iria extinguir a vida na Terra. Portanto, você não pode drenar CO2 para fora do seu terrário por orifícios na parte inferior. Ventoinhas em um terrário pequeno vão secar o ar. É por isso que atualmente seus bolos seus bolos estão azuis. Eles estão secos e estressados. Você quer circulação natural em sua câmara de frutificação, perto de 100% de umidade, e para retirar o CO2 furos suficientes ou ventilação manual. (CO2)"

"O CO2 não vai escorrer pelos furos do fundo. É amplamente mal compreendido que o CO2 é mais pesado (denso) que o ar, e muitos cultivadores acham que ele vai escorrer para fora como água, bastando que haja furos no fundo. O fato é que o CO2 se mistura com o ar dentro do recipiente e aumenta o teor de CO2. Você tem que trocar todo o ar no recipiente para se livrar dele. Eu simplesmente perfuro muitos buracos na câmara de frutificação, e deixo a natureza cuidar dele. (CO2)"

http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/8468472#8468472


Outra opinião, de Anno:

"Sim, o CO2 é mais pesado (denso) que o ar, mas - existe um fenômeno chamado difusão. Vamos assumir que temos uma câmara e no meio uma parede horizontal que pode ser removida. Então você preenche a parte inferior com CO2 puro e a parte superior com ar. Agora, remova a parede beeem lentamente, para que você não perturbe significativamente os dois gases. Agora, o que acontecerá é, como um efeito da difusão, algum CO2 irá difundir para a camada de ar e algum ar irá difundir-se na camada de CO2. Então, o que você vai conseguir é uma mistura de gases, com a maior concentração de CO2 na parte inferior e o menor na parte superior. Tudo isto acontece sem perturbar as duas camadas do lado de fora de qualquer forma, devido à velocidade das moléculas dos gases. Se você fizer alguma troca de ar duas ou três vezes por dia, então esta diferença de concentração será muito pequena, isso significa que a concentração de CO2 no terrário será maior do que fora, mas quase igual em toda o terrário."

http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/86729#86729
 
O isopor em si não é um problema. Imagino que baste fazer furos o suficiente para ter a devida troca de ar. Aí é uma questão de otimização sua. Tendo algo transparente em cima deve ser suficiente para entrada de luz. Só no seu primeiro cultivo que vai descobrir se está funcionando bem ou não. Se você ver os cogumelos com o píleo pequeno, estipes longos e possivelmente tortos, a base do estipe peluda (pés de hobbit como gosto de chamar, que também pode acontecer por borrifar água demais), contaminação frequente, etc, você vai saber que está com pouca troca de ar e precisa de mais furos e/ou furos maiores.

Boa noite amigo!
Aconteceu tudo o que você falou! (Principalmente que eu iria aprender as coisas apenas no 1º cultivo rs)
O cultivo está sendo um sucesso (Em Andamento - 1ºCultivo PFTEK Passo a passo) porém todos fatores que citou ocorreram!
Já estou adquirindo Termostato, Timer e compressor para agregar ao próximo cultivo.
Valeu!
Abraço.
 
Eu acredito que mesmo com compressor injetando ar no terrario seja valido a troca de ar manual de 1 a 3 vezes ao dia para forçar a frutificação, considerando que o compressor faça a troca de ar parcial e não total, pelo menos é o que tenho notado. Minhas colheitas não costumam demorar mais do que 2 semanas e olhe lá, mesmo que a temperatura esteja a 30°, vejo que alguns cultivadores excedem ou se aproximam desse tempo sem nenhum sinal de frutificação apenas dependendo do oxigenador de aquario.


muito legal esse topico e o seu relato acerca de resultados envolvendo a temperatura, nos aqui do nordeste agradecemos!
 
Sem a tampa superior, só uma telinha... pinagem 3 dias após isso em 1 dia apenas explodiram. Gosto dos bolos, mas vou mudar um pouco. Pois o maior interesse é experimentar. Buracos com micróporo não vejo muito fundamento, não tive nenhuma contaminação.
 

Anexos

  • cubens2.jpg
    cubens2.jpg
    137.8 KB · Visualizações: 34
  • cubens1.jpg
    cubens1.jpg
    134.9 KB · Visualizações: 34
Pessoal, uma pergunta então sobre este tema já que estou planejando montar um terrário simples em caixa plástica, para PF, com termostato, bomba de aquário para oxigenar e argila expandida para umidade.
Em relação aos furos de 5 cm de diametro, com um palmo de altura, devem ou não ser tampados com fita microporosa? Pessoal já chegou a uma conclusão?

E referente a tela em vez da tampa do terrário, isto não afetaria a umidade dentro do terrário, que tme de ser em torno de 90%?
 
Em relação aos furos de 5 cm de diametro, com um palmo de altura, devem ou não ser tampados com fita microporosa? Pessoal já chegou a uma conclusão?

Vai depender de quão limpo é o seu ambiente. Se tiver insetos, por exemplo, desaconselho furos sem micropore, lã acrílica ou tela fina.



E referente a tela em vez da tampa do terrário, isto não afetaria a umidade dentro do terrário, que tme de ser em torno de 90%?

Os bolos precisam de água, não de umidade. E água pode ser providenciada por um double-casing, além de fazer um roll.

Não se preocupe com a pinagem. Tem mesmo que secar um pouco: Reiniciando o Início
 
Gente, atualmente estou criando um projeto novo pois não tenho muito espaço e pretendo manter o terrário no meu quarto.
Visto que eu trabalho como homeoffice e fico a maior parte do tempo no quarto, gostaria de evitar ter que abrir o terrário pra troca de ar e evitar possíveis contaminações. Desta forma estou bolando um terrário com uma ventoinha em cima e dutos de ventilação pra passar a corrente de ar e efetuar a troca do ar.
Meu projeto:
Terrário.jpg

Considerando um melhor aproveitamento do fluxo de ar, estou em dúvida e gostaria da opinião de vocês em relação aos furos nas laterais do terrário. Será que furos de apenas um lado conseguem gerar a corrente de ar com mais "força", efetuando a troca de ar com mais eficiência devido a corrente de ar ser mais consistente?Exemplo:
Modelo 1.jpg

Ou com furos em ambos os lados? Acredito que a corrente de ar não irá ter o mesmo fluxo igual no modelo acima, porém por conter mais furos, acredito que aumentará a quantidade de troca de ar. Exemplo:

Modelo 2.jpg

Vale ressaltar que a ventoinha será ligada por alguns minutos por dia e não ficara ligada o tempo todo para não perder umidade, também pretendo colocar dentro dos dutos fibra de acrílica para filtrar o ar, além de um filtro externo on o ar é puxado.

obs: o terrário possui uma porta vedada para não perder temperatura e nem umidade.
 
View attachment 86487

Seria o esquema 8 - apresentado na parte inferior, à direita, o mais eficiente para um terrário, visto que não deixa "zonas mortas"?

Meu projeto tem como base o esquema 8 que você compartilhou com a gente.
Talvez pelo fato da ventoinha nao ficar ligada o tempo todo, acredito que uma quantidade maior de furos em ambos os lados possa ser a melhor opção também, o que acha?
 
Talvez pelo fato da ventoinha nao ficar ligada o tempo todo, acredito que uma quantidade maior de furos em ambos os lados possa ser a melhor opção também, o que acha?


Acho que é questão de experimentar.

Lembrando que troca de ar costuma ser inversamente proporcional à umidade perdida.

Eu não tenho mais fixação com alta umidade. Hoje em dia acho mais eficiente fornecer água diretamente aos bolos, mantendo a camada de double casing e a vermiculita do roll ligeiramente úmidas.

Uma troca de ar eficiente leva à perda de umidade nos bolos, e aí Reiniciando o Início ...
 
IMG_20221228_205402.jpg

A questão do CO2 é algo que ando a investigar. Já consegui um sensor para estudar a questão de forma mais técnica.

Deixe-me partilhar o meu terrário. Como podem ver é uma caixa organizadora normal, com uma tampo normal, que possui apenas um furo por onde entra o fio do aquecedor de água (o tipo usado em aquários), o fio do termômetro e o tubo que sai do borbulhador para a pedra de difusão e que está dentro da piscina no fundo.

A perda de humidade é mínima. O ar injetado +/- 2l/min, sai pelo furo de onde entram os fios e provavelmente pela borda da tampa da caixa.

No momento tenho 2 bolos, que vão no segundo flush. A piscina que tem o borbulhador não ocupa todo o fundo, minha teoria é que existe um acumulo de CO2 nessa zzona, abaixo da plataforma e a volta da piscina, mas até receber o medidor apenas consegui confirmar isso com um fósforo.

Eu antes usava uma caixa tipo shotgun, mas agora tenho a caixa fechada e isso ajudou a reduzir muito as contaminações.

Estou num lugar frio, por isso uso o aquecedor de aquário.
 

Seguindo essa explicação do link acima, o CO2 e o ar, se misturam...o ar fica saturado de CO2 como um todo, pq por mais que esteja vedada a cx, só o fato do cogumelo produzir calor já é suficiente para haver uma movimentação das moléculas de ar dentro dessa cx. Antes eu colocava um mini ventilador dentro da estufa mas retirei e as leituras de CO2 continuam da mesma forma.
 

Seguindo essa explicação do link acima, o CO2 e o ar, se misturam...o ar fica saturado de CO2 como um todo, pq por mais que esteja vedada a cx, só o fato do cogumelo produzir calor já é suficiente para haver uma movimentação das moléculas de ar dentro dessa cx. Antes eu colocava um mini ventilador dentro da estufa mas retirei e as leituras de CO2 continuam da mesma forma.

Havendo uma difusão consistente por todo o conteúdo da caixa, então ter um ventilador só para circulação interna não faria sentido. No meu caso, a injetar ar fresco para dentro da caixa devo obter leituras normais.

Obrigado pelo link!
 
Back
Top