Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Nasce cogumelo em Recife ?

Diário de cultivo problemático.
Raças
Thai Pink Buffalo
Inoculação
01/09/2023
Inoculação via
Solução de esporos
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
17/09/2023
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
PF TEK
Substratos
Vermiculita
Arroz integral triturado
Água
Bolo de Thai Pink Buffalo cultivado em Vermiculita e arroz integral triturado
Boa tarde, venho através deste relatar minha experiência que começou meio bem mal, comprando kits (SPOILER: nenhum deu certo, um contaminou e o outro até hoje, 53 dias depois, não cresceu nada..) e partindo pra carimbos e solução multi-esporos..

Comecei minha experiência dia 01 de Setembro com uma solução de esporos de Thai Pink Buffalo, segui uma receita recomendada em um tutorial antigo, comprei potes PP5 de 250 ml, que não fecharem direito por isso usei papel alumínio c fita pra garantir..
Fiz a mistura c
2 partes de Vermiculita,
1 de arroz integral triturado e
1 de água

Deu para encher 2 potes de 250g e 3 copos, selei com alumínio, fita, fiz furos, selei c micropore e foram pra PP por 60 min.
no dia seguinte
(01/09) - Inoculei na bancada da cozinha, ao lado do fogão, sempre flambando a agulha, selei e os guardei em uma caixa de papelão, tentando manter a temperatura média de 27ºC na caixa..

A foto a seguir foi tirar dia 15/09
photo_2023-10-08_11-48-14.jpg
Confesso que fiquei(e continuo) frustrado pois os relatos que lia diziam que em 10 dias após a inoculação galera já colhia cogumelos, e aqui com 15 dias nada..

Dia 16/09
Resolvi aniversariar o primeiro bolo pois aparentava estar todo fechado, fiz um cold dunk, passou 14 horas na geladeira..

Dia 17/09
Retirei da água, rolei na vermiculita e o primeiro bolo foi pro meu terrário, feito em uma caixa de 30l
photo_2023-10-08_12-17-29.jpg
Borrifando a abanando em média 4-5 vezes ao dia, sempre mantendo um fio de água no fundo da caixa, como me foi recomendado em um grupo de estudos fúngicos..
photo_2023-10-08_12-19-20.jpg

Bom, e para piorar minha frustração, hoje(08/10) o bolo se encontra assim:

photo_2023-10-08_12-22-27.jpg
Foto tirada ás 12:20, poucos minutos antes da postagem, aniversariei outros 3 bolos, e com 38 DIAS nem um pino sequer...
Cuido da temperatura, da umidade, assepsia, se alguém puder dar uma luz, eu agradeço..

*Vou postar fotos dos outros bolos em seguida, já consegui dois carimbos da Motiro💟, melhorei meus equipamentos , inoculei diversos potes, em diferentes substratos nesse período mas nada de surgir cogumelos ainda, vou postando conforme meu tempo abaixo..
 
O terrário provavelmente está ficando seco, ou não está criando um microclima favorável.

O calor deve fazer a água evaporar, mas se você abrir o terrário toda hora, a umidade vai abaixar, por mais que você borrife.

Se tiver borbulhador com ar, desligue, não precisa. E experimente abrir para abanar e borrifar apenas 3x ao dia. Uma vez de manhã, uma no fim da tarde, outra de noite.
 
O terrário provavelmente está ficando seco, ou não está criando um microclima favorável.

O calor deve fazer a água evaporar, mas se você abrir o terrário toda hora, a umidade vai abaixar, por mais que você borrife.

Se tiver borbulhador com ar, desligue, não precisa. E experimente abrir para abanar e borrifar apenas 3x ao dia. Uma vez de manhã, uma no fim da tarde, outra de noite.
muito obrigado, acho q é isso mesmo, a umidade aqui é um pouco baixa, os bolos estao ficando c aspecto seco e eu estava abrindo demais, vou seguir seu conselho amigo! E sobre o borbulhador, nao uso mas iria comprar, vou evitar
valeu!
 
CONTINUANDO:
Enquanto não posto os bolos que aniversariei nos últimos dias e os testes que ando fazendo em Milho, Painço, Flocão, Arroz Integral e serragem pra Juba de Leão, vou postar o que farei hoje:

Construi uma glove box ainda meio improvisada usando uma caixa organizadora que n tem tampa e estava sem uso aqui em casa, encaixei as luvas, e enquanto o vidro superior não fica pronto, vou usando papel filme pra selar..

photo_2023-10-11_16-53-35.jpg

Instalei uma luz UVC nela e estou fazendo alguns testes..

Preparei 11 potes de Vermiculita + FAI e mais tarde farei a inoculação de 3 cepas diferentes:
Thai Pink Buffalo (solução de esporos comprada)
Brazilian e Burma Leucistico (Carimbos ganhados)

Já foram esterilizadas, ainda hoje irei inocular..
photo_2023-10-11_16-48-48.jpg
 
View attachment 211426

Instalei uma luz UVC nela e estou fazendo alguns testes..
😯
☢️
‼️
Não olhe para a luz UVC.... Repito: não olhe para a luz UVC.

Eu já disse pra não olhar para a luz UVC?

Isso aí vai te deixar cego. Também vai deteriorar os plásticos eventualmente, talvez deixe a glove esbranquiçada.

Você pode usar a luz para esterilizar a caixa, deixando ela coberta e ligando a luz por algum tempo antes de desligar a luz para usar.

Mas em hipótese alguma use a caixa com a luz ligada. UVC não mata só microorganismos, como mata o cubensis, mata qualquer coisa viva e isso inclui as células das suas mãos e, principalmente, retina.

Melhor e mais seguro usar álcool, cloro e/ou lysoform mesmo.
 
😯
☢️
‼️
Não olhe para a luz UVC.... Repito: não olhe para a luz UVC.

Eu já disse pra não olhar para a luz UVC?

Isso aí vai te deixar cego. Também vai deteriorar os plásticos eventualmente, talvez deixe a glove esbranquiçada.

Você pode usar a luz para esterilizar a caixa, deixando ela coberta e ligando a luz por algum tempo antes de desligar a luz para usar.

Mas em hipótese alguma use a caixa com a luz ligada. UVC não mata só microorganismos, como mata o cubensis, mata qualquer coisa viva e isso inclui as células das suas mãos e, principalmente, retina.

Melhor e mais seguro usar álcool, cloro e/ou lysoform mesmo.
a UVC provavelmente nem atravessa o plástico, tem uma penetração muito pequena, mas é sempre bom se previnir... o cubensis dentro dos potes não tem risco nenhum de ser morto pela UVC, fica tranquilo enquanto a isso.
 
a UVC provavelmente nem atravessa o plástico, tem uma penetração muito pequena, mas é sempre bom se previnir... o cubensis dentro dos potes não tem risco nenhum de ser morto pela UVC, fica tranquilo enquanto a isso.
Estou tomando vários cuidados.. não uso com ela ligada, e deixo ela em ambiente fechado e a caixa coberta durante o processo.. faço uma sessão de 30 min c a lâmpada desligo. Viro e mudo tudo de lugar, depois ligo mais 30 min, confesso que ainda me sinto inseguro por não flambar a agulha mais... mas veremos por enquanto as feitas desse modo não apresentaram contaminação..
 
Atualizando:

O NEGÓCIO FOI TOCADO POR UM DEDO VERDE E FOI DE BASE..

MAS..

um outro pote, inoculado com TPB dia 23/09 começou a pinar ha 5 dias dentro do pote, coloquei no terrário sem fazer dunk, e no momento está assim:

IMG_0358.JPGphoto_2023-10-24_18-03-02.jpg

aniversariei e fiz um cold dunk de 16 horas no no outro bolo, que foi inoculado no mesmo dia (23/09)
mas ele segue sem sinal de pins..

photo_2023-10-24_18-03-11.jpg

Tenho blocos mais antigos que esse último, inoculados com carimbo de Brazilian e de Burma, que ainda não apresentam sinal algum de micélio, hoje tb chegou seringas de CL de Shimeji Azul, Cogumelo Castanha e Juba, fiz uma mistura de serragem umedecida com farinha de arroz, coloquei 5 bags na PP por 2 horas mas as duas PPs queimaram as bags, acredito que foi pouca água.. para não terminar o dia perdido, irei fazer meu primeire teste colocando CLs no Agar, enquanto os potes não chegam p eu conseguir replicar as seringas..
 
Back
Top