Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

mushbags nova tecnica de cultivo!!!

poh eu sou iniciante sim e sou a pessoa mais pacifica que existe nem mosca gosto de matar --" mas vejam tambem pelo meu lado ne? entao eu falei com o meu amigo sobre esta tecnica ele teve me explicando passei a manha toda na internet pesquisando e lendo fui a procura dos melhores materias para a experiencia gastei dinheiro e tempo e ainda decidi compartilhar tudo aqui no c.m com a maior dedicaçao e depois com comentarios banais mas interpretados por mim como rudes levaram me ao desanimo total, ainda nem tinha começado a dita experiencia e ja ouvia coisas como "nao é viavel para o brasil", nao esta incluida nas melhores tecnicas, nao se adapta a realidade brasileira, nao serve para nos!!! depois de tanta dedicaçao tentando postar nova informaçao nem uma unica palavra de apoio ouvi mas sim criticas e nada mais que criticas! isso deita abaixo todo o moral de uma pessoa ainda para mais quando eu so estava tentando melhorar o c.m!

O importante nao é o que se diz, as criticas, nem os juizos de valores, mas sim a forma como se diz! Acho que isso é fundamental :D
 
psycomind, o intuito de todos esses avisos era justamente fazer você economizar seu ânimo e tempo. Imagina a situação, vc evolui em seu experimento e não dá em nada, imagina o desânimo que se abate sobre você!? Agora se vc começar por uma técnica comprovada, os cogus no fim/início, a sensação se trabalho bem feito e com resultados, isso te da motivação pra fazer mais 50 experiências.

Experimentos são sempre bem vindos, continue com seus objetivos, não fique amoado com a situação e já que queres experimentar o que não é usual e comprovado faça-o com convicção... e não enxergue conselhos como criticas. ;)
 
se eu falasse METADE do que eu penso de verdade, nao existiria esse forum a muuuito tempo...
 
Mas é essa a questao eu comecei sim por uma tecnica comprovada a dos bolos pf-tek, aniversariei faz uns 2 dias agora os bolos tao la no terrario tou torcendo para eles pinarem, mas como a minha impressao era grande e eu so usei um pouquinho para fazer duas seringas resolvi utilizar um pouco dessa impressao para fazer outra seringa que poderia ser uzada para o mushbag e ainda sobrava para fazer mais uma inoculaçao em copo de whisky, acabado isto ainda ficaria com meia impressao ;)
 
Hei Psycomind. Eu também sou novo no Forúm (só no Fórum). Mas entenda o que o Morta falou. Ele não quiz criticá-lo, mas orientá-lo. De qualquer modo, acho sua experiência válida e desejo boas vibes.

PS.: Não deixe de postar os resultados, pois creio que serão importantes, pelos menos para os novatos em cultivo ( como eu, por ex.).

Abraços.

Gamaia.
 
Agora o proposito deste topico era relatar a experiencia
Esterlizei hoje o saco com arroz intregal, tive algumas dificuldades pois comprei dois tipos de sacos um deles apos comprar descobri ser de fraca resistencia tambem eram baratos, mas dao sempre jeito no entanto :D a ideia de comprar sacos microperfurados para a cultura receber oxigenio foi um pouco por agua abaixo, em uma incubadora esterlizada os microfuros poderiam dar jeito mas na panela de esterlizaçao a agua e o vapor penetram nestes microfuros inundando todo o substracto :( nao me deixando desanimar, pois afinal geralmente nada funciona a primeira tentativa nem como previsto, resolvi criar uma soluçao para este problema! colocar o saco microperfurado em um recepiente fechar o recepiente e lacra.lo para que a agua nao penetre no saco e esterlizar o dito recipiente, amanha passo no supermecado para ver outros sacos mais resistentes e sem microfuros e de preferencia com fechos hermeticos pois assim da para retirar a maioria do ar para que eles nao vao pa a pp como se fossem um balao. definitivamente a esterlizacao de uma forma eficiente dos sacos vai ser o processo mais dificel visto que o plastico em contacto directo com a panela derrete o plastico mas o importante é nao desistir eu irei encontrar uma soluçao viavel e voltarei a postar assim que a testar :D
 
Quinta feira ponho em pratica a esterlizaçao com sacos hermeticamente fechados e sem microfuros, tentarei por tambem as fotos de todo o processo no meu album para que a tecnica seja analisada e criticada ;)

Tentarei usar tambem materias acessiveis a todos para se por acaso der certo haver outros cultivadores com acesso a ela e a todos os materias envolventes de forma facil e pratica :pos:

peaceee :D
 
esteriliza os sacos no microondas e o substrato na panela de pressão..;)
 
esteriliza os sacos no microondas e o substrato na panela de pressão..;)

Átomo. Sem querer ser pretensioso, pois sou "manicaca", andei lendo que é possível esterilizar tudo no Micro, desde que por pelo menos por 5 minutos.
Creio que o milho de pipoca, depois de hidratado por pelo menos 24 horas (tratado como o Maurício ensina), se levado ao Micro por dez minutos ( na penúltima fase) talvez se veja livre dos esporos até do Trichoderma Harzianum. As micro-ondas vibram as moléculas e esquentam de dentro para fora. Não sei é só uma idéia. Quem sabe?
 
[...] e depois com comentarios banais mas interpretados por mim como rudes levaram me ao desanimo total [...]

[...] nem uma unica palavra de apoio ouvi mas sim criticas e nada mais que criticas! isso deita abaixo todo o moral de uma pessoa [...]
Procure fazer as coisas por amor e para sua satisfação pessoal, não para agradar aos outros... Tudo vai melhorar :pos:

De qualquer forma fico grato por querer compartilhar tua experiência conosco, acho essa técnica bem interessante e gostaria de ver no que vai dar. Ouvi falar por aqui numa tek que utiliza garrafas pet, alguém tem o link ? Não encontrei pesquisando...
 
OW, manda ver psyco! Tô louco pra ver seus gumelos nascendo nesses sacos.

Vai trabalhando aí sem medo de ser feliz e posta seus resultados pra gente aprender contigo.

Valeu pela iniciativa, brodi!
 
Bem seguem aqui as fotos do substracto utilizado (arroz intregal moido/ pedaços pequenos e nao em farinha) e do prototipo do saco, leva o substracto capaz de encher um copo de whisky, para que se correr mal o prejuizo nao seja muito :D o saco tem a capacidade para 3l.

Brigado pelas good vibes ;)

ok supunhamos que eu fazia a esterlizaçao no microondas o que facilitaria em muito as coisas, seria possivel fazer uma esterlizaçao de uns 225cl de arroz intregal de forma eficiente ou seria melhor optar pelo substracto de milho ouvi dizer que o milho é mais propicio a contaminaçoes.. .

Tambem pensei em sacos hermeticamente fechados retirar a maioria do ar de la de dentro para que nao parecessem baloes --" depois enrolalos em uma forma cilindrica prendendo os com um ou dois elasticos nessa posiçao para depois voltar a enrolar o saco em um pano para que o plastico nao entrasse em contacto com o a panela e assim esterlizar. nao sei se da para ter uma ideia desta possibilidade mas pronto eu esta quinta/sexta ponho em pratica mais uma tentativa de esterlizaçao e fotografo tudo para voces terem uma ideia ;)
IMG0104A.jpgIMG0105A.jpg
 
tambem pensei nessa possibilidade Átomo, mas supunhemos que eu iria esterlizar o substracto num copo de wisk depois teria de passar o substracto, durante esse processo teria de retirar o arroz dos copos para o por dentro de um saco nao haveria a possibilidade de entrarem contaminantes para o saco durante esse processo?? é que nos copos existe a camada de vermiculita seca no topo que protege de alguns contaminantes que enveltualmente possam la cair visto que a vermiculita nao é organica nem pussui nutrientes aconte que o substracto para o saco nao pode levar esse selo protector.

Mas no entanto :idea: eu poderia esterlizar o substracto na panela passa lo para o saco e depois esterlizar por uns 3/4 min. no microondas eliminando assim possiveis contaminantes que possam ter entrado durante o processo de passagem do substracto :) penso ser uma hipotesse viavel, vou ponderar os pros e contras de cada esterlizaçao e quinta/sexta tomo uma decisao ;)
 
opa, é essa é uma boa,

se não for utilizar muito substrato, podes esterelizar em potes de polipropileno, (geralmente potes de sorvete que tem a marcaembaixo (PP) são desse material) porque são resistentes à pressão da panela !

abs
 
Stif, referes te aquelas caixas de gelado que se vendem no supermecado?? grande ideia poe la dentro o saco, fecho e é so esterlizar na pp :D mas sera que vai esterlizar bem assim?? o saco nao estaria em contacto directo como a agua, apenas receberia calor da agua da pp envolvente sera eficaz na mesma?

Mas brigado pela sugestao foi de grande prestimo :eek:k:
 
....depois de comprar dois tipos de sacos uns pouco resistentes que nao serviam, e os microperfurados que deificultavam a esterlizaçao visto que a agua e o vapor penetravam pelos microfuros inundando o substracto resolvi investir e comprar mais matrial, adquiri hoje um conj. de 10 sacos hermeticamente fechados, resistentes ao microondas e por consequente a altas temperaturas, que incluem tambem um fecho de correr. com estes sacos é possivel retirar o ar do saco ao enrola lo e fechando depois o fecho (genero ziplock), fica assim facil de por dentro de um pote de gelados aqueles que se vende no supermecado em caixa, este pote tambem pode ser substituido por uma quentina ou outro recipiente que impeça o contacto do plastico do saco com a panela. a esterlizaçao sera assim feita de forma normal 75min. na pp com o saco dentro do pote de gelados. Amanha postarei novas fotos do processo de esterlizaçao e do novo saco ;)
 
ae em portgual fica facil fazer cultivo em bags.
boa sorte e qualquer duvida pergunte.
(eu nao sabia no seu primeiro post que vc era de portugal.)
foi mal ae patricio.
 
Durante a epoca do verao acho que as condiçoes sao bem propicias mas aqui tambem a grandes variaçoes de temperatura e de humidade o que dificulta qualquer tecnica mas como tenho a incubadora da para controlar o ambiente aproximadamente. durante a maioria do ano a temp. no litoral é de 10 a 13graus celsius, mas no verao oscila entre os 22/ 25graus

É um pais frio :eek: sem muitos pastos para uma caçada e é raro encontrar qualquer tipo de cogus nos arredores das cidades, na melhor das hipotesses so no fim do verao/outono nas aldeias e campos :neg:
 
eh muito mais facil cultivar no inverno do que no verao.

no inverno com um aquecedorzinho pra aquarios voce consegue AQUECER o cultivo pra manter a 28 graus constantes (incuba) ou 23-24 frutificacao.

evite variacoes na temperatura porque senao nao coloniza a 100% rapidamente (talvez por isso que seus bolos tenham estagnado ao final)
 
Back
Top